Quanto de cafeína posso consumir com segurança?

quanto de cafeina por dia seguro

A cafeína é uma substância que age como excitante do sistema neurológico e cerebral e proporciona inúmeros benefícios ao organismo.

Todavia, assim como a maior parte dos excessos, altas doses de cafeína trazem efeitos negativos à saúde como:

Sendo assim, é fundamental controlar a ingestão diária dessa substância, para que os riscos atribuídos às altas doses não se elevem.

Portanto, a intenção deste artigo é informar o quanto de cafeína é seguro para o consumo diário.

quanto-de-cafeina

Que alimentos são ricos em cafeína?

A cafeína está presente em muitos alimentos e chás, sendo o café uma das principais fontes.

No entanto, além dos grãos da bebida, encontramos muita  cafeína em: 

  • Cacau em pó;
  • Chá-verde;
  • Chá-mate;
  • Refrigerantes a base de cola;
  • Bebidas energéticas;
  • Chá-preto;
  • Remédios para dor de cabeça e enxaqueca.

Desta forma, um dos principais hospitais dos Estados Unidos, a Mayo Clinic, revisou os estudos sobre os níveis de cafeína suportáveis e seguros atualmente.

Então, o resultado manteve o consenso da comunidade médica e científica geral, onde é seguro consumir até 400 miligramas de cafeína por dia.

Este valor equivale, por exemplo, a 5 xícaras pequenas de café ou mesmo 2 latas de bebidas energéticas.

No entanto, a revisão afirmou que altas doses de cafeína não são totalmente seguras para crianças e adolescentes, que devem consumir no máximo 100 mg de cafeína por dia.


Benefícios da cafeína

Previne doenças cardíacas

A cafeína é uma substância riquíssima em antioxidantes, o que indica que ela tem a capacidade de prevenir ataques cardíacos e proteger a estrutura das artérias e veias.

Combate o mau-humor 

Por ser um potente estimulador do sistema nervoso central, a cafeína contribui para a liberação de serotonina no cérebro.

Este neurotransmissor está diretamente relacionado às emoções e a melhora do humor.

Eleva a concentração

Aquele frase popular ” o meu dia só começa após tomar meu cafezinho” faz todo o sentido analisando este benefício.

Nesse sentido, a cafeína libera importantes neurotransmissores relacionados a capacidade de concentração como adrenalina, noradrenalina e dopamina.

Combate a constipação

É comum relato se pessoas que dizem correr ao banheiro após tomar uma xícara de café e isso acontece porque a cafeína estimula o peristaltismo.

Isso significa que ela potencializa os movimentos do intestino, contribuindo para aliviar a constipação.

dose de cafeina segura

Prevenção do câncer

Os antioxidantes da cafeína evitam a multiplicação dos radicais livres que por sua vez, podem favorecer o aparecimento de câncer.

Nesse caso, protegendo todas as células, ela consegue neutralizar ou até mesmo evitar os danos oxidativos que podem gerar multiplicação desordenada das células.

Excelente para melhora do desempenho esportivo

Atletas consomem cafeína com a intenção de aumentar a produção de energia no organismo e evitar a fadiga nos treinos.

Além disso, por ser termogênica, a cafeína pode auxiliar no emagrecimento, muitas pessoas que tomam várias xícaras de café por dia encontram-se magras. 

Portanto, a cafeína proporciona muitos benefícios e raros malefícios ao corpo, desde que seja consumida em níveis aceitáveis.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail