O que é o famoso bico de papagaio (osteofitose) na coluna?

Osteófitos são esporões ósseos que crescem nos ossos da coluna ou ao redor das articulações. Eles geralmente se formam ao lado de articulações afetadas pela osteoartrite, uma condição que faz com que as articulações se tornem dolorosas e rígidas.

Os osteófitos podem surgir a partir de qualquer osso, mas são mais frequentemente encontrados no pescoço.

Estima-se que cerca de 60% da população acima dos 45 anos sofre ou irá sofrer com o bico de papagaio na coluna.

A doença, oficialmente conhecida como osteófitos, é uma alteração entre duas vértebras em decorrência de um desgaste excessivo do disco intervertebral. O problema pode acometer desde a coluna cervical a lombar.

O tratamento precoce para sintomas devido a esporões ósseos inclui medicação e fisioterapia. A cirurgia pode ser necessária para raros casos.


O que é bico de papagaio?

coluna normal vs artrose com bico de papagaio osteofito

Chama-se bico de papagaio o crescimento anormal de uma pequena saliência óssea, chamada osteófito, que dá ao encontro das vértebras a aparência de um bico, também conhecido como esporão-de-galo.

O corpo da vértebra tem a importante função de estabilizar a coluna e de absorver o impacto sobre a mesma, prevenindo possíveis lesões.

Conforme o osso vai se desgastando, o organismo tende a tentar se proteger dos danos, causando calcificação das vértebras. Com isso, surge o famoso bico de papagaio.

Sendo assim, sabe-se que o problema é na verdade uma tentativa de proteção do corpo a lesões mais graves na coluna.

Além da alteração óssea, esse processo produz desidratação do disco intervertebral e causa aproximação das vértebras de raízes nervosas próximas. Por esse motivo há surgimento de dor.

Tais modificações são bastante comuns ao processo de envelhecimento e seguem acompanhadas de alterações mecânicas e, em alguns casos, de danos degenerativos.

A medida que os anos vão passando, os sintomas tendem a ser intensificados. Como o problema não tem cura, o tratamento de controle é a melhor opção.


O que causa esporões ósseos na coluna?

Esporões ósseos tendem a se formar nas articulações da coluna vertebral como resultado de alterações degenerativas na coluna, como a osteoartrite.

No entanto, outros fatores de risco e causas comuns de esporões ósseos incluem:

  • Degeneração dos discos espinhais
  • Estenose espinal
  • Uma lesão no tecido mole das costas, resultando em danos a uma articulação, tendão ou ligamento
  • Defeitos congênitos da coluna


Sintomas do bico de papagaio

O primeiro sintoma a surgir é sempre a dor nas costas.

  • Esporões ósseos na coluna lombar podem resultar em incômodos que irradiam para as pernas, como na região das coxas, em especial durante a movimentação.
  • Esporões ósseos na coluna cervical podem resultar em dor e formigamento na cabeça, região do pescoço ou braços.

Concomitante a isso, surge sensação de formigamento que pode acometer os braços ou as pernas a depender da região afetada da coluna.

Além desses, outros sinais do bico de papagaio são:

  • Dor na articulação afetada – Dor sentida na articulação causada pelos osteófitos.
  • Ruídos de ranger ou estalar ao mover a articulação – Sons que são ouvidos quando a articulação é movida, causados pelo atrito dos osteófitos entre si.
  • Rigidez na articulação – Dificuldade de mover a articulação devido aos osteófitos que limitam a amplitude de movimento.
  • Amplitude de movimento reduzida na articulação afetada – Os osteófitos podem fazer com que a articulação seja restrita em sua capacidade de se mover em sua amplitude de movimento normal.
  • Inchaço na articulação afetada – Inchaço ao redor da articulação devido ao aumento da pressão causada pelos osteófitos.
  • Uma protuberância óssea ou sensação de protuberância na articulação afetada – os osteófitos podem causar uma sensação de protuberância ou protuberância óssea na articulação afetada.
  • Sensibilidade quando a pressão é aplicada à articulação afetada Dor e sensibilidade sentida quando a pressão é aplicada à articulação afetada.

Devido à grande semelhança entre tais sintomas e os sinais de outras doenças osteoarticulares, a consulta médica é indispensável ao diagnóstico.


Diagnosticando esporões ósseos

osteofito bico de papagaio na coluna
Osteófitos em região anterior de coluna vertebral

Sua descrição de seus sintomas e histórico médico são uma parte importante do diagnóstico de esporões ósseos.

Seu médico pode manipular a articulação e o tecido ao redor dela. Alguns esporões ósseos podem ser sentidos, outros não.

  • Raio-X: os raios-X podem fornecer uma visão clara do osso e ajudar a detectar a presença de osteófitos.
  • Tomografia computadorizada: a tomografia computadorizada pode fornecer imagens mais detalhadas do osso e pode ajudar a identificar o tamanho e a forma dos osteófitos.
  • Ressonância Magnética: a ressonância magnética pode fornecer imagens detalhadas dos tecidos moles, como ligamentos e tendões, e pode ajudar a identificar a extensão do osteófito e qualquer dano associado.


Diagnóstico diferencial de bico de papagaio

Outras patologias que podem resultar em sintomas parecidos incluem:

DiagnósticoExplicação
OsteoartriteUma doença articular degenerativa que causa inflamação e dor
Fratura traumáticaUma fratura causada por um evento traumático, como uma queda ou acidente de carro
Doença por depósito de pirofosfato de cálcioUma forma de artrite causada por depósitos anormais de pirofosfato de cálcio nas articulações, com inflamação local
OsteopetroseUma doença genética rara caracterizada por ossos anormalmente densos
OsteocondromatoseUm distúrbio caracterizado por múltiplos crescimentos ósseos chamados osteocondromas
Doença óssea de PagetUm distúrbio ósseo caracterizado por crescimento e remodelação óssea anormal
Displasia fibrosaUm distúrbio no qual o tecido fibroso anormal substitui o tecido ósseo normal
Dor discogênicaDor causada pela degeneração dos discos intervertebrais
Estenose espinhalUm estreitamento do canal espinhal devido à degeneração das vértebras
EspondilolisteseUma condição na qual uma vértebra desliza para frente sobre a vértebra abaixo dela


Tratamento dos osteófitos

Depois que um esporão ósseo cresce, ele não desaparece ou é reabsorvido. Não há como se livrar de um esporão ósseo além de cortá-lo, mas isso normalmente não é recomendado, a menos que o esporão esteja comprimindo criticamente um nervo ou a medula espinhal, causando fraqueza. No entanto, existem maneiras de reduzir o risco de crescimento do esporão ósseo.

Para isso, é recomendado o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, sempre sobre prescrição e acompanhamento médico. Além disso, a fisioterapia pode ser indicada. O tratamento fisioterápico produz melhoras significativas.


Fisioterapia para prevenção e tratamento sintomático

A fisioterapia pode ser uma opção de tratamento eficaz para os osteófitos. A fisioterapia pode ajudar a melhorar a flexibilidade, força e amplitude de movimento, o que pode ajudar a reduzir a dor e o desconforto associados aos osteófitos.

Os fisioterapeutas podem usar técnicas de terapia manual, como mobilização articular e manipulação de tecidos moles, para reduzir a dor e melhorar a amplitude de movimento. Eles também podem usar exercícios terapêuticos para fortalecer os músculos ao redor da articulação afetada e melhorar a flexibilidade.

Outros tratamentos podem incluir ultrassom, estimulação elétrica e terapia de calor ou frio. Além disso, os fisioterapeutas podem sugerir modificações no estilo de vida, como usar órteses ou evitar certas atividades, para reduzir os sintomas.

Por mais que tais terapias possam gerar melhorias, o paciente não experimentará alívio completo sem passar por uma reeducação postural. Diante disso, recomenda-se o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis que possam contribuir para a correção da postura.

A prática regular de exercícios físicos também é essencial ao controle da doença.


Vou precisar de cirurgia?

Em casos mais graves, em especial quando há comprometimento neurológico, a cirurgia torna-se uma opção.


Como prevenir o bico de papagaio

O melhor caminho é sempre a prevenção. Seguem algumas dicas.

No geral, fique atento aos sintomas e se necessário procure ajuda médica.


Resumo sobre bico de papagaio

Esporões ósseos ou osteófitos são muito comuns em pacientes com mais de 60 anos. São às vezes mal interpretados como a fonte da dor do paciente, os osteófitos são muitas vezes uma indicação de outro problema.

A degeneração da coluna vertebral, como estenose espinhal, doença degenerativa do disco, espondilose ou artrite, pode causar esporões ósseos ao longo do tempo por espessamento dos ligamentos que se calcificam.

Pacientes que apresentam osteófitos devem antes realizar um diagnóstico adequado e tratamento conservador, que podem incluir medicação, descanso, fisioterapia ou infiltrações na coluna vertebral.

Em raros casos, para pacientes que não respondem ao tratamento conservador, uma cirurgia como a laminectomia pode ser uma solução. A cirurgia para esporão ósseo tem uma alta taxa de sucesso e pode ser realizada como um procedimento ambulatorial minimamente invasivo com tempo de recuperação rápido e menos riscos do que a cirurgia tradicional.

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. João Arthur Ferreira

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail