Artrose Interfacetária: O que é? E Como Tratar?

A artrose interfacetária pode causar dores e incômodos bem insistentes em algumas pessoas, mas do que se trata este tipo de artrose e como tratá-la?

A artrose interfacetária representa um desgaste na região das articulações da coluna, podendo ser motivo de dores nas costas e até mesmo redução da flexibilidade e mobilidade da coluna[1]Cohen SP, Raja SN. Pathogenesis, diagnosis, and treatment of lumbar zygapophysial (facet) joint pain. The Journal of the American Society of Anesthesiologists. 2007 Mar 1;106(3):591-614..

Vamos entender por que ela acontece e como tratá-la. Mas para isto, primeiro de tudo, precisamos entender o que é artrose de maneira geral.


O que é artrose e por que ela acontece?

artrose interfacetaria

A artrose, que também pode ser chamada de osteoartrite, é um fenômeno que representa o desgaste gradual das cartilagens, o tecido de proteção localizado nas extremidades dos ossos, podendo ser acompanhada pela alteração das próprias estruturas ósseas vizinhas às cartilagens degeneradas[2]Cohen SP, Bhaskar A, Bhatia A, Buvanendran A, Deer T, Garg S, Hooten WM, Hurley RW, Kennedy DJ, McLean BC, Moon JY. Consensus practice guidelines on interventions for lumbar facet joint pain from a … Continue reading.

A artrose pode acontecer por diferentes motivos, algumas das causas podendo incluir o avanço da idade, o excesso de esforços físicos repetitivos e a obesidade.

Pode também ocorrer devido a algumas causas secundárias, como traumas, necroses ósseas, doenças que levam a um comprometimento nervoso, doenças reumatológicas inflamatórias e entre outras.

Em relação à ocorrência da artrose com o avanço da idade, foi analisado que entre 80 e 90% das pessoas que já passaram dos 40 anos, apresentam em algum nível sinais de artrose ao realizarem exames de raio-X, porém, em muitos dos casos não há a apresentação de sintomas do desgaste, com as queixas aumentando de maneira progressiva com o passar dos anos[3]Manchikanti L, Singh V. Review of chronic low back pain of facet joint origin. Pain physician. 2002;5(1):83..


Como saber se eu tenho artrose?

coluna normal vs artrose com bico de papagaio osteofito

Os sintomas da artrose costumam englobar:

  • Dores nas regiões de articulações
  • Rigidez local e diminuição da mobilidade do membro ou da região
  • Possíveis inchaços
  • Redução da flexibilidade no local

Caso você acredite que possa estar sofrendo de artrose, procure por ajuda médica ortopédica, que seguirá com os exames adequados e com tratamentos para redução e controle dos sintomas[4]Odonkor CA, Chen Y, Adekoya P, Marascalchi BJ, Chaudhry-Richter H, Tang T, Abruzzese C, Cohen BK, Cohen SP. Inciting events associated with lumbar facet joint pain. Anesthesia & Analgesia. 2018 … Continue reading.


O que significa ter artrose interfacetária?

Artrose Interfacetaria
Ressonância Magnética com Artrose Interfacetária em L4-L5 à direita. Fonte: radiologykey.com

A artrose pode acometer diferentes áreas de articulação do corpo, como as mãos, os joelhos e a coluna. A artrose interfacetária, nada mais é do que o desgaste entre as articulações facetárias, que permitem a movimentação da coluna.

As articulações facetárias estão presentes ao longo de toda a extensão da nossa coluna, fazendo com que possa haver a ocorrência da artrose em diversos pontos da mesma. Porém, na maior parte dos casos, este tipo de artrose tende a ocorrer na região lombar inferior, ou da cervical inferior.


Osteoartrite da coluna: muitos nomes, uma doença

A osteoartrite que se desenvolve na coluna pode ter muitos nomes diferentes, incluindo:

  • Artrite da articulação facetária
  • Síndrome da articulação facetária
  • Artropatia facetária
  • Artrite da articulação zigapofisária


Quais as causas da artrose na coluna?

Já falamos sobre as principais causas da artrose, porém, quando falamos especificamente da artrose que pode ocorrer nas articulações da coluna, alguns itens a mais precisam ser mencionados.

Primeiramente, a principal causa da artrose interfacetária constitui o desequilíbrio e a sobrecarga de peso nas costas, além da questão genética, que pode aumentar as chances de sua ocorrência.

A fraqueza da musculatura presente no tronco também pode aumentar as chances de ocorrência de um artrose na região, uma vez que sem uma boa estabilidade por parte dos músculos, é possível que as cartilagens acabem sofrendo mais desgastes do que seria ideal.

Por fim, a manutenção de uma má postura pode também acabar piorando quadros de artrose interfacetária, principalmente quando atuando junto a outras causas de degeneração das cartilagens entre tais articulações.


Como tratar a artrose interfacetária

Artrose Interfacetaria L4 L5
Raio-x da Coluna Lombar e Ressonância Magnética com Artrose Interfacetária em L4-L5 à direita. Fonte: radiologykey.com

Não há um tratamento que consiga retroceder ou retardar os desgastes decorridos de artroses, porém, há algumas maneiras de melhorar a qualidade vida, reduzir e controlar os seus sintomas.

Uma das maneiras mais relatadas para o controle dos sintomas da artrose incluem a construção ou manutenção de um condicionamento físico, utilizando-se de atividades de baixo impacto e sem muitos movimentos fortes e repetitivos, como as caminhadas ou a natação.

Ainda relacionado a atividades físicas, os exercícios que conferem estabilidade à região da coluna podem ser muito bem vindos, porém, é sempre recomendado que para isto haja uma avaliação e os exercícios sejam passados por um profissional da área[5]Chambers H. Physiotherapy and lumbar facet joint injections as a combination treatment for chronic low back pain. A narrative review of lumbar facet joint injections, lumbar spinal mobilizations, … Continue reading.

Para reduzir os sintomas mais agudos, pode-se recorrer a medicamentos de ação analgésica como o ácido acetilsalicílico e a dipirona, reduzindo as dores e trazendo certo alívio de maneira temporária.

Em casos que a artrose interfacetária pode acarretar em inflamações, medicamentos de ação anti inflamatória podem também ser receitados, auxiliando no controle de possíveis inflamações locais.


caminhada

No mais, algumas ações que podem trazer conforto e ajudar em casos de artrose envolvem, por exemplo:

  • Tomar cuidado com movimentos bruscos envolvendo o local da artrose
  • Controlar o ganho de peso
  • Incluir alças de apoio em banheiros e escadas que possam haver dentro de casa
  • Utilizar bons sapatos que ofereçam um apoio adequado ao corpo
  • Fazer uso de bengalas ou andadores caso estes sejam capazes de conferir uma maior autonomia e possibilidade de movimentação por parte da pessoa com artrose.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Cohen SP, Raja SN. Pathogenesis, diagnosis, and treatment of lumbar zygapophysial (facet) joint pain. The Journal of the American Society of Anesthesiologists. 2007 Mar 1;106(3):591-614.
2 Cohen SP, Bhaskar A, Bhatia A, Buvanendran A, Deer T, Garg S, Hooten WM, Hurley RW, Kennedy DJ, McLean BC, Moon JY. Consensus practice guidelines on interventions for lumbar facet joint pain from a multispecialty, international working group. Regional Anesthesia & Pain Medicine. 2020 Jun 1;45(6):424-67.
3 Manchikanti L, Singh V. Review of chronic low back pain of facet joint origin. Pain physician. 2002;5(1):83.
4 Odonkor CA, Chen Y, Adekoya P, Marascalchi BJ, Chaudhry-Richter H, Tang T, Abruzzese C, Cohen BK, Cohen SP. Inciting events associated with lumbar facet joint pain. Anesthesia & Analgesia. 2018 Jan 1;126(1):280-8.
5 Chambers H. Physiotherapy and lumbar facet joint injections as a combination treatment for chronic low back pain. A narrative review of lumbar facet joint injections, lumbar spinal mobilizations, soft tissue massage and lower back mobility exercises. Musculoskeletal Care. 2013 Jun;11(2):106-20.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail