Osteomalacia

A osteomalácia é uma doença óssea metabólica caracterizada pela mineralização incompleta da porção orgânica da matriz subjacente do tecido ósseo maduro (osteoide) após o fechamento da placa epifisária em adultos.

Cerca de um terço das mulheres tem uma causa secundária de baixa densidade óssea, e a osteomalácia é uma doença rara, mas considerada criticamente importante nesses pacientes. Osteomalácia é uma síndrome caracterizada histologicamente por diminuição na mineralização do osso devido a distúrbios que causam uma baixa produção de cálcio-fósforo na frente de mineralização, resultando em um aumento da proporção de osteóide (> 10%).

O raquitismo, que ocorre em crianças em crescimento antes da fusão da cartilagem epifisária nas placas de crescimento, e osteomalácia resultam do mesmo processo fisiopatológico.

O Processo de Mineralização Óssea

O tecido ósseo consiste em uma matriz orgânica, principalmente colágeno, e uma matriz inorgânica, que inclui minerais bem conhecidos, como cálcio, fósforo e magnésio.

A vitamina D facilita a deposição desses minerais na matriz orgânica. Problemas com cálcio, fósforo ou vitamina D podem levar à mineralização prejudicada, resultando em ossos enfraquecidos e propensos a fraturas.

Causas da osteomálácia

A osteomalácia pode ser causada por vários distúrbios, incluindo deficiência de vitamina D, metabolismo anormal de vitamina D (por exemplo, anticonvulsivantes, insuficiência renal crônica), hipofosfatemia (por exemplo, hipofosfatemia ligada ao X raquitismo, osteomalácia induzida por tumor [TIO]) e drogas (alumínio, etidronato, flúor).

A deficiência de fósforo também pode causar osteomalacia. Isso pode ser devido à absorção prejudicada ou perda aumentada, muitas vezes relacionada a uma substância chamada fator de crescimento de fibroblastos 23 (FGF23), que aumenta a excreção urinária de fósforo. Curiosamente, alguns tumores podem produzir FGF23, levando o paciente a ser diagnosticado com um tumor após uma fratura.

A inadequação da vitamina D é comum nos Estados Unidos, e anormalidades da vitamina D e/ou seus metabólitos estão entre as causas mais comuns de osteomalácia. A prevalência de osteomalácia é varia segundo estudos, desde 1% a 18% em asilos e pacientes com fratura de quadril. O diagnóstico de osteomalácia de qualquer causa é baseado na história, exame físico, exames laboratoriais, radiografias, e/ou achados histológicos.

A osteomalácia pode ser assintomática e apresentar-se como osteopenia radiológica ou baixa densidade mineral óssea encontrada em absortometria de raio-X de dupla energia. Quando sintomático, fraqueza muscular proximal e dor óssea difusa e sensibilidade são sintomas característicos.

A dor geralmente é simétrica e piora com o suporte de peso, e varia de uma dor incômoda a uma dor intensa, impedindo a deambulação. A dor é devido a fraturas por insuficiência (estresse) e geralmente é mais pronunciada no esqueleto axial (coluna lombar e pelve) e extremidades inferiores.

A fraqueza muscular é predominantemente proximal e simétrica. Os pacientes podem desenvolver uma marcha “bamboleante” devido à fraqueza no flexor do quadril. A fraqueza muscular na osteomalácia pode ser devido a uma combinação de deficiência de vitamina D, hipofosfatemia e/ou hiperparatireoidismo secundário.

Em crianças – Raquitismo

Em crianças, a condição correspondente à osteomalácia é o raquitismo, que resulta em crescimento atrofiado, ossos longos arqueados e placas de crescimento abertas. Nos adultos, uma vez que as placas de crescimento se fecham, a condição é chamada de osteomalacia.

osteomalácia

Os sintomas da osteomalácia

Podem às vezes ser confundidos com osteoartrite ou fibromialgia. Esses sintomas não específicos e a suposta raridade da osteomalácia frequentemente levam a longos atrasos no seu diagnóstico. Uma alta prevalência de hipovitaminose D existe em pacientes com dor musculoesquelética crônica e inespecífica e fibromialgia.

Os achados laboratoriais na osteomalácia variam de acordo com à etiologia. A deficiência de vitamina D é caracterizada pelo nível baixo de 25-hidroxivitamina D [25(OH)D], um nível elevado nível de paratormônio (PTH), e geralmente hipofosfatemia e um nível elevado de fosfatase alcalina em sérum. O nível sérico de cálcio permanece normal até a fases muito tardias da doença. Em termos fisiológicos, um nível adequado de 25(OH)D é o que é necessário para promover o cálcio dietético e absorção de fósforo e para prevenir o hiperparatireoidismo secundário.

Sem vitamina D adequada, apenas 10% a 15% do cálcio dietético e 60% do fósforo dietético são absorvidos. Quando os níveis de 25(OH)D foram aumentados de uma média de 10 para 32 ng/mL, o transporte de cálcio foi aumentado em 45% a 65%.

A absorção atinge um platô quando os níveis de 25(OH)D atingem níveis superiores a 80 nmol/L (33 ng/mL) e níveis de PTH começam a se estabilizar em seu nadir em níveis de 25(OH)D acima 30 ng/mL. Nos casos de osteomalácia franca, os níveis no soro de 25(OH)D são frequentemente inferiores a 10 ng/dL. Em pacientes com distúrbios primários da perda de fosfato, hipofosfatemia e hiperfosfatúria estão presentes. A perda de fosfato renal pode ser um defeito isolado ou parte de uma síndrome de Fanconi generalizada.

Diagnóstico

O diagnóstico de osteomalácia envolve o histórico médico do paciente, juntamente com exames laboratoriais para o metabolismo ósseo, incluindo níveis de cálcio, fósforo, PTH e vitamina D.

Ocasionalmente, os níveis de cálcio e fósforo na urina também podem ser medidos. Embora a densitometria possa não fornecer um diagnóstico definitivo, ela pode ser útil quando combinada com a história do paciente e os resultados laboratoriais. As radiografias podem revelar áreas de pseudofraturas e, em casos raros, pode ser necessária uma biópsia óssea para confirmar o diagnóstico.

A maioria dos casos de osteomalácia pode ser diagnosticada pela história, exame físico e exames laboratoriais na presença de um distúrbio conhecido por causar osteomalácia. O método mais específico para estabelecer o diagnóstico de osteomalácia é uma biópsia óssea marcada com tetraciclina. Diagnosticar osteomalácia por biópsia óssea provavelmente não é necessária em todos os casos, mas pode ser necessário em pacientes que não tenham manifestações laboratoriais e radiológicas características ou em pacientes que não respondem à terapia.

No início do desenvolvimento da osteomalácia, a taxa de formação óssea é aumentada e os achados de hiperparatireoidismo são vistos. À medida que a doença progride, achados de mineralização diminuída e aumento da porcentagem de osteóide não mineralizado predomina.


Complicações da osteomalácia

As complicações da osteomalacia incluem:

  • Maior risco de fraturas ósseas.
  • Deficiência física.
  • Falência renal.
  • Deformidade de crescimento em crianças.
  • Convulsões hipocalcêmicas.
  • Recorrência ou progressão da osteomalácia.

pic 4

O tratamento da osteomalácia

O tratamento deve se concentrar em reverter o distúrbio subjacente e, subsequentemente, corrigir as deficiências de vitamina D e outros eletrólitos.

O tratamento da osteomalácia depende da causa subjacente. Quando causada por deficiências nutricionais, são administrados suplementos de cálcio, fósforo e vitamina D. Nos casos em que um tumor produz FGF23, o tumor deve ser tratado.

Deve ser direcionado para a etiologia subjacente. A deficiência de vitamina D e a hipofosfatemia devem ser corrigidas quando possível. Pacientes com hipovitaminose D pode ser suplementado inicialmente com 50.000 UI de ergocalciferol (vitamina D2) até normalizar, então mantido em um mínimo de 1000 U de vitamina D3 por dia.

Pacientes com degradação acelerada de 25-OH vitamina D secundária a anticonvulsivante muitas vezes precisam de doses diárias mais altas de vitamina D na faixa de 5.000 a 15.000 UI para manter os níveis normais. O TIO é tratado com mais eficácia removendo o tumor causador. Se isso não for possível ou a massa não puder ser removida em sua totalidade, a suplementação com fósforo e calcitriol podem ser benéficos.

A osteomalácia deve sempre ser considerada em qualquer paciente apresentando baixa densidade mineral óssea, especialmente em o paciente com miopatia e dor óssea apendicular na ausência de fraturas clínicas óbvias. Na presença de fatores de risco etiológicos para osteomalácia, uma avaliação bioquímica e radiológica cuidadosa deve ser realizada para incluir uma triagem química sérica, fósforo sérico, e nível de 25(OH)D.

Estabelecer um diagnóstico de osteomalácia é fundamental não apenas porque os pacientes podem a ter aumentos dramáticos densidade mineral óssea com terapia adequada, mas também porque muitos desses pacientes tiveram dor óssea intensa e prolongada devido às fraturas por insuficiência, cuja cicatrização leva a melhorias significativas na qualidade de vida.

Prognóstico da osteomalácia

A osteomalacia é uma doença óssea metabólica evitável. Como a maioria dos casos está relacionada à deficiência de vitamina D, ela geralmente pode ser tratada adequadamente e curada.

Se outros fatores clínicos contribuíram para o desenvolvimento da osteomalácia, o tratamento precisará ser adaptado e ajustado conforme necessário.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail