Amitriptilina – Serve Para Dor? Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre o Fármaco

amitriptilina é um antidepressivo indicado para tratar a depressão e dor crônica (como a fibromialgia e dores neuropáticas).

A amitriptilina começou a ser comercializada na década de 1960 sendo muito utilizado pelos psiquiatras para o tratamento da depressão, visto que havia poucas opções de medicações para a depressão nesta época[1]Beck AT, Hollon SD, Young JE, Bedrosian RC, Budenz D. Treatment of depression with cognitive therapy and amitriptyline. Archives of general psychiatry. 1985 Feb 1;42(2):142-8..

Com o avanço dos estudos foi sendo avaliado o uso da amitriptilina para o tratamento de outras doenças[2]Moore RA, Derry S, Aldington D, Cole P, Wiffen PJ. Amitriptyline for neuropathic pain and fibromyalgia in adults. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2012(12)..

O princípio ativo amitriptilina, é encontrado no mercado comercialmente como Tryptanol® (medicamento de referência), Amytril®, Neo-Amitriptilin®, Neurotrypt®, Trisoma Tol®, Tripso L® (medicamentos similares), Cloridrato de Amitriptilina (medicamento genérico).


Como a amitriptilina age no organismo?

amitriptilina sistema nervoso central

A amitriptilina age primariamente como um inibidor da recaptura de serotonina e noradrenalina, apresentando efeitos mais fortes sobre o transportador de serotonina e efeitos mais leves sobre o transportador de noradrenalina[3]Nishishinya B, Urrutia G, Walitt B, Rodriguez A, Bonfill X, Alegre C, Darko G. Amitriptyline in the treatment of fibromyalgia: a systematic review of its efficacy. Rheumatology. 2008 Dec … Continue reading.

A serotonina é um neurotransmissor e uma substância relacionada a comunicação dos neurônios em associação à regulação do humor, emoções e apetite.

Este neurotransmissor é produzido e armazenado no intestino, quando o cérebro precisa desta serotonina o intestino envia para o cérebro, que por sua vez utiliza em média 1% devolvendo o restante para o intestino[4]Charney DS, Heninger GR, Sternberg DE. Serotonin function and mechanism of action of antidepressant treatment: effects of amitriptyline and desipramine. Archives of General Psychiatry. 1984 Apr … Continue reading.

O mesmo ocorre com a noradrenalina, porém sua produção se dá na glândula suprarrenal.

Portanto, a amitriptilina evita que a quantidade não utilizada dessas substâncias volte em sua totalidade para o intestino (para o caso da serotonina) e não se perca na corrente sanguínea (para o caso da noradrenalina).

Consequentemente dá um aumento de serotonina e noradrenalina no cérebro atingindo o objetivo principal que é a sensação de bem-estar.


Para Que Amitriptilina É Indicada?

insonia

De acordo com a bula, amitriptilina é recomendada para o tratamento de depressão, enurese noturna (em crianças), insônia, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, estresse pós-traumático.

No entanto, existem algumas indicações da amitriptilina que são off label, ou seja, que não estão prescritas em bula, mas que com estudos de caso foi observado que a amitriptilina se mostrou eficiente para o tratamento de outros diagnósticos.

Em doses mais baixas esse medicamento é utilizado para: enxaqueca e cefaleia, dores crônicas, dores neuropáticas, fibromialgia e artrite reumatoide.


Doses de amitriptilina

Deve ser administrada em doses mais baixas no início do tratamento e aumentar gradualmente observando como o paciente responde à medicação e se há indícios de intolerância.

Para o tratamento da enurese noturna costuma-se utilizar doses de 10 mg a 50 mg a depender da idade da criança.

Para o tratamento da depressão em adultos as doses variam de 75 mg a 150 mg/dia. Para os tratamentos das dores crônicas, como fibromialgia, os guidelines recomendam o uso de 25 mg a 50 mg, podendo variar de paciente para paciente.

Para os idosos que geralmente tem uma tolerância reduzida para este medicamento, é recomendando doses de 10 a 50 mg/dia com acompanhamento médico.


Quais São Os Efeitos Colaterais da amitriptilina?

O principal efeito adverso deste medicamento é a sonolência e sedação, porém deve ser observado outros efeitos durante o tratamento com amitriptilina, sendo os efeitos mais comuns:

Sonolência, sensação de fraqueza ou cansaço, tontura ou zumbido, dores de cabeça, boca seca, prisão de ventre, ganho de peso, crises hipertensivas, taquicardia, alteração no paladar.


Quais As Precauções Que O Paciente Deve Ter Antes de Iniciar O Tratamento?

A amitriptilina precisa ser utilizada com cautela por pacientes com histórico de convulsão, função hepática comprometida, histórico de retenção urinária, glaucoma, esquizofrenia, psicose, epilepsia ou histórico de convulsões, diabetes, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, doenças cardíacas e utilização de marcapassos.

Pacientes que fazem uso de lentes de contato também devem ter cuidado, visto que há relatos associando o uso da amitriptilina a redução do fluxo lacrimal, podendo causar ressecamento da córnea.


lente


Além de informar o médico sobre o histórico destas doenças, é importante ressaltar se faz algum tratamento com anticoagulantes, antiarrítmicos pois a amitriptilina poderá prejudicar a ação desses remédios e prejudicar a arritmia caso o paciente já tenha.

Deste modo, é recomendado que durante o tratamento da amitriptilina o médico faça o acompanhamento com eletrocardiograma.

Por último, e não menos importante, a amitriptilina pode comprometer o estado de alerta em alguns pacientes, por isso, recomenda-se evitar dirigir automóveis ou fazer atividades perigosas, a fim de evitar acidentes devido a diminuição das habilidades físicas e/ou mentais.


Interações Medicamentosas

Alguns medicamentos podem ter interação medicamentosa se utilizado em conjunto com outros medicamentos, podendo causar danos à saúde ou aumentar riscos de desenvolver outras doenças.

Por este motivo, não é recomendado o tratamento com amitriptilina caso o paciente já faça uso de alguns fármacos, tais como:

  • Antidepressivos inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) e outros antidepressivos;
  • Depressores do sistema nervoso central;
  • Substâncias que aumentam o nível da serotonina;
  • Alguns medicamentos como: topiramato, dissulfuram, tramadol;
  • Analgésicos;
  • Agentes anticolinérgicos/simpatomiméticos.


Gestantes, Crianças e Idosos

O uso da amitriptilina em mulheres grávidas não é recomendado. Deve ser utilizado sob acompanhamento médico e somente se os benefícios superarem os possíveis riscos, pois o medicamento atravessa a placenta e pode causar má formação do feto.

Para amamentação também não é recomendado o uso, visto que a amitriptilina é excretada no leite materno.

Em virtude do potencial para reações adversas graves causadas pela amitriptilina em lactentes, considera-se descontinuar o medicamento ou a amamentação.

Em geral é bem tolerada e utilizada em pacientes idosos, a recomendação é de doses mais baixas e deve ser feito o acompanhamento da pressão arterial, principalmente em pacientes hipertensos.

Para o uso em crianças há poucos estudos de segurança e eficácia para o tratamento de depressão em crianças abaixo de 12 anos, contudo é recomendado o uso para o tratamento de enurese noturna para as crianças acima de 6 anos.

Lembrando que você nunca deve utilizar nenhuma medicação sem a devida prescrição médica, uma vez que isso pode acarretar sérios prejuízos para sua saúde.

Este medicamento é vendido somente sob prescrição médica, ou seja, venda com retenção de receita.

Resumidamente a amitriptilina é um medicamento seguro e eficaz, e se mostra uma excelente opção para o tratamento da depressão e até mesmo de outras doenças.

Os pacientes que fazem uso costumam ter bons resultados, sem apresentar dependência.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Beck AT, Hollon SD, Young JE, Bedrosian RC, Budenz D. Treatment of depression with cognitive therapy and amitriptyline. Archives of general psychiatry. 1985 Feb 1;42(2):142-8.
2 Moore RA, Derry S, Aldington D, Cole P, Wiffen PJ. Amitriptyline for neuropathic pain and fibromyalgia in adults. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2012(12).
3 Nishishinya B, Urrutia G, Walitt B, Rodriguez A, Bonfill X, Alegre C, Darko G. Amitriptyline in the treatment of fibromyalgia: a systematic review of its efficacy. Rheumatology. 2008 Dec 1;47(12):1741-6.
4 Charney DS, Heninger GR, Sternberg DE. Serotonin function and mechanism of action of antidepressant treatment: effects of amitriptyline and desipramine. Archives of General Psychiatry. 1984 Apr 1;41(4):359-65.

Priscila Beraldo

CRF PR 24-980
Farmacêutica Bioquímica.
Profissional com 10 anos de mercado, graduada em Farmácia Bioquímica, pós graduada em Gestão da Qualidade e Regularização de Produtos perante Anvisa, atuando nas áreas de planejamento, implementação de Sistema de Gestão da Qualidade, gerenciamento de processos, responsável técnica, representando empresas perante os órgãos sanitários e regulatórios.
Experiência na área de assuntos regulatórios (registro e pós-registro), com forte atuação em medicamentos e produtos para saúde. Consultora na abertura de empresas no âmbito da saúde, treinamentos com relação ao cuidado à saúde, nos âmbitos individual e coletivo bem como educação em saúde.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Priscila Beraldo

Priscila Beraldo

CRF PR 24-980
Farmacêutica Bioquímica.
Profissional com 10 anos de mercado, graduada em Farmácia Bioquímica, pós graduada em Gestão da Qualidade e Regularização de Produtos perante Anvisa, atuando nas áreas de planejamento, implementação de Sistema de Gestão da Qualidade, gerenciamento de processos, responsável técnica, representando empresas perante os órgãos sanitários e regulatórios.
Experiência na área de assuntos regulatórios (registro e pós-registro), com forte atuação em medicamentos e produtos para saúde. Consultora na abertura de empresas no âmbito da saúde, treinamentos com relação ao cuidado à saúde, nos âmbitos individual e coletivo bem como educação em saúde.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail