Polimialgia Reumática

polimialgia reumatica

Fatos importantes sobre Polimialgia Reumática

  • A polimialgia reumática é um distúrbio inflamatório caracterizado por dores musculares e articulares.
  • É mais comum em adultos com mais de 50 anos.
  • Sintomas comuns incluem dor, rigidez e fadiga, bem como febre, perda de peso e depressão.
  • O tratamento geralmente envolve uma combinação de medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia.
  • O diagnóstico e o tratamento precoces são importantes, pois a polimialgia reumática pode levar a problemas de saúde mais sérios se não for tratada.

Introdução

definicao polimialgia reumatica

A polimialgia reumática é uma doença autoimune prevalente entre a população branca idosa. É diagnosticado em pessoas com mais de 50 anos, sendo a idade média de 70 anos.

Os sintomas da polimialgia reumática são bastante distintos, incluindo dor e rigidez no pescoço, quadris e ombros, fadiga e febre baixa. No entanto, é essencial observar que esses sintomas também podem ocorrer como resultado de vários outros distúrbios autoimunes, infecciosos, endócrinos e malignos.

A evolução da polimialgia reumática pode ser heterogêneo e sua imprevisibilidade pode dificultar o diagnóstico e o tratamento. A Arterite de Células Gigantes, também conhecida como Arterite Temporal, é observada em aproximadamente 30% dos pacientes com polimialgia reumática. Esta conexão entre as patologias destaca a importância da detecção precoce e tratamento imediato da polimialgia reumática para prevenir o aparecimento de arterite temporal e suas complicações associadas.

Os corticoesteroides são o tratamento primário para polimialgia reumática e demonstraram melhorar rapidamente os sintomas na maioria dos pacientes. No entanto, o tratamento a longo prazo com corticoides pode levar a efeitos colaterais graves, incluindo ganho de peso, osteoporose e aumento do risco de infecção por sua imunosupressão. Como resultado, é importante monitorar de perto os pacientes em tratamento com corticoides e considerar tratamentos alternativos quando possível.

Sintomas

Os sintomas primários da doença incluem dor na cintura escapular e no quadril com rigidez pronunciada com duração de pelo menos uma hora. Embora os sintomas sejam tipicamente característicos da doença, várias outras condições podem imitar os sintomas da polimialgia reumática, incluindo infecções, doenças malignas, doenças ósseas metabólicas e artrite reumatóide de início idoso.

Para diagnosticar com precisão a doença, os médicos devem estar atentos ao avaliar os sintomas do paciente e considerar todos os possíveis imitadores.

  • Dor e rigidez nos músculos: Dor e rigidez são os sintomas mais comuns da polimialgia reumática. A dor geralmente é sentida no pescoço, ombros e quadris.
  • Fadiga: cansaço, queixas constantes de fadiga muscular, perda discreta de força muscular, dificuldade para realização de atividades diárias.
  • Febre: algumas pessoas com polimialgia reumática apresentam febre baixa.
  • Perda de peso: perda de peso inexplicável, que pode ser comum em doenças e patologias crônicas, associada a perda de apetite.
  • Anemia: anemia, ou baixa contagem de glóbulos vermelhos, associada a fraqueza, falta de energia, cansaço fácil, fadiga muscular
  • Depressão: alterações no humor, como tristeza, baixa aderência ao tratamento, pouca vontade de sair de casa, de realizar atividades da vida diária.
  • Baixo apetite: Inapetência, baixo apetite, perda da vontade de se alimentar, resultando em perda de massa magra e emagrecimento.
  • Distúrbios do sono: pessoas com polimialgia reumática geralmente apresentam dificuldade para dormir ou insônia.

SintomaDescrição
Dor e rigidezDor no pescoço, ombros, quadris e coxas que piora pela manhã
FadigaCansaço geral e falta de energia
FebreFebre leve sem causa clara
Perda de pesoPerda de peso inexplicável sem mudança na dieta ou exercício
DepressãoSentimentos de tristeza e desespero

Causas comuns de polimialgia reumática

causas polimialgia reumatica

Embora não haja causa conhecida de polimialgia reumática, variáveis genéticas e ambientais contribuem para a suscetibilidade e gravidade da doença.

A polimialgia reumática tem uma pequena história familiar. Em pessoas brancas, está ligado ao alelo HLA DR4. As várias manifestações da doença são provavelmente explicadas por alterações epigenéticas e expressão variável de genes que governam a expressão de citocinas inflamatórias.

  • Infecções: várias infecções virais e bacterianas foram associadas ao desenvolvimento da patologia, como o vírus da hepatite B. Alguns estudos demonstram um padrão cíclico na incidência, implicando um gatilho infeccioso no ambiente, como parvovírus B19, Mycoplasma pneumoniae e Chlamydia pneumoniae.
  • Doenças autoimunes: muitas pessoas com polimialgia reumática têm um distúrbio autoimune subjacente, como artrite reumatoide.
  • Genética: a hereditariedade pode desempenhar um papel no desenvolvimento da doença.
  • Alterações hormonais: uma diminuição nos níveis de estrogênio pode desencadear a patologia.
  • Medicamentos: certos medicamentos, como corticosteroides, podem aumentar o risco do surgimento da patologia.
  • Obesidade: estar acima do peso ou ser obeso pode contribuir para o desenvolvimento da polimialgia reumática.
  • Idade: é mais comum em adultos mais velhos, especialmente aqueles com mais de 70 anos.
  • Fumar: fumar cigarros pode aumentar o risco de desenvolver polimialgia reumática.

Diagnóstico

diagnostico polimialgia reumatica

No início da doença, é comum o paciente apresentar níveis elevados de velocidade de hemossedimentação ou proteína C-reativa, ou ambos.

Esses achados laboratoriais, em conjunto com os sintomas do paciente, podem auxiliar no diagnóstico de polimialgia reumática. No entanto, um diagnóstico definitivo pode exigir uma avaliação mais aprofundada, como estudos de imagem ou biópsia.

Sintomas
Dor bilateral no ombro ou na cintura pélvica, ou ambos
Rigidez matinal com mais de 45 minutos de duração
Parâmetros de resposta inflamatória aumentados (velocidade de hemossedimentação ou concentração de proteína C reativa)
Sintomas sistêmicos, incluindo febre baixa, perda de peso e depressão podem ocorrer
Exclua infecções ativas, artrite reumatóide e outras condições inflamatórias, distúrbios da tireoide, câncer e medicamentos como estatinas

Estudos de imagem, como raios-X ou ressonância magnética podem ser usados ​para procurar sinais de inflamação nas articulações, músculos e outros tecidos. Uma biópsia de tecido pode ser usada para procurar evidências de inflamação no tecido.

Além do exame físico, exames de sangue, estudos de imagem e biópsia, os médicos também podem usar critérios diagnósticos especiais para diagnosticar PMR, como os critérios de Bohan e Peter. Esse critério inclui sintomas como rigidez matinal, dor no ombro e na região do quadril e níveis elevados de inflamação no sangue.

Investigações básicas
Medir marcadores inflamatórios (velocidade de hemossedimentação ou proteína C reativa, ou ambos)
Avaliação do cálcio sérico
Creatinina e Urina I
Teste de função da tireoide (TSH, T4 livre)
Medição da creatina fosfoquinase
Medição de fosfatase alcalina
Medição de glicose no sangue
Contagem completa de células sanguíneas com diferencial
Ultrassonografia do quadril e ombros, se disponível.

O diagnóstico de polimialgia reumática deve ser confirmado por um reumatologista.

Nome do exameDescrição do exame
Exame de sanguePode ser usado para detectar inflamação no corpo, que é um indicador chave da polimialgia reumática.
UltrassomPode ser usado para detectar inchaços ao redor dos tendões que são indicativos de polimialgia reumática.
Raio XPode ser usado para detectar a presença de depósitos de cálcio nos tendões.
Imagem por ressonância magnética (MRI)Afastar outras causas de dores locais, avaliar inflamações no corpo, bem como para avaliar depósitos de cálcio nos tendões.

Diagnóstico Diferencial de Polimialgia Reumática

Patologias Inflamatórias / Autoimunes

DiagnósticoCaracterísticas clínicas
Distúrbios inflamatóriosPolimialgia reumática: Idade >50 anos, sintomas predominantemente proximais da cintura escapular e do ombro, simétricos; doença articular não erosiva na radiografia
Artrite reumatoidePrincipalmente sintomas da articulação distal; positiva para fator reumatoide e anticíclico de peptídeo citrulinado; doença articular erosiva na radiografia
Espondiloartropatia, como espondilite anquilosante, artrite psoriáticaDor e rigidez predominantemente lombar; pode apresentar sintomas articulares grandes e distais; anquilose espinhal na radiografia; psoríase
Síndrome de RS3PE (sinovite simétrica soronegativa remitente com edema depressível)Edema periférico da mão ou do pé
Lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia, síndrome de Sjögren, vasculiteFadiga, rigidez, doença multissistêmica; presença de anticorpos antinucleares e anticorpos citoplasmáticos antineutrófilos
Dermatomiosite, polimiositeFraqueza muscular proximal, erupção cutânea; creatina quinase aumentada

Patologias crônicas, não inflamatórias

Distúrbios não inflamatóriosSintomas
Osteoartrite, espondilose espinhalDor articular nas articulações do ombro, pescoço e quadril; gelificação; alterações degenerativas na radiografia
Lesão do manguito rotador, capsulite adesiva (ombro congelado)Dor periarticular, amplitude de movimento restrita; a ultrassonografia e a ressonância magnética podem mostrar inflamação bursal e sinovial característica
Infecções, incluindo síndromes virais, osteomielite, endocardite bacteriana, tuberculoseFebre, perda de peso, sopro cardíaco, tecidos moles profundos e dor óssea, hematúria microscópica
Câncer (linfoma, leucemia, mieloma, amiloidose; tumores sólidos ocultos)Perda de peso, fadiga; investigações de acordo com sintomas, sexo e idade
ParkinsonismoRigidez, rigidez, marcha arrastada, início gradual
Síndromes de dor crônica, fibromialgia, depressãoFadiga, dor de longa data, pontos sensíveis, tristeza, perda dos interesses habituais
Endocrinopatia e doença óssea metabólica: hipertireoidismo, hipotireoidismo, hiperparatireoidismo, hipoparatireoidismo, hipovitaminose D, osteomalacia, pseudogota com deposição de pirofosfato de cálcioDor nos ossos, fadiga; anormalidades do hormônio da paratireoide, cálcio, fósforo, concentrações de vitamina D, hormônio estimulador da tireoide, hormônios tireoidianos

Possibilidades iniciais de tratamento

O tratamento para inclui medicamentos como anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) e corticosteróides, usados para reduzir a inflamação e a dor. Em alguns casos, a fisioterapia também pode ser recomendada para melhorar a flexibilidade e a força das articulações.

Além dos medicamentos, modificações no estilo de vida também podem ser recomendadas. Isso inclui evitar atividades que possam agravar a condição, como levantar objetos pesados ​e praticar exercícios de baixo impacto. Também é importante manter uma alimentação saudável, pois o excesso de peso pode agravar os sintomas. Técnicas de redução do estresse, como ioga, meditação e tai chi, também podem ser benéficas.

Para casos mais graves, agentes biológicos podem ser recomendados. Medicamentos biológicos são medicamentos que têm como alvo moléculas específicas no corpo que estão envolvidas na inflamação. Esses medicamentos demonstraram ser eficazes na redução da inflamação e na melhora dos sintomas.

Medicamentos para Tratamento da Polimialgia Reumática

DrogaExplicação
Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs)São medicamentos que reduzem a inflamação e a dor. Exemplos incluem diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e naproxeno.
CorticosteróidesEstes são poderosos anti-inflamatórios que são tomados por via oral ou injetados. Eles são usados para reduzir a inflamação e a dor. Exemplos incluem prednisona.
Medicamentos antirreumáticos modificadores da doença (DMARDs)Esses medicamentos são usados para retardar a progressão da doença e reduzir a inflamação e a dor.
ImunossupressoresEsses medicamentos são usados para suprimir o sistema imunológico, o que pode ajudar a reduzir a inflamação e a dor.
Modificadores de Resposta BiológicaEsses medicamentos são usados para atingir partes específicas do sistema imunológico para reduzir a inflamação e a dor.

Opções incluem:

Nome do medicamentoClasse FarmacológicaDosagem
IbuprofenoAINE200–800 mg, 3–4 vezes ao dia
NaproxenoAINE250–750 mg, 2–3 vezes ao dia
EtodolacoAINE400–1200 mg, 2–3 vezes ao dia
CelecoxibeAINE200 mg, 1–2 vezes ao dia
PrednisonaCorticoide10–60 mg/dia por vários dias e depois diminuir
MetilprednisolonaCorticoide4–48 mg/dia por vários dias e depois diminuir

Prevenção

Infelizmente, não há uma maneira definitiva de prevenir a polimialgia reumática. Isso ocorre porque a causa exata da polimialgia reumática ainda não é conhecida.

Qual ​é o prognóstico da polimialgia reumática?

A polimialgia reumática é associada a um risco aumentado de desenvolver arterite de células gigantes. Felizmente, o prognóstico da polimialgia reumática geralmente é bom. Com diagnóstico e tratamento imediatos, a maioria das pessoas com polimialgia reumática apresenta uma redução significativa dos sintomas e retorna às atividades normais.

O tratamento mais comum para a polimialgia reumática é uma dose baixa de corticosteroides. Esses medicamentos podem reduzir a inflamação e ajudar a melhorar os sintomas rapidamente. Em alguns casos, os corticosteroides podem não ser suficientes para controlar os sintomas e tratamentos adicionais podem ser necessários.

O tratamento também pode precisar ser continuado por vários meses após o desaparecimento dos sintomas, a fim de evitar uma recaída. Seu médico trabalhará com você para determinar o melhor plano de tratamento para suas necessidades específicas.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail