Dermatite de Estase

dermatite estase

A dermatite de estase é uma condição da pele que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É uma doença crônica da pele que ocorre quando as veias da parte inferior das pernas ficam fracas e permitem que o líquido se acumule ao redor dos tornozelos e pés. Isso pode causar inflamação, vermelhidão, coceira e dor. Pessoas com sobrepeso, varizes ou histórico familiar da doença correm maior risco de desenvolvê-la.

A condição é comumente tratada com mudanças no estilo de vida, como perder peso e usar meias de compressão para ajudar a reduzir o inchaço e aliviar o desconforto. Em alguns casos, medicamentos e tratamentos tópicos, como corticosteróides, podem ser necessários. Se não for tratada, a condição pode causar complicações mais graves, incluindo ulceração e infecção.

Embora a dermatite de estase possa ser desconfortável e às vezes embaraçosa, há muitas maneiras de ajudar a controlar a condição e melhorar sua qualidade de vida. Com cuidados e tratamento adequados, você pode manter sua pele saudável e evitar mais complicações.

Fatos importantes

  • A dermatite de estase é uma condição da pele causada pela má circulação na parte inferior das pernas.
  • mais comum entre adultos com mais de 50 anos.
  • caracterizada por pele seca, com coceira, vermelha e escamosa.
  • Pode levar a outras complicações, incluindo eczema, úlceras e infecções de pele.
  • O tratamento inclui medicamentos, mudanças no estilo de vida e meias de compressão.

Sintomas

SintomaDescrição
Pele descoloridaA pele pode parecer marrom-avermelhada ou roxa
Coceira ou queimaçãoCoceira ou queimação podem estar presentes
InchaçoInchaço da área afetada é comum
Pele rachadaA pele pode rachar e descascar
Feridas AbertasFeridas abertas podem ocorrer em casos graves
VermelhidãoA área afetada pode ter um tom avermelhado.
Pele engrossadaA pele pode ficar mais espessa e com textura de couro devido a cicatrizes.
Rachaduras e descamaçãoA pele pode rachar e descascar devido ao ressecamento.
Feridas AbertasA área pode ficar ulcerada e feridas abertas podem se formar.

Causas comuns de dermatite de estase

  • Estase venosa: acúmulo de sangue nas veias, devido ao mau funcionamento das válvulas.
  • Edema: acúmulo de líquido nos tecidos, causando inchaço.
  • Ulceração: ruptura da pele causada por pressão, cisalhamento ou fricção.
  • Infecção: invasão bacteriana ou fúngica da pele.
  • Alérgenos: exposição a substâncias irritantes, como detergentes ou sabões.
  • Neoplasias: crescimento anormal de células, como tumores ou pintas.
  • Má nutrição: deficiências de vitaminas ou minerais, levando ao enfraquecimento da pele.
  • Imobilidade: inatividade, levando à diminuição da circulação.
dermatite de estase

Diagnóstico

A dermatite de estase geralmente é diagnosticada por meio de um exame físico da área afetada e uma revisão do histórico médico do paciente. Um médico pode usar várias ferramentas para confirmar o diagnóstico, incluindo exames laboratoriais, estudos de imagem e biópsias. Em alguns casos, o médico também pode pedir ao paciente para manter um diário de seus sintomas e atividades.

As ferramentas de diagnóstico mais comuns para dermatite de estase são testes laboratoriais. Esses testes podem ajudar a determinar se o paciente tem alguma condição subjacente, como diabetes ou infecção, que pode estar causando ou contribuindo para os sintomas. Os estudos de imagem também podem ser usados ​para procurar malformações venosas ou bloqueios nas veias que estão causando a condição.

Uma biópsia pode ser usada em casos mais graves de dermatite de estase para confirmar o diagnóstico e descartar quaisquer outras causas potenciais. A biópsia envolve a coleta de uma pequena amostra da pele afetada, que é então examinada ao microscópio. Isso pode ajudar a identificar quaisquer condições subjacentes que possam estar causando os sintomas.

Nome do exameDescrição do exame
Teste das meias de compressãoPara medir a quantidade de edema nas extremidades inferiores
Mapeamento de veiasPara identificar padrões anormais de fluxo sanguíneo
Ultrassom DopplerPara medir a velocidade do fluxo sanguíneo
Cultura celularPara identificar a presença de bactérias ou fungos

Diagnóstico diferencial de dermatite de estase

  • Insuficiência venosa: uma condição na qual as válvulas nas veias não funcionam adequadamente, causando acúmulo de sangue nas pernas.
  • Distúrbios endócrinos: incluindo diabetes, doenças da tireoide e certos tipos de desequilíbrios hormonais.
  • Infecções: infecções bacterianas, fúngicas e virais podem levar à dermatite de estase.
  • Reações alérgicas: reações alérgicas a certos medicamentos ou produtos para cuidados com a pele podem causar dermatite de estase.
  • Distúrbios autoimunes: podem causar inflamação na pele e levar à dermatite de estase.
  • Dermatite de contato: é uma reação alérgica a uma substância que entrou em contato com a pele.
  • Reações a Medicamentos: Alguns medicamentos podem causar dermatite de estase, como certos antibióticos.
  • Deficiências nutricionais: Deficiências em certas vitaminas e minerais podem causar dermatite de estase.

Possibilidades iniciais de tratamento

O tratamento da dermatite de estase geralmente inclui modificações no estilo de vida, medicamentos tópicos e, às vezes, cirurgia.

O tratamento inicial da dermatite de estase geralmente se concentra em modificações no estilo de vida, como elevar as pernas, manter a pele limpa e seca e evitar roupas apertadas ou faixas restritivas. Medicamentos inflamatórios não esteróides (AINEs) podem ser prescritos para alívio da dor. O paciente também pode receber bandagens ou meias de compressão para melhorar a circulação e reduzir o inchaço.

Os tratamentos tópicos podem ajudar a reduzir a inflamação e a coceira. Cremes e pomadas de corticosteróides são geralmente prescritos para reduzir a inflamação. Antibióticos podem ser prescritos se a pele estiver infectada. Para casos graves, a terapia com luz ultravioleta pode ser recomendada. A cirurgia pode ser necessária nos casos em que as veias estão gravemente danificadas.

dermatite de estase

Medicamentos para tratamento de dermatite de estase

  • Corticosteroides tópicos atuam reduzindo a inflamação, vermelhidão e coceira.
  • Inibidores tópicos de calcineurina reduzem a inflamação e suprimem o sistema imunológico.
  • Corticosteroides orais reduzem a inflamação e suprimem o sistema imunológico.
  • Antibióticos ajudam a prevenir e tratar infecções.
  • Meias de compressão ajudam a reduzir o inchaço e o desconforto.
  • Hidratantes ajudam a manter a pele hidratada e reduzem a irritação.

Prevenção

A melhor maneira de prevenir a dermatite de estase é manter as pernas elevadas sempre que possível. Manter as pernas elevadas ajudará a reduzir o inchaço nas extremidades inferiores, o que ajuda a manter a pele saudável. Usar meias ou meias de compressão também pode ser benéfico para promover uma boa circulação. Evitar longos períodos em pé ou sentado também pode ajudar na prevenção da dermatite de estase. Você também deve manter a pele bem hidratada, pois a pele seca pode causar irritação e rachaduras, o que pode agravar ainda mais a dermatite de estase.

Além do acima, você também deve tomar medidas para manter sua saúde geral. Isso inclui comer uma dieta balanceada, fazer exercícios regulares e manter seu peso sob controle. Todas essas medidas ajudarão a reduzir o risco de desenvolver dermatite de estase.

Quando devo procurar um médico?

É importante reconhecer os sinais e sintomas da dermatite de estase, pois o diagnóstico e o tratamento precoces podem prevenir a progressão da doença.

Os sinais de que uma pessoa deve procurar aconselhamento médico para a dermatite de estase incluem coceira persistente nas pernas, vermelhidão, inchaço, áreas da pele que parecem brilhantes e tensas e a formação de pequenas protuberâncias elevadas (pápulas) ou maiores e fluidas. protuberâncias preenchidas (vesículas) Se um indivíduo notar algum desses sinais, deve falar com um médico o mais rápido possível.

Qual ​é o prognóstico da dermatite de estase?

O prognóstico da dermatite de estase geralmente é bom com o tratamento adequado. No entanto, se a condição não for tratada, pode causar cicatrizes permanentes e danos à pele.

O tratamento para dermatite de estase geralmente envolve o controle do acúmulo de líquido nas pernas. Isso pode ser feito por meio de meias de compressão, elevação das pernas e medicamentos para reduzir a inflamação e o inchaço. Se uma infecção se desenvolver, antibióticos podem ser necessários.

Se a condição for tratada prontamente, o prognóstico para dermatite de estase geralmente é muito bom. A pele pode demorar um pouco para cicatrizar, mas a inflamação e a descoloração devem diminuir eventualmente.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail