Dormir demais pode ser sintoma de alguma doença?

HIPERSONIA é a condição conhecida por dormir demais, afetando cerca de 2% da população. Pessoas nessa situação precisam de horas excessivas de sono para se sentirem bem.

Pessoas adultas geralmente necessitam de sete a nove horas de sono de qualidade por dia. Claro que a quantidade de horas de sono varia dependendo da fase de vida, mas para adultos, acima de nove horas, já pode ser considerado sono excessivo.

Dormir mais do que isso pode ser sinal de alguma condição mais séria.

Se você está se perguntando por que tem dormido tanto e, mesmo assim, continua cansado, continue lendo esse artigo para descobrir algumas causas de sonolência excessiva e o que você pode fazer para resolver a situação.

Consulte um médico caso suspeite de alguma das condições citadas abaixo. Anormalidades no sono, tanto a falta quanto o excesso, precisam de atenção, pois são quadros preocupantes que demandam diagnóstico e tratamento adequados.


hipersonia sono excessivo


1. Depressão

Estudos já comprovaram que distúrbios do sono são frequentes na depressão, caracterizado por sono inadequado e não restaurador. A sonolência excessiva diurna (SED) é um dos principais sintomas do quadro depressivo moderado a grave.

Outros sintomas de sonolência associados à depressão incluem sensação de cansaço, baixa motivação, fadiga, concentração reduzida e pouca energia.

Existem diversos tratamentos específicos para os tipos de sonolência associados à depressão. A opção terapêutica mais adotada em pacientes com depressão grave e queixas de sonolência excessiva ou insônia é a monoterapia com um tipo de antidepressivo.


2. Anemia

A anemia é definida como a condição em que o conteúdo de hemoglobina no sangue se encontra abaixo dos níveis considerados normais para a faixa etária, peso, sexo e estado fisiológico. A causa mais comum de anemia está associada a deficiência de ferro, no qual o indivíduo possui um baixo consumo ou absorção de ferro dietético.

Quando uma pessoa está com deficiência de ferro, é comum manifestar alguns sintomas, entre eles: diminuição das atividades e interações sociais, atraso no desenvolvimento, anormalidades na pele, alterações metabólicas e sonolência excessiva.

O combate da deficiência de ferro é considerado umas das prioridades na promoção da saúde em razão das graves consequências biológicas que essa condição causa. A administração de ferro medicinal ou a ingestão de alimentos ricos em ferro apresentam eficácia reconhecida no tratamento e prevenção da anemia.


3. Apneia do sono

A apneia do sono é um distúrbio da respiração do sono potencialmente grave caracterizado por esforços inspiratórios ineficazes devido a oclusão dinâmica e repetitiva da faringe durante o momento do sono. Nesse distúrbio, ocorrem pausas respiratórias de 10 segundos ou mais, que podem ser acompanhadas ou não de dessaturação de oxigênio. 

Os sintomas da apneia do sono incluem hipersonolência diurna, fadiga, falta de atenção, diminuição dos reflexos e depressão. Como opção de tratamento, algumas pessoas utilizam a máquina CPAP, que bombeia suavemente o ar através de uma máscara utilizada sobre a boca ou o nariz enquanto o paciente dorme. Essa máquina ajuda a melhorar a respiração enquanto se dorme, bem como a qualidade do sono e, consequentemente, a redução do cansaço ao acordar.

Visto que a apneia do sono também está associada a obesidade, álcool e cigarro, modificar os hábitos que contribuem para esses problemas pode trazer resultados satisfatórios no combate à hipersonia.


4. Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença caracterizada por dor musculoesquelética crônica difusa. Essa condição apresenta etiologia desconhecida e fisiopatologia incerta. 

Os sintomas de fibromialgia incluem dor musculoesquelética generalizada, distúrbios cognitivos, dor de cabeça, ansiedade, depressão, problemas gastrointestinais, além de olhos secos, dispneia, disfagia e palpitações, em alguns casos.

A fadiga é outro sintoma presente, principalmente ao acordar, mas também no meio da tarde, causando distúrbios no sono. Um estudo publicado em 2010 pelo Pain Practice demonstrou que indivíduos com fibromialgia têm hipersonia diurna devido o padrão de sono noturno perturbado.


5. Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma condição resultante dos baixos níveis de hormônio tireoidiano. Alguns dos sintomas típicos são sensibilidade ao frio, inchaço, alterações na pele, perda de cabelo, anormalidades do ciclo menstrual, ganho de peso e depressão.

A fadiga é outro sintoma que está presente em pessoas com hipotireoidismo, por isso é comum sentir um cansaço extremo, que pode levar à distúrbios do sono, provocando sonolência, além de falta de energia para realizar as atividades diárias. O tratamento para hipotireoidismo é baseado principalmente em monoterapia com levotiroxina. 


Diagnóstico e tratamento da hipersonia

sono excessivo doenca

Geralmente, o sedentarismo, maus hábitos alimentares e vícios podem contribuir para o surgimento da hipersonia. Solucionando esses hábitos, possivelmente afetará o sintoma da hipersonia, melhorando o quadro. Porém, é sempre bom consultar um médico se o sintoma de hipersonia durar mais de seis semanas.

O diagnóstico baseia-se, inicialmente, em uma série de perguntas feitas pelo médico, incluindo hábitos de sono e estilo de vida, histórico de saúde e medicamentos que o paciente utiliza. Caso o médico suspeite de alguma doença relacionada, solicitará exames físicos e complementares.

Se o excesso de sono estiver relacionado a um problema de saúde subjacente, o tratamento será baseado de acordo com a patologia.


REFERÊNCIAS

BHARGAVA, J.; HURLEY, J. A. Fibromyalgia. National Library of Medicine, StatPearls, 2022.

CAVALLINI, D. C. U. Deficiência de ferro: consequências biológicas e propostas de prevenção. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, v. 27, n. 2, p. 103-112. 2006.

CEMBRANEL, F. et al. Efetividade da suplementação de sulfato ferroso na prevenção da anemia em crianças: revisão sistemática da literatura e metanálise. Caderno de Saúde Pública, v. 29, n. 9, p. 1731-1751. 2013.

CHELLAPPA, S. L. Sonolência excessiva diurna e depressão: causas, implicações clínicas e manejo terapêutico. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, v. 31, n. 3, 2009.

DAUVILLIERS, Y. et al. Hypersomnia and depressive symptoms: methodological and clinical aspects. BMC Medicine, v. 11, n. 78, p. 1-9. 2013.

PATIL, N.; REHMAN, A.; JIALAL, I. Hypothyroidism. National Library of Medicine. StatPearls, 2022.

SILVA, G. A. et al. Conceitos básicos sobre síndrome da apneia obstrutiva do sono. Revista Brasileira de Hipertensão, v. 16, n. 3, p. 150-157. 2009.  

SPITZER, R.; BROADMAN, M. A Retrospective Review of the Sleep Characteristics in Patients with Chronic Fatigue Syndrome and Fibromyalgia. Pain Practice, n. 10, v. 4, p. 294-300. 2010.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail