Diferença entre Tramadol e Codeína? Tramadol é mais forte que Codeína?

medicamento remedio antidepressivo

Tanto o tramadol quanto a codeína são analgésicos opioides prescritos e parecem ser igualmente eficazes em termos de alívio da dor.

Uma das diferenças mais significativas é que a codeína é um analgésico opióide derivado natural, enquanto o tramadol é uma substância sintetizada.


Tramadol e codeína – semelhanças

O tramadol é usado no tratamento da dor moderada a moderadamente intensa.

Os comprimidos de liberação prolongada são usados para dor crônica moderada a moderadamente grave em adultos que necessitam de tratamento contínuo por um longo período.

A codeína é usada para o alívio da dor leve a moderadamente intensa e para suprimir a tosse.

Tramadol e codeína são prescritos para tratar a dor moderada. Além do alívio da dor, a codeína também é usada como supressor da tosse. Ambos os medicamentos podem ser combinados com outros ingredientes, como o paracetamol.

O tramadol e a codeína são considerados mais fracos do que outras drogas dessa classe, como a morfina.


Como o Tramadol e a Codeína funcionam?

cerebro e antidepressivo

Os opiáceos funcionam porque o sistema nervoso central tem três receptores opioides principais nas células nervosas que, quando acoplados aos opioides naturais que seu corpo produz, governam a sensação de dor, recompensa, aspectos da função gastrointestinal, aspectos da função respiratória e aspectos da função urogenital.

Esses receptores são nomeados após letras gregas: receptores Mu, receptores Delta e receptores Kappa.

Eles se ligam na membrana das células nervosas e se ativam quando um opioide – ocorrendo naturalmente no corpo ou introduzido na forma de uma droga – se encaixa na molécula como uma chave em uma fechadura.


Posso tomar tramadol e codeína juntos?

Como a codeína e o tramadol são opioides, não é recomendado tomar esses dois medicamentos juntos.

Isso pode ampliar os efeitos colaterais e o risco de overdose.


Efeitos colaterais do tramadol e da codeína

Os efeitos colaterais de ambos os medicamentos podem incluir:

Embora esses dois medicamentos sejam mais fracos do que outros opioides, o tramadol e a codeína ainda tem um potencial pequeno de tolerância e dependência, s e podem causar sintomas graves de abstinência se forem interrompidos subitamente.

Tanto a codeína quanto o tramadol podem afetar a sensação de dor, o sistema de recompensa do cérebro, o sistema gastrointestinal e a função respiratória por causa de seu mecanismo de ação central (ocupam os receptores mu-opioides do cérebro).


O tramadol ou a codeína podem deixar você com sono?

trazodona antidepressivo sono

Sim, sonolência e tontura são efeitos colaterais comuns do tramadol ou da codeína.

Os efeitos colaterais tendem a piorar ao aumentar a dose, quando mais tramadol é tomado do que o prescrito, em adultos mais velhos ou em pessoas que nunca tomaram medicamentos opioides antes.

Ao iniciar o tramadol, você deve evitar dirigir um carro ou operar máquinas pesadas até avaliar se o tramadol deu efeitos adversos.


O tramadol ou codeína são medicamentos controlados?

Sim, no Brasil, os medicamentos podem ser apenas prescritos por médicos. Procure um médico especialista. Estes medicamentos não podem ser vendidos sem a retenção da receita.

A receita do tramadol ou codeína é de Controle Especial.


O que evitar ao tomar tramadol ou codeína

Não se deve tomar o tramadol ou codeína com álcool. Ou seja, evite bebidas alcóolicas se o médico prescrever um destes medicamentos.

Evite também o uso concomitante de outros medicamentos sedativos ou tranquilizantes, pois podem potencialmente aumentar os efeitos adversos.

É importante ficar de olho no potencial de depressão respiratória, que pode fazer você parar de respirar se tomar muita codeína ou tramadol, ou misturar qualquer um deles com a medicação errada. Este efeito adverso é raro.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail