Tireoidite de Hashimoto: A Alimentação Influencia?

tireoidite de Hashimoto

Antes de tudo. A tireoide é uma glândula que fica localizada na área do pescoço, responsável pela produção de hormônios. Os hormônios tireoidianos têm diversas funções, desde funções no crescimento e o desenvolvimento do sistema nervoso, até regulação do metabolismo corporal, como regulação do gasto de energia e da temperatura do corpo.

A tireoidite de Hashimoto é uma inflamação crônica da tireoide, de origem autoimune. Tem esse nome em homenagem ao Dr. Hakaru Hashimoto, o primeiro a estudar a doença, em 1912. A doença afeta a produção dos hormônios tireoidianos e acaba por desenvolver também hipotireoidismo nos estágios finais da doença.

Ainda não é totalmente esclarecido o que causa a doença, mas sabe-se que resulta de uma interação entre fatores ambientais (ou seja, os hábitos de vida), condições genéticas e respostas imunológicas. É muito mais prevalente em mulheres. A incidência aumenta com a idade, sendo comum a história familiar de doenças tireoidianas.

tireoidite de hashimoto: a alimentação influencia

Entre hábitos que podem estar relacionados com o desenvolvimento da doença estão o tabagismo, consumo moderado de álcool, além de concentrações menores de ferro, magnésio e selênio no sangue. A deficiência de vitamina D também tem sido estudada como fator importante papel imune. Destaca-se o iodo, presente principalmente no sal de cozinha, que apresenta um papel importante na síntese e metabolismo de hormônios da tireoide.

Os sinais e sintomas da doença refletem o declínio das funções dos hormônios tireoidianos. Incluem fadiga, ganho de peso apesar da falta de apetite que surge, intolerância ao frio, rouquidão, constipação, fraqueza, pele seca, perda de cabelos e unhas quebradiças. O diagnóstico normalmente é feito a partir de exames laboratoriais e/ou de imagem.

Como a alimentação pode ajudar?

O tratamento base da doença inclui a reposição hormonal do hormônio T4 tireoidiano e tratar
as complicações que eventualmente possam surgir caso o hipotireoidismo for grave.

No que diz respeito à alimentação, o metabolismo dos nutrientes tem um impacto importante na função da tiroide, principalmente quando se fala de ingestão adequada de vitaminas e minerais.

Para uma normal função da tireoide verifica-se a necessidade de uma ingestão adequada de iodo, principalmente, e de outros micronutrimentos, como cobre, ferro, selênio, zinco e vitamina A e D.

As fontes alimentares de iodo são: marisco, algas marinhas, ovos, cereais, leite e produtos
lácteos. Além disso, no Brasil é obrigatória a adição de iodo no sal de cozinha.

fontes alimentares de iodo

O cobre é principalmente encontrado nos mariscos, miúdos, ovos, em algumas sementes e nas nozes. Os legumes, os cereais integrais, os cogumelos, as frutas secas, a batata e o chocolate também são boas fontes alimentares. O cacau puro possui alto teor de cobre.

Já os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, além de gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.

O selênio é encontrado no brócolis, alho e cebola, contudo os alimentos com maior teor são: ovo, cogumelos, castanha do Brasil, cereais e derivados além de carne vermelha e peixes como atum e sardinha.

As fontes alimentares de zinco são as carnes vermelhas e frango, leguminosas, nozes, castanhas, gema de ovo, abacate, sementes de abóbora, linhaça e gergelim, além de peixes e frutos do mar.

A vitamina A está presente em alimentos de origem animal: vísceras (principalmente fígado), gemas de ovos e leite integral e seus derivados (manteiga e queijo). Os vegetais são fontes de vitamina A sob a forma de carotenóides (precursores de vitamina). São ricos em carotenoides: frutas e legumes amarelos e alaranjados como manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora/jerimum, cenoura, além de vegetais verde-escuros como acelga, espinafre, chicória, couve, salsa etc.

Já com relação à vitamina D, as fontes são o óleo de fígado de bacalhau, salmão, gema de ovo, manteiga, margarinas, peixes e moluscos, além de leite e produtos lácteos e cereais fortificados.

E quais alimentos evitar?

Evite o consumo de água clorada. No Brasil, a nossa água é tratada com o cloro, e ele compete com o iodo no nosso organismo, prejudicando a sua absorção e o bom funcionamento da tireoide.

Atenção também com o suco verde. O suco é feito, basicamente, com vegetais crucíferos (couve, couve-de-bruxelas, brócolis, repolho), na sua forma crua, que possuem glicosinolato, que atrapalham o bom funcionamento da tireoide, e por isso deve ser evitado. Quando cozidos, o glicosinolato perde a sua toxicidade para a tireoide, pois é desativado com o calor do fogo.

Outro componente que também pode alterar a função tireoidiana é a isoflavona (fitoestrógeno), levando ao hipotireoidismo. A soja e seus derivados, como leite de soja ou tofu, são fontes de fitoestrógenos e por isso devem ser consumidos com muita moderação. Outros alimentos que contêm fitoestrógenos são cevada, centeio, ervilha e algas.

Os alimentos ultra processados, como carnes defumadas, molhos prontos, sorvetes e salgadinhos de pacote, contêm alguns conservantes que, em excesso, atrapalham a absorção do iodo. Consequentemente, isso pode prejudicar o bom funcionamento da tireóide e pode causar o hipotireoidismo.

alimentos industrializados

O consumo excessivo de alimentos industrializados também é uma das principais causas do aumento de peso e gordura corporal. Um índice elevado de gordura corporal leva à inflamação e isso também dificulta a absorção de iodo na tireoide, podendo contribuir para o hipotireoidismo.

Leilane Lilian Araújo Leal

Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Mestra em Nutrição pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Especialização em Nutrição Esportiva pela AVM Educacional.
Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Leilane Lilian Araújo Leal

Leilane Lilian Araújo Leal

Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Mestra em Nutrição pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Especialização em Nutrição Esportiva pela AVM Educacional.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail