Antidepressivos para dores nas costas e no pescoço

Como qualquer pessoa que sofreu de dores na coluna vertebral sabe, dores nas costas e no pescoço raramente são apenas dores nas costas e no pescoço. Você pode sentir-se fatigado ou desenvolver problemas para dormir. Sua dor pode aumentar de física para mental e até emocional.

Ansiedade, irritabilidade e depressão são comuns se você sofre com dores crônicas, e isso com certeza diminui seu senso de bem-estar geral. É por isso que antidepressivos são uma opção viável de tratamento para dores nas costas e pescoço.

Médicos prescrevem antidepressivos para seus pacientes com dores nas costas por várias razões – para reduzir a dor e a tensão muscular, ajudar o corpo a restabelecer padrões saudáveis de sono e, claro, atuar no causador da dor mental e emocional.

Na maioria dos casos, doutores prescrevem antidepressivos em dosagens menores para tratar dores nas costas do que se fossem usados em tratamentos de depressão.

Porém o uso de antidepressivos para dores espinhais é um assunto conturbado já que suas propriedades analgésicas – ou aliviadoras de dor – não são completamentes compreendidas. Para ajudar a clarear um pouco a confusão, a Cochrane Collaboration, uma organização de pesquisa sem fins lucrativos, revisou o resultado de 10 estudos na efetividade de antidepressivos para dores nas costas.

Nessa pesquisa, publicada em 2008, não foi encontrada evidência conclusiva que as modificações providenciaram qualquer benefício significante para as pessoas que sofriam com as dores.

De qualquer forma, a Cochrane Collaboration sugere que os anti-antidepressivos podem ajudar a aliviar a dor associada com outras condições, como desordens na musculatura esquelética. Por exemplo, pacientes com fibromialgia, artrite reumatoide, espondilose (também conhecida como osteoartrite) espinhal, responderam muito bem ao tratamento com antidepressivos.

Existem muitos tipos de antidepressivos. Esse artigo descreverá 3 classes de antidepressivos que são comumente prescritos para dores nas costas:

Classe de AntidepressivosExemplosMecanismo de Ação para DorTipos de Dor TratadasEvidências Principais
Antidepressivos Tricíclicos (TCAs)Amitriptilina, imipramina, desipramina, nortriptilinaInibem a recaptação de serotonina e norepinefrina Bloqueiam canais de sódio Antagonistas do receptor NMDA Aumentam vias inibitórias noradrenérgicas descendentesDor neuropática Fibromialgia Dor lombar CefaleiasEficácia consistente para dor neuropática em ECRs e metanálises NNT em torno de 2-3 para dor neuropática periférica Efetivos para fibromialgia, dor lombar e cefaleias em ECRs
Inibidores da Recaptação de Serotonina-Norepinefrina (SNRIs)Duloxetina, venlafaxina, milnacipranaInibem a recaptação de serotonina e norepinefrina Aumentam vias inibitórias noradrenérgicas descendentesDor neuropática Fibromialgia Cefaleias (menos evidências)Efetivos para neuropatia diabética e neuralgia pós-herpética NNT em torno de 5 para dor neuropática Duloxetina e milnaciprana eficazes para fibromialgia
Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRSs)Fluoxetina, paroxetina, sertralina, citalopramInibem a recaptação de serotonina Podem aumentar vias inibitórias serotonérgicas descendentesSem evidência clara de eficácia para dorNão recomendados como tratamento de primeira linha para dor neuropática Nenhum benefício consistente encontrado para cefaleias ou fibromialgia

Antidepressivos tricíclicos (TCAs)

De todas as classes de antidepressivos disponíveis, TCAs são considerados os mais efetivos para dores nas costas.

Antidepressivos tricíclicos funcionam assim: Quando certas químicas no seu cérebro tornam-se desbalanceadas, você pode passar por experiências de dor e ter dificuldade para dormir.

Os tricíclicos ajudam a rebalancear o corpo aumentando os níveis de neurotransmissores calmantes – nomeados serotonina, norepinefrina e dopamina – no seu cérebro.

Como funcionam os tricíclicos?

Os antidepressivos tricíclicos como a amitriptilina inhibem a recaptação pré-sináptica de serotonina e noradrenalina. O aumento desses neurotransmissores inibe a dor por ação em receptores α2-adrenérgicos pré e pós-sinápticos, reduzindo a liberação de neurotransmissores excitatórios e hiperpolarizando as membranas neuronais. Além disso, os ADTs bloqueiam canais de sódio voltagem-dependentes, antagonizam receptores NMDA e aumentam a função do receptor GABAérgico, contribuindo para seu efeito antinociceptivo.

Exemplos de Antidepressivos Tricíclicos

Exemplos de TCAs estão listados abaixo (os nomes genéricos primeiro, com um exemplo de marca entre parênteses.

Efeitos colaterais de antidepressivos tricíclicos incluem náusea, mudanças de peso, tonteira, sonolência, secura nos olhos e na boca e constipação.

Se você apresentar efeitos colaterais mais sérios, como aumento no ritmo cardíaco, dormência súbita, dores de cabeça ou visão borrada, busque ajuda médica imediatamente.

Inibidores de recaptação de serotonina e norepinefrina (SNRIs)

Essa classe de antidepressivos aumenta os níveis de serotonina e norepinefrina, diminuindo sua recaptação (reabsorção) nas células cerebrais.

Como funcionam?

Níveis elevados desses elementos ajudam a manter o balanceamento mental e reduzir a quantidade de dor sentida. Duloxetina (Cymbalta) é um inibidor de recaptação de serotonina que médicos comumente prescrevem para dores crônicas, particularmente quando associadas a fibromialgia.

Os inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina (IRSNs) como duloxetina e venlafaxina também aumentam essas monoaminas na fenda sináptica e reforçam vias descendentes inibitórias noradrenérgicas da dor. Já os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs) têm pouca ação sobre a dor neuropática.

Além desses efeitos centrais, os ADTs reduzem mediadores inflamatórios periféricos, como PGE2 e TNF-α, o que pode contribuir para sua ação analgésica. Outros mecanismos envolvem antagonismo de canais de cálcio e ativação de canais de potássio.

Diferentemente do efeito antidepressivo, que leva semanas, a ação analgésica dos antidepressivos ocorre mais rapidamente. Isso indica que o alívio da dor independe da melhora do humor e envolve plasticidade do sistema nervoso relacionada à dor crônica.

Outros exemplos

Outro exemplo de inibidor de recaptação é a venlafaxina (Effexor), apesar de ser menos prescrito para dores nas costas.

Efeitos colaterais incluem tontura, insônia e sonolência. Para combater problemas com o sono associados aos inibidores de recaptação da serotonina e norepinefrina, seu médico pode também prescrever um antidepressivo tricíclico para frear qualquer ruptura no sono. Caso experiencie efeitos colaterais sérios, incluindo náuseas muito fortes ou visão borrada, buscar ajuda médica imediatamente.

Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (SSRIs)

Entre os tipos mais novos de antidepressivos, SSRIs elevam seu humor por permitir que mais serotonina passe de neurônio para neurônio. Mais serotonina significa menos percepção de dor.

Inibidores seletivos da recaptação de serotonina são muito similares aos SNRIs – a principal diferença seria que SNRIs lidam com serotonina  e  norepinefrina.

Exemplos de SSRIs são:

Inibidores seletivos da recaptação de serotonina são particularmente efetivas em reduzir a fadiga, mas não são medicamentos sem falhas.

Assim como os inibidores não seletivos da recaptação da serotonina, eles podem interferir no sono, portanto seu médico também pode prescrever um antidepressivo tricíclico para prevenir problemas no sono.

Outros efeitos colaterais incluem náusea, secura na boca, ganho de peso e sonolência, Caso experiencie efeitos colaterais sérios, como aumento nos batimentos cardíados ou convulsões, busque ajuda médica imediatamente.

Posologia de antidepressivos para dor

AntidepressivoDosagem Comum
Amitriptilina10-150 mg/dia
Nortriptilina10-150 mg/dia
Imipramina10-150 mg/dia
Desipramina10-150 mg/dia
Doxepina10-150 mg/dia
Venlafaxina75-225 mg/dia
Duloxetina60-120 mg/dia
Milnaciprana50-200 mg/dia
Fluoxetina10-80 mg/dia
Paroxetina10-60 mg/dia
Sertralina25-200 mg/dia
Citalopram10-60 mg/dia
Escitalopram10-20 mg/dia
Mirtazapina15-45 mg/dia
Bupropiona150-450 mg/dia

Quais são os efeitos adversos de antidepressivos?

AntidepressivoEfeitos Colaterais Comuns
AmitriptilinaBoca seca, prisão de ventre, retenção urinária, sonolência, hipotensão postural, ganho de peso, palpitações
NortriptilinaBoca seca, prisão de ventre, retenção urinária, sonolência, hipotensão postural, palpitações
ImipraminaBoca seca, prisão de ventre, retenção urinária, sonolência, hipotensão postural, ganho de peso, palpitações
DesipraminaBoca seca, prisão de ventre, retenção urinária, sonolência, hipotensão postural, palpitações
DoxepinaBoca seca, prisão de ventre, retenção urinária, sonolência, hipotensão postural, ganho de peso
VenlafaxinaNáusea, vômitos, cefaleia, insônia, ansiedade, hipertensão, redução de apetite
DuloxetinaNáusea, vômitos, cefaleia, insônia, fadiga, sonolência, boca seca, suor excessivo
MilnacipranaNáusea, vômitos, cefaleia, insônia, tontura, suor excessivo, hipertensão, taquicardia
FluoxetinaNáusea, diarreia, insônia, ansiedade, diminuição da libido, disfunção sexual
ParoxetinaNáusea, diarreia, insônia, ansiedade, diminuição da libido, disfunção sexual
SertralinaNáusea, diarreia, tontura, insônia, ansiedade, diminuição da libido, disfunção sexual
CitalopramNáusea, diarreia, tontura, insônia, ansiedade, diminuição da libido, disfunção sexual
EscitalopramNáusea, diarreia, insônia, ansiedade, diminuição da libido, disfunção sexual
MirtazapinaSonolência, aumento de apetite, ganho de peso, boca seca
BupropionaInsônia, cefaleia, náusea, ansiedade, agitação, convulsões (em altas doses)

Conclusão

Apesar de opiniões variadas na comunidade médica sobre seu uso para dores nas costas, o uso de antidepressivos é parte viável de uma aproximação multidisciplinar.

A dor é uma sensação multi-facetada, portanto, não sinta medo de tentar antidepressivos se seu médico os receitar para você.

Como sempre, clareza na comunicação com seu médico é essencial. Não sinta medo de fazer quaisquer perguntas ou falar sobre suas preocupações em relação à medicação.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail