Mielopatia Cervical

mielopatia cervical

A mielopatia cervical é uma condição rara, mas grave, conhecida como estenose espinhal cervical. É causada por uma doença degenerativa dos ossos, como osteoatrite ou espessamento dos ligamentos ao redor da medula espinhal, que estreita o canal vertebral e causa compressão progressiva da medula espinhal.

Os sintomas incluem dor e rigidez no pescoço, dormência nos dedos, dificuldade com atividades diárias (se alimentar, se vestir) ou fazer movimentos finos, além de dificuldade para caminhar.

Casos severos podem estar associados a alterações intestinais ou urinárias.

O que é Mielopatia?

A compressão severa da medula espinhal pode resultar de lesão traumática, infecção da coluna vertebral ou outras patologias. Quando a medula espinhal se comprime, pode levar a vários sintomas, chamados de mielopatia.

Existem diferentes tipos de mielopatia – cervical, torácica e lombar. A localização da compressão espinhal determina o tipo.

Tipo de mielopatiaLocal afetado
CervicalPescoço
TorácicaMeio e parte superior das costas
LombarLombar

Neste artigo, iremos detalhar sintomas, diagnóstico e tratamento da Mielopatia Cervical.

Causas de Mielopatia Cervical

CondiçãoCausa
Estenose espinhalA artrite na coluna estreita os espaços na coluna vertebral, criando uma condição conhecida como estenose espinhal.
Ruptura ou hérnia de discoUm disco na coluna pode herniar (protuberância entre as vértebras) ou romper (vazamento de líquido, achatando o disco). O disco herniado ou rompido pode exercer pressão sobre a medula espinhal.
Tumor espinhalUm tumor espinhal (canceroso ou não) pode pressionar a medula espinhal.
Doenças neurodegenerativasCondições como a doença de Parkinson ou ELA podem afetar as funções nervosas da medula espinhal.

Quando as lesões ossificadas cervicais superiores causam estreitamento grave do canal vertebral, elas devem ser consideradas uma causa potencial de mielopatia cervical.

Publicado no The Journal of Bone and Joint Surgery. | Y. Kawaguchi | 2008

Sintomas

A compressão da medula espinhal afeta os nervos que controlam muitos dos movimentos e funções do seu corpo.

Diferentes áreas da medula espinhal controlam diferentes funções.

Os sintomas da mielopatia dependem de qual parte da medula espinhal é afetada.

SintomaExplicação
DorMielopatia cervical pode causar dor muscular ou neural.
RigidezPode provocar rigidez cervical, limitação de movimento (dor à rotação e movimento da região cervical), associada a espasmo muscular local.
DormênciaCom frequência, pode causar uma sensação de fraqueza e formigamento nas mãos (lesão dos nervos periféricos).
Dificuldade com movimentos finos e movimentos dos dedosMielopatia cervical pode levar a uma perda de força na mão e dedos, com dificuldade para realização de atividades diárias, como se alimentar e se vestir.
Dificuldade para caminharCompressões moderadas podem causar uma perda de equilíbrio, dificultando a marcha.
Incontinência intestinal e da bexigaCompressões maiores podem resultar em disfunção dos músculos da pelve, causando incontinência.

Diagnóstico

causas mielopatia cervical

É difícil para os médicos suspeitar e diagnosticar a mielopatia cervical, pois leva de um a nove anos para um paciente ter um diagnóstico adequado e eles passam em média cinco consultas antes que o diagnóstico seja feito.

O exame neurológico

O primeiro passo para diagnosticar a mielopatia cervical é fazer um exame neurológico completo.

O médico observará o paciente andando, pois um padrão de marcha de base larga é um padrão típico.

O médico também examinará os reflexos, e se a pessoa apresentar reflexos aumentados, clônus e a presença de alguns reflexos anormais nas mãos e nos pés, isso é altamente sugestivo de mielopatia. O teste sensorial também pode mostrar que a pessoa tem sensação diminuída nas mãos e nos pés.

Exames de imagem

O próximo passo é solicitar alguns exames de imagem, idealmente uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

A ressonância magnética mostrará que a medula espinhal está comprimida. Pode haver um ou mais níveis onde a medula espinhal é comprimida.

Portanto, os médicos geralmente não suspeitam de mielopatia cervical até que façam a ressonância magnética e as imagens mostrem o estreitamento do canal vertebral.

TesteDescrição
Raio-X da colunaUm exame de imagem que usa uma pequena quantidade de radiação para criar imagens das estruturas da sua coluna.
Ressonância magnéticaUm exame de imagem não invasivo que usa ímãs poderosos e ondas de rádio para criar imagens transversais detalhadas de sua coluna.
Tomografia computadorizadaUm tipo de exame de imagem que usa raios-X para criar imagens detalhadas e transversais de sua coluna.
MielogramaUm exame de imagem especializado que usa um corante de contraste e raios-X ou tomografia computadorizada para mostrar a relação entre os ossos e os tecidos moles da coluna.
Eletromiograma (EMG)Um teste de função nervosa que mede a atividade elétrica de seus músculos em resposta à estimulação nervosa.
Potenciais EvocadosUm teste de função nervosa que mede como seu cérebro e corpo enviam mensagens através de seus nervos.

Ressonância Magnética da Coluna Cervical – o que esperar?

A Ressonância Magnética é o exame de imagem mais comumente usado para avaliar a mielopatia cervical.

A ressonância fornece imagens detalhadas da coluna cervical e pode detectar qualquer anormalidade na medula espinhal, raízes nervosas e tecidos circundantes.

A ressonância magnética normalmente mostra qualquer estreitamento do canal espinhal (estenose espinhal), hérnias de disco, protuberâncias de disco, esporões ósseos e quaisquer outras anormalidades que possam estar causando os sintomas do paciente.

A ressonância magnética também pode ajudar a diferenciar entre alterações degenerativas na coluna e quaisquer outras anormalidades estruturais que possam ser a causa dos sintomas do paciente.

Tratamento

A opção de tratamento é fazer uma cirurgia ou procedimento de descompressão, que retira algumas partes dos ossos e alivia a pressão na medula espinhal.

A cirurgia é importante para evitar maior progressão e complicações.

A dor é geralmente dos tecidos moles, como músculos e ligamentos ou dor neuropática da compressão do nervo e compressão da medula espinhal, tratada com medicamentos como antidepressivos e anticonvulsivantes.

Exercícios para os músculos ao redor do pescoço também podem ajudar.

Tratamentos medicamentosos para dor

O tratamento de dor deve ser individualizado.

Para episódios agudos, pode-se iniciar com analgésicos e anti-inflamatórios não esteroidais.

Para dor crônica, de característica neuropática, com alterações sensitivas e motoras, pode-se utilizar medicamentos adjuvantes de dor crônica, como antidepressivos tricíclicos e anticonvulsivantes.

Opióides podem ser usados de forma moderada a curto e médio prazo.

DrogaClasse FarmacológicaDosagem
ParacetamolAnalgésico500-1000 mg por via oral a cada 4-6 horas
DipironaAnalgésico1000-1500 mg por via oral a cada 4-6 horas
TramadolOpioide50-100 mg por via oral a cada 4-6 horas
CodeínaOpioide30-60 mg por via oral a cada 4-6 horas
TapentadolOpioide50-100 mg por via oral a cada 4-6 horas
AmitriptilinaAntidepressivo10-50 mg por via oral a cada 6-8 horas
DuloxetinaAntidepressivo20-60 mg por via oral a cada 8 horas
GabapentinaAnticonvulsivante300-600 mg por via oral a cada 8 horas
PregabalinaAnticonvulsivante75-250 mg por via oral a cada 8 horas
IbuprofenoAINE200-400 mg por via oral a cada 4-6 horas
NaproxenoAINE250-500 mg por via oral a cada 8-12 horas
CetoprofenoAINE50-100 mg por via oral a cada 6-8 horas
MeloxicamAINE7,5-15 mg por via oral a cada 8-12 horas
CelecoxibeAINE100-200 mg por via oral a cada 12 horas
DiclofenacoAINE50-75 mg por via oral a cada 8 horas

Cirurgia é Necessária?

cirurgia mielopatia cervical

Em alguns casos, o paciente pode não precisar de cirurgia ou requer apenas uma descompressão sem fusão.

Em outros casos, o paciente precisa de uma descompressão com fusão, onde é preciso colocar parafusos, hastes e placas para restaurar o alinhamento normal da coluna e estabilizá-la.

A discectomia e fusão cervical multinível provou ser muito eficaz na descompressão e estabilização da coluna vertebral para o tratamento da mielopatia cervical.

Publicado em The Spine Journal: jornal oficial da North American Spine Society | V. Hillard | 2006

Manejo da Dor da Miolopatia Cervical

Em alguns casos, a dor contínua vem das articulações facetárias no pescoço e a pessoa se beneficiará de uma injeção de corticosteroide nessas articulações.

Por serem articulações minúsculas, precisamos usar raios-x ou ultrassom para ver se estamos injetando no local certo.

Intervenções para aliviar a dor

Intervenções não farmacológicas úteis para aliviar a dor da estenose espinhal cervical ou miolopatia incluem massagem, aplicação de calor ou frio, acupuntura e terapias mente-corpo.

Cirurgia e Tratamento da Dor

Conheço muitos pacientes que ficam frustrados após a cirurgia porque continuam com dor e os mesmos sintomas de antes. Eles precisam entender que a cirurgia foi feita para evitar maior progressão e mais compressão.

A cirurgia é feita para aliviar a pressão na medula espinhal, mas não regenera os neurônios que foram perdidos. A cirurgia não é feita para tratar a dor, mas para evitar mais danos à medula espinhal.

Dor residual e rigidez

Mesmo após o tratamento cirúrgico, pode persistir dor residual e rigidez no pescoço. A cirurgia é importante para evitar uma maior progressão e complicações.

A dor pode ser secundária de tecidos moles, como músculos e ligamentos (síndrome dolorosa miofascial), ou dor neuropática de compressão do nervo e compressão da medula espinhal.

Quando a dor é neuropática, devemos tratá-la com medicamentos como antidepressivos e anticonvulsivantes.

Prevenção

A dor da miolopatia cervical precisa ser tratada como uma condição de dor crônica.

Cuidados com as costasExplicação
Levante objetos pesados com segurançaDobre os joelhos, aperte os músculos abdominais e use a força das pernas para ajudá-lo a levantar. Se você não conseguir levantar algo sozinho com segurança, encontre alguém para ajudar.
Mantenha um peso saudável O excesso de peso exerce mais pressão sobre a coluna.
Pare de fumarEm fumantes, os discos da coluna vertebral tendem a degenerar mais rapidamente.
Fortaleça os músculos centrais das costas e abdômenExercícios como flexões, pranchas ou pilates podem ajudar.
Faça alongamentos regularmenteO alongamento ajuda a manter as costas flexíveis e pode ajudar a prevenir lesões.

Conclusão

A mielopatia cervical é uma condição rara, mas grave, causada pelo estreitamento do canal vertebral devido a uma doença óssea degenerativa.

É de difícil diagnóstico e o tratamento depende da gravidade e progressão da doença.

Em alguns casos, pode não exigir cirurgia e, em outros casos, a cirurgia é necessária para descomprimir a medula espinhal e restaurar o alinhamento normal da coluna.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail