Acupuntura para Ansiedade – Como é?

acupuntura para ansiedade

Sente-se ansioso? Não está sozinho. Todo mundo já vivenciou ansiedade ao longo do tempo. A ansiedade é uma parte normal da resposta ante a desafios e perigos na vida. Às vezes, a ansiedade pode se tornar uma experiência persistente ou debilitante.

Ansiedade persistente pode se apresentar de diferentes maneiras para cada um. Algumas pessoas se veem com o pensamento rápido demais e suas mentes dão saltos, de um medo a outro; alguns vão parar na Emergência porque acreditam estar passando por um ataque cardíaco; e alguns precisam ir ao banheiro… a cada dez minutos.

A ansiedade pode ser definida como uma condição orientada para o futuro, caracterizada pela apreensão relacionada à percepção de não ser capaz de controlar ou prever eventos potencialmente aversivos. Além disso, os pacientes apresentam sintomas corporais de tensão e uma mudança no foco de atenção para eventos potencialmente aversivos ou para respostas afetivas.

Os distúrbios psiquiátricos são algumas das doenças mais comuns e difíceis de tratar na medicina. Eles têm uma prevalência ao longo da vida de quase 50%, e são responsáveis por aproximadamente 15% das incapacidades.

Tanto a depressão quanto a ansiedade são difíceis de tratar. Apesar da eficácia baseada em evidências de antidepressivos, ansiolíticos e psicoterapia, as taxas de recaída para ansiedade e depressão se aproximam de 50%.

Como um dos tratamentos médicos complementar, a acupuntura tem uma longa história e muitas experiências médicas foram acumuladas após anos. A Organização Mundial da Saúde reconheceu seu benefício para algumas condições médicas, como dores crônicas, ansiedade e depressão.

Na medicina moderna, os sintomas somáticos e os sintomas psicológicos dos transtornos de ansiedade não são mais independentes ou individuais.

O transtorno de ansiedade é uma doença representativa desta categoria de “transtorno neurótico, relacionado ao estresse e somático”, e é uma doença que pode se beneficiar fortemente do uso da teoria da medicina oriental sob o ponto de vista de “mente e corpo”, que enfatiza a correlação entre a mente e o corpo.


A acupuntura é mais conhecida por seus efeitos analgésicos, mas outras condições parecem também se beneficiar dessa técnica, como depressão e ansiedade, e disfunção ginecológica.


A acupuntura pode ser um tratamento eficaz para transtornos de ansiedade crônica.

A acupuntura originou-se na China entre os anos 2000 e 100 aC. Esta modalidade envolve perfurar a pele com agulhas curtas e finas em locais específicos chamados pontos de acupuntura[1]Zhao ZQ. Neural mechanism underlying acupuncture analgesia. Progress in neurobiology. 2008 Aug 1;85(4):355-75..

Os acupunturistas escutam, com frequência, perguntas como “Quão eficaz a acupuntura é para a ansiedade?” ou “Quantas sessões de acupuntura eu vou precisar para tratar a minha ansiedade?”.

Do ponto de vista fisiológico, a acupuntura consegue tratar a ansiedade porque interage e acalma o sistema nervoso simpático de modo a nos tirar de respostas do tipo “bater ou correr”. Por causa disso, muitas pessoas sentem-se mais calmas durante a sessão.

Lista: Benefícios da Acupuntura na Ansiedade

  • Reduz os níveis de estresse: a acupuntura ajuda a induzir o relaxamento e reduzir os níveis de estresse, permitindo que as pessoas gerenciem sua ansiedade de forma mais eficaz.
  • Melhora o humor: a acupuntura ajuda a aumentar a liberação de endorfinas no cérebro, o que ajuda a melhorar o humor e reduzir a ansiedade.
  • Melhora a qualidade do sono: a acupuntura pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, reduzindo o estresse e a tensão, permitindo que as pessoas tenham um sono mais reparador.
  • Aumenta a imunidade: a acupuntura ajuda a estimular o sistema imunológico do corpo, o que pode ajudar a reduzir os sintomas físicos da ansiedade.
  • Reduz a dor: a acupuntura pode ajudar a reduzir a dor física, o que pode ter um efeito positivo na saúde mental e ajudar a reduzir a ansiedade. É comumente usado para tratar a dor, como dor crônica, dores de cabeça (enxaqueca, cefaléia tensional) e osteoartrite, além de dor miofascial e tendinopatias.
  • Promove o relaxamento: a acupuntura pode ajudar a induzir um estado de relaxamento profundo, o que pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade.
  • Reduz os sintomas da depressão: a acupuntura também pode ajudar a reduzir os sintomas da depressão, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.


Pontos de Acupuntura e seus benefícios

Acredita-se que os pontos de acupuntura se correlacionam com os locais onde os estímulos externos resultam em um estímulo sensorial maior, por exemplo, pontos motores dos músculos e feixes nervosos periféricos.

A acupuntura é capaz de estimular o sistema nervoso através da regulação do equilíbrio bioquímico no corpo[2]Cabýoglu MT, Ergene N, Tan U. The mechanism of acupuncture and clinical applications. International journal of neuroscience. 2006 Jan 1;116(2):115-25.. Evidências recentes mostram que o principal mecanismo de ação no manejo dos transtornos de ansiedade é pela forma como é capaz de aumentar os seguintes neurotransmissores e hormônios como endorfinas, serotonina, dopamina e noradrenalina[3]Napadow V, Ahn A, Longhurst J, Lao L, Stener-Victorin E, Harris R, Langevin HM. The status and future of acupuncture mechanism research. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. 2008 … Continue reading.

Além disso, uma grande vantagem da acupuntura sobre os tratamentos convencionais é que a acupuntura não causa efeitos colaterais na grande maioria dos pacientes[4]Lao L. Acupuncture practice, past and present: is it safe and effective?. Journal of the Society for Integrative Oncology. 2006 Jan 1;4(1):13-5..

Mas há mais do que isso na acupuntura. Como médicos e especialistas em Medicina Tradicional Chinesa, nós olhamos a pessoa como um todo e fazemos a pergunta: “Porque esta pessoa está apresentando a ansiedade desta forma?”.

O que acontece durante a sessão de acupuntura para ansiedade?

acupuntura dor relaxar

Durante a consulta, seu médico pode perguntar como é que você vivencia a ansiedade. O que significa que perguntará como ela se manifesta nos âmbitos físico, mental e emocional.

O médico faz um exame clínico geral, avaliando a pessoa como um todo.

Pode, em alguns casos, ajudar a desvendar as circunstâncias que levaram ao desenvolvimento da ansiedade.

Mas estamos interessados mesmo é no que aconteceu, ou está acontecendo, dentro de você. Estamos interessados no momento em que o desequilíbrio aconteceu e começou a privá-lo de sua resiliência, e que agora, o impede de seguir. Queremos ir além da resposta “bater ou correr”.

Técnicas relacionadas, incluindo acupuntura auricular (pontos de acupuntura na orelha), acupuntura a laser (estimulação de pontos de acupuntura com terapia a laser de baixa intensidade) e acupressão (pressão aplicada nos pontos de acupuntura) também podem ser usadas.


Tabela: Possibilidades numa sessão de acupuntura

EtapaDescrição
1O médico primeiro perguntará sobre seu histórico médico e o motivo da visita.
2O médico fará um exame físico detalhado
3O acupunturista irá inserir agulhas muito finas em pontos específicos do corpo.
4As agulhas podem ser suavemente manipuladas ou aquecidas.
5As agulhas permanecerão no local por 10 a 30 minutos.
6O acupunturista removerá as agulhas e poderá aplicar calor, pressão ou massagem na área.
7O acupunturista pode recomendar mudanças no estilo de vida.

Maneiras diferentes da ansiedade afetar as pessoas

Os sintomas que podemos monitorar de semana a semana são numerosos, e podem incluir:

  • Incapacidade de relaxar, de ter um raciocínio circular, presença de aversão à eventos sociais
  • Irritabilidade, raiva, pensamento obsessivo, medos e fobias.
  • Palpitações cardíacas, mãos suadas, dificuldade de respirar e falta de fôlego
  • Insônia, sono agitado, pesadelos
  • Dor
  • Intestino irritado (diarreia, constipações, inchaços, indigestão)
  • Alta frequência urinária e incontinência.
  • Queda de cabelo, isolamento social


Transtornos de ansiedade, incluindo transtorno de pânico com ou sem agorafobia, transtorno de ansiedade generalizada, fobias específicas e transtorno de ansiedade de separação são os transtornos mentais mais prevalentes e estão associados com imensos custos de saúde e uma alta carga de doenças.

Quantas sessões de acupuntura são necessárias para se tratar a ansiedade?

Em geral, recomendamos um programa de 4 a 6 sessões para haver melhoras significativas[5]Sniezek DP, Siddiqui IJ. Acupuncture for treating anxiety and depression in women: a clinical systematic review. Medical acupuncture. 2013 Jun 1;25(3):164-72.

Cada sessão tem duração média de 30 a 45 minutos. Os pacientes costumam sentir-se mais relaxados durante e logo após cada tratamento. Com frequência percebemos que o relaxamento se estende, também, por períodos longos após cada sessão[6]Wang SM, Kain ZN. Auricular acupuncture: a potential treatment for anxiety. Anesthesia & Analgesia. 2001 Feb 1;92(2):548-53..

Os pacientes relatam que se sentem “como eles mesmos de novo”. Um pouco de cada vez, as pessoas começam a desenvolver um maior otimismo e confiança. Sorriem mais vezes e riem de forma mais genuína. Acupuntura para insônia também pode ser benéfica.

Em geral, os pacientes descobrem que cuidar deles mesmos (comer bem, se exercitar e estabelecer limites) se torna mais fácil quando a sensação de ansiedade reduz.

Quão eficaz a acupuntura é para tratar a ansiedade?

acupuntura ansiedade relaxar

Estudos atuais continuam a mostrar que a acupuntura é bem significativa na redução da ansiedade em uma ampla gama de situações e condições[7]Pilkington K, Kirkwood G, Rampes H, Cummings M, Richardson J. Acupuncture for anxiety and anxiety disorders–a systematic literature review. Acupuncture in Medicine. 2007 Jun;25(1-2):1-0..

O estudos observaram mulheres sob tratamento de Fertilização In Vitro, pacientes a caminho de cirurgias e estudantes se preparando para as provas, e notou-se que todos se beneficiaram da acupuntura como tratamento para a ansiedade.

Os resultados da acupuntura foram, de forma significativa, melhores que os efeitos da acupuntura sham para todos os casos.

Embora o mecanismo de tratamento da ansiedade com acupuntura não esteja claro até agora, mais e mais evidências sugerem o efeito da acupuntura no tratamento da ansiedade.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Zhao ZQ. Neural mechanism underlying acupuncture analgesia. Progress in neurobiology. 2008 Aug 1;85(4):355-75.
2 Cabýoglu MT, Ergene N, Tan U. The mechanism of acupuncture and clinical applications. International journal of neuroscience. 2006 Jan 1;116(2):115-25.
3 Napadow V, Ahn A, Longhurst J, Lao L, Stener-Victorin E, Harris R, Langevin HM. The status and future of acupuncture mechanism research. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. 2008 Sep 1;14(7):861-9.
4 Lao L. Acupuncture practice, past and present: is it safe and effective?. Journal of the Society for Integrative Oncology. 2006 Jan 1;4(1):13-5.
5 Sniezek DP, Siddiqui IJ. Acupuncture for treating anxiety and depression in women: a clinical systematic review. Medical acupuncture. 2013 Jun 1;25(3):164-72
6 Wang SM, Kain ZN. Auricular acupuncture: a potential treatment for anxiety. Anesthesia & Analgesia. 2001 Feb 1;92(2):548-53.
7 Pilkington K, Kirkwood G, Rampes H, Cummings M, Richardson J. Acupuncture for anxiety and anxiety disorders–a systematic literature review. Acupuncture in Medicine. 2007 Jun;25(1-2):1-0.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail