Ressonância magnética: para que serve e como é feita

COMO E RESSONANCIA MAGNETICA

A ressonância magnética é um exame de imagem indolor e não invasivo, utilizado no diagnóstico e acompanhamento de algumas patologias, e pode ser realizada para visualizar diversas partes do corpo.

Os resultados podem ser exibidos nos três planos anatômicos: o coronal, o sagital e o axial. E, além disso, é possível utilizar as imagens obtidas para criar uma composição em três dimensões (3D) das estruturas internas, permitindo uma análise mais detalhada dos órgãos e tecidos.

Por isso, a ressonância magnética é utilizada em todo o mundo, solicitada por médicos de diferentes especialidades.


O que é a ressonância magnética?

PARA QUE SERVE RESSONANCIA MAGNETICA

A ressonância magnética é um exame de imagem realizado em um aparelho específico, que normalmente tem a forma de um tubo. As imagens são obtidas, então, através do campo magnético gerado pela máquina, que faz com que as moléculas de água do corpo produzam um fraco sinal, que é captado pelo aparelho1.

Já com relação tempo de execução do exame, ela pode variar bastante, a depender da parte do corpo que será analisada, com duração média de 20 a 60 minutos. Além disso, em alguns casos é necessário a utilização de contrastes, para melhorar a qualidade da imagem obtida.


Quando o exame é solicitado?

O exame é solicitado quando existe a necessidade de se obter imagens de órgãos internos, ossos e outras estruturas, seja por causa de uma doença, trauma físico ou suspeitas diagnósticas que exijam esse tipo de investigação.


Como o exame é realizado?

RESSONANCIA MAGNETICA

A ressonância magnética é realizada em clínicas e unidades hospitalares, com algumas orientações e condutas comuns a todos os exames desse tipo, independentemente do a gravidade do caso ou da área do corpo a ser examinada. São elas:

  • Uso de avental ou roupa hospitalar, para garantir que a vestimenta não contenha partes metálicas;
  • Uso de protetores auriculares ou fones de ouvido, uma vez que o aparelho utilizado no exame emite sons altos;
  • Retirada objetos metálicos antes de realizar o exame, como brincos, relógios e óculos;
  • Estar em jejum de ao menos 4 horas. Entretanto, essa recomendação pode sofrer algumas alterações, a depender da área do corpo que necessita ser examinada;
  • Uso de contraste, em alguns casos, para melhorar a visualização de alguns órgãos ou regiões.


Riscos e contraindicações da ressonância magnética

Apesar de ser um exame seguro, existem alguns riscos e contraindicações que devem ser levados em consideração antes de ser realizado2. São eles:

  • Problemas hepáticos ou renais que impossibilitem o uso de contrastes;
  • Uso de dispositivos que possam conter algum metal magnético. Alguns exemplos são implantes de cóclea, marcapasso, cardiodesfibrilador implantável, clips metálicos, dispositivos intrauterinos, válvulas cardíacas metálicas e próteses articulares;
  • Tatuagens e maquiagem definitiva, uma vez que algumas tintas contém metais em sua composição;
  • Claustrofobia, devido à dificuldade que alguns pacientes têm para ficarem em ambientes fechados. Nesses casos, é possível o uso de sedativos para a realização do exame.

Além disso, o efeito do campo magnético em fetos ainda não é completamente compreendido, motivo pelo qual o exame só deve ser realizado em gestantes quando os benefícios superam os riscos.


Diferenças entre a ressonância magnética e a tomografia

QUANDO E SOLICITADO RESSONANCIA MAGNETICA

É relativamente comum, principalmente entre paciente, a confusão entre a ressonância magnética e a tomografia computadorizada, por serem dois exames de imagem considerados mais complexos que as radiografias comuns.

Entretanto, apesar das similaridades, existem diferencias cruciais, como:

  • Detalhamento da imagem, com a ressonância magnética sendo considerada superior;
  • Tipo de estrutura ou órgão a ser analisado, uma vez que a ressonância magnética apresenta melhores resultados na visualização de tecidos moles, ligamentos e órgãos;
  • Risco para gestante, devido ao fato de tomografias utilizarem Raios X;
  • Tempo de realização do exame, que é maior na ressonância;
  • Custo do exame, uma vez que a tomografia costuma ser mais barata que a ressonância.


Como são interpretados os resultados?

Como se trata de um exame de imagem, os resultados são analisados visualmente, por um profissional com experiência em avaliar os diferentes cortes nos quais são exibidas as imagens.

Por isso, o tempo entre a realização do exame e a entrega do resultado pode variar, dependendo principalmente do motivo da solicitação do exame:

  • Emergências: Em casos emergenciais, os resultados precisam ser entregues mais rapidamente;
  • Avaliação de algumas patologias, como estadiamento de neoplasias: Nesses casos, o resultado pode demorar mais para sair, uma vez que a análise deve ser feita de forma mais detalhada;
  • Avaliação de resultados por especialistas: Em algumas situações, o resultado pode ser avaliado por especialistas em determinadas patologias, o que pode aumentar o tempo de emissão dos resultados.


Pode existir efeitos adversos com a ressonância magnética?

PORQUE FAZER RESSONANCIA MAGNETICA

A ocorrência de reações desagradáveis causadas pela ressonância magnética é rara, e normalmente se deve a alergias ou sensibilidade aos contrastes usados em algumas ocasiões.

As mais comuns são:

Além disso, o procedimento pode causar ansiedade e outros desconfortos de origem psiquiátrica, devido ao confinamento a um espaço fechado e apertado.

Assim, caso o paciente sofra de claustrofobia ou tenha algum outro problema que possa ser piorado pela sensação de confinamento, é importante que o fato seja informado ao médico responsável pelo exame2.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. Katti G, Ara SA, Shireen A. Magnetic resonance imaging (MRI) – A review. INTERNATIONAL JOURNAL OF DENTAL CLINICS 2011:3(1):65-70.
  2. Grainger D. Safety Guidelines for Magnetic Resonance Imaging Equipment in Clinical Use. Medicines and Healthcare products Regulatory Agency. 2021.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail