Tontura (vertigem) – Causas, Diagnósticos e Tratamentos

Tonturas e desequilíbrio são queixas comuns em uma variedade de condições médicas. A tontura pode desencadear reações físicas como náuseas, vômitos, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca. 

Se a tontura for muito grave, o sistema circulatório pode entrar em colapso e a pessoa em questão desmaia por um curto período.


O equilíbrio requer três sentidos

Normalmente conhecemos a posição do nosso corpo no espaço e os seus movimentos a qualquer momento. Para fazer isso, nossos nervos conduzem constantemente informações dos órgãos sensoriais para o cérebro. Recebemos mensagens sobre equilíbrio e posição no espaço através de três sentidos: através do órgão de equilíbrio próximo ao ouvido interno, através da percepção visual e corporal.

O sistema vestibular é composto por três canais semicirculares com fluido que registram aceleração e desaceleração durante o movimento. Quando o fluido nos canais semicirculares gira de maneira diferente da cabeça, eles respondem. 

Os sensores de posição estão localizados na junção dos três canais semicirculares. Eles consistem em pêlos sensoriais nos quais pequenas pedras repousam como em um campo de restolho. Quando a cabeça é inclinada para um lado, as pedras dobram os cabelos sensoriais nessa direção.

Nosso sentido da visão atua como um importante estabilizador. Ajuda-nos a antecipar certos movimentos, por ex. B. quando entramos em uma curva. Assim podemos nos adaptar melhor à nova situação.

Mesmo com os olhos fechados, geralmente sabemos onde está nossa mão e o quanto nosso joelho está dobrado. Para fazer isso, os sensores de posição das articulações estão localizados em todo o nosso corpo. A autoconsciência do corpo é chamada propriocepção. Recebemos informações adicionais através da pressão do nosso corpo e dos receptores de superfície.


Correspondência de informações no cérebro

No cérebro, as informações dos três sentidos são comparadas entre si. Se as impressões sensoriais não corresponderem e se as discrepâncias excederem um determinado limite, a tontura é desencadeada. 

Isso acontece, por exemplo, quando estamos sentados em um avião que está caindo repentinamente. O sistema vestibular registra então uma aceleração para baixo, enquanto os olhos percebem uma imagem inalterada da parte traseira do assento.


Quando a tontura é uma doença?

A tontura é uma sensação que ocorre quando há um descompasso nas informações que os vários sentidos estão enviando ao cérebro sobre a posição do corpo. Isso muitas vezes acontece ao dirigir em um carro, em um avião, em uma viagem de barco, em grandes altitudes ou, deliberadamente, ao andar de montanha-russa.

Nessas situações, a tontura nos avisa que algo está errado. É um sinal de alarme com função de proteção para o corpo. Este tipo de vertigem é uma resposta corporal normal e é conhecida como vertigem fisiológica.

Os sintomas da tontura fisiológica desaparecem por conta própria quando o gatilho externo não está mais presente. Eles só precisam ser tratados se estiverem muito desconfortáveis ​​e pudermos identificar os estímulos desencadeantes, por exemplo. no avião ou no navio, não pode evitar.

Se pessoas saudáveis são frequentemente expostas a certas situações que causam tonturas, elas geralmente se acostumam e a sensação de tontura desaparece gradualmente: Os marítimos experientes, por exemplo, não sofrem mais de enjoo.

 

tontura 2 scaled

Vertigem mórbida ou patológica

Se a tontura ocorrer sem um gatilho externo ou for muito forte em relação ao gatilho, é chamada de tontura patológica ou patológica. A tontura patológica é baseada em causas internas. As causas internas incluem:

  • Doenças ou lesões do órgão de equilíbrio no ouvido (doenças vestibulares)
  • Doenças ou lesões fora do sistema vestibular (doenças não vestibulares).
  • Doença mental ou problemas mentais graves (tontura psicogênica).
  • Como sintoma de uma doença e por prejudicar significativamente a qualidade de vida das pessoas acometidas, a vertigem patológica requer tratamento médico e/ou psicológico.

 

Que tipos de tontura existem?

Dependendo do gatilho ou causa, é feita uma distinção entre os seguintes tipos de tontura. 

Os tipos fisiológicos de tontura incluem:

Enjoo de movimento (cinetose): enjoo de movimento, por ex. enjôo ou enjôo, são desencadeados pela tontura fisiológica, mas podem causar náuseas e vômitos graves em casos individuais.

Vertigem de altura: Se o olho não consegue mais encontrar um ponto fixo ao olhar de uma grande altura, pode ocorrer vertigem de altura. A vertigem também é uma reação corporal fisiológica.

 

Os tipos patológicos de vertigem incluem:

  • Tontura fóbica
  • Vertigem rotativa
  • Vertigem posicional
  • Doença de Meniere
  • Vestibulopatia aguda
  • Ataques fóbicos-vertigem
  • tontura inespecífica

 

A tontura de atenção ocorre quando o cérebro lida com a tontura com tanta intensidade que a desencadeia sem nenhuma causa externa razoável – muito semelhante a um alarme falso. As razões para isso muitas vezes podem ser encontradas na história de vida das pessoas afetadas.

As fobias são inadequadamente fortes para entrar em pânico com medos de situações ou coisas específicas, por exemplo. medo de voar ou claustrofobia.

 

Diagnóstico de tontura

Diagnosticar a tontura não é fácil porque a tontura tem muitas causas: pode ocorrer como uma reação corporal completamente normal ou ser um sintoma de um grande número de doenças. 

Além disso, a tontura é uma sensação e, como tal, não é facilmente mensurável como febre, pressão arterial ou peso corporal.

 

Descrição da tontura

Para que o médico possa obter uma imagem o mais precisa possível da sua tontura, ele fará as seguintes perguntas:

  • Como você se sente sobre a tontura?
  • Ou existem vários golpes “diferentes”?
  • Quando a tontura apareceu pela primeira vez? duração do curso?
  • O que o torna pior, o que o torna melhor?
  • Existem gatilhos regulares ou certas situações?
  • Existem distúrbios do equilíbrio? Se sim, que tipo?
  • A tontura ocorreu junto com outros distúrbios?
  • Uso de medicamento? Álcool? Outras drogas? Comida incomum?
  • Saúde mental? Estresse do trabalho e da família? situações de crise

As respostas a essas perguntas geralmente já fornecem informações importantes sobre o tipo e a causa da tontura, que o médico esclarecerá nos exames a seguir.

 

Investigações em tontura

Dependendo do caso individual, os exames para vertigem incluem:

  • o exame neurológico
  • o exame interno
  • o exame médico de ouvido, nariz e garganta
  • o exame ortopédico
  • o exame neuropsicológico

 

Terapia para tontura

O tratamento das causas é a primeira prioridade no tratamento da tontura. No entanto, estes não podem ser claramente determinados em todos os casos. Então é importante aliviar a tontura com a ajuda da terapia e controlá-la. 

Muitas vezes, embora nem sempre, a tontura desaparece com o tratamento. Em qualquer caso, uma terapia adaptada individualmente pode melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas afetadas.

A terapia deve ser adaptada individualmente às causas e ao tipo de tontura. É composto pelos seguintes elementos

 

tontura 3 scaled

Terapia médica

Medicação especial pode aliviar os sintomas de um ataque agudo de tontura. No entanto, eles nunca devem ser usados ​​por mais do que alguns dias, porque têm um efeito de amortecimento no cérebro. Com o uso a longo prazo, eles reduzem o desempenho do cérebro e afetam significativamente a qualidade de vida.

Se a tontura for causada por uma doença mental, por ex. B. um transtorno de ansiedade, pode ser necessário tomar certos medicamentos não depressivos além da psicoterapia. Esses medicamentos podem e às vezes devem ser tomados por um longo período.

 

Treinamento e esportes

Com a ajuda de fisioterapia direcionada e terapias de movimento, o cérebro pode aprender a compensar defeitos no órgão de equilíbrio e, assim, evitar tonturas. 

No caso de crises de tontura causadas por problemas circulatórios, os esportes de resistência ajudam a fortalecer o sistema circulatório e estabilizar a função circulatória. 

Se o coração estiver saudável, aplicações de medicina física, como efusões de água fria, também podem apoiar a função circulatória.

 

Relaxamento e estresse

A tontura é muitas vezes desencadeada ou agravada pelo estresse. Exercícios regulares de relaxamento podem reduzir o estresse. Na melhor das hipóteses, um ataque de vertigem pode ser evitado dessa maneira. 

Além disso, lidar com o estresse de forma consciente, o chamado gerenciamento do estresse, pode ajudar a lidar melhor com o estresse diário. Exercícios de relaxamento e gerenciamento de estresse podem ser aprendidos com ajuda profissional. 

Se a causa da tontura for problemas ou doenças psicológicas graves, você deve procurar ajuda psicoterapêutica o mais rápido possível. 

 

Diagnóstico

No exame inicial, seu médico falará com você em detalhes sobre sua percepção individual de tontura, os sintomas que a acompanham e as circunstâncias que a acompanham. Isto é seguido por um exame físico completo, que se concentra no coração e no sistema circulatório. Exames laboratoriais de sangue e urina completam o exame interno.

Outros exames são realizados em nosso departamento especializado em neurologia e na clínica especializada em ouvido, nariz e garganta afiliada. Para descobrir ou descartar doenças da coluna cervical superior, também realizamos um exame ortopédico. O exame neuropsicológico e a entrevista psicológica complementam o diagnóstico de tontura.

Graças ao nosso moderno equipamento técnico, podemos realizar todos os exames especiais necessários em nossa casa.

A tontura ou vertigem é resultado de uma incompatibilidade entre 3 sistemas sensoriais: o vestibular, o visual e o somatossensorial. Esses sistemas são mutuamente interativos e redundantes, pois a orientação e o equilíbrio são guiados por pistas reaferentes simultâneas. As faixas funcionais dos sistemas se sobrepõem, permitindo assim que eles compensem em parte as deficiências uns dos outros.

A vertigem não é uma doença bem definida, mas sim uma síndrome multissensorial induzida pela estimulação do sistema sensório-motor intacto pelo movimento (p. (por exemplo, vestibular periférico como na neurite vestibular, ou vestibular central como na isquemia vértebro-basilar). 

A região central nas síndromes de vertigem vestibular é o reflexo vestíbulo-ocular , um arco de 3 neurônios que medeia a informação dos canais semicirculares e otólitos através do nervo vestibular e do núcleo vestibular para os núcleos motores oculares (VI, IV, III) e o centros de integração supranuclear no tronco cerebral ponto-mesencefálico.

Os fenômenos clínicos característicos das síndromes vertiginosas fisiológicas e patológicas incluem síndromes posturais, perceptivas, oculomotoras e vegetativas, que se manifestam com ataxia, nistagmo, vertigem e náusea. Assim, o teste clínico deve incluir exames de disfunções posturais, perceptivas, oculomotoras e vegetativas.

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Andrew Seung Ho Park

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail