Acupuntura: Como Funciona, Para que Serve – Aprenda Mais

Acupuntura Agulhas

A acupuntura é uma tradicional abordagem baseada na medicina chinesa para tratar uma variedade de condições, acionando pontos específicos na pele com agulhas.

A acupuntura tradicional tem sido usada para tratar uma infinidade de condições, incluindo dor, distúrbios sistêmicos, distúrbios psicológicos (como ansiedade, estresse e depressão) e dependência química[1]World Health Organization. Acupuncture: review and analysis of reports on controlled clinical trials..

Acupuntura é uma forma de medicina chinesa que remonta pelo menos 2.500 anos. Pela visão da Medicina Chinesa, o corpo contém padrões de fluxo de energia. A energia vital ou força vital do corpo é referido como Qi, e um fluxo adequado de Qi é considerado necessário para manter a saúde[2]Chon TY, Lee MC. Acupuncture. InMayo Clinic Proceedings 2013 Oct 1 (Vol. 88, No. 10, pp. 1141-1146). Elsevier..

A teoria da acupuntura é que existem mais centenas de pontos no corpo humano que se conectam com 20 caminhos (“meridianos”). Estas vias conduzem o Qi por todo o corpo. Com a acupuntura, agulhas finas metálicas são inseridas em combinações específicas destes pontos na tentativa de corrigir e/ou manter um fluxo normal de Qi.

Mais recentemente, a partir da década de 1950, a acupuntura tem sido objeto de ensaios científicos e uma área de grande interesse para pesquisadores. O trabalho desses pioneiros tenta explicar a acupuntura no contexto de nossa atual compreensão científica da dor e dos mecanismos de cura. Esta é a base da acupuntura médica ocidental[3]Han JS. Acupuncture and endorphins. Neuroscience letters. 2004 May 6;361(1-3):258-61..

Pela visão ocidental, a acupuntura estimula a liberação de opioides endógenos e serotonina, ativa o glutamato e os sistemas de controle inibitório nocivo difuso, com efeitos segmentares locais. Acredita-se que esses efeitos contribuam para o alívio da dor.

Evidências sugerem que a acupuntura pode ser um tratamento eficaz para patologias como dor crônica[4]Mayer DJ. Acupuncture: an evidence-based review of the clinical literature. Annual review of medicine. 2000 Feb;51(1):49-63..


Vários fatores podem contribuir para a variabilidade nos efeitos terapêuticos da acupuntura, incluindo a técnica de agulhamento, número de agulhas usadas, duração da retenção da agulha, especificidade do ponto de acupuntura, número de tratamentos e vários fatores subjetivos (psicológicos).

Kelly, 2019. American Family Physician

acupuntura dor relaxar

Para que serve Acupuntura? Principais indicações

Segundo a Academia Americana de Acupuntura Médica, indicações da acupuntura incluem:

Controle da dor aguda e crônicaNas fraturas, ajudando no controle da dor, edema e potencializando o processo de cicatrizaçãoÍleo pós-traumático e pós-operatório
Distúrbio da articulação temporomandibular, bruxismoEspasmos musculares, tremores, tiques, contraturasDismenorréia, dor pélvica
ParestesiasInsôniaAnsiedade, susto, pânico
AnorexiaDesintoxicação de drogasDor torácica atípica (avaliação negativa)
Neuralgias (trigemial, herpes zoster, pós-herpética, outras)Palpitações idiopáticas, taquicardia sinusalSequela de paralisia do sétimo nervo de acidente cardiovascular (afasia, hemiplegia)
Sinusite alérgicaDistúrbios gastrointestinais funcionais (náuseas e vômitos, espasmo esofágico, hiperacidez, intestino irritável, etc.)Soluços persistentes
Dor de cabeça, vertigem (Meniere), zumbidoDermatoses selecionadas (urticária, prurido, eczema, psoríase)Dor fantasma
Constipação, diarreiaOmbro congelado (Capsulite Adesiva)Incontinência urinária, retenção (neurogênica, espástica, efeito adverso de drogas)
Síndromes da coluna cervical e lombarDistensão/flatulência abdominalFascite plantar
Hipertermia graveArtrite/artroseTosse com contra-indicações para narcóticos
Bursite, tendinite, síndrome do túnel do carpoAnestesia por acupuntura para pacientes de alto riscoEntorses e contusões

Indicações da Organização Mundial de Saúde incluem:

Indicações da Organização Mundial da SaúdeExemplos
Trato respiratórioSinusite aguda, Rinite aguda, Resfriado comum, Amigdalite aguda
Distúrbios gastrointestinaisEspasmo do esôfago e cárdia, Soluço, Gastroptose, Gastrite aguda e crônica, Hiperacidez gástrica, Úlcera duodenal crônica (alívio da dor), Colite aguda e crônica, Disenteria bacilar aguda, Prisão de ventre, Diarréia, Íleo paralítico
Distúrbios broncopulmonaresBronquite aguda, asma brônquica (mais eficaz em crianças e em pacientes sem complicações)
Distúrbios neurológicosCefaleia, Enxaqueca, Neuralgia do trigêmeo, Paralisia facial (fase inicial, ou seja, dentro de 3 a 6 meses), Paresia após AVC, Neuropatias periféricas, Sequelas de poliomielite (fase inicial, ou seja, dentro de 6 meses), Doença de Ménière, Neurogênica disfunção da bexiga, enurese noturna, neuralgia intercostal
Distúrbios do olhoConjuntivite aguda, retinite central, miopia (em crianças), catarata (sem complicações)
Distúrbios musculoesqueléticosCervicobraquialgia, ombro congelado, epicondilite lateral, ciática, lombalgia, osteoartrite
Distúrbios da bocaDor de dente, dor pós-extração, gengivite, faringite aguda e crônica

Como funciona a acupuntura?

Os mecanismos da acupuntura, embora não solidamente comprovada, já expostos vários efeitos comumente aceitados para o corpo. Mais notável é que a acupuntura estimula o sistema nervoso central — o cérebro e a medula espinhal.

A maioria das pessoas relata uma sensação de formigamento, sensação de relaxamento ou mesmo de se sentir mais energizado. Novamente, isto em grande parte baseia-se sobre o indivíduo que está recebendo o tratamento de acupuntura e como ele ou ela percebe isso[5]Langevin HM, Wayne PM, MacPherson H, Schnyer R, Milley RM, Napadow V, Lao L, Park J, Harris RE, Cohen M, Sherman KJ. Paradoxes in acupuncture research: strategies for moving forward. Evidence-Based … Continue reading.

Na era moderna, a acupuntura demonstrou ter múltiplos efeitos no sistema nervoso central e periférico. A ressonância magnética funcional tornou possível estudar as respostas cerebrais à acupuntura. A liberação de opióides endógenos, serotonina e norepinefrina pode ter efeitos a jusante sobre nociceptores, citocinas inflamatórias e outros mecanismos fisiológicos que podem alterar a percepção da dor

Kelly, 2019. American Family Physician

Supõe-se que a acupuntura funcione estimulando determinados padrões de atividade aferente nos nervos periféricos. Isso é geralmente feito por meio da inserção de agulha na pele e nos tecidos mais profundos, girado manualmente ou por meio da aplicação de estimulação elétrica, também conhecida como eletroacupuntura. Essa estimulação ativa receptores nos músculos esqueléticos, com limiares altos e baixos para estimulação mecânica, inervados por fibras A-delta e C.

Quando esses receptores são ativados pela acupuntura, ela provoca processos fisiológicos semelhantes aos efeitos do exercício físico. Além disso, acredita-se que os receptores polimodais, receptores de terminações nervosas livres sensíveis a estímulos mecânicos e térmicos, sejam ativados pela acupuntura. Isso explica a sobreposição de efeitos de estimulação mecânica (acupuntura) ou térmica (moxabustão) aplicada no mesmo ponto do corpo.


Como é a sessão de acupuntura?

Durante uma sessão de tratamento de acupuntura, finas agulhas metálicas são inseridas no corpo, variando de apenas poucos milímetros a até 4-5 cm em média.

Existem agulhas mais longas (tem de 7 a 9 cm) que são inseridas em áreas de camadas mais profundas do músculo (como para tratamento de dor ciática ou síndrome do piriforme), dependendo do que está sendo tratado e a profundidade necessária ou penetração.

As agulhas de acupuntura são muitas vezes deixadas em cerca de 15 a 30 minutos. Alguns médicos inserirem agulhas, direcionam em uma direção ou outro, ou ambos, dependendo o que eles estão tentando atingir e estas agulhas são inseridas para talvez 10 segundos somente, removidos e a mesma agulha é usada para tratamento de outros pontos no mesmo paciente.

Em certos casos, agulhas são aquecidas ou eletricamente carregadas após a inserção.

A eletroacupuntura pode ser usada com agulhas ou através da utilização de uma sonda não-penetrante.



A acupuntura dói?

As agulhas de acupuntura são muito finas e a maioria das pessoas não sente dor ou sente muito pouca dor quando são inseridas.

No entanto, as agulhas podem causar dor temporária.

Algumas técnicas de acupuntura exigem uma forte manipulação e podem resultar em uma dor leve repentina, que passa muito rápido.

Acupuntura dói?
Não, a acupuntura não dói. É uma forma de tratamento que envolve a inserção de agulhas finas na pele em pontos específicos.
O objetivo da acupuntura é estimular o corpo a produzir sua própria resposta de cura natural, que geralmente é sentida como uma dor surda ou sensação de formigamento.



Qual a espessura das agulhas de acupuntura?

Agulhas de acupuntura são também extremamente finas — cerca de 10 vezes mais finas que uma agulha hipodérmica típica, usada para injeções.

As agulhas de acupuntura são sólidas e não lesionam o tecido como ocorreria com uma agulha hipodérmica, tornando-os mais seguros.

acupuntura

Acupuntura também tem um componente através do qual copos (ventosas) são aquecidos e aplicados sobre a pele para criar sucção e trazer sangue perto da superfície. Pode gerar um relaxamento muscular superficial.

Existem áreas do corpo consideradas um sistema micro e alguns acupunturistas podem tratar apenas aqueles micro sistemas, como tratar apenas da orelha (Auriculoterapia), apenas o rosto, só a mão, só a pé, etc.

Nos Brasil, são utilizadas na prática clínica apenas agulhas de uso único, esterilizadas (seladas antes do uso). Após o uso, as agulhas de acupuntura devem ser eliminadas em um recipiente adequado de resíduos perigosos.

No procedimento do agulhamento, neurotransmissores endógenos são liberados no organismo, com efeitos analgésicos.


Acredita-se que a acupuntura exerça seus efeitos pela:

1. Liberação de peptídeos opioides.

Opioides são substâncias químicos no cérebro com um efeito analgésico. A liberação de opioides desempenha um papel significativo na redução da dor[6]Mayer DJ. Biological mechanisms of acupuncture. Progress in brain research. 2000 Jan 1;122:457-78.

Existem evidências consideráveis que a acupuntura pode estimular a liberação aumentada de opioides endógenos no organismo, além de aumentar a afinidade e/ou o número de seus receptores.

Opioides endógenosEfeitos neurofisiológicos da acupuntura
EndorfinasAumenta a liberação de endorfinas, que atuam como analgésicos naturais.
EncefalinasAumenta a liberação de encefalinas, que atuam como analgésicos naturais.
DinorfinasAumenta a liberação de dinorfinas, que atuam como anti-inflamatórios naturais.

2. Alteração na secreção de neurotransmissores e neuro-hormônios.

acupuntura ressonancia magnetica funcional dor

Acupuntura é dito para ativar o hipotálamo e a glândula pituitária e, assim, alterar a secreção destas substâncias químicas. Estes produtos químicos particulares desempenham um papel direto em uma sensação de dor, bem como a atividade de um órgão ou órgãos.

Evidências recentes mostram que a acupuntura altera esta secreção de uma forma que reduz a dor, e que a acupuntura afeta positivamente as funções imunológicas no organismo.

3. Estimulação de pontos eletromagnéticos no corpo.

A inserção de agulhas extremamente finas na pele em pontos específicos de acupuntura libera endorfinas, os produtos químicos analgésicos naturais do corpo.

O agulhamento também pode afetar a parte do cérebro que regula a serotonina, uma substância química do cérebro envolvida com o humor.


Efeitos neurofisiológicos da acupuntura

Efeitos locaisEfeitos segmentaresEfeitos suprasegmentaresEfeitos centrais
Estimulação do tecido para produzir aumento da circulação e estimulação das fibras nervosasEstimulação das fibras nervosas na medula espinhal e no sistema nervoso parassimpáticoEstimulação do cérebro e do sistema nervoso autônomoLibera neurotransmissores e modula os sinais de dor no cérebro e na medula espinhal

1. Efeitos locais

O agulhamento produz vários efeitos na pele com um efeito local[7]Cabýoglu MT, Ergene N, Tan U. The mechanism of acupuncture and clinical applications. International journal of neuroscience. 2006 Jan 1;116(2):115-25..

Em primeiro lugar, a estimulação dos nervos sensoriais produz potenciais de ação. Como resultado, são liberados produtos químicos locais, como o peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP), conhecido por causar dilatação dos vasos sanguíneos, de modo que o fluxo sanguíneo aumenta ao redor do local da agulha. Este aumento no fluxo sanguíneo local pode resultar em melhora da cicatrização local.

2. Efeitos segmentares – analgesia segmentar

mecanismo acupuntura dor
Os mecanismos anti-inflamatórios da acupuntura do ponto de acupuntura aos órgãos-alvo. Fonte: The Anti-Inflammatory Actions and Mechanisms of Acupuncture from Acupoint to Target Organs via Neuro-Immune Regulation

Os sinais nocioceptivos eliciados pela acupuntura viajam através de fibras aferentes para a medula espinhal, onde deprimem a atividade no corno dorsal “fechando o portão da dor” da maneira descrita pela primeira vez por Wall et al.

Este efeito é utilizado terapeuticamente em diversas situações e está bem estabelecido particularmente no caso da eletroacupuntura[8]Zhao ZQ. Neural mechanism underlying acupuncture analgesia. Progress in neurobiology. 2008 Aug 1;85(4):355-75.

3. Efeito suprasegmentar

A acupuntura produz analgesia de forma não segmentar, provavelmente através da ativação mediada por fibra C da inibição da dor descendente, incluindo a ativação do sistema de controle inibitório nocivo difuso (DNIC), mediado por aferentes Aδ e tipo C.

4. Efeitos centrais (sistema nervoso central)

Potenciais de ação atingem o cérebro, e estimulam estruturas do sistema nervoso central, como ocórtex cerebral, o hipotálamo e o sistema límbico[9]Napadow V, Makris N, Liu J, Kettner NW, Kwong KK, Hui KK. Effects of electroacupuncture versus manual acupuncture on the human brain as measured by fMRI. Human brain mapping. 2005 Mar;24(3):193-205..

Essas áreas regulam o componente afetivo emocional da dor “como uma pessoa se sente sobre sua dor”. Essas áreas do cérebro têm vários efeitos de regulação da dor que serão discutidos mais adiante. O agulhamento também pode influenciar o sistema nervoso autônomo e vários hormônios[10]Wu MT, Sheen JM, Chuang KH, Yang P, Chin SL, Tsai CY, Chen CJ, Liao JR, Lai PH, Chu KA, Pan HB. Neuronal specificity of acupuncture response: a fMRI study with electroacupuncture. Neuroimage. 2002 … Continue reading.

5. Pontos-gatilho miofasciais

pontos-gatilhos-1

Os pontos-gatilho miofasciais são pequenos nós de fibras musculares apertadas. Eles podem ser causados por má postura ou sobrecarga de um músculo. Estes são frequentemente identificados porque referem a dor de forma previsível[11]Hong CZ. Myofascial trigger points: pathophysiology and correlation with acupuncture points. Acupuncture in Medicine. 2000 Jun;18(1):41-7..

O efeito do agulhamento seco resulta em resposta contrátil local, com melhora da microcirculação e relaxamento muscular.

Efeitos neurofisiológicosPontos-gatilho
Liberação do neurotransmissorEstimula os nervos sensoriais e libera neurotransmissores como endorfinas, serotonina e norepinefrina, que podem reduzir a dor
Aumento da circulaçãoAumenta a circulação de oxigênio e nutrientes na área, tornando-a mais receptiva à cura
Relaxamento muscularEstimular os pontos-gatilho faz com que os músculos relaxem, aliviando a dor e a tensão na área
Condução nervosaEstimula os nervos na área, melhorando a condução nervosa e restaurando a função normal
Liberação de endorfinaA estimulação dos pontos-gatilho libera endorfinas, proporcionando um alívio natural da dor sem o uso de drogas

acupuntura tratamento


Acupuntura é considerada um tratamento seguro médico. Por esta razão, muitos médicos acreditam que a acupuntura é um tratamento benéfico como um complemento a outros tratamentos médicos, e/ou como uma alternativa aos tratamentos médicos. Em determinadas situações, a acupuntura pode ser usada em combinação com analgésicos convencionais, ou substituí-los.

Em 1998, o National Institutes of Health (NIH) divulgou um comunicado que disse haver provas suficientes para demonstrar que a acupuntura tinha qualidades benéficas do alívio da dor em adultos experimentando dor dentária pós-operatória, bem como náuseas da quimioterapia.

O NIH também encontrou que a acupuntura pode ser útil como um tratamento para a dor lombar, bem como muitas outras condições, tais como dor de cabeça, dor miofascial, osteoartrite e síndrome do túnel do carpo.

Na China e outros países do Oriente, acupuntura é por vezes utilizada em muitas outras maneiras, como em alguns casos cirúrgicos, incluindo o cérebro, abdominal e outras cirurgias. Às vezes parte acupuntura e parte anestésicos podem ser utilizados para a cirurgia.

No entanto, como com qualquer tratamento acupuntura não é isento de riscos e custos. Efeitos adversos leves podem ocorrer, sendo benignos, como pequenos hematomas e leve dor após o procedimento. Efeitos adversos graves (como o pneumotórax) são raros.


acupuntura

Um programa de tratamento de acupuntura normalmente incluirá em qualquer lugar de 3 a 10 sessões, cada um durando cerca de uma hora. Acupuntura é geralmente coberta por seguro médico. Discuta com a empresa acupunturista e seguros, os custos envolvidos antes de iniciar o tratamento.


Contra-indicações para acupuntura

Como com qualquer tratamento médico, há algumas contra-indicações relativas para tratamentos de acupuntura, incluindo:

  • Intoxicação por drogas ou álcool
  • Uso de marcapasso
  • Fobia com agulhas
  • Doença hemorrágica como hemofilia ou uso de anticoagulantes
  • Infecções da pele

Comparado a outros tratamentos, a acupuntura é bastante segura. Caso indicada, a acupuntura pode ser um tratamento eficaz para diversas patologias.


O que é Eletroacupuntura?

A eletroacupuntura foi desenvolvida na China como uma extensão da manipulação manual de agulhas de acupuntura há 50 anos.

Uma corrente elétrica pulsante é aplicada às agulhas de acupuntura como meio de estimular os pontos de acupuntura.

O procedimento para eletroacupuntura é inserir a agulha de acupuntura como seria normalmente feito. Em seguida, anexa-se um eletrodo à agulha para fornecer estimulação contínua.

Pode promover o metabolismo e a circulação sanguínea, melhorar a nutrição dos tecidos e eliminar o edema inflamatório. É bom para artrite, dor, paralisia e problemas musculares.


Com que frequência devo fazer acupuntura?

Depende de como você responde, a gravidade da patologia, há quanto tempo você tem os sintomas e o diagnóstico da lesão.

O tempo do tratamento e a resposta do tratamento é variável.

Na maioria dos casos, esperaríamos uma ligeira mudança no primeiro tratamento e uma mudança maior após 4-6 tratamentos.

Assim como tratamentos medicamentosos e não medicamentosos, a frequência do tratamento importa para o resultado final.

Abaixo está um plano de tratamento sugerido para alguém com uma dor aguda:

  • 2 tratamentos na primeira semana
  • 1 tratamento segunda semana
  • 1 tratamento na quinzena seguinte
  • 1 tratamento no mês seguinte


As agulhas de acupuntura são reutilizáveis?

Não, as agulhas são descartáveis de uso único.

Depois que as agulhas são retiradas, elas são colocadas em um recipiente médico para objetos cortantes. Quando o recipiente está cheio, os profissionais descartam as agulhas adequadamente.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 World Health Organization. Acupuncture: review and analysis of reports on controlled clinical trials.
2 Chon TY, Lee MC. Acupuncture. InMayo Clinic Proceedings 2013 Oct 1 (Vol. 88, No. 10, pp. 1141-1146). Elsevier.
3 Han JS. Acupuncture and endorphins. Neuroscience letters. 2004 May 6;361(1-3):258-61.
4 Mayer DJ. Acupuncture: an evidence-based review of the clinical literature. Annual review of medicine. 2000 Feb;51(1):49-63.
5 Langevin HM, Wayne PM, MacPherson H, Schnyer R, Milley RM, Napadow V, Lao L, Park J, Harris RE, Cohen M, Sherman KJ. Paradoxes in acupuncture research: strategies for moving forward. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. 2010 Oct 11;2011.
6 Mayer DJ. Biological mechanisms of acupuncture. Progress in brain research. 2000 Jan 1;122:457-78
7 Cabýoglu MT, Ergene N, Tan U. The mechanism of acupuncture and clinical applications. International journal of neuroscience. 2006 Jan 1;116(2):115-25.
8 Zhao ZQ. Neural mechanism underlying acupuncture analgesia. Progress in neurobiology. 2008 Aug 1;85(4):355-75
9 Napadow V, Makris N, Liu J, Kettner NW, Kwong KK, Hui KK. Effects of electroacupuncture versus manual acupuncture on the human brain as measured by fMRI. Human brain mapping. 2005 Mar;24(3):193-205.
10 Wu MT, Sheen JM, Chuang KH, Yang P, Chin SL, Tsai CY, Chen CJ, Liao JR, Lai PH, Chu KA, Pan HB. Neuronal specificity of acupuncture response: a fMRI study with electroacupuncture. Neuroimage. 2002 Aug 1;16(4):1028-37.
11 Hong CZ. Myofascial trigger points: pathophysiology and correlation with acupuncture points. Acupuncture in Medicine. 2000 Jun;18(1):41-7.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail