Obesidade e sobrepeso podem agravar artrite reumatoide

Você sabe qual a relação da obesidade com a artrite reumatoide? Nós vamos falar um pouco sobre isso hoje e te ajudar tirar algumas de suas dúvidas. Se tem o problema de artrite reumatoide e é obeso é bom vigiar, pois o seu problema pode ser agravado[1]Crowson CS, Matteson EL, Davis III JM, Gabriel SE. Contribution of obesity to the rise in incidence of rheumatoid arthritis. Arthritis care & research. 2013 Jan;65(1):71-7..

A obesidade é um grande problema, muitas pessoas não sabem, mas obesidade é uma doença que contribui para o surgimento de muitas outras patologias e também do agravamento delas.

Se você é obeso há muito tempo, já deve saber disso, a obesidade pode trazer muitas doenças relacionadas ao coração, a dores de coluna, problemas no joelho e muitas outras[2]Stavropoulos-Kalinoglou A, Metsios GS, Koutedakis Y, Kitas GD. Obesity in rheumatoid arthritis. Rheumatology. 2011 Mar 1;50(3):450-62..

Fique atento para não sofrer com isso, procure um médico e trate sua obesidade.

A obesidade é um fator de risco controverso para a artrite reumatóide. Uma ligação entre obesidade e artrite reumatóide é plausível, uma vez que mecanismos biológicos de inflamação estão presentes no tecido adiposo e podem estar ligados à inflamação sistêmica crônica

Crowson CS, Matteson EL, Davis III JM, Gabriel SE. Contribution of obesity to the rise in incidence of rheumatoid arthritis. Arthritis care & research. 2013 Jan;65(1):71-7.

Qual a relação da artrite reumatoide com a obesidade?

A artrite reumatoide é um problema crônico, atinge várias partes do organismo, mas principalmente as articulações e por ser crônica não existe cura e sim controle.

Uma pessoa que tem artrite reumatoide precisa se cuidar sempre para prevenir dores, inchaços ou outros problemas que ela causa. Em uma pessoa obesa ou com sobrepeso esse cuidado deve ser redobrado, pois o peso atrapalha no processo de tratamento. É por isso que a obesidade e o sobrepeso podem agravar a doença.

A causa da doença ainda é desconhecida, mas os médicos já sabem que é um problema autoimune, isso quer dizer que o próprio sistema imunológico do corpo ataca os tecidos. Só não se sabe ainda o motivo desse acontecimento[3]Liu Y, Hazlewood GS, Kaplan GG, Eksteen B, Barnabe C. Impact of obesity on remission and disease activity in rheumatoid arthritis: a systematic review and meta‐analysis. Arthritis care & … Continue reading.

Essa é uma doença que atinge mais mulheres que homens, também já se sabe que a artrite reumatoide tem predisposição genética, ou seja, se sua mãe ou pai tem, a chance de você ter também é maior.

As pessoas com obesidade ou sobrepeso também podem desencadear essa doença, isso porque essas pessoas têm chance de desenvolver processos inflamatórios em várias áreas do organismo.

Com isso o surgimento da artrite reumatoide ou seu agravamento pode acontecer. O problema é que as pessoas com sobrepeso contribuem para a evolução mais severa e diminui as chances de tratamento eficaz[4]Ljung L, Rantapää-Dahlqvist S. Abdominal obesity, gender and the risk of rheumatoid arthritis–a nested case–control study. Arthritis research & therapy. 2016 Dec;18(1):1-8..

O problema não para ai, já falamos que pessoas obesas têm mais chances de desenvolver doenças ligadas ao coração, isso já é comprovado.

Acontece que a atrite reumatoide, por ser uma doença inflamatória sistêmica, também oferece um risco para doenças cardiovasculares. Isso quer dizer que a obesidade não só agrava a artrite reumatoide como também agrava outros problemas, uma pessoa obesa e com artrite corre mais risco de sofrer infarto.

image 5


A artrite reumatoide é uma inflamação das articulações. Ela causa dor, inchaço e vermelhidão em áreas como pés e mãos. Mas como é sistêmica pode ocorrer em todo o corpo e atacar articulações como os ombros, tornozelos, joelhos e cotovelos, além disso também pode agir em outras partes do organismo como a coluna cervical, olhos e pulmão.

É mais comum a artrite reumatoide atingir apenas as articulações, mas a obesidade e o sobrepeso pode atrapalhar tanto o tratamento e dificultar que outras regiões do corpo também podem ser comprometidas[5]Katz P, Margaretten M, Trupin L, Schmajuk G, Yazdany J, Yelin E. Role of sleep disturbance, depression, obesity, and physical inactivity in fatigue in rheumatoid arthritis. Arthritis care & … Continue reading.

A prevalência da obesidade aumentou dramaticamente nos últimos anos. História de obesidade é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de artrite reumatóide.

Crowson CS, Matteson EL, Davis III JM, Gabriel SE. Contribution of obesity to the rise in incidence of rheumatoid arthritis. Arthritis care & research. 2013 Jan;65(1):71-7.

Por isso fique atendo e não deixe a obesidade atrapalhar tanto a sua vida, pois mesmo atingindo apenas as articulações o agravamento pode levar ao comprometimento das juntas e provocar deformidades e limitações.

A perda de peso vai ajudar a melhorar e controlar essa doença, estudos já comprovaram que o peso controlado pode não só prevenir como também ajudar a controlar as doenças crônicas. Pessoas com artrite reumatoide que perdem peso podem apresentar uma grande redução nas inflamações articulares e com isso reduz a quantidade de medicamento ingerido para controlar a doença.

Se você tem artrite reumatoide e é obeso procure seu médico e veja o que você pode fazer para perder peso e prevenir o agravamento da doença.

O tratamento será facilitado se você perder peso e começar a fazer exercícios físicos, até porque as pessoas obesas e com sobrepeso tem muita dificuldade de fazer exercícios físicos.

Como perder peso

A perda de peso não é fácil, ela vai ajudar a melhorar muita coisa, você vai se sentir melhor, vai evitar doenças do coração, diabetes o agravamento da artrite reumatoide e de muitos outros problemas. Mas chegar até o peso certo não é fácil e você vai precisar lutar muito para conseguir chegar no seu objetivo.

Se você é obeso e tem um grande sobrepeso a cirurgia pode ser uma boa opção para a perda de peso, mas lembre-se que essa cirurgia não é simples e que você não vai perder peso de um dia para o outro. Também será necessário fazer exercício físico para manter o corpo saudável e no peso certo.

A verdade é que para perder peso você vai precisar mudar seu estilo de vida, é preciso começar a evitar alguns alimentos, ter uma dieta balanceada e fazer exercício físico.

Se você tem artrite reumatoide e possui limitação na prática de exercício temos algumas opções para você:

  • A hidroterapia é uma boa opção para quem sente muita dor nas articulações e não pode fazer muitos movimentos, na água os movimentos são mais leves e você não faz tanto esforço. Além disso, você terá o acompanhamento de um terapeuta que vai auxiliar nos movimentos certos e não vai deixar você exigir demais das articulações afetadas.
  • A Acupuntura pode ajudar se você tem problemas de artrite reumatoide e está tentando emagrecer. A acupuntura é uma técnica antiga que traz benefícios para o corpo.
  • O pilates é um exercício físico, mas tem uma intensidade menor comparado a outras atividades como corrida, por exemplo. Se você tem dor nas articulações o pilates é uma atividade recomendada, ela trabalha todo o corpo, mas os exercícios são leves e o movimento é devagar, aqui o importante é fazer o movimento com perfeição e não agilidade.


Essas são algumas formas simples de exercícios e tratamento que você pode fazer que vão te ajudar a combater a obesidade e tratar a artrite. Se você está com esse problema, não deixe de conversar com seu médico, muitas vezes o tratamento pode ser facilitado se você perder peso.

O nutricionista e o psicólogo pode te ajudar nesse momento da perda de peso, se preferir pode fazer uma cirurgia, só não deixe de procurar esses profissionais também, eles podem ajudar você a controlar a ansiedade e a se alimentar de forma correta. Não existe nada melhor que perder peso de forma saudável e ainda prevenir doenças ou amenizar alguns problemas.

Se você ficou com alguma dúvida não deixe de comentar, nós podemos te ajudar. Se precisa perder peso para evitar o agravamento da artrite reumatoide não deixe para amanhã, comece agora mesmo e veja todos os benefícios que uma vida mais saudável pode te trazer.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Crowson CS, Matteson EL, Davis III JM, Gabriel SE. Contribution of obesity to the rise in incidence of rheumatoid arthritis. Arthritis care & research. 2013 Jan;65(1):71-7.
2 Stavropoulos-Kalinoglou A, Metsios GS, Koutedakis Y, Kitas GD. Obesity in rheumatoid arthritis. Rheumatology. 2011 Mar 1;50(3):450-62.
3 Liu Y, Hazlewood GS, Kaplan GG, Eksteen B, Barnabe C. Impact of obesity on remission and disease activity in rheumatoid arthritis: a systematic review and meta‐analysis. Arthritis care & research. 2017 Feb;69(2):157-65.
4 Ljung L, Rantapää-Dahlqvist S. Abdominal obesity, gender and the risk of rheumatoid arthritis–a nested case–control study. Arthritis research & therapy. 2016 Dec;18(1):1-8.
5 Katz P, Margaretten M, Trupin L, Schmajuk G, Yazdany J, Yelin E. Role of sleep disturbance, depression, obesity, and physical inactivity in fatigue in rheumatoid arthritis. Arthritis care & research. 2016 Jan;68(1):81-90.

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. João Arthur Ferreira

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail