Dor Muscular de Início Tardio (DMIT) – O que fazer?

dor muscular de inicio tardio

Resumo

  • Dor muscular de início tardio é um tipo de dor muscular que ocorre 12 a 24 horas após o exercício.
  • É causada por rupturas microscópicas nas fibras musculares e é geralmente acompanhada de inchaço e inflamação.
  • Pode ser prevenida com aquecimento e alongamento antes do exercício.
  • Está associado a exercícios excêntricos e é provável de ocorrer após um novo tipo de exercício ou um aumento repentino de intensidade.
  • Dor muscular de início tardio pode ser aliviado com repouso ativo, terapia com frio e massagem.

Introdução

Dor muscular de início tardio (DMIT) é uma sensação de dor, ardida, com maior sensibilidade, nos músculos após exercícios intensos. Acredita-se que surja devido a danos musculares temporários (microfissuras) e inflamação para os quais o gatilho mais comum parece ser exercícios excêntricos.

Ela se caracteriza por dor muscular e rigidez que surge 12-24 horas após uma sessão de exercício.

Essa dor está geralmente associada à atividade muscular excêntrica – quando um músculo se alonga enquanto se contraindo, como ao descer uma ladeira, fazer uma rosca bíceps ou flexão. A dor pode ser intensa e limitar a atividade física.

O seu nível de intensidade e duração dependem do tipo de exercício, intensidade e condição física do indivíduo. Pode ser aguda e passar em alguns dias ou crônica, durando mais de uma semana.

O tratamento da DMIT, como repouso, nutrição adequada e alongamento, pode ser feito com autocuidado. Se ainda assim a dor persistir, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde para uma avaliação mais detalhada.

A Dor Muscular de Início Tardio é uma resposta normal ao exercício e não indica necessariamente uma lesão ou problema médico subjacente. Entender essa dor e seu tratamento pode auxiliar na prática segura da atividade física.

Acredita-se que a dor muscular de início tardio surja a partir da lesão muscular microestrutural reversível, seguida por um processo inflamatório e alterações subsequentes de fluidos e eletrólitos. Não há dano permanente à função muscular. Pode afetar músculos únicos ou múltiplos, ou grupos musculares

Sintomas

fascia muscular

As pessoas geralmente experimentam fraqueza muscular, inchaço, rigidez e sensibilidade 12 a 24 horas após o exercício, durando até 5 a 7 dias.

Dependendo da duração e intensidade do exercício, os sintomas podem variar de leves a moderados.

  • Dor: A dor muscular tardia é caracterizada por uma sensação dolorosa que começa algumas horas após o exercício e pode durar por vários dias. Esta dor é conhecida como dor miofascial e é causada pela liberação de metabólitos da fadiga muscular.
  • Inchaço: Inchaço na área afetada, o que pode restringir a amplitude de movimento dos músculos afetados. Além do inchaço, pode haver edema na área.
  • Perda de força: Após sofrer com dor muscular tardia, o indivíduo pode experimentar uma diminuição na sua força, o que pode dificultar a realização de suas atividades normais. Esta perda de força pode ser temporária ou permanente.
  • Rigidez: Esta rigidez pode ser causada pela inflamação e pela liberação de metabólitos da fadiga muscular.
  • Sensibilidade muscular: Esta sensibilidade pode ser causada por inflamação, edema e liberação de metabólitos da fadiga muscular.
  • Fadiga: A dor muscular tardia também pode causar fadiga na área afetada, o que pode dificultar a conclusão de sua rotina regular de exercícios. Esta fadiga é causada pela liberação de metabólitos da fadiga muscular, que provocam dor, inflamação e edema.
  • Diminuição da amplitude de movimento: A dor muscular tardia pode causar diminuição da amplitude de movimento na área afetada. Esta diminuição da amplitude de movimento pode ser causada por inflamação, edema e liberação de metabólitos da fadiga muscular.
  • Fraqueza muscular: Fraqueza muscular na região afetada, dificultando a conclusão de sua rotina regular de exercícios. Esta fraqueza muscular é causada pela liberação de metabólitos da fadiga muscular, que provocam dor, inflamação e edema.

SintomaDescrição
Dores muscularesDor nos músculos que pode ser maçante e dolorida, ou aguda e penetrante, e que pode piorar com o movimento.
SensibilidadeExtrema sensibilidade nos músculos afetados, tornando-os dolorosos ao toque.
RigidezDificuldade em mover os músculos afetados, que pode ser acompanhada de dor e/ou inchaço.
FadigaSensação de cansaço e exaustão, que pode ser acompanhada de dificuldade para concluir tarefas.
InchaçoAumento do tamanho dos músculos afetados, que pode ser acompanhado por vermelhidão e calor.

O que causa dor muscular de início tardio?

dor miofascial

Está bem documentado que os sintomas clínicos, como rigidez, dor, sensibilidade e inchaço, são acompanhados por uma redução da capacidade do músculo de produzir força voluntária máxima, como incapacidade de realizar determinados movimentos funcionais, como andar, subir e descer escadas ou atividades esportivas.

Isso pode ser atribuído à resposta inflamatória, fadiga metabólica, falha no acoplamento excitação-contração e à ruptura de proteínas estruturais nas fibras musculares.

  • Aquecimento insuficiente: Realizar qualquer atividade física sem um aquecimento adequado pode causar DMIT. O aquecimento apropriado é necessário para preparar os músculos para a atividade, e a falta de aquecimento pode causar lesões musculares e dor.
  • Fadiga muscular: Fazer muito e muito rapidamente pode causar fadiga muscular, levando a dor muscular de início tardio. A fadiga muscular é a sensação de cansaço ou desconforto que ocorre quando os músculos são usados ​​durante um longo período de tempo.
  • Tensão muscular: O esforço muscular pode enfraquecê-los, levando a dor muscular de início tardio. A tensão muscular é a resposta do corpo ao exercício e é normalmente causada por exercícios intensos ou por alongamentos inadequados.
  • Desidratação: Não beber líquidos suficientes pode levar à desidratação, o que pode causar dor muscular de início tardio. A desidratação ocorre quando o corpo não recebe líquidos suficientes para manter a saúde e o funcionamento adequados.
  • Falta de sono: Não dormir o suficiente pode levar à fadiga, o que pode causar dor muscular de início tardio. A privação de sono ocorre quando o corpo não recebe o descanso necessário para reparar e se recuperar das atividades diárias.
  • Deficiências nutricionais: Deficiências nutricionais podem levar à fadiga, que pode causar dor muscular de início tardio. A deficiência de nutrientes ocorre quando o corpo não recebe os nutrientes necessários para manter o funcionamento adequado.
  • Forma de exercício incorreta: Fazer exercícios com forma incorreta pode causar tensão muscular, o que pode causar dor muscular de início tardio. A forma incorreta de exercício é quando os movimentos são realizados de maneira inadequada, não alinhados com os músculos envolvidos na execução.
  • Overtraining: Fazer muito e muito rapidamente pode levar ao overtraining, o que pode causar dor muscular de início tardio. O overtraining ocorre quando o indivíduo executa demasiada atividade física, com pouco ou nenhum descanso entre sessões, levando a um excesso de estresse no corpo.

Diagnóstico

consultar um médico

O diagnóstico é feito descartando outras causas de dor muscular, como dor miofascial, estiramentos ou lesão muscular.

O diagnóstico de dor muscular de início tardio também pode ser baseado nos sintomas do paciente. Os sintomas incluem dor, rigidez e sensibilidade no músculo afetado. A dor piora com o movimento e pode ser aliviada com o repouso, podendo também pode causar inchaço e vermelhidão na área afetada.

O médico geralmente analisa o histórico médico do paciente e faz um exame físico. O médico também pode solicitar exames de imagem, como ressonância magnética ou raio-X, para descartar outras causas de dor muscular.

Exames de sangue também podem ser feitos para verificar se há inflamação ou infecção.

Nome do exameDescrição do exame
Exames de sangueUm exame de sangue pode ser usado para identificar a presença de marcadores de inflamação que podem ser indicativos de dor muscular de início tardio.
Exames de imagemExames de imagem, como raios-X, ressonância magnética ou ultrassom, podem ser usados ​para identificar áreas de inchaço ou anormalidades nos músculos.
Exame FísicoUm exame físico é frequentemente usado para diagnosticar dor muscular de início tardio e pode incluir uma variedade de testes, como amplitude de movimento, teste de força e palpação.

Diagnóstico diferencial de dor muscular de início tardio

  • Tensão muscular: a tensão muscular é uma causa comum de dor muscular de início tardio, causada por estiramento excessivo ou ruptura das fibras musculares. A tensão muscular pode ser causada por esforço físico excessivo, falta de aquecimento adequado antes do exercício, movimentos incorretos, músculo fraco ou desequilíbrios musculares.
  • Tendinite: a tendinite é uma inflamação ou irritação do tecido que conecta os músculos aos ossos, o que pode causar dor muscular de início tardio. A tendinite pode ser causada por movimentos repetitivos ou esforço excessivo em um músculo ou tendão, falta de aquecimento adequado antes do exercício, músculos fracos ou desequilíbrios musculares.
  • Bursite: A bursite é uma inflamação da bursa, que é um saco cheio de líquido localizado entre os músculos e os ossos. Pode causar dor muscular de início tardio. A bursite pode ser causada por movimentos repetitivos ou esforço excessivo em uma área, falta de aquecimento adequado antes do exercício, músculos fracos ou desequilíbrios musculares.
  • Fadiga neuromuscular: a fadiga neuromuscular é causada pela superestimulação dos músculos, levando à fraqueza e dor muscular de início tardio. A fadiga neuromuscular pode ser causada por esforço físico excessivo, falta de descanso adequado e recuperação entre as sessões de exercício, músculos fracos ou desequilíbrios musculares.
  • Síndrome de overtraining: a síndrome de overtraining ocorre quando a intensidade da atividade física excede a capacidade de recuperação do corpo, levando a dor muscular de início tardio. A síndrome de overtraining pode ser causada por esforço físico excessivo, falta de descanso adequado e recuperação entre as sessões de exercício, músculos fracos ou desequilíbrios musculares.
  • Acúmulo de ácido lático: o acúmulo de ácido lático é causado pelo acúmulo de ácido lático nos músculos, o que pode levar a dor muscular de início tardio. O acúmulo de ácido lático pode ser causado por esforço físico excessivo, falta de descanso adequado e recuperação entre as sessões de exercício, músculos fracos ou desequilíbrios musculares.
  • Deficiência nutricional: a deficiência nutricional pode causar dor muscular de início tardio devido à falta de vitaminas e minerais essenciais. A deficiência nutricional pode ser causada por uma dieta inadequada, má absorção de nutrientes, condições médicas ou falta de acesso a alimentos nutritivos.
  • Lesão: uma lesão, como um golpe no músculo ou uma queda, pode causar dor muscular de início tardio. As lesões musculares podem ser causadas por esforço físico excessivo, falta de aquecimento adequado antes do exercício, movimentos incorretos, músculos fracos ou desequilíbrios musculares.

Normalmente, a dor muscular leve não requer tratamento médico. Com repouso e/ou diminuição da intensidade do exercício, os sintomas devem diminuir em 5 a 7 dias

Possibilidades iniciais de tratamento

Embora a dor muscular de início tardio possa ser desagradável, é importante entender que é uma resposta normal ao exercício e geralmente desaparece em alguns dias. Se a dor for incapacitante ou recorrente, existem várias opções de tratamento disponíveis para aliviar a dor.

  • Aplicação de gelo provou ser um tratamento eficaz para dor muscular de início tardio. Aplicar uma compressa fria na área afetada por 10 a 15 minutos várias vezes ao dia pode ajudar a reduzir a inflamação, o inchaço e a dor.
  • Terapia de calor também foi considerada benéfica. Aplicar uma compressa de calor na área afetada por até 15 minutos várias vezes ao dia pode ajudar a reduzir a dor e a rigidez.
  • Massagem também pode ajudar a aliviar a dor muscular de início tardio. Massagear a área afetada com pressão suave a firme por 5 a 10 minutos várias vezes ao dia pode ajudar a reduzir a inflamação e a dor.

Quais são algumas estratégias para reduzir a dor?

Banhos de gelo não são eficazes na prevenção da dor, pois podem reduzir a capacidade do corpo de se adaptar ao exercício e impedir o processo de reparação.

As roupas de compressão mostraram alguma evidência de redução da intensidade da dor muscular de início tardio, possivelmente devido à pressão física, dor muscular de início tardio, dessensibilizando as áreas doloridas e auxiliando na drenagem linfática.

A massagem e a liberação miofascial com rolos de espuma também demonstraram ser úteis na diminuição da dor associada à dor muscular de início tardio, embora não restaurem a função muscular ou reduzam o inchaço.

O alongamento não demonstrou ter um impacto significativo na prevenção ou redução da intensidade da dor muscular de início tardio.

Medicamentos para tratamento de dor muscular de início tardio

  • AINEs: Os anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) são comumente usados ​para reduzir a dor e a inflamação. Eles funcionam bloqueando a produção de certas substâncias químicas no corpo que causam inflamação.
  • Analgésicos: Analgésicos de venda livre, como ibuprofeno e acetaminofeno, podem ser usados ​para reduzir o desconforto associado. Eles funcionam reduzindo a quantidade de sinais de dor enviados ao cérebro.
  • Relaxantes musculares: relaxantes musculares como baclofeno e tizanidina podem ser usados ​para reduzir espasmos musculares e melhorar a amplitude de movimento. Eles funcionam bloqueando os impulsos nervosos para os músculos, fazendo com que eles relaxem.

Evitando Dor Muscular

Dor muscular de início tardio é um processo natural que não deve impedir os indivíduos de se exercitarem regularmente.

A prevenção desta dor pode ser alcançada pelo aumento gradual da intensidade do exercício, principalmente em atividades que envolvam movimentos excêntricos.

Isso permite que o corpo se acostume com o exercício e pode ajudar a reduzir a intensidade da dor.

Outras estratégias, como o uso de roupas de compressão e rolos de liberação miofascial, também podem ajudar a reduzir a dor associada.

Suplementos ajudam na DMIT?

Curcumina, aminoácidos de cadeia ramificada, suco de cereja ácida, óleo de peixe, taurina, vitamina C e raiz de beterraba podem ser úteis para tratar os sintomas de dor muscular[1]Tanabe Y, Fujii N, Suzuki K. Dietary supplementation for attenuating exercise-induced muscle damage and delayed-onset muscle soreness in humans. Nutrients. 2022 Jan;14(1):70..

No entanto, há evidências mistas sobre a eficácia de suplementos dietéticos para DMIT.

Além disso, como a dor melhora sem tratamento, o uso de suplementos dietéticos pode não compensar os riscos potenciais associados aos suplementos dietéticos, como possíveis interações medicamentosas ou ingredientes não listados.

Qual ​é o prognóstico da dor muscular de início tardio?

A dor é causada por microfissuras microscópicas nas fibras musculares, resultando em inflamação e produção de certas substâncias químicas que sensibilizam os nociceptores nos músculos, causando a dor.

O prognóstico é bom, pois a dor geralmente se resolve em alguns dias.

O tratamento desta dor muscular visa reduzir a dor e a inflamação. Isso pode ser obtido por meio de métodos como terapia com calor e frio, massagem, alongamento e uso de anti-inflamatórios não esteróides (AINEs).

Esses tratamentos visam reduzir a dor, restaurar a amplitude de movimento e acelerar o processo de cicatrização.

Outros tratamentos, como suplementação de eletrólitos, também são recomendados para reduzir a gravidade da lesão.

Com tratamento e manejo adequados, a dor muscular de início tardio deve se resolver em poucos dias e a pessoa poderá retornar às suas atividades normais.

Perguntas Frequentes

Quão dolorido é muito dolorido para treinar?

Se uma atividade causa dor ou desconforto muito intenso para ser tolerado, é melhor descansar. Se a dor não for muito intensa, atividades leves como caminhar, andar de bicicleta ou nadar podem ajudar a reduzir a dor.

Músculos doloridos significam hipertrofia?

A dor é um efeito colateral comum do exercício, mas não é necessariamente um sinal de crescimento muscular. Os músculos crescem em resposta à sobrecarga progressiva, que requer um aumento na intensidade, duração ou frequência do exercício.

Devo pular um treino se estiver dolorido?

Depende da gravidade da dor. Se a dor for leve, geralmente é seguro continuar se exercitando. No entanto, se a dor for grave, é melhor descansar e permitir que a dor diminua antes de continuar o exercício.

Devo treinar com dor muscular ou descansar?

Se você está experimentando dor muscular de início tardio e não é muito grave, atividades leves como caminhar, andar de bicicleta ou nadar podem ajudar a reduzir a dor. No entanto, se a lesão for intensa, o repouso é recomendado.

Quanto tempo dura a dor muscular de início tardio?

A dor muscular de início tardio geralmente dura de 1 a 3 dias após o exercício. Ocorre 24-72 horas após o exercício e geralmente é mais intensa 48 horas após o exercício.

Conclusão

A dor muscular de início tardio é comum, e benigna, além de autolimitada. Banhos de gelo podem aliviar parcialmente a dor, enquanto roupas de compressão, massagens e rolos de espuma podem ajudar a reduzir a dor muscular.

É importante entender a natureza da dor e escolher os métodos corretos para tratá-lo, pois a dor muscular de início tardio é um processo natural que não deve impedir os indivíduos de se exercitarem regularmente.

O aumento gradual da intensidade do exercício e o uso de rolos de espuma podem ajudar a reduzir a intensidade da dor.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Tanabe Y, Fujii N, Suzuki K. Dietary supplementation for attenuating exercise-induced muscle damage and delayed-onset muscle soreness in humans. Nutrients. 2022 Jan;14(1):70.

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. João Arthur Ferreira

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail