Fluoxetina para ansiedade

Cada vez mais as pessoas têm tomado consciência da importância de cuidar da mente. A vida agitada, a pressão social pelo sucesso e a vontade de resolver os problemas tem rapidamente levado a um maior número de pessoas apresentarem ansiedade.

Por conta disso, as pessoas acabam buscando medicamentos por conta própria. Mas sabemos que isso não é a melhor solução, pois os medicamentos podem ter efeitos colaterais graves ou acabar não solucionando o problema.

Um dos remédios mais famosos para conter a ansiedade é a Fluoxetina. Este medicamento foi lançado em 1987 e ainda é um dos mais utilizados. Confira abaixo mais informações sobre esse medicamento e se pode ser utilizado para combater a ansiedade.


O que é fluoxetina

fluxoetina para ansiedade

Fluoxetina, ou cloridrato de fluoxetina, muito conhecido pelo nome comercial Prozac, é um medicamento que faz parte dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS). Ela pode ser encontrada nas drogarias como cápsulas ou na forma líquida.

Mecanismo de açãoDescrição
Inibição da recaptação de serotoninaInibidor seletivo da recaptação da serotonina (ISRS) que aumenta os níveis de serotonina na fenda sináptica bloqueando sua recaptação, permitindo assim que ela permaneça na fenda sináptica por mais tempo.
Inibição da recaptação de noradrenalinaA fluoxetina também inibe a recaptação de norepinefrina, embora em menor grau do que a serotonina.
Inibição do Metabolismo da SerotoninaTambém inibe o metabolismo da serotonina, o que aumenta ainda mais seus níveis na fenda sináptica.
Atividade do receptor pós-sinápticoPode ter um efeito direto nos receptores pós-sinápticos, ligando-se a eles, resultando em aumento da atividade da serotonina.


Nomes comerciais

O cloridrato de fluoxetina também pode ser encontrado com outros nomes comerciais no Brasil, como:

  • Daforin.
  • Depress.
  • Digassim.
  • Fluxene.
  • Prozen.
  • Psipax.
  • Psiquial.
  • Verotina S.


Como funciona a fluoxetina

modo de acao fluoxetina

A fluoxetina é rapidamente absorvida pelo trato gastrointestinal e é distribuída na corrente sanguínea até atingir o sistema nervoso central, onde age diminuindo a taxa de remoção da serotonina da fenda sináptica, local onde este neurotransmissor exerce suas ações.

Deste modo, a fluoxetina faz com que a serotonina permaneça disponível por mais tempo para os neurônios. Consequentemente, os pacientes apresentam melhora no humor.

O efeito da fluoxetina pode demorar entre 2 e 4 semanas depois do início do tratamento para fazer efeito. O médico deve ser sempre informado sobre o progresso do tratamento e somente ele pode adequar a dose de acordo com as reações do paciente. 


Para que serve

revisao fluoxetina ansiedade

A fluoxetina é um medicamento antidepressivo, utilizada para o tratamento de depressão associada ou não a ansiedade.

No entanto, a fluoxetina também pode ser utilizada para tratar outros distúrbios psicológicos, como síndrome do pânico, bulimia nervosa, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), e transtorno disfórico pré-menstrual que inclui TPM, irritabilidade e alteração de humor.  

Além disso, fluoxetina pode ser utilizada juntamente com outro antidepressivo, a olanzapina, para o tratamento de depressão maníaca causada pelo transtorno bipolar.

Como tomar fluoxetina

Este medicamento deve ser tomado via oral antes ou após a refeição, preferencialmente pela manhã ou à tarde para evitar insônia.

Caso o paciente se esqueça de tomá-la no horário recomendado, ele não deve tomar assim que lembrar, mas pular a dose esquecida se estiver próximo do horário de tomar a próxima dose. Não é recomendado dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

É importante lembrar que a quantidade ideal depende da idade do paciente e da doença que está sendo tratada. Dependendo da gravidade da doença, a fluoxetina pode ser utilizada de 6 a 12 meses, e até mais de 2 anos.


Dose de Fluoxetina

Grupo EtárioDose inicialDose de manutenção
Pediátrico (8-18 anos)10-20 mg/dia20-60 mg/dia
Adulto (maiores de 18 anos)20 mg/dia20-60 mg/dia


Efeitos colaterais

Como todo medicamento, a fluoxetina também apresenta efeitos colaterais. Os mais comumente relatados pelos pacientes são:

Segundo estudo de revisão publicado na Adis Drug Evaluation, “a fluoxetina reduz a ingestão de alimentos e aumenta o gasto energético de repouso, o que pode resultar em perda de peso. Ao contrário dos antidepressivos tricíclicos, a fluoxetina não tem efeitos clínicos significativos nas habilidades cognitivas e psicomotoras.”

Hurst M, Lamb HM. Fluoxetine. CNS drugs. 2000 Jul;14(1):51-80.


Em uma pesquisa com 12.692 receptores de fluoxetina, os eventos adversos que ocorreram em ≥5% dos pacientes no primeiro mês de tratamento com fluoxetina incluíram náusea (16,2%), mal-estar (10,5%), dor de cabeça (9,4%), insônia (7,9%), ansiedade (7,4%), tontura (6,7%), diarreia (5,8%), sonolência/sedação (5,4%), vômito (5,4%) e agitação (5,0%).

Hurst M, Lamb HM. Fluoxetine. CNS drugs. 2000 Jul;14(1):51-80.


Quem não deve tomar

Devido aos seus efeitos e, principalmente, seus efeitos colaterais, a fluoxetina não deve ser utilizada por alguns grupos de pessoas.

Pacientes que apresentem alergia à fluoxetina ou a qualquer outro componente da fórmula não devem tomar o medicamento. Crianças, mulheres grávidas e lactantes também não devem usar o medicamento.

Aviso de Gravidez
A fluoxetina pode prejudicar o feto
A síndrome de abstinência neonatal pode ocorrer em recém-nascidos expostos à fluoxetina durante a gravidez
Tomar fluoxetina durante a gravidez pode aumentar o risco de defeitos congênitos
Consulte seu médico antes de tomar fluoxetina se estiver grávida
A amamentação não é recomendada enquanto estiver tomando fluoxetina
criancas 1

Além disso, pessoas que fazem tratamento com medicamentos inibidores da monoamina oxidase (IMAO), como isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil) ou tranilcipromina (Parnate), devem aguardar pelo menos 14 dias após o fim do tratamento para iniciar o uso de fluoxetina.

Pacientes com problemas no coração, glaucoma, epilepsia, diabetes ou que fazem uso de linezolida e tamoxifeno, também não devem ser tratadas com fluoxetina.

Além disso, durante o tratamento com a fluoxetina, o paciente deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas pois pode aumentar os efeitos colaterais, principalmente sonolência e tontura.

Avisos sobre a Fluoxetina
Pode causar pensamentos suicidas
Pode aumentar o risco de sangramento
Pode causar síndrome da serotonina
Pode causar mania ou hipomania
Pode interagir com outras drogas
Pode causar tontura ou sonolência
Pode causar náusea ou vômito


Interações medicamentosas

Como você pode perceber, a fluoxetina pode interferir na ação de outros remédios e, por isso, limitar os grupos de pessoas que podem fazer uso do mesmo. Outros medicamentos que podem interferir da ação da fluoxetina, estão:

  • Medicamentos para ansiedade como alprazolam, diazepam, clordiazepóxido;
  • Medicamentos para depressão como imipramina, desipramina ou lítio;
  • Medicamentos para epilepsia como fenitoína ou carbamazepina; 
  • Medicamentos para esquizofrenia ou psicose como clozapina ou haloperidol.

Por conta disso, é importante ressaltar que o médico sempre deve ser consultado para saber qual o melhor medicamento para o seu problema, qual a dose ideal e o tempo de uso. Jamais inicie um tratamento sem antes ser consultado para não ter problemas no futuro.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail