Mirtazapina – Antidepressivo Que Ajuda no Sono e No Apetite

A mirtazapina é pertencente à classe dos antidepressivos, que aumenta a neurotransmissão central noradrenérgica e serotonérgica, ou seja, age aumentando diretamente a quantidade de serotonina e noradrenalina nos neurônios.

Estes neurotransmissores são substâncias de extrema importância para o sistema nervoso central, pois são eles os responsáveis pela regulação do sono, humor, sensação de bem-estar e regulação da ansiedade.

Portanto, com o aumento destes neurotransmissores no cérebro e no corpo, haverá uma melhora nos sintomas da depressão.

  • Mirtazapina é um medicamento antidepressivo que pertence a uma classe de drogas chamadas antidepressivos tetrassíclicos.
  • É usado para tratar o transtorno depressivo maior e outras condições, como transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático e ataques de pânico.
  • Os efeitos colaterais comuns da mirtazapina incluem sonolência, aumento do apetite, ganho de peso, boca seca, constipação, visão turva, tontura e sudorese aumentada.
  • A mirtazapina pode interagir com outros medicamentos e não deve ser tomada com álcool ou certas drogas.
  • É importante discutir todos os medicamentos que você está tomando com seu médico antes de iniciar a mirtazapina.

O princípio ativo mirtazapina, é encontrado no mercado comercialmente como Remeron Soltab® (medicamento de referência), Menelat® e Razapina® (medicamentos similares), Mirtazapina (medicamento genérico).

É considerada um antidepressivo com eficácia igual ou superior aos do tipo Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS), como a fluoxetina, paroxetina, citalopram, entre outros.


Como ela age no organismo?

A mirtazapina é um antagonista alfa-2 de ação pré-sináptica central, ou seja, irá aumentar os níveis de serotonina (relacionada aos sintomas ansiosos), bem como os níveis de noradrenalina (relacionada aos sintomas de energia).

Este aumento se dá pelo receptor 5-HT1, visto que o receptor 5-HT2A é inibido pela mirtazapina. Por ser um antagonista do receptor 5-HT1 da histamina – bloqueio anti-histaminérgico (mesmo processo de alguns antialérgicos) pode causar sonolência.

Um ponto importante e positivo é que por ela bloquear o receptor 5-HT2A não há influência significativa na diminuição da libido.

Mecanismo de açãoDescrição
Aumento da inibição da recaptação de serotonina e noradrenalinaA mirtazapina é um antagonista potente e seletivo dos receptores 5-HT2 e 5-HT3 e também inibe os autorreceptores e heterorreceptores α2-adrenérgicos pré-sinápticos, resultando em concentrações sinápticas aumentadas de serotonina e noradrenalina.
Agonismo parcial do receptor 5-HT1AA mirtazapina atua como um agonista parcial do receptor 5-HT1A, o que pode levar ao aumento dos níveis de serotonina no sistema nervoso central.
Antagonismo do receptor H1 da histaminaA mirtazapina é um potente antagonista do receptor H1 da histamina, que pode reduzir a vigília e reduzir o apetite.
Antagonismo do receptor α2-adrenérgicoA mirtazapina é um antagonista dos α2-adrenoceptores, o que pode levar ao aumento dos níveis de noradrenalina no sistema nervoso central.


Para que mirtazapina é indicada?

Indicadas para quadros de depressão como:

Transtornos depressivos maior: distúrbio mental caracterizado por depressão persistente, no qual o paciente perde o interesse por atividades que antes eram prazerosas, pouca energia, podendo ou não estar acompanhados de melancolia e ansiedade, prejudicando significativamente o dia a dia.

Transtornos de ansiedade generalizada (TAG): distúrbio mental caracterizado por sentimentos de preocupação, ansiedade ou medo, exemplo de TAG inclui ataques de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo.

Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT): um distúrbio caracterizado pela dificuldade em se recuperar após vivenciar algum acontecimento assustador (acidente, problema de saúde, cirurgia etc).


Indicação clínicaDescrição
Transtorno Depressivo MaiorUm transtorno mental caracterizado por mau humor persistente e perda de interesse em atividades.
Transtorno Obsessivo-CompulsivoUm transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos intrusivos que produzem mal-estar, apreensão, medo ou preocupação.
Transtorno de Estresse Pós-TraumáticoUma condição de saúde mental desencadeada por um evento aterrorizante, causando flashbacks, pesadelos, ansiedade severa e pensamentos incontroláveis.
Transtorno de ansiedade generalizadaUm transtorno mental caracterizado por preocupação excessiva e medo sobre eventos da vida cotidiana.
Dor CrônicaDor que dura por um longo período de tempo, geralmente mais de 3 meses, que pode se tornar grave e persistente.


Tempo de ação e administração

A administração da mirtazapina deve ser feita preferencialmente em dose única antes de dormir. Em alguns casos, pode ser administrada em duas doses (uma dose pela manhã e outra à noite, considerando a dose mais elevada administrada à noite).

Os comprimidos devem ser administrador por via oral, e este medicamento não deve ser partido ao meio (por não ser um comprimido sulcado) ou mastigado.

Entre 2 e 4 semanas de tratamento, os sintomas da depressão começam a reduzir. A mirtazapina costuma apresentar resultados de forma mais rápida que outros antidepressivos.

Os pacientes que estiverem em tratamento com este medicamento devem seguir durante pelo menos 6 meses para assegurar que estão livres dos sintomas. Lembrando que, a descontinuação do medicamento deve ser feita de forma gradual, para evitar a síndrome de retirada, ou seja, sintomas de abstinência.


Dose de mirtazapina

Grupo EtárioDosagem de Mirtazapina
PediátricoDose inicial: 7,5 mg/dia em doses divididas
Dose máxima: 45 mg/dia
AdultoDose inicial: 15 mg/dia, dividida em 3 doses
Dose máxima: 45 mg/dia


Quais são os efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais da mirtazapina variam de paciente para paciente, alguns podem ser mais sensíveis e podem enfrentar reações indesejáveis mais frequentes, como por exemplo: sonolência, aumento do apetite e consequente ganho de peso, dores de cabeça, boca seca, tontura, agitação ou tremor, náusea, diarreia, vômitos, constipação, inchaço, cansaço, amnésia, sensação de ansiedade.

  • Sedação: A mirtazapina é um medicamento sedativo-hipnótico que pode causar sonolência, reduzir os reflexos e prejudicar as habilidades motoras. Devido ao seu efeito sedativo, é importante que os pacientes tomem cuidado ao operar máquinas ou dirigir veículos.
  • Ganho de peso: A mirtazapina pode causar aumento do apetite e da ingestão de alimentos, o que pode levar ao ganho de peso e, eventualmente, à obesidade.
  • Boca seca: A mirtazapina pode causar uma redução na produção de saliva, o que pode levar à boca seca e a dificuldade para engolir.
  • Agitação: Algumas vezes, a mirtazapina pode causar agitação, inquietação e ansiedade.
  • Dor de cabeça: Algumas vezes, a mirtazapina pode causar dores de cabeça, que podem variar de leves a intensas.
  • Náuseas: A mirtazapina pode causar náuseas e vômitos, que podem ser acompanhados de dor abdominal.
  • Constipação: A mirtazapina pode causar constipação devido à redução do movimento do trato gastrointestinal.
  • Tremor: A mirtazapina pode causar tremor involuntário dos membros ou outras partes do corpo.
  • Erupção cutânea: A mirtazapina pode fazer com que a pele fique vermelha, inchada e coceira, às vezes acompanhada de erupção cutânea.
  • Alterações mentais: A mirtazapina pode causar alterações de humor, cognição e comportamento, como confusão, problemas de memória e alucinações.
  • Tontura: A mirtazapina pode causar tonturas e vertigens devido à alteração da pressão arterial.
  • Visão turva: A mirtazapina pode causar olhos fora de foco, o que pode levar à visão turva.
  • Taquicardia: A mirtazapina pode causar um aumento na frequência cardíaca, o que pode resultar em um pulso rápido.
  • Insônia: A mirtazapina pode causar dificuldade para dormir, bem como sonolência diurna.


sleepy

A sonolência que para alguns pacientes muito sensíveis pode ser excessiva. A sonolência costuma ser um efeito colateral com doses baixas, pois com altas doses o efeito noradrenérgico acaba compensando o efeito da sonolência.

Por este motivo, caso o paciente apresente muita sonolência, não é um contra indicativo para médico optar por aumentar a dose, visto que com o aumento da dose muito provavelmente a sonolência não irá aumentar, mas sim ao contrário poderá diminuir.

Quanto ao aumento de peso, é um efeito colateral que ocorre devido ao aumento de apetite, porém é um efeito mais comum no início do tratamento, posteriormente tende a diminuir. Apesar disso, grande parte do ganho de peso pode permanecer.

A mirtazapina pode prejudicar a concentração e o estado de alerta, principalmente no início do tratamento. Os pacientes devem evitar tarefas potencialmente perigosas, que exigem concentração, como dirigir um veículo motorizado ou operar máquinas.


Associações com outros antidepressivos:

A mirtazapina poderá ser utilizada isoladamente ou também em associação. Podendo ser associada a venlafaxina, duloxetina, desvenlafaxina, sertralina, escitalopram com o objetivo de potencializar efeito dos outros antidepressivos, visto que seu tempo de ação é consideravelmente mais rápido que alguns antidepressivos.

Para pacientes que estão em uso de outros antidepressivos e que apresentam queixas de insônia, importante diminuição da perda do apetite ou até mesmo queixa na disfunção sexual, a mirtazapina pode ser associada para contrabalancear esses efeitos.


Interações medicamentosas

Em alguns casos a mirtazapina pode interagir com outros medicamentos, porém é uma medicação que apresenta baixa interação medicamentosa. Ponto positivo principalmente para idosos, que costumam fazer uso de várias outras medicações para colesterol, diabetes, pressão concomitantes ao antidepressivo.

MedicamentoInteração
FluoxetinaPode aumentar o risco de síndrome da serotonina
TramadolPode aumentar o risco de síndrome da serotonina
AmitriptilinaPode aumentar o risco de síndrome da serotonina
CarbamazepinaPode reduzir a eficácia da mirtazapina
CetoconazolPode aumentar o nível de mirtazapina no sangue


Gestantes, Crianças e Idosos:

Para gestantes e para crianças, não é uma medicação muito utilizada pelos médicos por não ser aprovada e não apresentar muitos estudos de segurança e eficácia. Entretanto, se, com base na necessidade clínica, for tomada a decisão de tratamento, o paciente deve ser monitorado pelo médico.

Já para os idosos, sim é uma ótima escolha principalmente por apresentar baixa interação medicamentosa.

Na maioria dos casos de escolha da mirtazapina em idosos são devido a queixas de insônia, diminuição de peso e perda de apetite, deste modo os efeitos colaterais da sonolência, ganho de peso e apetite podem ser benéficos e auxiliar na melhora tanto da depressão pelo efeito serotoninérgico e noradrenérgico, mas também contrabalancear estrategicamente as queixas.

Conclui-se que a mirtazapina é uma ótima escolha, que pode ser usada sozinha para depressão e ansiedade, bem como em associação com outros antidepressivos para potencializar os efeitos e tempo de ação.

Lembrando que você nunca deve utilizar nenhuma medicação sem a devida prescrição médica, uma vez que isso pode acarretar sérios prejuízos para sua saúde. Este medicamento é vendido somente sob prescrição médica, ou seja, venda com retenção de receita C1 Branca em duas vias.


Avisos sobre Mirtazapina

Avisos sobre Mirtazapina
Mirtazapina pode causar sonolência, tontura e confusão mental. Não dirija ou opere máquinas até saber como a mirtazapina afeta você.
Mirtazapina pode aumentar o risco de pensamentos ou ações suicidas em algumas pessoas. Informe o seu médico imediatamente se tiver pensamentos suicidas ou se tiver piora da depressão, ansiedade, agitação, ataques de pânico, dificuldade para dormir, irritabilidade extrema ou qualquer outra mudança incomum de comportamento ou humor.
A mirtazapina pode causar um aumento da pressão arterial, portanto, seu médico pode querer monitorar sua pressão arterial regularmente.
Mirtazapina pode causar aumento do apetite e ganho de peso. Seu médico pode recomendar mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios, para ajudar a controlar o ganho de peso.
Mirtazapina pode causar danos ao fígado. Informe o seu médico imediatamente se tiver quaisquer sinais de danos no fígado, como pele ou olhos amarelados, urina escura, dor abdominal ou cansaço incomum.
A mirtazapina pode causar uma condição chamada síndrome serotoninérgica quando tomada em combinação com outros medicamentos. Os sintomas da síndrome serotoninérgica incluem agitação, confusão, sudorese, febre, batimentos cardíacos acelerados, rigidez muscular, inquietação e diarreia.

Perguntas Frequentes

Para que serve a mirtazapina?

A mirtazapina é um medicamento antidepressivo usado principalmente para tratar transtorno depressivo maior, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

A mirtazapina é um antidepressivo forte?

Sim, a mirtazapina é um antidepressivo forte. É classificado como um antidepressivo tetracíclico e é um dos medicamentos mais comumente prescritos para o tratamento da depressão.

Qual é o principal efeito colateral da mirtazapina?

Os efeitos colaterais mais comuns da mirtazapina são sonolência, aumento do apetite, ganho de peso e boca seca.

A mirtazapina é um comprimido forte para dormir?

Não, a mirtazapina não é um comprimido forte para dormir. É usado principalmente para tratar a depressão, não a insônia.

Devo tomar mirtazapina todas as noites?

É importante seguir as instruções do seu médico ao tomar mirtazapina. Geralmente, recomenda-se tomar mirtazapina uma vez ao dia, de manhã ou à noite. É um medicamento de uso contínuo, que deve ser utilizado diariamente conforme orientações do médico.

Por que a mirtazapina é tomada à noite?

A mirtazapina é frequentemente tomada à noite porque pode causar sonolência. Isso pode ajudar as pessoas a adormecer e permanecer dormindo durante a noite.

O que devo evitar enquanto estiver tomando mirtazapina?

Você deve evitar o álcool enquanto estiver tomando mirtazapina, pois pode aumentar os efeitos colaterais do medicamento. Além disso, você deve evitar dirigir ou operar máquinas pesadas, pois a mirtazapina pode causar sonolência e prejudicar seu julgamento.

Quem não deve tomar mirtazapina?

A mirtazapina não deve ser tomada por pessoas com histórico de transtorno bipolar, mania ou convulsões. Além disso, as pessoas grávidas ou amamentando devem evitar tomar mirtazapina.

A mirtazapina tem efeito calmante?

A mirtazapina pode ter um efeito calmante em pessoas que sofrem de depressão e ansiedade. Isso porque ajuda a regular os níveis de serotonina e norepinefrina no cérebro, o que pode melhorar o humor e reduzir o estresse.

Priscila Beraldo

CRF PR 24-980
Farmacêutica Bioquímica.
Profissional com 10 anos de mercado, graduada em Farmácia Bioquímica, pós graduada em Gestão da Qualidade e Regularização de Produtos perante Anvisa, atuando nas áreas de planejamento, implementação de Sistema de Gestão da Qualidade, gerenciamento de processos, responsável técnica, representando empresas perante os órgãos sanitários e regulatórios.
Experiência na área de assuntos regulatórios (registro e pós-registro), com forte atuação em medicamentos e produtos para saúde. Consultora na abertura de empresas no âmbito da saúde, treinamentos com relação ao cuidado à saúde, nos âmbitos individual e coletivo bem como educação em saúde.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Priscila Beraldo

Priscila Beraldo

CRF PR 24-980
Farmacêutica Bioquímica.
Profissional com 10 anos de mercado, graduada em Farmácia Bioquímica, pós graduada em Gestão da Qualidade e Regularização de Produtos perante Anvisa, atuando nas áreas de planejamento, implementação de Sistema de Gestão da Qualidade, gerenciamento de processos, responsável técnica, representando empresas perante os órgãos sanitários e regulatórios.
Experiência na área de assuntos regulatórios (registro e pós-registro), com forte atuação em medicamentos e produtos para saúde. Consultora na abertura de empresas no âmbito da saúde, treinamentos com relação ao cuidado à saúde, nos âmbitos individual e coletivo bem como educação em saúde.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail