Fisiatria – O que um médico fisiatra faz?

O que é fisiatria?

Fisiatras, ou médicos de reabilitação, são médicos que se especializam em frouxidão medicina física, significa o tratamento de problemas músculo-esqueléticos, envolvendo músculos, ossos, articulações, tendões, ligamentos e nervos, sem o uso de cirurgia. Seu objetivo final é restabelecer sua função, mobilidade e qualidade de vida.

Eles diagnosticam e tratam lesões físicas e deficiência através de uma grande variedade de métodos, de supervisão de medicamentos e terapia física programas para teste de condução do nervo e eletromiografia.

Fisiatria – Medicina Física e Reabilitação – História

A Fisiatria, também conhecida como Medicina Física e de Reabilitação tem uma longa história sendo hoje uma especialidade médica reconhecida.

A especialidade se tornou mais conhecida após a Segunda Guerra Mundial, quando milhares de feridos e lesionados de guerra precisaram ser tratados. A reabilitação era indispensável para a reintegração dessas pessoas à sociedade, o que acabou gerando uma onda de multiplicação dessas unidades de tratamento.

Ainda hoje a fisiatria é uma especialidade indispensável. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população de um país em estado de paz é portadora de algum tipo de deficiência. Além disso, 4% desses possuem problemas incapacitantes, necessitando de atendimento especializado.

A mesma organização define o conceito de reabilitação como um processo que permite que pessoas com incapacidades mantenham níveis óptimos de suas funções físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, objetivando atingir a independência.

Diante disso, torna-se até mais fácil compreendermos a relevância de tal especialidade. Apesar de um papel crucial no tratamento em relação aos enfermos, seja por uma lesão com potencial para se tornar incapacitante ou a um problema já instalado, outro fator demonstra bem a importância de tais profissionais.

Objetivos de um fisiatra
Maximize a independência com atividades da vida diária
Diminuir a dor
Melhore o desempenho/funcionalidade para melhorar a qualidade de vida sem intervenção cirúrgica

É do fisiatra a responsabilidade de prevenir, tratar ou limitar qualquer fenômeno, ou problema que venha interferir na função motora do indivíduo. Pense em função motora como mais que um problema para se locomover, mas como algo que afeta a profissionalização e o desempenho social deste paciente.

Musculos da coluna e ombro


Área de Atuação

Algumas áreas incluem:

  • Lesões da medula espinhal: Esta especialidade se concentra no diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes com lesões na medula espinhal. Trabalho em conjunto com fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, para obter ganho de funcionalidade e independência nas atividades diárias. Prescrição de órteses, aplicação de toxina botulínica para espasticidade, orientações para a vida diária, e adaptações.
  • Medicina Esportiva: Esta especialidade se concentra na prevenção, tratamento e reabilitação de lesões relacionadas a esportes e exercícios. Trabalho multidisciplinar com educadores físicos, fisioterapeutas e psicólogos, para otimização de resultados. Trabalha com prevenção de lesões, reabilitação de lesões, com procedimentos e medicamentos.
  • Medicina Neuromuscular: Esta especialidade se concentra em doenças dos músculos e nervos, incluindo distrofia muscular, miastenia gravis e doenças do neurônio motor. Tratamento de patologias que afetam os músculos, resultando em fraqueza, rigidez articular e problemas funcionais. Isso pode ser devido a um problema que afeta o músculo, os nervos que os fornecem ou a junção entre os dois.
  • Medicina de Lesões Cerebrais: Esta especialidade se concentra no diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes com lesões cerebrais. Os fisiatras tratam a espasticidade usando agentes antiespasmódicos orais, injeções de toxina botulínica, injeções de fenol e gerenciamento de bomba de baclofeno intratecal para melhorar a função e diminuir a dor.
  • Reabilitação de AVC: Esta especialidade se concentra no diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes que sofreram um AVC. A terapia de reabilitação geralmente começa no hospital de cuidados intensivos assim que a condição se estabiliza, geralmente dentro de 48 horas após o acidente vascular cerebral.
  • Medicina Musculoesquelética: Esta especialidade se concentra em doenças e distúrbios do sistema musculoesquelético, incluindo artrite, tendinite e bursite. Diversos procedimentos podem ser realizados, como acupuntura, agulhamento seco, infiltrações de ponto gatilho, aplicação de toxina botulínica ou tratamento por ondas de choque.
  • Medicina da Dor: Esta especialidade se concentra no diagnóstico e tratamento de condições de dor. Disciplina dentro do campo da medicina que se preocupa com a prevenção da dor e a avaliação, tratamento e reabilitação de pessoas com dor.
  • Reabilitação Geriátrica: Esta especialidade se concentra no diagnóstico, tratamento e reabilitação de idosos. Trabalho multidisciplinar para alívio de dor, melhora de massa muscular, ganho de independência, funcional.
  • Reabilitação Pediátrica: Esta especialidade se concentra no diagnóstico, tratamento e reabilitação de bebês, crianças e adolescentes.
  • Reabilitação Cardíaca: Esta especialidade se concentra no diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes com doenças cardiovasculares. Inclui o trabalho de prevenção e tratamento complementar para melhora de funcionalidade.

Aprenda mais sobre a Fisiatria

A fisiatria é a especialidade médica que estuda a reabilitação, ou seja, a recuperação das funções motoras, de pacientes com deficiências físicas ou que sofrem de doenças incapacitantes. O termo vem do grego “physikos”, que quer dizer função, e “latraia” que quer dizer a arte de curar.

Por isso o fisiatra é tido como o médico da função. Através dos mais diversos tipos de agentes físicos, dentre outras terapias, estuda os órgãos e suas respectivas funcionalidades, focando na recuperação plena da saúde do indivíduo.

Enquanto em outras especialidades, pelo menos na maioria delas, há um campo de atuação claro, geralmente restrito a um dos sistemas do corpo ou a um grupo de patologias, a compreensão das responsabilidades da fisiatria é um pouco mais desafiadora.

Componentes do tratamento
Tratar a doença de base e prevenir complicações
Tratar a deficiência e melhorar a funcionalidade
Fornecer ferramentas adaptáveis e alterar o ambiente
Ensinar o paciente e a família e ajudá-los a se adaptar às mudanças no estilo de vida

Para muitos essa é a especialidade que mais integra o conceito de saúde estabelecido pela OMS, baseado no bem-estar biopsicossocial dos indivíduos. A fisiatria coloca em foco mais do que a debilidade do paciente, mas todas as áreas de sua vida que possam vir a ser afetadas por tal problema, o que muitas vezes gera necessidade da participação de uma equipe multidisciplinar.

Esses especialistas podem desempenhar diferentes funções em diferentes contextos, atendendo em unidades de saúde ou mesmo em ambientes de comunidade.

A especialidade é considerada recente, foi estabelecida oficialmente como um conselho independente nos Estados Unidos, sob autoridade da American Board of Medical Specialties. O termo, fisiatria, pelo qual ficou conhecida, tornou-se popular em 1928.

Desde então o fisiatra ganha cada vez mais espaço, tendo experimentado um crescimento exponencial na Europa após a Segunda Guerra Mundial. Um dos pioneiros, Howard A. Rusk, foi nomeado a reabilitação de diversos pilotos feridos da força aérea norte-americana.

O principal objetivo dos tratamentos fisiátricos é a reintegração do paciente a sua vida normal, restaurando sua qualidade de vida. Para isso, é realizado o controle dos sintomas, da inflamação e da dor, além do acompanhamento e do manejo das limitações motoras do indivíduo.

A terapia pode ser indicada para qualquer pessoa, não importa o sexo ou a idade e geralmente foca em todo corpo, não se limitando ao local da lesão.


fisiatria

Quais procedimentos o médico fisiatra faz?

Eles também são capazes de realizar procedimentos minimamente invasivos para restaurar a mobilidade e função, como injeções de peridural guiadas fluoroscópica e injeções de ultra-som guiado de articulações, tendões e ligamentos.

Fisiatras focam em tratamentos altamente personalizados e abrangentes, que ultrapassam o cuidado que eles fornecem para você cara a cara.

Na verdade, o papel de um fisiatra envolve direcionando seu tratamento inteiro e a equipe de reabilitação, incluindo fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, outros médicos e profissionais de saúde.

Doenças tratadas pelo médico fisiatra

As principais causas de consultas ao fisiatra são as doenças e distúrbios musculoesqueléticos, como lombalgias, tendinites, bursites, fibromialgia, doenças ocupacionais.

Na Clínica 687, nosso centro de Fisiatria foca especificamente no tratamento conservador de lesões da coluna e lesões de esporte, com outros problemas músculo-esqueléticos ao longo da vida do adulto.

Apresentaremos brevemente algumas das principais doenças tratadas pela especialidade.

Artrite e artrose

Artrite é o nome usado para descrever uma série de doenças que afetam o sistema articular. Dentre seus principais sintomas podemos citar, dor, rigidez, vermelhidão, calor e edema, sinais típicos de inflamação.

Muitas vezes confundida, a artrose é um dos tipos de artrite e sua principal característica é a degeneração da cartilagem articular, deixando o osso subjacente exposto e provocando dor.

Para entender melhor essa diferença leia também “Artrite e artrose: Entenda as principais diferenças”

Escoliose

A escoliose é um distúrbio da coluna vertebral, onde há deformação lateral da curvatura da coluna, que pode aparecer em S ou C.

Quando o desvio é ligeiro, não há motivo para grandes preocupações. Contudo, quando não tratado, o quadro pode se tornar incapacitante.

Na maioria dos casos se desconhece a causa do problema, o que reforça a crença de que existam diversos fatores envolvidos.

A região mais acometida é porção lombar.

Espasticidade

Espasticidade é um dos distúrbios motores mais frequentes e uma importante causa de incapacitação em pacientes com alterações no sistema nervoso.

O quadro se caracteriza pelo aumento do tônus muscular, o que provoca hipertonia e hiper-reflexia durante a contração, gerando uma condição neurológica anormal.

Doenças ocupacionais

São consideradas doenças ocupacionais todas aquelas patologias que possuem como causa algum fator relacionado à atividade ou ao ambiente de trabalho. A causa geralmente é o excesso de exposição a diferentes agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos.

Conheça as principais doenças ocupacionais clicando aqui.

Tendinite

A tendinite é um dos tipos mais comuns de doenças ocupacionais. O distúrbio se caracteriza pela inflamação de um ou mais tendões devido a movimentos repetitivos em excesso.

Nem todos os casos têm relação com o trabalho, podendo o problema estar associado a atividades de lazer ou mesmo a outros comorbidades.

Diversas articulações podem ser acometidas, dentre as mais comuns, podemos citar a Tendinite de pulso, a Tendinite do Manguito Rotador e a Tendinite de Aquiles.

Osteoporose

A osteoporose é um problema muito comum, em especial entre mulheres na menopausa. A doença produz degeneração estrutural e redução da densidade dos ossos, aumentando o risco de fraturas. O distúrbio é a principal causa de lesões em idosos.

Na maioria dos casos o paciente só se descobre portador da doença após o primeiro trauma, o que pode acabar gerando complicações.

Saiba mais sobre o tratamento para osteoporose.

Bursite

A bursite é uma dos principais problemas tratados por fisiatras. O distúrbio ocorre devido à inflamação da bolsa sinovial de uma das articulações do corpo.

A principal função dessa bolsa é evitar o atrito entre as estruturas articulares e prevenir dores e lesões. O problema causa grande desconforto e pode gerar complicações.

Os tipos mais comuns são Bursite no joelho, Bursite no Quadril e Bursite nos ombros.

Polineuropatia diabética

A polineuropatia diabética é uma das complicações da diabetes e é considerada um problema grave. Aproximadamente metade dos diabéticos desenvolvem um tipo da doença, porém, na grande maioria dos casos o paciente só descobre o problema quando em estado grave.

Geralmente os primeiros sinais das alterações nervosas começam a surgir entre 10 e 20 anos após o diagnóstico da diabetes.

A Polineuropatia diabética afeta mais de 130 milhões de pessoas e esse número tem aumentado ano após ano.


fisiatria medica


Que papel desempenha o médico fisiatra em meu tratamento e recuperação?

Há um número de maneiras em que um fisiatra desempenha um papel no tratamento e recuperação de esportes, lesões músculo-esqueléticas e relacionadas com a coluna vertebral ou transtornos.

Após uma avaliação abrangente, o médico fisiatra irá criar um plano de tratamento personalizado, frouxidão adaptado às suas necessidades exclusivas. Isto inclui muitas vezes identificando e gerenciando programas fora de terapia e/ou de reabilitação como fisioterapia e terapia ocupacional.

Ele também inclui prescrição e supervisão de medicamentos e suporte a dispositivos ortopédicos, se eles serão benéficos.

Fatores de sucesso
Natureza e gravidade da doença, distúrbio ou lesão
Tipo e grau de quaisquer deficiências e deficiências resultantes
Saúde geral do paciente
Apoio familiar
Acesso a recursos

Um fisiatra pode também executar uma ampla gama de procedimentos minimamente invasivos que ajudam a aliviar a dor e restaurar a função e mobilidade – sem a necessidade de cirurgia.

Isso inclui tratamentos como:

  • Injeções de articulação e bursa
  • Injeções de ultra-som guiado dos tendões e ligamentos
  • Injeções de faceta conjuntas, blocos do ramo medial e denervação por radiofrequência para a dor de costas e pescoço
  • Injeções de articulação sacroilíaca
  • Proloterapia
  • Injeções de ponto-gatilho para aliviar a dor músculo-esquelética.



Quando procurar um médico fisiatra?

Pacientes que sofrem de doenças incapacitantes sejam elas permanentes ou temporárias devem consultar um especialista em fisiatria.

O número de pessoas afetadas por doenças crônicas no Brasil é altíssimo, girando em torno de 15% e alcançando até 40% da população em alguns estados.

Você deve procurar um fisiatra em caso de:

  • Dor aguda e crônica nas costas
  • Dor reumática
  • Osteoartrose
  • Artrite
  • Tendinite
  • Bursite
  • Dor musculoesquelética (dor miofascial)
  • Doenças ocupacionais
  • Sequelas de um acidente vascular cerebral
  • Paralisia Cerebral
  • Má formação congênita
  • Sequelas de procedimentos cirúrgicos
  • Lesões esportivas
  • Doença oncológica
  • Membros amputados
  • Longos períodos de imobilização
  • Lesões nervosas, medulares e cerebrais
  • Doenças degenerativas


Avaliação fisiátrica

Você já se consultou com um fisiatra?

Agora que já sabe o que é a fisiatria e já conhece suas responsabilidades e sua importância, vamos descrever como a especialidade atua na prática.

As dores musculoesqueléticas estão entre as principais queixas levadas ao especialista, dentre elas, as lombalgias são o problema mais comum.

O atendimento se dá por algumas etapas básicas.

Durante a anamnese o médico fará uma breve entrevista com seu paciente, questionando-o sobre seu histórico de doenças, sobre hábitos e vícios, além de mais detalhes sobre seus sintomas, como o tipo e o grau da dor e fatores de melhora e piora.

Por meio dessa breve conversa, o médico avaliará os fatores de risco presentes, começando a construir uma hipótese diagnóstica daquilo que está levando à dor.

Feito isso, segue-se ao exame físico geral.

Avaliação do Médico
Função Cardiopulmonar
Avaliação Osteometabólica
Exame músculo-esquelético e neurológico detalhados (avaliação de pares cranianos, força muscular dos principais músculos-chave, sensibilidade e reflexo)
Avaliação da Postura e da Marcha
Avaliação da Saúde Mental

O objetivo é verificar possíveis problemas prévios ou mesmo contraindicações, sempre visando um tratamento efetivo e seguro.

Durante o exame físico deve ser dado um grande enfoque ao sistema musculoesquelético, além é claro, de uma avaliação neurológica completa.

Um estudo cauteloso das articulações também será feito neste momento, em especial àquelas mais acometidas por distúrbios, ombro, coluna, quadril e joelhos.

Se necessário o médico irá requerer ainda alguns exames complementares, geralmente exames laboratoriais ou de imagem.

Após o diagnóstico, chegaremos a última etapa, a orientação para o tratamento.

O fisiatra irá orientar seus pacientes a terapia que mais se adequa ao seu caso, o que pode incluir o uso de medicamentos e ainda outros modalidades terapêuticas como pudemos ver anteriormente (fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, etc).

Poderão ser prescritas órteses, próteses dentre outros equipamentos essenciais à reabilitação.



Que diferença faz tratar com um fisiatra?

Entender a importância da atuação desse especialista é simples. Imagine só o quanto muda a vida de um indivíduo que sofre uma fratura femoral, por exemplo. O problema gera uma onda de mudanças em cadeia que acaba por interferir em todos os aspectos da vida dessa pessoa.

O trabalho da fisiatria é promover a recuperação completa das funcionalidades desse e de outros pacientes em casos relacionados.

Tal tratamento requer um processo de reabilitação cuidadoso, detalhado e progressivo e geralmente conta com uma combinação de terapias pensadas para aquele indivíduo.

Importância do Médico de Reabilitação em Medicina Física
1. Plano de cuidados abrangente adaptado às necessidades individuais do paciente.
2. Avalia deficiências, incapacidades e limitações funcionais dos pacientes.
3. Desenvolve e implementa planos de tratamento individualizados.
4. Melhora a mobilidade, força e habilidades funcionais.
5. Reduz a dor e melhore a qualidade de vida.
6. Promove independência, segurança e prevenção de mais lesões ou incapacidades.
7. Educa pacientes e familiares sobre promoção da saúde e prevenção de doenças.
8. Colabora com outros profissionais de saúde para garantir atendimento eficaz ao paciente.
9. Utiliza medicina baseada em evidências, modalidades físicas e exercícios terapêuticos.
10. Educação ao paciente e à família sobre programas de exercícios em casa.


Qual o papel do fisiatra?

O médico fisiatra pode exercer suas funções de diferentes maneiras: atendendo ao paciente de maneira direta, como parte de uma equipe multidisciplinar e como consultor. 

Atendimento ao paciente

Neste caso será realizada uma consulta padrão, bem como aquelas realizadas em outras especialidades.

O especialista fará uma anamnese completa, ouvindo a história do paciente e analisando seus antecedentes.

Se necessário, poderão ser requeridos alguns exames complementares para o diagnóstico.

Assim, prosseguirá com o tratamento adequado, orientando e tratando o paciente de maneira particular conforme suas necessidades. Além de procedimentos como acupuntura, fisioterapia e psicoterapia, pode ser indicado o uso de medicamento ou mesmo terapia com infiltração.

Equipe multidisciplinar

É muito comum casos de fisiatras a frente de equipes multidisciplinar. Como falado anteriormente, a reabilitação deve ser feita de maneira integral, levando em conta os mais diversos aspectos da vida do paciente em questão.

A equipe conta ainda com profissionais de outras áreas, dentre eles, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, enfermeiros e terapeutas ocupacionais.

Na maioria dos casos o fisiatra é o coordenador da equipe, quem define quais condutas serão tomadas, tendo ele a responsabilidade ética e legal pelo que for prescrito.

Consultoria

Muitas outras especialidades médicas contam com a assessoria de um fisiatra. Os especialistas geralmente fazem consultoria a outras áreas, muitas das vezes a ortopedistas, neurologistas, reumatologistas, cardiologistas, e qualquer outra especialidade relacionada a doenças incapacitantes.

Sua maior contribuição advém de sua experiência e conhecimento na área da reabilitação, prescrevendo próteses, orientando em terapias que fazem uso de meios físicos como calor, frio e eletricidade, e na orientação de exercícios que visam a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

A fisiatria intervém ainda no tratamento medicamentoso, participando da complementação diagnóstica e trabalhando em prol dos melhores resultados possíveis nos tratamentos escolhidos. Além disso, desempenha importante papel na prevenção de sequelas e complicações nos mais diversos tipos de distúrbios.

Perguntas Frequentes sobre Fisiatria

Qual a diferença entre Fisiatria e Fisioterapia?

Não, medicina física e reabilitação não é o mesmo que fisioterapia. A fisiatria é um ramo da medicina que se concentra no diagnóstico, tratamento e tratamento de lesões e deficiências musculoesqueléticas, neurológicas e outras deficiências físicas.
A fisioterapia é outra graduação, com foco no tratamento e prevenção de patologias e lesões.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail