A Alimentação Pode Ajudar no Tratamento da Fibromialgia

A fibromialgia é uma condição de dor crônica que pode ser difícil de controlar. Embora não haja cura para a fibromialgia, uma dieta e um estilo de vida saudáveis podem ajudar a reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Comer uma dieta nutritiva, rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos graxos essenciais, pode ajudar a reduzir a inflamação, melhorar os níveis de energia e aumentar a tolerância à dor. Além disso, certos alimentos podem ter um papel no alívio de sintomas específicos associados à fibromialgia, como fadiga, dores musculares e síndrome do intestino irritável.

Neste post, exploraremos o papel da alimentação e da nutrição no controle da fibromialgia e discutiremos algumas mudanças simples na dieta que podem ajudar a melhorar a saúde geral e reduzir os sintomas da fibromialgia.


Introdução

A FIBROMIALGIA define-se como uma síndrome reumática crônica, caracterizada por dor musculoesquelética generalizada, cujos sintomas envolvem cefaleia, fadiga, transtornos de humor, distúrbios do sono, depressão, entre outros.

A fibromialgia doença predominantemente em mulheres entre 20 à 50 anos, atingindo cerca de 2,5% da população brasileira.

O diagnóstico da fibromialgia é essencialmente clínico, não existindo, até o momento, exames laboratoriais que comprovem a doença.

O tratamento é multidisciplinar, incluindo terapias farmacológicas e não farmacológicas, com o objetivo de aliviar a dor crônica e proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos pacientes.


Papel da boa alimentação

alimentacao

Uma boa alimentação tem papel essencial no controle dos sintomas de doenças crônicas. Em se tratando de fibromialgia, estudos revelam que a nutrição também tem um impacto e pode influenciar positivamente no alívio dos sintomas da doença[1]Arranz LI, Canela MÁ, Rafecas M. Dietary aspects in fibromyalgia patients: results of a survey on food awareness, allergies, and nutritional supplementation. Rheumatology international. 2012 … Continue reading.

Por exemplo, pessoas com fibromialgia sofrem com distúrbios do sono, então a cafeína se apresenta como um fator que prejudica ainda mais essa condição. Logo, evitar o consumo de cafeína pode melhorar as condições de sono de pacientes com fibromialgia.


Estudos sobre alimentação e dor crônica

A alimentação é tão associada à qualidade de vida, que determinadas dietas podem agravar a sensibilidade à dor em pessoas com fibromialgia.

Em 2020, um estudo publicado na revista Pain Medicine classificou dois estilos divergentes de dieta, sendo uma delas a dieta anti-inflamatória, que abrange alimentos que combatem de forma natural os processos inflamatórios no organismo, como as frutas vermelhas, vegetais, azeite e nozes, e a dieta pró-inflamatória, na qual as citocinas presentes nos alimentos desencadeiam processos clínicos característicos da doença, como quadros de dor, fadiga e ansiedade[2]Field R, Pourkazemi F, Turton J, Rooney K. Dietary interventions are beneficial for patients with chronic pain: a systematic review with meta-analysis. Pain Medicine. 2021 Mar;22(3):694-714..

O estudo afirma que o potencial inflamatório relacionado à dieta está associado ao agravamento dos sintomas da doença. Além disso, incluir uma dieta vegana rica em lactobactérias, ou uma dieta rigorosa com baixo teor de sal, fornece efeitos benéficos sobre esses sintomas. Então, pessoas que sofrem com fibromialgia devem promover estratégias de dietas anti-inflamatórias para reduzir a hipersensibilidade à dor[3]Arranz LI, Canela MÁ, Rafecas M. Fibromyalgia and nutrition, what do we know?. Rheumatology international. 2010 Sep;30(11):1417-27.

ComidaBenefício para a dor da fibromialgia
Ácidos graxos ômega-3Reduz a inflamação e melhora a dor e a rigidez nas articulações
Vitamina DMelhorar dores musculares e fadiga
MagnésioReduzir a tensão muscular e dores nas articulações
CúrcumaReduzir inflamação, dor e fadiga
Verdes folhosos escurosAlto teor de magnésio e outras vitaminas e minerais que podem reduzir a dor nas articulações


Vídeo sobre Fibromialgia


Vitaminas, minerais e dor crônica

vitaminas

A baixa ingestão alimentar e a deficiência de vitaminas na dieta, como o magnésio e o cálcio, estão relacionados com a piora da dor crônica da fibromialgia, visto que as manifestações da doença são semelhantes aos sintomas da deficiência destes minerais[4]Edwards AM, Blackburn L, Christie S, Townsend S, David J. Food supplements in the treatment of primary fibromyalgia: a double-blind, crossover trial of anthocyanidins and placebo. Journal of … Continue reading.

Um estudo que comprova esse fato está publicado no periódico Advances in Rheumatology, onde 53 mulheres diagnosticadas com fibromialgia e 50 mulheres saudáveis participaram de uma pesquisa experimental para determinar a ingestão alimentar e os níveis séricos de magnésio e cálcio e relacioná-los com os sintomas e risco de depressão em mulheres com e sem a doença.

Os resultados dessa pesquisa mostraram que no grupo de mulheres com fibromialgia, quanto maior a ingestão de magnésio e cálcio, menor é a contagem de pontos sensíveis pelo corpo. Sendo assim, esses minerais desempenham um papel importante nos sintomas de fibromialgia, sendo aconselhável a sua ingestão por meio dos alimentos ou de suplementos.

Pacientes com fibromialgia devem fazer refeições balanceadas e nutritivas, manter uma boa hidratação, consumir multienzimáticos e suplementos nutricionais, quando necessários ao tratamento. A ênfase sobre as vitaminas acontece, pois geralmente elas são cofatores que auxiliam as enzimas na utilização de nutrientes fundamentais.

Cada vitamina necessária ao organismo influencia, de alguma forma, na melhora dos sintomas da fibromialgia. As vitaminas do complexo B reduzem o estresse. A vitamina D influencia na absorção de cálcio. O zinco melhora a função dos tecidos nervoso e muscular. O magnésio reduz a fadiga e pode prevenir câimbras musculares.

VitaminaBenefícios para dor crônica
Vitamina B1Pode ajudar a reduzir a dor do nervo e reduzir os efeitos de alguns danos nos nervos.
Vitamina B6Pode ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a função nervosa.
Vitamina B12Pode ajudar a reduzir a dor no nervo e melhorar a condução nervosa.
Vitamina CPode ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a cicatrização dos tecidos.
Vitamina DPode ajudar a reduzir a inflamação e reduzir a dor.
Vitamina EPode ajudar a reduzir a inflamação e reduzir a dor.

O consumo de peixes de água gelada, óleo de salmão e óleo de prímula podem influenciar no fluxo sanguíneo e na transmissão do impulso nervoso. A lecitina exerce função nos tecidos nervoso e muscular, no cérebro e sistema circulatório. O metilsulfonilmetano (MSM), um composto natural de enxofre orgânico, é capaz de reduz a dor nas articulações.

A glutamina pode melhorar a função muscular e o procianidólico oligômero (PCO) é conhecido por proteger os músculos.


Alterações gastrointestinais e fibromialgia

Pacientes com fibromialgia também costumam ter problemas gastrointestinais, normalmente atribuídos à síndrome do intestino irritável e distúrbios relacionados ao glúten, como a doença celíaca.

Inclusive, a síndrome da fadiga crônica, que é um dos sintomas da fibromialgia, pode ser agravada pela sensibilidade ao glúten.

SintomaDescrição
Dor AbdominalDor no abdômen, que pode variar de leve a grave.
InchaçoSensação de plenitude ou aperto no abdômen causada por gases ou inchaço.
ConstipaçãoDificuldade ou evacuação pouco frequente.
DiarreiaFrequentes fezes soltas ou aquosas.
Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE)Uma condição na qual o ácido do estômago flui de volta para o esôfago, causando azia e outros sintomas.
NáuseaSensação de estar doente ou vontade de vomitar.
VômitoVômito é a contração involuntária do estômago que empurra o seu conteúdo para fora da boca.

Uma dieta sem glúten, com a ingestão de grãos integrais, aumento de legumes e redução da densidade energética dos alimentos, pode ajudar a melhorar os sintomas desses problemas gastrointestinais e, consequentemente, reduzir ou amenizar os sintomas da fibromialgia.


Peso, colesterol e estilo de vida na fibromialgia

colesterol

Alguns estudiosos da área também já comprovaram que o colesterol alto está associado com a maior duração da dor, com os pontos sensíveis, ansiedade e depressão decorrentes da fibromialgia.

Essas evidências são importantes para determinar que pacientes com fibromialgia devem modificar seu estilo de vida com uma alimentação mais saudável e adequada, acrescentado de um programa de exercícios físicos com estratégias de perda de peso, visto que o índice de Massa Corporal (IMC) e a obesidade estão relacionadas com a piora dos sintomas da fibromialgia.

O IMC aumentado exerce uma grande influência na qualidade do sono e hiperalgesia, que por sua vez, pode complicar o quadro clínico de quem tem fibromialgia, já que esses pacientes tendem a apresentar maiores níveis de dor, fadiga e rigidez, bem como menor vitalidade.


Outros suplementos, como Coenzima Q10

Evidências científicas também indicam que a suplementação com a coenzima Q10 (CoQ10) induz o aumento na biogênese mitocondrial e níveis de expressão de proteína. Pacientes com fibromialgia apresentam uma disfunção mitocondrial, então o tratamento com CoQ10 pode ser utilizado como terapia alternativa na fibromialgia e seus efeitos benéficos podem ser monitorados a nível celular.

Algumas pesquisas revelam que essa suplementação melhorou o sono e o estado de alerta mental, reduziu a dor nas articulações e no número de pontos sensíveis, e melhorou a fadiga e ansiedade em pacientes com fibromialgia.

No entanto, os estudos envolvendo a suplementação de CoQ10 envolveu uma amostra pequena em pacientes com a doença, então são necessários mais esclarecimentos sobre esse mecanismo de ação ligado às contribuições da CoQ10 para os processos patológicos e terapêuticos.

Benefício da Coenzima Q10 para Fibromialgia
Reduz a fadiga e a dor
Melhora a qualidade do sono
Aumenta os níveis de energia
Reduz a rigidez muscular
Melhora o funcionamento cognitivo
Melhora o humor
Promove o metabolismo celular saudável
Melhora a saúde do coração
Reduz a inflamação

Se você sofre com fibromialgia, modificar a sua dieta alimentar para hábitos mais saudáveis combinada a exercícios físicos regulares, são formas de tratamento não farmacológico eficazes para se obter melhora dos sintomas e, consequentemente, melhora da sua qualidade de vida e bem-estar!


REFERÊNCIAS

ANDRETTA, A. et al. Relation between magnesium and calcium and parameters of pain, quality of life and depression in women with fibromyalgia. Advances in Rheumatology, v. 59, n. 1, p. 1-6. 2019.

CORREA-RODRÍGUEZ, M. et al. Dietary inflammatory index scores are associated with pressure pain hypersensitivity in women with fibromyalgia. Pain Medicine, v. 21, n. 3, p. 586-594. 2020.

JATOBÁ, D. M. Alimentação como tratamento coadjuvante para pessoas com fibromialgia: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 15, n. 1, p. 1-11. 2022. SILVA, A. F. Recomendações nutricionais para o tratamento da fibromialgia. Demetra: alimentação, nutrição e saúde, v. 12, n. 3, p. 751-765. 2017.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Arranz LI, Canela MÁ, Rafecas M. Dietary aspects in fibromyalgia patients: results of a survey on food awareness, allergies, and nutritional supplementation. Rheumatology international. 2012 Sep;32(9):2615-21.
2 Field R, Pourkazemi F, Turton J, Rooney K. Dietary interventions are beneficial for patients with chronic pain: a systematic review with meta-analysis. Pain Medicine. 2021 Mar;22(3):694-714.
3 Arranz LI, Canela MÁ, Rafecas M. Fibromyalgia and nutrition, what do we know?. Rheumatology international. 2010 Sep;30(11):1417-27
4 Edwards AM, Blackburn L, Christie S, Townsend S, David J. Food supplements in the treatment of primary fibromyalgia: a double-blind, crossover trial of anthocyanidins and placebo. Journal of nutritional & environmental medicine. 2000 Jan 1;10(3):189-99.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail