Qual o tempo de recuperação para uma lombalgia (dor lombar)

dor lombar quanto tempo

A dor nas costas (dor lombar) é uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas procuram um profissional de saúde.

A boa notícia é que a dor geralmente desaparece sozinha e as pessoas geralmente se recuperam em uma ou duas semanas. Muitas pessoas querem ficar na cama quando as costas doem. Por muitos anos, descansar na cama era o conselho normal[1]Hush JM, Refshauge K, Sullivan G, De Souza L, Maher CG, McAuley JH. Recovery: what does this mean to patients with low back pain?. Arthritis Care & Research. 2009 Jan 15;61(1):124-31..

Mas os estudos atuais recomendam não descansar na cama e enfatizam que ficar na cama por mais de 48 horas não só não ajuda, mas pode, de fato, atrasar sua recuperação.


Na maioria dos casos, a dor lombar é leve e desaparece sozinha. Para algumas pessoas, a dor nas costas pode retornar ou persistir, levando a uma diminuição da qualidade de vida ou mesmo à incapacidade.


Fator mecânicoDescrição
Mobilidade articular excessivaAs articulações que têm mais amplitude de movimento do que o normal podem ser mais vulneráveis a lesões e dores.
Desequilíbrio muscularMúsculos fracos ou tensos podem levar a má postura e aumento da tensão nas costas.
Postura incorretaMá postura pode sobrecarregar a coluna, causando fadiga e dor.
Lesão de tecidos molesDanos nos músculos, ligamentos e tendões nas costas podem causar dor e incapacidade.
Lesão do discoDanos nos discos intervertebrais podem causar dor, dormência e formigamento.
Degeneração articularA quebra das articulações da coluna vertebral pode causar dor, rigidez e diminuição da amplitude de movimento.


Quanto tempo irei levar para melhorar da dor?

Infelizmente, não há um prazo padrão para que os pacientes nas costas se recuperem, pelo mesmo motivo que as causas da dor nas costas são tão diversas[2]Kamper SJ, Stanton TR, Williams CM, Maher CG, Hush JM. How is recovery from low back pain measured? A systematic review of the literature. European Spine Journal. 2011 Jan;20(1):9-18..

Os tempos de recuperação podem variar amplamente com base em muitos fatores diferentes, como:

ressonancia-magnetica-lombar

Tempo de recuperação para alguns tipos comuns de dor lombar

Dor miofascial aguda e contraturas musculares

Se sua dor nas costas deriva de estresses básicos, como excesso de exercícios (overtraining), levantar algo pesado, etc., é provável que você volte ao normal em alguns dias simplesmente parando qualquer atividade que esteja causando a dor e dando às costas algum tempo para descansar.

Se a tensão for mais grave, a recuperação da dor nas costas pode levar algumas semanas. Enquanto isso, você geralmente pode controlar a dor usando medicamentos de venda livre, ou talvez por hidroterapia ou massagem terapêutica, conforme recomendado pelo seu médico.

MúsculoDor miofascial
Quadrado LombarA dor miofascial mais comum na região lombar, afetando a área próxima à coluna e à articulação do quadril.
Psoas MaiorLocalizado na parte inferior das costas e na área do quadril, esse músculo pode apresentar dor miofascial quando o músculo está sobrecarregado.
MultifidusO músculo multífido está localizado perto da coluna vertebral e pode ficar tenso e sentir dor miofascial.
Iliocostal lumborumLocalizado em ambos os lados da coluna vertebral, este músculo pode ficar tenso e sentir dor miofascial.
Psoas menorO músculo psoas menor está localizado perto da coluna e pode ficar tenso e sentir dor miofascial.
Paraespinhal lombarEste grupo de músculos está localizado perto da coluna e pode ficar tenso e sentir dor miofascial.
Latíssimo do dorsoEste músculo está localizado na parte inferior das costas e pode ficar tenso e sentir dor miofascial.


Lesões Agudas ou Agudizadas

Se sua dor nas costas vier de uma lesão mais significativa na coluna – seja por uso excessivo, superextensão ou força de impacto – você pode ter uma fratura ou ruptura que levará mais tempo para cicatrizar.

Lesões como protrusão discal, hérnia de disco, dor facetária, síndrome do piriforme estão incluídas nesta lista.

Lesões gerais que não requerem cirurgia podem se recuperar em cerca de 4 a 12 semanas em geral – no entanto, lembre-se de que cada lesão é diferente, assim como o processo de recuperação normal de cada pessoa.

Se a dor nas costas da lesão deriva de uma condição degenerativa ou agravante (por exemplo, artrite), pode ser necessário passar por um plano de tratamento com duração de várias semanas a vários meses para aliviar a inflamação.

Em raros casos, por volta de 5 a 10%, a evolução da dor pode não ser satisfatória, e a pessoa evolui com dor crônica – dor recorrente, com duração superior a 3 ou 6 meses. Por isso, em caso de piora nos sintomas, é importante procurar um médico especialista em dor.

agulhamento seco lombalgia

Orientações gerais para recuperação de dor lombar

Manter-se ativo e evitar o repouso na cama é recomendado ao sentir dores nas costas. O repouso na cama pode levar a uma perda de força muscular e pode aumentar a rigidez muscular, aumentando a dor e o desconforto.

A contratura e a distensão são comumente tratadas com medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, se a dor for leve a moderada.

Um médico pode recomendar fisioterapia. O terapeuta fará uma avaliação aprofundada, que, aliada ao diagnóstico do médico, ditará um tratamento específico para pacientes com lombalgia. A terapia pode incluir tração pélvica, massagem suave, terapia de gelo e calor, ultra-som, estimulação elétrica muscular e exercícios de alongamento.

Um fisioterapeuta também recomendará exercícios para fazer regularmente em casa a longo prazo.

Opções complementares para aliviar a dor lombar incluem acupuntura, quiropraxia, massagem e ioga.

Medicamentos para a dor e relaxantes musculares também podem ser úteis a curto prazo em combinação com a fisioterapia.


Algumas dicas para acelerar a recuperação de uma dor lombar

Uso de analgésicos e anti-inflamatórios

Analgésicos como o paracetamol e a dipirona, e anti-inflamatórios como ibuprofeno (Advil) e naproxeno (Flanax) podem ajudar.

No entanto, eles podem não ser aconselháveis para qualquer pessoa com problemas renais ou úlcera estomacal. É uma boa ideia verificar com seu médico quais medicamentos você deve ou não tomar.


Nome do medicamentoClasse FarmacológicaDosagem
ParacetamolAnalgésico (não opioide)325-650 mg a cada 4-6 horas, conforme necessário
DipironaAnalgésico (não opioide)500-1000 mg a cada 4-6 horas, conforme necessário
TramadolOpioide50-100 mg a cada 4-6 horas, conforme necessário
CodeínaOpioide15-60 mg a cada 4-6 horas, conforme necessário
AmitriptilinaAntidepressivo10-150 mg diariamente
GabapentinaAnticonvulsivante300-3600 mg diariamente
IbuprofenoAINE200-400 mg a cada 4-6 horas, conforme necessário
NaproxenoAINE500-1000 mg a cada 12 horas, conforme necessário
DuloxetinaAntidepressivo30-60 mg diariamente
PregabalinaAnticonvulsivante150-300 mg por dia
DiclofenacoAINE50-100 mg a cada 8-12 horas, conforme necessário
DesvenlafaxinaAntidepressivo50-400 mg por dia
TapentadolOpioide50-250 mg a cada 4-6 horas, conforme necessário
CarisoprodolRelaxante Muscular250-350 mg a cada 6-8 horas, conforme necessário

Faça gelo no local

Em caso de dor aguda, pare o que estiver fazendo e aplique gelo para aliviar a dor e a inflamação.

A terapia fria pode ser continuada por cerca de 20 minutos a cada 6-8 horas pelos próximos 2-3 dias. Mas lembre-se – não coloque gelo diretamente em sua pele. Pode danificar os tecidos e as terminações nervosas.


Posição adequada para dormir

Durma em uma posição que seja confortável para sua coluna.

Coloque travesseiros sob os joelhos quando estiver de costas ou um travesseiro entre as pernas se dormir de lado. Isso ajuda os músculos a se soltarem[3]Kelly GA, Blake C, Power CK, O’keeffe D, Fullen BM. The association between chronic low back pain and sleep: a systematic review. The Clinical journal of pain. 2011 Feb 1;27(2):169-81..


Controlar a ansiedade sobre a dor lombar

Controlar a ansiedade e o medo de uma nova lesão e dor lombar é muito importante para recuperar a função muscular normal. A base para essas reações psicológicas à dor lombar encontra-se no sistema nervoso central, que responde à dor instruindo os músculos próximos à parte afetada para proteger contra novas lesões[4]George SZ, Beneciuk JM. Psychological predictors of recovery from low back pain: a prospective study. BMC musculoskeletal disorders. 2015 Dec;16(1):1-7..

Somente o treinamento físico apropriado que diga especificamente aos músculos para melhorar sua função pode superar essa barreira neurológica para a função muscular normal.


Pare de fumar para melhorar o fluxo de oxigênio para a coluna

Estudos mostraram que o desenvolvimento de dor lombar foi significativamente associado ao tabagismo. A teoria subjacente para isso é que fumar priva as estruturas da coluna de nutrientes, particularmente oxigênio no suprimento sanguíneo (porque os pulmões dos fumantes não ingerem ou distribuem oxigênio tão efetivamente quanto os não fumantes) e, portanto, interfere nas tentativas da coluna de se reparar.

Parar de fumar pode melhorar o fluxo de oxigênio e melhorar os resultados da reabilitação[5]Jamison RN, Stetson BA, Parris WC. The relationship between cigarette smoking and chronic low back pain. Addictive behaviors. 1991 Jan 1;16(3-4):103-10..

A descoberta de que os fumantes têm episódios mais frequentes de dor nas costas pode implicar que fumar exacerba a dor nas costas, e a observação de que associações mais fortes entre dor nas costas e tabagismo foram encontradas na coorte de escoliose sugere que fumar pode ter um impacto maior em pessoas com problemas na coluna.

Publicado em Spine | S. Scott | 1999

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Hush JM, Refshauge K, Sullivan G, De Souza L, Maher CG, McAuley JH. Recovery: what does this mean to patients with low back pain?. Arthritis Care & Research. 2009 Jan 15;61(1):124-31.
2 Kamper SJ, Stanton TR, Williams CM, Maher CG, Hush JM. How is recovery from low back pain measured? A systematic review of the literature. European Spine Journal. 2011 Jan;20(1):9-18.
3 Kelly GA, Blake C, Power CK, O’keeffe D, Fullen BM. The association between chronic low back pain and sleep: a systematic review. The Clinical journal of pain. 2011 Feb 1;27(2):169-81.
4 George SZ, Beneciuk JM. Psychological predictors of recovery from low back pain: a prospective study. BMC musculoskeletal disorders. 2015 Dec;16(1):1-7.
5 Jamison RN, Stetson BA, Parris WC. The relationship between cigarette smoking and chronic low back pain. Addictive behaviors. 1991 Jan 1;16(3-4):103-10.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail