Remédios, Medicamentos e Injeções na Coluna para Reduzir a Dor nas Costas

uso medicamentos por conta propria

A dor lombar é uma queixa comum e pode ser dolorosa e debilitante. Embora existam muitos tratamentos disponíveis para dor lombar, os medicamentos costumam ser uma parte importante do plano de tratamento.

Para tratar sua dor nas costas de forma precisa e efetiva, o médico precisará fazer um diagnóstico. Qual condição espinhal está causando sua dor nas costas? Com essa informação, ele ou ela poderá melhor prescrever medicamentos e/ou injeções para lidar com seus sintomas.

Os medicamentos e injeções devem ser parte de um plano maior de tratamento, que inclui outras opções de tratamento, como fisioterapia. Em outras palavras, os medicamentos sozinhos  não são a solução absoluta para sua dor nas costas.

A gravidade e a causa da dor nas costas determina quais medicamentos ou injeções serão prescritos, mas seu médico pode sugerir.

Nesta postagem do blog, veremos alguns dos medicamentos disponíveis para dor lombar, seus possíveis efeitos colaterais e sua eficácia no alívio da dor.


Medicamentos que podem ser adquiridos sem receita para dores nas costas

Analgésicos

Analgésicos são medicamentos que ajudam a controlar a dor e reduzir a febre, e alguns tipos também diminuem a inflamação. Existem vários tipos diferentes de analgésicos que podem ser usados para ajudar a controlar a dor lombar.

Paracetamol e dipirona são analgésicos prescritos com frequência no país.

O paracetamol e dipirona funcionam bloqueando a produção do corpo de certas substâncias químicas que causam inflamação e dor.


Anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs)

Esses sim ajudaram a diminuir a inflamação enquanto aliviando a sua dor; é assim que anti-inflamatórios se diferem do paracetamol.

Os medicamentos dessas famílias podem aliviar a dor leve a moderada por meio de ações que reduzem a inflamação em sua origem.

Os AINEs são os analgésicos mais comumente usados para dor lombar. Eles funcionam bloqueando a produção de certas substâncias químicas no corpo que causam inflamação e dor. AINEs comuns incluem ibuprofeno, naproxeno e aspirina.

Esses medicamentos podem ser tomados por via oral ou aplicados topicamente, dependendo da gravidade da sua dor.

A inibição da síntese de prostaglandinas pode resultar em outros efeitos colaterais graves, como úlceras pépticas e uma capacidade reduzida das plaquetas no sangue de se agregar e formar coágulos.

AINEs comuns para dor nas costas
Ibuprofeno (Advil, Ibuflex, Ibupril, Alivium)
Naproxeno (Flanax, Naxotec)
Aspirina
Celecoxibe (Celebra)
Diclofenaco (Alginac)

Closeup vista da mão do farmacêutico tirando a caixa de remédios da prateleira da farmácia Foto gratuita

Medicamentos para Dor nas Costas que precisam de Prescrição Médica

Relaxantes musculares

Se você sofre de dores crônicas nas costas causada por espasmos musculares, você pode precisar de um relaxante muscular, que ajudará a parar os espasmos.

  • Analgésico – reduz a dor
  • Antiespasmódico – reduz o espasmo muscular e as cãibras
  • Sedativo – induz relaxamento
  • Relaxante neuromuscular – reduz os impulsos nervosos que causam a contração muscular
  • Miorrelaxante – reduz a rigidez muscular e a espasticidade


Antidepresivos

Por mais surpreendente que possa parecer, antidepressivos podem ser medicamentos efetivos para tratamento de dores nas costas porque bloqueiam mensagens de dor antes das mesmas chegarem no cérebro.

Os mesmos também podem ajudar o corpo em sua produção de endorfina, um analgésico natural.

AntidepressivoMecanismo de ação
Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (SSRIs)Os SSRIs funcionam bloqueando a recaptação da serotonina, um neurotransmissor, no cérebro. Isso aumenta a quantidade de serotonina disponível, que reduz a dor e melhora o humor.
Antidepressivos tricíclicos (TCAs)Os TCAs funcionam bloqueando a recaptação de norepinefrina e serotonina, dois neurotransmissores, no cérebro. Isso aumenta os níveis de ambos os neurotransmissores, que reduzem a dor e melhoram o humor.
Inibidores da monoamina oxidase (MAOIs)Os MAOIs funcionam bloqueando a enzima monoamina oxidase, que é responsável pela quebra de neurotransmissores no cérebro. Isso aumenta a quantidade de neurotransmissores disponíveis, o que reduz a dor e melhora o humor.


Opióides

Nos casos mais extremos, e apenas sobre cuidadosa supervisão, seu médico pode prescrever um opióide, como tramadol, morfina ou codeína.

Os opioides para dor são um tipo de medicamento usado para aliviar a dor moderada a intensa. Eles são derivados do ópio ou de substâncias semelhantes ao ópio e são prescritos para tratar a dor causada por lesões, cirurgias e outras condições, como o câncer.

A indicação de opioides para dor inclui dor moderada a intensa que não é aliviada por outras formas de medicação ou tratamento. Em alguns casos, os opioides podem ser prescritos para tratar a dor crônica, mas isso só deve ser feito sob a supervisão de um profissional médico.

Os opioides não devem ser usados para tratar dor leve ou desconforto.

Os opioides podem ter efeitos colaterais, incluindo náusea, vômito, constipação, sonolência, confusão e dificuldade para respirar. Eles também podem causar dependência física e tolerância, o que significa que um paciente pode precisar de doses mais altas ao longo do tempo para atingir o mesmo nível de alívio da dor.

Os riscos associados aos opioides devem ser cuidadosamente considerados antes de tomá-los, e os pacientes devem ser monitorados de perto quanto a efeitos colaterais. O uso prolongado de opioides para dor pode ser perigoso e deve ser evitado.

A eficácia de uma determinada dose de um opióide diminui com sua administração repetida na presença de dor intensa. Essa perda de eficácia é chamada de tolerância.

Precauções com o uso de opióides
Não use opioides se tiver asma grave ou problemas respiratórios ou bloqueio no estômago ou intestino.
Não beba álcool enquanto estiver tomando opioides.
Não tome opioides com outros medicamentos que podem causar sonolência, como pílulas para dormir, medicamentos anti-ansiedade, relaxantes musculares e certos anti-histamínicos.
Não tome opioides com outros medicamentos que possam retardar sua respiração.
Não tome opioides se estiver grávida ou amamentando.
Não tome opioides se for alérgico a algum dos ingredientes.
Não tome opioides se tiver histórico de abuso ou dependência de drogas.
Não dirija ou opere máquinas enquanto estiver tomando opioides.

Efeitos colaterais de opióides
Náuseas e vômitos
Constipação
Sonolência
Tontura
Dor de cabeça
Boca seca
Dor de estômago
Fraqueza


Cuidados Medicamentosos

Assim como todas as medicações, você deve seguir atentamente os conselhos de seu médico. Nunca misture medicamentos que podem ser comprados sem receita com medicamentos prescritos sem consultar seu médico.

Evite automedicação!

Assim como, quando seu médico decidir quais medicamentos prescrever, não esqueça de alertá-lo sobre qualquer suplemento homeopático e qualquer outra prescrição médica que você esteja tomando.


Injeções na Coluna para Dor nas Costas – Injeção Epidural de Esteróides

Essa é uma das injeções mais comuns. Seu alvo é o espaço epidural, que é o espaço em volta da membrana que cobre a coluna e as raízes nervosas da espinha.

Nervos viajam no espaço epidural e então se dividem para as outras partes do corpo, como as pernas. Se uma raiz nervosa está comprimida (beliscada) no espaço epidural, você pode sentir uma dor que atravessa completamente suas costas até as pernas (comumente chamada ciática), apesar do termo técnico ser radiculopatia).

 

Uma injeção epidural de corticoides manda esteróides – que são anti-inflamatórios muito potentes- diretamente a raiz do nervo inflamado.

Essa é uma terapia de administração da dor, então é melhor que haja um especialista bem treinado na mesma para a aplicação. Serão necessárias provavelmente de 2 a 3 injeções, geralmente não serão aplicadas mais que isso por conta da potencialidade de efeitos colaterais dos esteróides.

Outras injeções

Dependendo do seu diagnóstico, seu médico pode sugerir outros tipos de injeções espinhais.

Um exemplo é o bloqueio do nervo simpático que foca os nervos que controlam as funções involuntárias do corpo.

Os nervos simpáticos controlam, por exemplo, a abertura e o fechamento de vasos sanguíneos.

Você pode receber injeções nas facetas articulares da coluna.

Facetas articulares na sua espinha ajudam no seu movimento e providenciam estabilidade. Caso inflamem, haverá dor. Uma Injeção nas facetas articulares da coluna irá entorpecer a articulação e pode reduzir a dor.


Os anti-inflamatórios podem prejudicar os rins?

Verifique com seu médico para ter certeza de que você pode usar esses medicamentos com segurança, principalmente se tiver doença renal.

O uso crônico ou prolongado de alguns desses medicamentos, como ibuprofeno, naproxeno e aspirina em doses mais altas, pode causar doença renal crônica conhecida como nefrite intersticial crônica.

Os rótulos de advertência nos anti-inflamatórios de venda livre dizem para você não usar esses medicamentos por mais de 10 dias para dor e mais de três dias para febre.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail