Arterite Temporal – Arterite de Células Gigantes – O que é? Sintomas e Tratamentos

arterite temporal

Resumo sobre Arterite Temporal

  • A Arterite Temporal é um tipo de vasculite, que é uma inflamação dos vasos sanguíneos.
  • Afeta com mais frequência a artéria temporal, localizada na lateral da cabeça.
  • Os sintomas podem incluir dor de cabeça intensa, febre e perda de visão.
  • Se não for tratada, pode causar danos permanentes à visão e cegueira.
  • O tratamento geralmente envolve altas doses de corticoides administrados por vários meses.

Introdução

A arterite temporal, também conhecida como arterite de células gigantes, é uma inflamação vascular crônica que afeta as artérias de médio e grande calibre em indivíduos com mais de 50 anos e é uma causa comum de perda irreversível da visão em adultos mais velhos, através de vários mecanismos, como neuropatia óptica isquêmica anterior arterítica, oclusão da artéria central ou de ramo da retina, neuropatia óptica isquêmica posterior e isquemia cerebral.

É uma inflamação crônica das artérias de médio e grande calibre, sendo um dos tipos mais comuns de vasculites sistêmicas. É também conhecida como arterite de células gigantes.

Os sintomas da arterite temporal incluem dores de cabeça, problemas de visão e sensibilidade ao longo do couro cabeludo e das têmporas. Também pode ser acompanhado por outros sintomas, como pressão alta, anemia e fadiga.

A causa exata da arterite temporal não é conhecida, mas tem sido associada a distúrbios autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide. Acredita-se que a inflamação dos vasos sanguíneos seja causada pelo próprio sistema imunológico do corpo atacando os vasos. O tratamento da arterite temporal geralmente envolve altas doses de corticosteroides, como a prednisona, para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas.

É importante observar que a arterite temporal é uma condição potencialmente grave que pode resultar em perda permanente da visão e outras complicações graves.

Portanto, o diagnóstico precoce e o tratamento imediato são cruciais para prevenir danos permanentes e melhorar os resultados dos pacientes.

A arterite de células gigantes é a inflamação e danos aos vasos sanguíneos que fornecem sangue para a cabeça, pescoço, parte superior do corpo e braços.

Sintomas

Alguns sintomas comuns da arterite incluem são:

  • Dor de cabeça: dor na cabeça, no couro cabeludo ou nas têmporas.
  • Dor no maxilar: Dor no maxilar ou nas têmporas ao mastigar.
  • Febre: febre inexplicável ou febre que dura mais do que alguns dias.
  • Fadiga: cansaço ou fadiga inexplicável.
  • Perda de peso: perda de peso inexplicável ou diminuição repentina do apetite.
  • Problemas de visão: visão embaçada, visão dupla, dor ao mover os olhos ou perda de visão.
  • Náusea: sensação de enjôo ou sensação de que precisa vomitar.

ComumMenos comum
Cefaléia temporal/occipitalSintomas de ataque isquêmico transitório/AVC
Claudicação da mandíbulaFotopsia
Dor no couro cabeludoDor no peito
Amaurose fugaz (perda transitória da visão em ambos os olhos)Dor abdominal
Visão turvaHematoquezia/melena
DiplopiaClaudicação da panturrilha
Mal-estar/fadigaHipogeusia
Astenia, anorexia e perda de pesoSintomas neuropáticos periféricos
Febres/suores noturnosSintomas afetivos
Mialgia/rigidez (pescoço, ombros, cinturas dos membros)Vertigem
Artralgia 

Sinais comuns de arterite temporal

Sinais
Artérias temporais ou occipitais sensíveis/inchadas
Acuidade visual diminuída
Perda da visão de cores
Defeito pupilar aferente relativo
Disco óptico (edema pálido, hemorragia)
Manchas algodonosas na retina
Oclusão da artéria retiniana central ou ramificada
Oclusão da artéria ciliorretiniana, especialmente em associação com neuropatia óptica isquêmica anterior arterítica

 

Fatores de risco para arterite temporal

incidencia arterite temporal

 A idade dos indivíduos afetados é o fator de risco mais significativo, com mais de 80% com mais de 70 anos e uma idade média de 76,7 anos. As mulheres são mais comumente afetadas do que os homens, com proporções variando de 3:1 a 6:1. A maior proporção de mulheres acometidas pode ser decorrente da maior proporção de mulheres na população idosa.

A causa é em muitos casos desconhecida. Acredita-se que seja devido em parte a uma resposta imune defeituosa. O distúrbio tem sido associado a algumas infecções e a certos genes.

Outros fatores de risco incluem

  • Envelhecimento: à medida que as pessoas envelhecem, suas artérias podem se tornar mais suscetíveis a danos e inflamações. Embora a artéria temporal seja mais comumente envolvida, outras artérias podem ser afetadas. Estas incluem a aorta e as artérias subclávia, ilíaca, oftálmica, occipital e vertebral.
  • Agentes infecciosos: A arterite temporal não é causada diretamente por uma infecção, mas infecções podem desencadear o início da doença. Acredita-se que esteja relacionada a uma resposta imune anormal, em que o sistema imunológico do corpo ataca por engano os vasos sanguíneos, levando a inflamação e danos.
  • Doenças autoimunes: lúpus eritematoso sistêmico (LES), artrite reumatóide e esclerodermia são doenças autoimunes que podem causar arterite temporal.
  • Polimialgia reumática: Embora nem sempre coexistam, a arterite temporal é comumente associada à polimialgia reumática. Polimialgia causa inflamação e dor nos músculos, principalmente nos quadris, pescoço, ombros e braços. Acredita-se que a conexão entre polimialgia reumática e arterite temporal esteja relacionada à presença do mesmo distúrbio autoimune subjacente.
  • Alguns medicamentos: alguns medicamentos que podem causar arterite temporal incluem anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), antibióticos e corticosteróides.
  • Altos níveis de estresse: o estresse pode causar inflamação da artéria temporal. Alguns estudos sugerem que o estresse e o sofrimento emocional podem desempenhar um papel no início e na exacerbação da dor, porém mais pesquisas são necessárias para estabelecer um nexo causal definitivo.
  • Predisposição genética: indivíduos com certas predisposições genéticas podem ter maior probabilidade de desenvolver arterite temporal. Alguns estudos pequenos mostram uma associação da arterite temporal com variações de genes como HLA-DRB1 e PTPN22 (envolvida na resposte imune).
  • Fatores ambientais: a exposição a toxinas ou alérgenos ambientais pode causar inflamação da artéria temporal.
  • Trauma: lesão na artéria temporal pode levar à inflamação.

Fisiopatologia

Acredita-se que a fisiopatologia subjacente esteja relacionada à resposta desregulada do sistema imunológico inato e adaptativo do corpo à lesão endotelial vascular.

É caracterizada por uma resposta imunomediada Th-1 predominante com expressão significativa do interferon gama (IFN-Gamma).

Estudos recentes também identificaram uma resposta imune Th-17 na arterite temporal que responde melhor aos corticoesteroides.

Diagnóstico

diagnostico arterite temporal

A arterite temporal é diagnosticada com um exame físico, incluindo uma revisão do histórico médico do paciente e sinais de inflamação.

O médico examinará sua cabeça.

  • O couro cabeludo pode ser sensível ao toque.
  • Pode haver uma artéria espessa e sensível em um lado da cabeça, mais frequentemente sobre uma ou ambas as têmporas.

Uma biópsia da artéria temporal pode ser realizada para confirmar o diagnóstico. Isso envolve colher uma amostra da artéria perto da têmpora e examiná-la ao microscópio em busca de sinais de inflamação. Outros exames, como exames de sangue e estudos de imagem, também podem ser usados ​para diagnosticar a arterite temporal.

O teste da taxa de sedimentação de eritrócitos (VHS) é usado para detectar inflamação em pacientes com arterite temporal. Neste teste, uma amostra do sangue do paciente é colocada em um tubo e os glóbulos vermelhos são depositados no fundo do tubo. Quanto maior a taxa de sedimentação, maior a quantidade de inflamação presente no corpo.

Outros exames de sangue, como testes que medem os níveis de certos marcadores inflamatórios, também podem ser usados ​para diagnosticar a arterite temporal.

Estudos de imagem, como ultrassom ou ressonância magnética (MRI) também podem ser usados ​para diagnosticar a arterite temporal. Um ultrassom pode detectar inflamação na artéria temporal, enquanto uma ressonância magnética pode mostrar áreas de inflamação no cérebro. Esses exames de imagem podem ser úteis para confirmar o diagnóstico de arterite temporal.

Nome do exameDescrição
Taxa de hemossedimentação (VHS)Mede a taxa na qual os glóbulos vermelhos se depositam no fundo de um tubo de ensaio durante um período de tempo.
Proteína C reativa (PCR)Mede a quantidade de uma determinada proteína no sangue, que aumenta quando há inflamação.
Hemograma completoMede o número de glóbulos vermelhos e brancos no sangue.
BiópsiaA amostra de tecido é retirada da artéria temporal e examinada ao microscópio.

Diagnóstico Diferencial de Arterite Temporal

  • Polimialgia reumática: um distúrbio crônico que causa dor muscular e rigidez no pescoço, ombros, quadris e coxas.
  • Lúpus: um distúrbio autoimune crônico no qual o sistema imunológico do corpo ataca seus próprios tecidos e órgãos.
  • Sarcoidose: uma doença inflamatória que afeta vários órgãos do corpo, principalmente os pulmões e os gânglios linfáticos.
  • Doença de Lyme: uma infecção bacteriana causada pela espiroqueta Borrelia burgdorferi.
  • Espondilite Anquilosante: um tipo de artrite que afeta principalmente a coluna, embora outras articulações possam ser afetadas.
  • Hipotireoidismo: uma condição causada por uma glândula tireoide hipoativa, resultando em fadiga, ganho de peso e outros sintomas.

Possibilidades iniciais de tratamento

O tratamento inicial envolve medicamentos corticosteroides, como a prednisona. Corticóides ajudam a reduzir a inflamação e podem ajudar a melhorar sintomas como dores de cabeça e deficiência visual. O objetivo do tratamento é reduzir a inflamação e prevenir complicações como a cegueira.

Opções adicionais de tratamento podem incluir outros medicamentos, como metotrexato e azatioprina, que podem ajudar a reduzir a quantidade de prednisona necessária para controlar a inflamação. Em alguns casos, agentes biológicos como o rituximabe podem ser usados ​para reduzir a inflamação e melhorar os resultados.

É importante trabalhar com um médico para encontrar o melhor plano de tratamento.

Além dos medicamentos, as modificações no estilo de vida podem ajudar a reduzir o risco de complicações da arterite temporal. Comer uma dieta saudável, descansar bastante, fazer exercícios regularmente e controlar o estresse pode ajudar a reduzir a inflamação. Também é importante evitar gatilhos como fumo, álcool e certos medicamentos.

Medicamentos para Tratamento de Arterite Temporal

  • Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) reduzem a inflamação e a dor bloqueando a produção de certas substâncias químicas no corpo.
  • Corticosteroides: reduzem a inflamação e suprimem a resposta do sistema imunológico.
  • Imunossupressores: reduzem a inflamação suprimindo a resposta do sistema imunológico.

Prevenção

prognostico arterite temporal

A causa da arterite temporal é desconhecida e não pode ser evitada. Porém, se você tem mais de 50 anos, é importante ficar atento aos sintomas e comunicar qualquer alteração ao seu médico. Além disso, manter um estilo de vida saudável, como fazer exercícios suficientes, seguir uma dieta balanceada e evitar fumar, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver arterite temporal.

Check-ups regulares com o seu médico também podem ajudar na detecção precoce da arterite temporal. Eles podem monitorar sua saúde, ajudar a diagnosticar a condição e iniciar o tratamento conforme necessário. Se a arterite temporal for detectada precocemente, ela pode ser gerenciada com mais eficácia.

Quando devo procurar um médico?

É importante saber quando consultar um médico para garantir uma recuperação rápida e evitar mais complicações. Embora alguns sintomas menores possam ser tratados em casa, há outros sinais que devem exigir a avaliação de um médico. Estes incluem febre alta, cansaço ou fraqueza persistente, dor de cabeça súbita e intensa, falta de ar, dor no peito, fala arrastada e confusão extrema.

Se sentir algum destes sintomas, contacte o seu médico o mais rapidamente possível. Além disso, se você tiver uma condição de saúde subjacente, como diabetes ou doença cardíaca, é importante fazer check-ups regulares com seu médico para garantir que sua condição esteja sob controle. Check-ups regulares também podem ajudar a detectar possíveis problemas de saúde antes que eles se tornem mais sérios.

Qual ​é o prognóstico da arterite temporal?

O prognóstico da arterite temporal é geralmente bom. Na maioria dos casos, a inflamação das artérias temporais pode ser controlada com diagnóstico precoce e tratamento com corticóide. Este medicamento ajuda a controlar a inflamação e reduzir os sintomas, como dores de cabeça e alterações na visão.

Felizmente, a maioria das pessoas diagnosticadas e tratadas para arterite temporal se recuperam completamente. No entanto, algumas pessoas podem precisar tomar medicamentos corticosteroides por um longo período para manter os sintomas sob controle.

Além disso, a arterite temporal pode levar a outras condições relacionadas, como a polimialgia reumática. Essas condições relacionadas podem exigir tratamento e gerenciamento de longo prazo.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail