Tonificador Muscular Elétrico Funciona? Emagrece?

Na corrida pelo corpo sonhado e no menor tempo possível, vários recursos são utilizados. E nos últimos anos a eletroestimulação tem se popularizado.

Porém, esta ferramenta ainda é muito discutida entre os profissionais, pois, por diversos motivos que fogem a ciência criou-se uma grande expectativa e falas equivocadas sobre o assunto.

Portanto, se você deseja descobrir se realmente esse aparelho funciona, continue lendo e fique por dentro.

O ponto de partida dos aparelhos de tonificação muscular é a produção de eletroestimulação.

Ela, por sua vez está configurada como a forma de fazer o seu músculo contrair sem a necessidade de um comando do sistema nervoso central- ou seja, produz uma contração involuntária.

O caminho normal para haver a contração seria através de um comando- pensamento, ou a captação de um estímulo elétrico através dos receptores, que o conduziria até o cérebro, sendo decodificado e produzindo uma resposta manifestada através da contração muscular.

Surge então a pergunta, seria possível tonificar os músculos com esses aparelhos? Um sonho, não é mesmo?

Este assunto é muito interessante e por vezes contraditório. Vamos desvendá-lo parte a parte, a fim de facilitar o entendimento.

Em primeiro momento devemos tomar ciência de alguns pontos importantes:

O que é tonificação muscular?

Tonificação muscular está ligada a melhoria do tônus muscular, que por sua vez é o estado de contração mantida pelo músculo em repouso (sem movimento observável). Representada pelo volume visível do músculo, para facilitar a compreensão.

Como surgiu a utilização desses aparelhos de tonificação?

Os aparelhos de tonificação muscular surgiram inicialmente nas clínicas de reabilitação, onde pessoas com debilidade de movimento eram tratadas, a fim de, manter o músculo trabalhando sem a necessidade do comando medular evitando a atrofia e problemas subjacentes a este fato.

treino especial

Logo, fica claro que esses aparelhos foram criados para pessoas com debilidades de movimento, seja a nível neurológico, ou a nível muscular propriamente dito.

Não foram criados a princípio para uma pessoa que consiga se movimentar normalmente e não tinha o objetivo de performance atlética. Ou seja, tais aparelhos foram criados para trabalhar musculaturas enfraquecidas e com movimentos reduzidos.

Os aparelhos utilizados nas clínicas de fisioterapia e estética são aparelhos que alcançam um nível de eletroestimulação diferenciado dos aparelhos caseiros.

Estes aparelhos são mais robustos e produzem variados tipos de contrações.

E cada tipo de contração tem uma característica própria de reação no organismo, no caso, mais localizado.

Então… Tonificador Elétrico Funciona?

A resposta é sim e não. Pois, depende de caso a caso.

Como citado anteriormente, no caso de reabilitação, impossibilidade de fazer uma atividade a nível muscular e indivíduos não treinados, este método pode se mostrar eficiente, se não para aumento do tônus muscular, ao menos na manutenção de um tônus funcional.

É importante lembrar que para que isso ocorra é necessário o aparelho, corrente e intensidade correta. Ou seja, a maioria dos aparelhos caseiros não possuem especificações que supram esses pré-requisitos.

Quando falamos em corpo atlético, tonificação através destes aparelhos é pouco eficiente, visto que em um corpo treinado é preciso haver um constante aumento tanto de volume, quanto de intensidade. Muitos optam por fazer de forma combinada.

Ou seja, fazem o exercício utilizando o aparelho ou após a atividade usam o aparelho. Provocam alguns ganhos, mas, provavelmente muito menores que os esperados.

Lembrando também que por ser uma atividade bem localizada, as vantagens de um exercício completo não são obtidas, inclusive o que nos remete ao próximo questionamento.

Tonificador Muscular Elétrico Emagrece?

Ao se pensar em emagrecimento temos que entender que para ele ocorrer é preciso haver um déficit calórico.

Esse déficit calórico pode se originar de menor ingesta de calorias diárias do que as necessárias para manter o corpo, pode ser devido a atividade física praticada, fazendo com que aumente o gasto calórico.

Ou ainda, as 2 coisas juntas. Definitivamente um tonificador muscular elétrico não tem por objetivo o
trabalho de emagrecimento, até mesmo o gasto calórico do uso deste aparelho é irrelevante.

Em geral, as pessoas que estão passando por um trabalho de diminuição do percentual de gordura, ou seja, de emagrecimento e faz uso desse aparelho tem a impressão de que ele ajuda no processo de emagrecimento, contudo, em relação ao emagrecimento em si ele não tem eficiência.

Atuando exclusivamente a nível localizado, auxiliando nas trocas metabólicas locais, por exemplo, a área do abdômen, melhorando o funcionamento. Porém, sem o poder de diminuir percentual de gordura.

DICAS DE OURO

  • Contraindicado para gestantes, crianças, hipertensos.
  • O seu uso deve ser com acompanhamento qualificado.
  • O aparelho, mesmo para uso pessoal, precisa da aprovação da ANVISA para certificar a qualidade.
  • Tomando todos os cuidados necessários, inclusive a forma de uso, é possível sim utilizar esses aparelhos e tirar suas próprias conclusões.

Cassia Góes

Especialista em Preparação Física, Treinamento Físico Militar, Preparação Física para Concursos

Hipnóloga

 

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Cassia Góes

Cassia Góes

Especialista em Preparação Física, Treinamento Físico Militar, Preparação Física para Concursos

Hipnóloga

 

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail