Protrusão Discal

protrusao discal

Fatos importantes

  • A protrusão discal é um tipo de desgaste do disco intervertebral da coluna.
  • A protrusão é causada pelo enfraquecimento da parede externa do disco.
  • Sintomas comuns de protrusão discal incluem dor, formigamento e fraqueza.
  • A protrusão discal é geralmente tratada com fisioterapia e medicamentos.
  • A cirurgia só é necessária em casos graves de protrusão discal.

Introdução

A protrusão discal é uma lesão na coluna vertebral causada pelo deslocamento dos discos entre as vértebras. Esta condição pode causar dor, dormência e formigamento na área afetada.

Na maioria dos casos, pode ser tratada com uma combinação de repouso e fisioterapia. Se a condição for grave, a cirurgia pode ser necessária (em menos de 1% dos casos).

A protrusão discal pode ser causada por um trauma súbito ou uso excessivo da coluna vertebral. Trauma súbito pode incluir um acidente de carro, uma queda ou uma lesão relacionada a esportes.

O uso excessivo da coluna é geralmente resultado de atividades como levantar objetos pesados, movimentos repetitivos ou postura incorreta. Os discos entre as vértebras podem ser comprimidos, levando à protrusão discal.

O que torna a protrusão de disco tão comum? Você tem visto aumento do número de queixas no consultório?

disco intervertebral anatomia

“Protrusão discal”. Esse nome diz respeito a um abaulamento da cartilagem que fica entre uma vértebra e outra.

A estrutura da coluna vertebral é composta por unidades que se articulam entre si. Na parte de frente da vértebra há um bloco de osso, chamado de “corpo vertebral”.

Entre esses corpos vertebrais há uma espécie de coxim, uma esponja de cartilagem que permite uma movimentação com amortecimento.

Com o passar do tempo essa cartilagem perde consistência e flexibilidade. Com isso ela absorve menos a pressão e se alarga, como um enchimento de almofada que resseca e a almofada fica “espalhada”. Protrusão discal é um fenômeno natural. Geralmente não é doença.

O que tenho visto é o aumento na valorização deste fenômeno como causa de dor na região lombar.

FisiopatologiaExplicação
Protrusão discalA protrusão do disco ocorre quando uma parte do disco intervertebral é forçada para fora de sua posição normal, causando pressão nos nervos circundantes.
InflamaçãoA protrusão do disco pode causar inflamação dos tecidos circundantes, causando dor e outros sintomas.
Espasmos muscularesA protrusão do disco pode causar espasmos musculares, resultando em dor e desconforto adicionais.
Compressão do nervoA protrusão do disco pode causar compressão dos nervos na área, causando dor, dormência e formigamento.

Fatores de risco para a protrusão de disco

coluna problemas do disco

Sedentarismo, tabagismo e obesidade são os principais fatores de risco.

Diabetes, doenças inflamatórias crônicas, traumatismos e atividades por esforço de forma intempestiva ou inadequada também são causas.

Certas profissões que demandam um sedentarismo ou esforços físicos inadequados também podem causar protusão discal.

Sintomas mais comuns

ressonancia-magnetica-lombar

Muitas pessoas sem nenhuma queixa de dor possuem protusão discal, sendo que, às vezes, isso é um fenômeno natural. As queixas mais comum são de dor na região lombar que pode ser referida pela perna.

No segmento cervical (pescoço) da coluna vertebral, a protusão discal pode causar uma dor no pescoço que pode se referir pelo braço ou por todo o corpo.

SintomaDescrição
Dor nas costasDor latejante, latejante ou aguda na região lombar.
Dor nas pernasDor que irradia pela perna em um padrão consistente com a distribuição de uma raiz nervosa específica.
DormênciaSensação reduzida ou ausente na área afetada.
FraquezaForça reduzida no grupo muscular afetado.
FormigamentoSensações de formigamento, queimação ou coceira na área afetada.

Diagnóstico

Diagnóstico

O exame físico é essencial no diagnóstico de uma protrusão discal. Durante um exame físico, o médico pode verificar a amplitude de movimento, os reflexos e a força do paciente. O médico também pode realizar um raio-X para determinar se o disco tem hérnia ou se há alguma outra anormalidade na coluna.

A ressonância magnética é um método comum usado para identificar uma protrusão discal. Uma ressonância magnética fornece imagens detalhadas das estruturas da coluna, o que pode ajudar a diagnosticar o problema.

Nome do exameDescrição do exame
Raio-XUm teste de diagnóstico por imagem que usa feixes de energia eletromagnética invisíveis para produzir imagens de estruturas internas do corpo.
Tomografia ComputadorizadaTomografia computadorizada que combina equipamentos especiais de raios-X com computadores sofisticados para gerar imagens detalhadas. Útil para afastar fraturas, lesões ortopédicas.
Ressonância magnética Uma técnica de imagem não invasiva que usa forte campo magnético e ondas de rádio para gerar imagens detalhadas dos órgãos e tecidos. Avalia partes moles, ligamentos, disco intervertebral.
MielografiaUm tipo de procedimento de imagem radiológica que usa corante de contraste para criar imagens da medula espinhal e suas estruturas circundantes.
DiscografiaUm procedimento de diagnóstico usado para determinar a origem da dor na coluna através da injeção de corante de contraste nos discos da coluna vertebral.

Tratamentos disponíveis para a protrusão de disco? Qual porcentagem dos casos precisa de cirurgia?

Protrusão discal raramente demanda cirurgia. Só se opera quando há compressão dos nervos na coluna ou quando a protrusão discal é decorrente de algum desnível no alinhamento da coluna.

Dor na região lombar, 80% das pessoas tem, tiveram ou terão. Geralmente a dor é transitória e, quando intensa, um tratamento com analgésicos e atividades físicas de reabilitação resolvem. Isso acontece em mais do que 90% dos casos.

Cirurgia é necessária em menos do que 1% das pessoas.

Tratamentos não farmacológicos

  • Descanso: o repouso pode ajudar a reduzir a dor associada à protrusão discal. O repouso absoluto não é recomendado por mais do que poucos dias, em casos de dores agudas.
  • Terapia de calor e frio: Bolsas de água quente, ou gelo local podem ser usadas para reduzir a inflamação e a dor, com efeito analgésico.
  • Exercícios e alongamentos: Exercícios e alongamentos podem ajudar a melhorar a flexibilidade e fortalecer os músculos, o que pode ajudar a reduzir a dor causada pela protrusão do disco.
  • Massagem e acupuntura: Massagem e acupuntura podem ser usadas para reduzir a dor e auxiliar na reabilitação.

Fisioterapia para reabilitação

Medicamentos para dor

DrogaExplicação
Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)AINEs reduzem a inflamação e a dor e são comumente prescritos para tratar a dor da protrusão do disco.
AnalgésicosAnalgésicos como dipirona e paracetamol são opções para dor aguda e dor crônica
Relaxantes muscularesOs Relaxantes musculares são usados para reduzir os espasmos musculares, ajudando a aliviar a dor causada pela protrusão do disco.
Corticosteroides oraisOs corticosteróides são um tipo de medicamento usado para reduzir a inflamação e a dor e, às vezes, são prescritos para tratar a dor aguda da protrusão do disco.
Injeções epidurais de esteroidesAs injeções epidurais de esteroides são administradas diretamente na área da coluna afetada pela protrusão do disco e podem ajudar a reduzir a dor.
AnticonvulsivantesAnticonvulsivantes podem ser prescritos para aliviar a dor do nervo causada pela protrusão do disco.
AntidepressivosAntidepressivos são prescritos para controlar a dor crônica causada pela protrusão do disco.

Complicações possíveis da protrusão de disco

A principal complicação é a ruptura da capa que contém o disco intervertebral, causando um extravasamento do conteúdo interno do disco para o canal por onde passam os nervos e a medula, causando compressão e inflamação. Isso se chama hérnia discal.

Além disto, há a possibilidade de associação entre protrusão discal e alterações na estabilidade da coluna vertebral.

Quando devo procurar um médico por causa da protrusão discal?

Se você apresentar algum dos seguintes sinais, deve procurar avaliação médica para protrusão discal: dor lombar que piora ao sentar, dor irradiada nas pernas ou nádegas, dormência ou fraqueza nas nádegas, pernas ou pés, rigidez persistente nos parte inferior das costas ou dificuldade em ficar em pé.

Se sentir algum destes sintomas, deve contactar o seu médico e obter uma avaliação completa para abordar a causa do seu desconforto.

Melhores métodos de prevenção para a protrusão de disco

A melhor prevenção é a atividade física e o controle dos fatores de risco acima citados.

Evitar o sedentarismo, cessar o tabagismo, evitar o sobrepeso, melhorar a alimentação, buscar um equilíbrio entre atividade física e repouso.

Dr. Kleber Paiva Duarte

CRM-SP: 79184 / RQE: 22913

Neurocirurgião pelo Hospital São Francisco de Belo Horizonte - MG. Especialização em Neurocirurgia Funcional, Estereotaxia e Dor. Doutorando em Medicina (Neurologia) pela Universidade de São Paulo - SP. Atua na área de Medicina, com ênfase em Neurocirurgia. Possui vasta experiência em Neuromodulação Funcional (cirurgia para implante de estimulador cerebral profundo - DBS, ajustes do DBS e cirurgia ablativa), Neuro-oncologia e Terapêutica Intratecal. Atualmente, é Médico Assistente e Pesquisador no Hospital das Clínicas - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenador do Serviço de Neurocirurgia Funcional da Divisão de Neurocirurgia do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina; Neurocirurgião do Grupo de Coluna do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP); Médico Assistente do Centro Multidisciplinar de Dor do ICESP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Kleber Paiva Duarte

Dr. Kleber Paiva Duarte

CRM-SP: 79184 / RQE: 22913

Neurocirurgião pelo Hospital São Francisco de Belo Horizonte - MG. Especialização em Neurocirurgia Funcional, Estereotaxia e Dor. Doutorando em Medicina (Neurologia) pela Universidade de São Paulo - SP. Atua na área de Medicina, com ênfase em Neurocirurgia. Possui vasta experiência em Neuromodulação Funcional (cirurgia para implante de estimulador cerebral profundo - DBS, ajustes do DBS e cirurgia ablativa), Neuro-oncologia e Terapêutica Intratecal. Atualmente, é Médico Assistente e Pesquisador no Hospital das Clínicas - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenador do Serviço de Neurocirurgia Funcional da Divisão de Neurocirurgia do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina; Neurocirurgião do Grupo de Coluna do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP); Médico Assistente do Centro Multidisciplinar de Dor do ICESP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail