Dor nas Costas do Lado Esquerdo

dor nas costas do lado esquerdo

O que é ?

Dor lombar localizada ao lado esquerdo, que pode sofrer variações de intensidade e frequência.

Causas:

Pode ser causada por esforço físico excessivo, movimentos repetitivos, cálculos renais, obstruções intestinais, acúmulo de gases, problemas posturais ou câncer[1]Illes ST. Low back pain: when and what to do. Orvosi Hetilap. 2015 Aug 1;156(33):1315-20..

Sintomas:

Dores de intensidade variável ao lado esquerdo das costas, os sintomas variam de acordo com o diagnóstico, mas podem estar acompanhadas de pontadas, obstruções intestinais, dificuldade para sentar ou abaixar, dores ao urinar e desconfortos posturais[2]Hoy D, Brooks P, Blyth F, Buchbinder R. The epidemiology of low back pain. Best practice & research Clinical rheumatology. 2010 Dec 1;24(6):769-81..

Tratamento:

Atenção! A automedicação não é recomendada! Muitas doenças são agravadas e é possível ter graves complicações com essa prática. Consulte sempre um médico. Caso o problema seja muscular, pode ser prescrito um relaxante muscular como a ciclobenzapina ou um antiinflamatório como o diclofenaco de sódio. Para gases, pode ser prescrita a simeticona ou a associação entre escopolamina e dipirona se estiver acompanhada de desconfortos abdominais, para a dificuldade de defecar podem ser prescritos laxantes, como lactulose ou óleo mineral.

Necessita de apoio médico?

Sim.

Todas as pessoas diariamente sentem algum desconforto físico.

Dor nas costas do lado esquerdo

Seja um desconforto orgânico do nosso corpo nos informando que algo não está bem ou um desconforto externo causado por itens que são inadequados às nossas necessidades pessoais como, no contexto da discussão, mochilas, malas e bolsas com pesos indevidos, peças de vestuário desajustadas às nossas necessidades, locais de trabalho ou estudos com alturas insuficientes e tantos outros detalhes que parecem pequenos mas a longo prazo fazem uma diferença extremamente significativa em nossa qualidade de vida[3]Balagué F, Mannion AF, Pellisé F, Cedraschi C. Non-specific low back pain. The lancet. 2012 Feb 4;379(9814):482-91..


Dores Lombares

As dores lombares podem acometer todas as faixas etárias, seja por problemas posturais, excesso de peso carregado, local de trabalho ou estudos com mobílias desajustadas para as especificidades físicas, exercícios inadequados e sem acompanhamento de um educador físico, dentre outras situações bastante comuns à todos nós.

As dores lombares podem ser um indício de que algo está errado e se faz necessária atenção clínica de um especialista para entender o que pode estar havendo, inclusive a indicação de exames específicos de acordo com critérios clínicos baseados em evidências, então se faz necessária a avaliação da queixa do paciente que irá nortear os caminhos a serem seguidos e são exclusivamente conduta médica, um dos grandes problemas da facilidade em adquirir medicamentos isentos de prescrição é o aumento da automedicação[4]Krismer M, Van Tulder M. Low back pain (non-specific). Best practice & research clinical rheumatology. 2007 Feb 1;21(1):77-91..

mobílias desajustadas

Um colega, um familiar e um estudante da área da saúde, por exemplo, não são as pessoas mais adequadas para tratar problemas de saúde, muitos pacientes agravam seus quadros clínicos e dificultam o tratamento médico por tentarem meios inadequados de cura.


DiagnósticoDescrição
Síndrome Dolorosa MiofascialDor crônica causada por uso excessivo ou trauma muscular.
Tensão muscularDano ou ruptura de fibras musculares causadas por força excessiva ou inadequada.
Hérnia de discoDano ao disco intervertebral causado por trauma ou degeneração, resultando na projeção do núcleo interno do disco.
Dor nas articulações facetáriasDor causada por inflamação ou irritação das articulações facetárias, localizadas entre as vértebras.
EspondilolisteseCondição em que uma vértebra desliza para frente sobre a outra devido a desgaste, trauma ou defeitos genéticos.


Quem deve avaliar os sinais e sintomas?

Os médicos ortopedistas são os mais indicados para avaliar sinais e sintomas como estes e fazem um estudo aprofundado e suficiente no auxílio diagnóstico, fazendo em sua anamnese questionamentos-chave para encontrar o problema e definir quais serão as intervenções.

Quando falamos sobre dores nas costas ao lado esquerdo, temos que ter em mente que isso pode ser um sinal de que algo está errado e precisa ser averiguado. Conforme mencionado anteriormente, as causas são diversas, mas nem sempre são as causas que serão apresentadas a seguir.


Causas de dor lombar do lado esquerdo

Em alguns casos a dor pode ser causada por movimentos repetitivos, mas também pode ser um indicativo de cálculos renais e até mesmo obstruções intestinais e acúmulo de gases.

Para avaliarmos melhor, devemos localizar exatamente qual é a região do desconforto, visto que o lado – esquerdo – já foi identificado pelo paciente em sua análise inicial de dor. Então mencionaremos agora as causas das dores nas costas na parte superior e inferior.

Todos os órgãos estão alocados estrategicamente em cada uma das suas cavidades, logo o estudo da anatomia humana capacita uma série de análises com base nas descrições dos pacientes – salvo exceções de malformações anatômicas que podem sugerir posicionamentos e formatos atípicos.


Dor na parte superior das costas

Quando a dor é na parte superior das costas (abaixo dos ombros estendida até as costelas), as opções clínicas diagnósticas mais frequentes são: problemas pulmonares (pneumonia e até mesmo infecções das pleuras – que revestem os pulmões), aumento ou infecção no baço, hérnia de hiato, fecaloma (fezes endurecidas na parte sigmóide do cólon), dentre outras.


Dor na parte inferior das costas

Quando a dor é na parte inferior das costas (das costelas até o início dos glúteos), algumas causas mais comuns podem ser citadas: diverticulite, cistos nos ovários, gravidez ectópica, endometriose, colite ulcerativa, infecções nos rins – que também pode ser um indicativo quando a parte superior está apresentando desconforto, dentre outras.


Agora que grande parte das patologias foram citadas, devemos entender que a busca por atendimento médico é muito importante e tem um caráter preventivo. Uma das patologias associadas às dores lombares pode ser a presença de câncer, que é uma doença extremamente silenciosa e que evolui muito rapidamente, necessitando de uma intervenção breve para que as chances de cura sejam mais elevadas e para que não haja grandes riscos de espalhar a doença para outras partes do corpo ou agravar ainda mais algo tão sério.

É importante saber caracterizar o local da dor

Ao sentir dores lombares e quaisquer outros desconfortos, é importante que o paciente saiba caracterizar o local da dor com precisão, a sua intensidade, a frequência que a dor é sentida e que seja feita uma avaliação da dor para que o profissional médico consiga chegar a conclusões assertivas e para que o caminho até o início do tratamento seja delineado com coerência e o possa ser iniciado o mais rápido possível.

dores lombares

É importante que o problema seja tratado, mas a causa precisa ser conhecida.

Diante de tantas informações não é necessário sair do controle, também em muitos casos as dores nas costas no lado esquerdo são de origem muscular, a qual pode surgir devido ao mau posicionamento postural ou ao excesso de peso e em uma parcela maior dos casos, pode ser devido às doenças respiratórias – como fora citado, pneumonia.

Todas as pessoas são diferentes e temos um grande volume de informações disponíveis na internet, ao longo deste artigo vimos a importância da intervenção médica no processo de cura e quão indispensável é a avaliação pessoal para o sucesso de quaisquer procedimentos relacionados à saúde.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Illes ST. Low back pain: when and what to do. Orvosi Hetilap. 2015 Aug 1;156(33):1315-20.
2 Hoy D, Brooks P, Blyth F, Buchbinder R. The epidemiology of low back pain. Best practice & research Clinical rheumatology. 2010 Dec 1;24(6):769-81.
3 Balagué F, Mannion AF, Pellisé F, Cedraschi C. Non-specific low back pain. The lancet. 2012 Feb 4;379(9814):482-91.
4 Krismer M, Van Tulder M. Low back pain (non-specific). Best practice & research clinical rheumatology. 2007 Feb 1;21(1):77-91.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail