Formigamento (dormência periférica) – Causas e o que fazer

formigamento

Nosso conhecimento sobre a origem e manutenção das sensações e sintomas relacionados ao corpo está longe de ser completo.

De acordo com à visão tradicional, também chamada de “realismo ingênuo” ou “o modelo biomédico”, as sensações corporais e os sintomas dependem de processos sensoriais, que podem ser modificados por fatores cognitivos superiores, por exemplo, atenção, afeto, expectativas. Este conceito é aplicado pela maioria dos modelos de percepção de sintomas.

Em certos casos, como hipnose e alucinações, no entanto, a percepção sem um fundo sensorial também pode ocorrer. Em outras palavras, a percepção também pode ser determinada exclusivamente por processos mentais, como memória ou expectativas.

Papel dos processos cognitivos superiores

O papel dos processos cognitivos superiores na percepção do corpo é suportado por resultados empíricos que mostram que a precisão da detecção, também chamada de precisão interoceptiva, é independente da representação consciente do corpo, ou seja, consciência interoceptiva ou corporal.

Além de sua importância teórica, esta questão tem sérias implicações práticas, por exemplo, no caso de sintomas medicamente inexplicáveis, intolerâncias ambientais idiopáticas, o fenômeno nocebo e o efeito placebo, quando a origem da percepção sensorial não pode ser explicada do ponto de vista biomédico.

Embora as sensações e a dor relacionadas à pele tenham sido originalmente colocadas na categoria de exterocepção, pesquisas neuroanatômicas recentes revelaram um quadro mais complexo. De acordo com a visão moderna, a dor e certas modalidades relacionadas à pele, por exemplo, a termorrecepção e o toque afetivo parecem pertencer à interocepção e não à exterocepção.


Modalidade tátil também é especial

A posição da modalidade tátil também é especial, pois representa a fronteira do corpo; portanto, a informação tátil exteroceptiva é fortemente integrada com modalidades interoceptivas, como propriocepção. Além disso, a suscetibilidade de várias sensações relacionadas à pele a sugestões e expectativas também é bem conhecida – nossa percepção às vezes não está de acordo com a presença ou intensidade da estimulação real. Por exemplo, o “toque ilusório” é frequentemente usado como modelo para entender sintomas medicamente inexplicáveis ​​e distúrbios somatoformes.

O termo formigamento refere-se a uma sensação alterada localizada na superfície da pele, que não está relacionada à dor e sensações térmicas, é um termo guarda-chuva que abrange várias sensações.

A medicina coloca o formigamento sob o termo geral parestesia, ou seja, sensações do corpo de uma pessoa sem causa física aparente. Além de formigamento, o termo inclui outras sensações, como cócegas, picadas, dormência, queimação, alfinetes e agulhas, e a sensação de insetos rastejando sob a pele (formicação).

A parestesia caracteriza a neuropatia em vários distúrbios, como neuropatia diabética e isquemia transitória dos membros. O formigamento é uma sensação corporal onipresente, experimentada sob inúmeras circunstâncias diferentes, normalmente na ausência de qualquer estimulação externa.

O Formigamento é sinal frequente de distúrbios neurológicos

Além de ser um sinal frequente de distúrbios neurológicos, o formigamento também está entre as queixas de sintomas medicamente inexplicáveis. Fenômenos relacionados também são caracterizados por formigamento, e. efeitos colaterais inespecíficos da medicação, também denominado efeito Nocebo, e intolerância ambiental idiopática atribuído a campos eletromagnéticos.

formigamento

Curiosidades

Curiosamente, o formigamento também pode ser um resultado desejável, como evidenciado por vários métodos psicoterapêuticos e preventivos complementares e psicoterapêuticos orientados para o corpo, como o treinamento autogênico, relaxamento, biofeedback, sugestão, hipnose, meditação, acupuntura, ioga, taichi, reiki e massagem.

Algumas dessas abordagens interpretam o formigamento como a presença ou fluxo de energia, também chamado de qi ou prana. Embora esse paradigma seja usado por um número crescente de curandeiros e pacientes, a explicação científica de experiências energéticas é escassa.

Propomos que o formigamento durante essas intervenções pode ser causado por processos relacionados à atenção; alterações na fisiologia periférica e durante o relaxamento, posturas estáticas e exercícios lentos, ou respiração profunda trazida pela autorregulação autonômica e somatomotora e processos afetivos; e aprimoramento sensorial relacionado ao movimento.

Em conclusão, o mesmo (ou um fenômeno muito semelhante) é interpretado de forma negativa ou positiva, ou seja, como um indicador de processos nocivos ou saudáveis, respectivamente. Isso sugere que a sensação em si é neutra e sua valência depende do contexto e sua interpretação.

É bem conhecido que os processos de categorização podem contribuir substancialmente tanto para a intensidade percebida quanto para a valência dos sinais interoceptivos. Além disso, a expectativa também influencia a valência dos estímulos percebidos.

Casos de formigamento

Nos casos em que o formigamento é categorizado e interpretado de forma positiva, pode levar a expectativas positivas, aumentar os efeitos placebo e contribuir para a adesão e eficácia ao aumentar a confiança na terapia. Se a categoria e interpretação são negativas, no entanto, pode contribuir para o efeito nocebo. Além de intervenções de cura, atividades recreativas, por exemplo, assistir a um concerto musical ou estimular a atenção corporal pode ajudar a intensificar as sensações corporais agradáveis ​​e, assim, aprofundar a experiência positiva. Para esses processos positivos foi sugerido o termo efeito anandebo, da palavra sânscrita para alegria, usada também para construir o termo anandamida.

Formigamento é uma sensação com uma complexidade desconcertante; pode ser evocado por vários estímulos externos, bem como por “estimulação interna”, ou seja, focando em certas partes do corpo ou estar em um estado emocional positivo ou negativo. Qualquer modelo de formigamento deve ser capaz de explicar todas essas instâncias.

formigamento existentes

Modelos de formigamento existentes

Dos modelos existentes, o modelo aferente pode explicar apenas aqueles casos, quando a estimulação externa ou periférica a patologia está presente; além disso, a atividade evocada precisa ser intensa o suficiente para sobrescrever ou pelo menos moldar substancialmente possíveis elementos de percepção de cima para baixo.

O modelo eferente não pode fornecer uma explicação para as sensações de formigamento experimentadas em estados emocionalmente neutros. No que diz respeito ao modelo da atenção evocada, seu escopo obviamente não é suficientemente amplo; por exemplo, não pode levar estimulação externa em consideração e não está de acordo com fatos neurofisiológicos básicos, por exemplo, a presença geral de ruído sensorial em todos os níveis de processamento.

O modelo de atenção divulgada, no entanto, parece ter um poder explicativo satisfatório; isto pode lidar bem com casos em que a sensação é evocada por estimulação externa ou por processos internos. Uma interação recíproca entre processos cognitivos aferentes e superiores, que parecem ocorrer na maioria dos casos (em particular em situações não experimentais e não patológicas) também são explicáveis ​​por esta abordagem.

A percepção sensorial é um processo ativo; nossas percepções conscientes são o resultado de uma interação entre informação sensorial e antecipação central moldada por fatores contextuais e aprendizado. A primeira abordagem abrangente que foi projetada para diferenciar entre a detecção de informações sensoriais e fatores de polarização central foi fornecido pela teoria de detecção de sinal.

Preconceitos ou antecipações podem desempenhar um papel particularmente importante na percepção quando a informação sensorial é ambígua, por exemplo, em situações próximas ao limiar. Quando a informação sensorial gerada externamente não está disponível, no entanto, ruídos ou flutuações espontâneas ainda estão presentes no sistema de detecção. Essas alterações podem ser facilmente interpretadas pelo sistema de acordo com suas antecipações.

Recentemente, surgiu uma nova abordagem para interocepção, reações placebo e percepção de sintomas, a estrutura de codificação preditiva. De acordo com essa abordagem, inferir as causas das mudanças na entrada sensorial representa a principal função do cérebro. A inferência é baseada em um sistema hierárquico, que compara ascendente (sensorial) e informações descendentes (expectativas anteriores) em todos os níveis e tenta minimizar a discrepância (erro) entre eles.

A minimização do erro é possível alterando o modelo para melhor considerar as amostras sensoriais ou sensações por amostragem seletiva que podem ser explicadas pelo modelo. Este quadro é capaz de explicar uma ampla gama de aspectos anatômicos e fisiológicos dos sistemas cerebrais, desde características de conexões para frente e para trás entre camadas sensoriais de áreas corticais para plasticidade sináptica, aprendizagem perceptiva e habituação.

A estrutura de codificação preditiva pode ser aplicada a todos os quatro modelos identificados de formigamento, no entanto, o modelo de atenção divulgada mostra semelhanças impressionantes com essa abordagem.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail