Melhore seu desempenho no trabalho com uma alimentação saudável

comida saudavel

Ter uma alimentação saudável e balanceada traz diversos benefícios, inclusive no ambiente de trabalho, sendo possível melhorar seu desempenho a partir dos alimentos e hábitos certos.


Alimentação saudável e desempenho no trabalho

alimentacao saudavel desempenho

Fadiga, cansaço e indisposição, sensações muitas vezes associadas ao cotidiano de diversas pessoas, podem na verdade estar sendo causadas ou agravadas por hábitos cultivados no dia a dia, podendo até mesmo acarretar problemas sérios de saúde física e mental.

A falta ou o excesso de alguns nutrientes podem ter efeitos muito mais sérios e extensos do que às vezes imaginamos, e pode inclusive ser muito mais fácil corrigir certos problemas, como o desânimo e a falta de energia no trabalho, com algumas mudanças de hábitos.

Ingerir os nutrientes necessários para uma alimentação completa e balanceada pode ajudar e muito em processos cerebrais importantes como a concentração, o raciocínio e a memória, todos estes cruciais no desenvolvimento de atividades. 

Por exemplo, alguns alimentos, como alguns tipos de peixes, cereais integrais, ovos e frutas vermelhas, quando consumidos em proporções adequadas, podem ter um papel importante em uma alimentação que visa fortalecer a memória e outras atividades do nosso cérebro, além de fazerem bem para o nosso corpo como um todo, podendo ser grandes aliados quando pensamos em uma alimentação que nos ajude a manter um alto nível de energia e desempenho no trabalho.

Benefícios de uma alimentação saudávelExplicação
Níveis de energia aumentadosComer uma dieta balanceada com alimentos saudáveis pode fornecer ao corpo nutrientes essenciais e energia para funcionar adequadamente. Comer alimentos como grãos integrais, frutas, vegetais e proteínas magras pode ajudar a manter os níveis de energia altos ao longo do dia.
Melhora na saúde do coraçãoUma dieta rica em alimentos saudáveis pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e melhorar a saúde geral do coração. Comer alimentos como peixe, nozes, feijão e folhas verdes escuras pode ajudar a diminuir o colesterol ruim, enquanto alimentos como aveia, abacate e frutas cítricas podem ajudar a aumentar o colesterol bom.
Perda de pesoComer alimentos saudáveis pode ajudar a reduzir a ingestão de calorias e promover a perda de peso. Comer uma variedade de alimentos ricos em nutrientes, como vegetais, frutas e proteínas magras, pode ajudar a reduzir os desejos e mantê-lo saciado por mais tempo, o que pode ajudar a reduzir o consumo geral de calorias.
Melhoria da saúde mentalComer uma dieta balanceada pode ajudar a melhorar o humor, reduzir o estresse e diminuir o risco de depressão e outros problemas de saúde mental. Comer alimentos ricos em vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais pode ajudar a melhorar a função cerebral e a saúde mental em geral.
Risco reduzido de doençasUma dieta rica em alimentos saudáveis pode ajudar a reduzir o risco de muitas doenças, como doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer. Comer uma variedade de alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas.
Sistema imunológico mais forteComer uma dieta equilibrada pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de doenças. Comer alimentos ricos em vitaminas e minerais essenciais, como frutas, vegetais e proteínas magras, pode ajudar a manter um sistema imunológico saudável e prevenir doenças.
Melhor saúde digestivaComer uma dieta rica em fibras pode ajudar a promover uma melhor saúde digestiva. Comer alimentos como frutas, vegetais, grãos integrais e legumes pode ajudar a manter o sistema digestivo funcionando adequadamente, enquanto evitar alimentos processados e refinados pode ajudar a reduzir os problemas digestivos.

Alguns nutricionistas alegam que uma alimentação fracionada pode ser uma forma interessante e prática de conseguir mais energia durante o dia. Ou seja, ao invés de realizar apenas duas ou três grandes e pesadas refeições ao longo do dia, que fariam com o corpo precisasse despender muita energia para realizar a digestão, fazer refeições menores, mais leves e menos espaçadas entre si, pode ser uma alternativa para obter uma sensação de energia e bem-estar mais duradoura e constante.

Atualmente, até mesmo algumas empresas já se preocupam mais com a alimentação de seus funcionários, muitas vezes por entenderem que uma alimentação saudável traz uma mente e um corpo em funcionamento pleno, sendo um investimento não apenas na saúde e bem-estar das pessoas como no rendimento e resultados da própria empresa.


Mas o que seria uma alimentação saudável?

alimentacao balanceada

Uma alimentação considerada saudável é composta por alimentos que forneçam todas as vitaminas, nutrientes e minerais que o corpo precisa para funcionar de maneira plena, integral e com saúde.

O que muitas vezes é adotado a partir de uma alimentação colorida, com variedade de alimentos e equilibrado em suas proporções de macro e micronutrientes, os macronutrientes sendo os carboidratos, proteínas e lipídeos, e os micronutrientes sendo representados pelas vitaminas e pelos minerais.

Por mais que possamos dar dicas e incentivar uma alimentação mais natural e saudável, é sempre interessante ressaltar a importância do profissional nutricionista para quem deseja mudar de estilo de vida. Conseguindo assim seguir uma dieta realmente adequada para seu corpo, levando em consideração suas particularidades e sua rotina.

Além da alimentação, ingerir uma boa quantidade de água ao longo do dia também tem um papel importante na manutenção da nossa saúde e desempenho, uma vez que auxilia nas atividades do sistema nervoso, na manutenção da saúde dos órgãos vitais, na melhor absorção de nutrientes pelo organismo e proteção e hidratação das nossas células como um todo.

Sendo assim, e mantendo em mente a importância do equilíbrio e da totalidade da nossa alimentação, há alguns alimentos e grupos de nutrientes que podemos ressaltar como sendo importantes para um melhor desempenho em questão de concentração e esforços mentais, como por exemplo:

  • As vitaminas do complexo B, em especial a B12, também chamada cobalamina ou cianocobalamina, encontrada principalmente em carnes, derivados de leite e ovos, podendo também ser suplementada caso haja a necessidade;
  • Alimentos fonte de ômega 3, como alguns tipo de peixes, camarão, nozes, sementes de chia e linhaça, folhas verde-escuras e alguns tipos de óleos vegetais;
  • Carboidratos integrais, como a aveia em flocos e produtos como arroz, pães e massas integrais;
  • Chocolates com porcentagens de cacau acima de 70%;
  • Alimentos fonte de magnésio, como é o caso do abacate, algumas leguminosas, amêndoas, peixes gordurosos, espinafre e semente de abóbora;
  • Café, e chás com a presença de cafeína na composição.

Uma boa dica também, muito abordada por nutricionistas e profissionais da área, é a de não se manter por muitas horas sem se alimentar. Passar longos períodos sem comer pode acabar sendo um aliado da baixa produtividade e da sensação de cansaço e desânimo.

De maneira que, muitos profissionais da saúde recomendam que sejam feitas pequenas pausas de 3 em 3 horas para ingerir algum alimento saudável, como porções de frutas, castanhas e oleaginosas, iogurtes e entre outros exemplos.


A atividade Física como aliada de uma vida mais saudável e um melhor desempenho no trabalho

exercicio escritorio

Outro ponto que pode ajudar e muito na nossa saúde e atividades do dia a dia e de trabalho são os exercícios físicos, principalmente quando são aliados a uma alimentação balanceada e saudável. 

Alguns possíveis benefícios da prática regular de exercícios físicos são a redução dos níveis de estresse, uma maior capacidade de concentração mental, aumento da oxigenação do cérebro, uma maior sensação de disposição e a melhora da qualidade do sono, que por sua vez traz uma maior sensação de descanso para o corpo e para a mente.

Quando aliada a uma alimentação equilibrada e rica em alimentos saudáveis, e a uma boa ingestão de água, a prática de atividades físicas pode ajudar no nosso desempenho em funções do nosso dia a dia, podendo trazer uma maior disposição e ânimo até mesmo nas horas de trabalho.

Sendo assim, é muito importante pensarmos na nossa saúde de maneira integral, unindo uma alimentação saudável e equilibrada, com uma boa ingestão de água e a prática de atividades físicas de maneira regular, trazendo não apenas uma melhora para nossa saúde, mas aumentando nossa sensação de bem estar, vitalidade e disposição, e possivelmente nos tornando mais focados, animados e até mesmo melhorando nosso desempenho no trabalho.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Como evitar queloides

Como evitar queloides?

Queloides são crescimentos dérmicos benignos que surgem através da cicatrização anormal de feridas em resposta a traumas ou inflamações anteriores da pele.  O desenvolvimento de

Continue Lendo
Pupila Dilatada

O que é Pupila Dilatada? Entenda!

A pupila, uma estrutura de grande importância em nosso sistema visual, apresenta complexidade em sua constituição. Seu tamanho varia em resposta a três categorias distintas

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail