Tendinopatia do Manguito Rotador – Causa comum de Dor no Ombro

tendinopatia do manguito rotador

O manguito rotador é um conjunto de tendões localizado no ombro, na região subacromial, isto é, na parte arredondada do ombro, são quatro os tendões: o supraespinal, infraespinal, subescapular e o redondo menor. Estes tendões têm a função de manter o ombro na posição correta e para realizar rotações, sem o bom funcionamento do manguito rotador, os demais músculos não conseguem realizar suas funções.

Um tendão é entendido como um cordão fibroso cuja composição é de tecido conjuntivo e há muita concentração de colágeno, dando uma propriedade elástica que possibilita a movimentação e a fixação nos ossos.

Uma tendinopatia ou tendinite é uma lesão que ocorre quando há rompimento de um tendão ou desgaste por uso excessivo e repetitivo do mesmo.

Porém o termo tendinite tem sido evitado no âmbito médico e científico devido à referência que o sufixo “ite” faz a situações de inflamação, tornando mais convencional o uso do termo tendinopatia, uma vez que nem sempre a lesão apresenta inflamação.

Foto profissional grátis de acreditar, adolescência, adolescente

O que é tendinopatia do manguito rotador

A tendinopatia do manguito rotador consiste no prejuízo, não só de um, mas de quatro tendões, isto é, não se trata de uma ruptura simultânea dos quatro tendões que compõem o manguito rotador, podendo ser um ou mais de um, mas todos os quatro são afetados mesmo se não houver lesão.

Portanto, a tendinopatia do manguito rotador é uma condição que afeta o funcionamento normal do conjunto de tendões, causando dor à pessoa acometida.

É uma patologia que afeta principalmente pessoas com mais de 50 anos de idade, pois é quando os tendões começam a perder elasticidade devido à queda da produção de colágeno. Mas pode afetar pessoas de diversas idades e de ambos os sexos.

A tendinopatia do manguito rotador também é conhecida como ombro de nadador e ombro de tenista, devido ao esforço na região do ombro realizado por estes atletas.

O diagnóstico pode ser confuso devido aos sintomas similares de outros tipos de inflamação, como a bursite subacromial, que apresenta características parecidas e se localiza nas articulações, assim como o manguito rotador, mas se trata de uma inflamação na bursa, esta é uma estrutura repleta de líquido localizada entre um tendão e um osso.

Outro diagnóstico diferencial é a capsulite adesiva (“ombro congelado”). Nesta, porém, a principal característica é a dor e importante limitação de movimento dos movimentos do ombro.

Tendinopatias de outros músculos, como o tríceps e bíceps, podem também gerar dor no ombro. Síndrome dolorosa miofascial, com pontos gatilho ativos em músculos da cintura escapular podem gerar dor referida no ombro.

Causas da tendinopatia do manguito rotador

Quando há esforço excessivo na movimentação dos ossos, músculos e tendões de uma articulação como o ombro, a estrutura que mais sofre são os tendões, pois os ossos são mais resistentes e os músculos são mais flexíveis e possuem fibras agrupadas que dão apoio mútuo, enquanto que os tendões têm formato de corda, que ao ser movimentada de forma igual repetidas vezes, pode resultar em desgaste ou mesmo rompimento mais facilmente.

Ocasionando, portanto, a tendinopatia do manguito rotador.

As situações que podem levar a movimentação excessiva e repetitiva envolvem atividades de levantamento de objetos pesados, esportes que priorizam a articulação do ombro, atividades profissionais em que os equipamentos não favorecem a postura correta, enfim.

Há ainda o fator biológico e genético, que corresponde ao biotipo do ombro, definido pela postura adquirida ou pela própria genética, em que pode haver uma estrutura que facilite o atrito do tendão com o osso, podendo causar pequenas lesões, outro aspecto envolvendo o fator biológico é no que tange o hábito de fumar, isto é, o tabaco pode ocasionar problemas vasculares que interferem na saúde das estruturas, tornando os tendões mais frágeis e suscetíveis a um rompimento.

CausaDescrição
EnvelhecimentoOs tendões do manguito rotador ficam mais fracos, mais propensos a rupturas e outras lesões à medida que a pessoa envelhece.
Movimento repetitivoMovimentos repetitivos acima da cabeça, como os usados na natação, tênis e pintura, podem estressar o manguito rotador e causar lesões.
LesãoUm único evento traumático, como uma queda, pode causar uma ruptura do manguito rotador.
Esporões ósseosOs esporões ósseos podem fazer com que os tendões se esfreguem contra o osso, causando inflamação e dor.

Além disso, outros fatores podem desencadear o prejuízo do manguito rotador, como o envelhecimento, pois os tendões perdem a elasticidade e a fixação, ou ainda, quedas e luxações podem ocasionar rompimento.

O hábito de realizar atividades cotidianas ou mesmo exercício físico sem se alongar também pode contribuir com o prejuízo do manguito rotador.

Outros fatores envolvem o aspecto psicológico e emocional, como o estresse, preocupação, desgaste emocional, que podem conferir contração muscular, tornando a região do ombro e pescoço endurecida e tensionada, assim, prejudicando os tendões.

Mulher Usando Camisola Preta


Sintomas da tendinite do manguito rotador

A sintomatologia da tendinopatia do manguito rotador pode ser confundida com diversas outras afecções relacionadas à articulação do ombro, por isso, além do diagnóstico clínico por meio de relatos dos sintomas, pode ser necessário, também, um diagnóstico de imagem.

Os sintomas relatados pelos indivíduos cujo manguito rotador está prejudicado estão elencados na lista abaixo:

-Dor no(s) ombro(s);

-Dificuldade em levantar o braço acima da cabeça;

-Dificuldade em movimentar o braço em todos os ângulos, que já fora possível anteriormente;

-Fraqueza;

-Dor ao deitar sobre o ombro;

-Intensificação da dor durante a noite;

-Aquecimento da área afetada e/ou inchaço.

A dor sentida pelos indivíduos acometidos costuma ser, principalmente, ao movimentar o braço no sentido de abrir lateralmente em posição de “cristo redentor”, pois é o movimento que mais demanda a atividade subacromial. Mas em casos mais comprometidos a dor pode ser incessante, mesmo em repouso.

Há relatos de pacientes de que a dor seja maior nos braços do que propriamente nos ombros, isto pode ocorrer porque com a tendinopatia do manguito rotador, a demanda de força aos músculos do braço aumenta, para compensar a fraqueza dos músculos do ombro, isto é, para proteger a possível lesão o próprio organismo tende a enviar comandos a outras áreas amparando a área acometida.

Esta situação em que a dor transfere para outra região pode dificultar o diagnóstico.

SintomaDescrição
DorDor no ombro e no braço, que geralmente piora ao levantar o braço ou estender a cabeça.
FraquezaDificuldade em levantar ou girar o braço.
Calor/vermelhidãoDor ao tocar a área afetada.
RigidezAmplitude de movimento limitada no ombro.

Diagnóstico

ExameO que esperar
Exame FísicoDor e fraqueza no ombro ao levantar o braço. Sensibilidade no ombro e braço.
Raio XExame da articulação do ombro em busca de sinais de artrite, fraturas ou outros danos. Afasta calcificações. Avalia grau de osteoartrite. Não avalia partes moles como tendões.
Ressonância MagnéticaImagens detalhadas da articulação do ombro para procurar fissuras e rompimentos no manguito rotador. Avalia também osteoartrite, edema ósseo e outras lesões articulares.
UltrassomOndas sonoras de alta frequência para criar imagens dos tendões, músculos e ligamentos do ombro. Exame dinâmico para avaliar os tendões.


Diagnóstico Diferencial – Outras causas comuns de dor no ombro

Diagnóstico DiferencialDescrição
BursiteInflamação dos sacos cheios de líquido (bursas) que amortecem os músculos e tendões do manguito rotador
Capsulite adesivaInflamação da cápsula do ombro que restringe o movimento da articulação do ombro
Tendinite calcificadaDepósitos de cálcio nos tendões do manguito rotador que causam dor e inflamação
OsteoartriteDegeneração da cartilagem da articulação do ombro
FraturaQuebra de qualquer um dos ossos da articulação do ombro
Síndrome do impactoCompressão dos tendões do manguito rotador devido ao estreitamento do espaço articular do ombro
Ruptura do tendãoRuptura parcial ou total de qualquer um dos tendões do manguito rotador
Síndrome de dor miofascialDor e sensibilidade muscular devido a pontos-gatilho, ou nós, nos músculos
Síndrome do desfiladeiro torácicoCompressão dos nervos e/ou vasos sanguíneos na área do desfiladeiro torácico
Radiculopatia cervicalDor, dormência e/ou fraqueza devido à compressão do nervo no pescoço

Tratamento da tendinopatia do manguito rotador

O organismo não consegue sozinho, curar as lesões, por isso, faz-se necessária a intervenção terapêutica com ortopedista, fisioterapeuta e em alguns casos, cirurgião. Dessa forma, o tratamento da tentinopatia do manguito rotador se divide em métodos de alívio da dor, métodos que previnam o retorno da dor, a recuperação do movimento normal e métodos para resolver a inflamação.

Antes de planejar o tratamento, o paciente deve passar por um clínico geral ou o próprio ortopedista para realizar o diagnóstico adequadamente. Não é viável começar um tratamento sem realizar o diagnóstico antes, pois como já fora mencionado, os sintomas entre diferentes patologias podem ser muito similares, principalmente no que tange articulação e movimentação.

O diagnóstico de imagem pode ser preciso para avaliar o grau de inflamação, o aspecto dos tendões, possíveis rompimentos e fraturas, para isso podem ser realizados exames de ressonância magnética, ultrassonografia ou radiografia.

Uma vez realizado o diagnóstico, traça-se o tratamento, que geralmente se fundamenta na administração de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Os analgésicos são importantes para o alívio da dor, possibilitando a prática de fisioterapia para a recuperação dos movimentos normais.

Além dos medicamentos orais, recomenda-se fazer compressas de gelo por cerca de vinte minutos, pois resfriar a região melhora no alívio da dor, no entanto não pode ter uma duração a ponto de dilatar os vasos da região. Recomenda-se, ainda, que o paciente procure manter repouso, isto é, usar uma faixa ou tipoia para imobilizar o braço e evitar movimentos dolorosos, para que ocorra a redução da inflamação.

São utilizados esteroides injetáveis para alívio da dor e redução da inflamação do manguito rotador. No entanto, esta medida só é tomada quando as outras vias de administração não apresentam resultados satisfatórios.


Fisioterapia para Tendinopatia do Manguito Rotador

A fisioterapia, como já fora rapidamente comentado, auxilia na recuperação gradual dos movimentos normais, isto é, após a desinflamação e com o alívio da dor, torna-se possível realizar sessões de fisioterapia.

Este tratamento age na medida em que proporciona alongamento do tendão e dos músculos, proporcionando a recuperação da amplitude e alcance dos movimentos, bem como a recuperação da força e da massa muscular perdida. É indicada também para os casos cirúrgicos, isto é, após a cirurgia o médico costuma encaminhar o paciente a um fisioterapeuta.

Exercícios TerapêuticosExercícios para melhorar a força, flexibilidade e amplitude de movimento da articulação do ombro.
Terapia ManualTécnicas práticas para aumentar a amplitude de movimento, reduzir a dor e a inflamação, melhorar a mobilidade articular e promover a cicatrização.
Mobilização de Tecidos MolesTécnicas de massagem e alongamento usadas para tratar lesões de tecidos moles e reduzir a dor.
UltrassomOndas sonoras de alta frequência para promover a cicatrização e reduzir a inflamação.
Estimulação ElétricaUsa corrente elétrica para aliviar a dor, reduzir a inflamação e promover a cicatrização.
TermoterapiaO uso de calor ou frio para reduzir a dor e a inflamação.


  • Entenda a causa de sua dor no ombro e o cronograma esperado para a recuperação.
  • Siga as instruções do seu fisioterapeuta para exercícios, alongamentos e técnicas de terapia manual.
  • Use terapia com calor/frio, ultrassom e estimulação elétrica conforme prescrito pelo seu fisioterapeuta.
  • Pratique uma boa postura e mecânica corporal para reduzir o risco de mais lesões.
  • Mantenha uma dieta e um estilo de vida saudáveis para promover a cicatrização e reduzir a inflamação.
  • Informe qualquer dor ou desconforto ao seu fisioterapeuta para que ele possa ajustar seu plano de tratamento.


Cirurgia para manguito rotador

Os casos cirúrgicos são aqueles que não apresentam melhora mesmo após o tratamento medicamentoso e com fisioterapia, ou quando há fratura e lesão grave.

A cirurgia no manguito rotador pode ser realizada a partir de um procedimento relativamente novo, chamado artroscopia, no qual são realizadas três pequenas incisões na região em torno do ombro afetado, em tais incisões o médico insere instrumentos munidos com uma microcâmera, para identificar os danos e os locais precisos a receberem intervenção.

Este método cirúrgico é menos prejudicial do que o método tradicional de cirurgia, pois causa menos complicações pos-cirúrgicas, é menos invasiva em termos de tecido e a cicatrização é mais simples.

A cirurgia tradicional não é indicada quando o problema se trata apenas da tendinopatia do manguito rotador, pois existem procedimentos menos invasivos e bastante eficazes que substituem a cirurgia tradicional, pois esta pode ocasionar má cicatrização, pois a área afetada é uma articulação, além disso, ocasiona em grande perda de sangue, possibilidade de complicações, recuperação pós-cirurgia.

Dessa forma a cirurgia tradicional se vale para os casos em que houve um rompimento importante em algum tendão, ou nos quatro, como em casos de acidentes, que podem apresentar também danos nos músculos e nos ossos.

Conclusão

Em suma, a tendinopatia do manguito rotador e outras agravantes podem se desenvolver devido à falta de cuidado com o próprio corpo, por isso, faz-se importante manter a postura correta, realizar atividades e esportes com acompanhamento profissional, evitando movimentos prejudiciais, evitar também dormir apoiando-se em apenas um lado do corpo, alongar-se frequentemente, entre outros.

É preciso relevar a importância de consultar o médico sempre que houver dúvidas a respeito da saúde humana.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail