O que é sobrepeso?

O excesso de peso é definido como um aumento no peso corporal além do que é considerado normal ou saudável. Muitas vezes, é resultado do consumo de mais calorias do que o corpo pode queimar. Estar acima do peso pode levar a problemas de saúde, como pressão alta, diabetes, doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

Problemas relacionados ao sobrepeso incluem:

  1. Aumento do risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
  2. Maior risco de dores nas articulações e artrite.
  3. Maior risco de pressão alta e derrame.

MUITAS PESSOAS costumam confundir sobrepeso e obesidade, mas essas duas condições têm suas diferenças. O sobrepeso é caracterizado pelo excesso de peso.

No caso, o indivíduo pesa mais do que é considerado o saudável ou normal para a sua estatura, idade e sexo. Já a obesidade refere-se ao excesso de gordura no corpo.

Embora um indivíduo com sobrepeso tenha um excesso de peso, isso não significa que ele possua gordura excessiva acumulada em seu corpo, mas é necessário tomar cuidado para não chegar à obesidade, pois o sobrepeso implica a probabilidade de impactar na saúde como um todo, assim como a obesidade.

Uma maneira de saber se você está com sobrepeso é através do cálculo do IMC, índice de Massa Corporal. O IMC refere-se a um cálculo que mede o peso relativo à altura, ou seja, é o padrão utilizado para definir o peso de uma pessoa de acordo com sua altura.

Para calcular o seu IMC, divida seu peso (em kg) pela sua altura ao quadrado (em metros), conforme a fórmula: IMC = peso / (altura x altura). Um adulto é considerado com sobrepeso quando seu IMC está entre 25 e 29,9. Quando o IMC é igual ou superior a 30, o indivíduo é considerado obeso.

De acordo com dados atuais da World Health Organization (WHO), em 2016, mais de 1,9 bilhão de adultos estavam acima do peso.

A maior parte da população mundial vive em países onde o sobrepeso, bem como a obesidade, matam mais do que o baixo peso. E em 2020, cerca de 39 milhões de crianças menores de 5 anos estavam com sobrepeso ou obesidade.

As Causas do Sobrepeso

A principal causa do sobrepeso está relacionada ao desequilíbrio energético entre as calorias consumidas e as calorias gastas.

Pessoas com sobrepeso possuem o hábito de ter uma maior ingestão de alimentos ricos em energia, gordura e açúcares.

Além disso, ocorre um aumento da inatividade física, em razão do estilo de vida sedentário imposto por diversas formas de trabalho atuais, além da mudança nos modos de transporte e aumento da urbanização, que trazem mais conforto à sociedade.

Outras causas do sobrepeso, que contribuem para a obesidade, incluem: predisposição genética; distúrbios endócrinos, em especial o desequilíbrio entre os níveis de leptina e grelina; alterações hormonais; problemas emocionais; e o uso de determinados medicamentos que favorecem o aumento de peso.

As Consequências do Sobrepeso

O sobrepeso pode levar à obesidade. As consequências disso envolvem um conjunto de queixas não fatais, que afetam a qualidade de vida, como problemas musculoesqueléticos e dificuldades respiratórias.

cardiacos

No entanto, existem também as queixas que podem levar a uma probabilidade aumentada de mortalidade, incluindo doenças como:

Até mesmo durante a gravidez, deve-se tomar os devidos cuidados com relação ao sobrepeso e obesidade.

A gravidez, naturalmente, pode resultar em um ganho excessivo de peso e retenção de líquidos.

No entanto, estudos já demonstraram que pesos mais elevados do que o recomendado durante a gestação podem aumentar o risco de morte fetal tardia.

Além disso, um aumento de 10 vezes na prevalência de hipertensão e uma incidência de 10% de diabetes gestacional foram relatados em mulheres grávidas que estavam muito acima do peso.

Vale destacar também as consequências psicológicas causadas pelo sobrepeso e obesidade, que vão desde a baixa autoestima até crises de ansiedade e depressão.

De fato, o sobrepeso e a obesidade podem ser considerados epidemias globais que estão criando graves problemas de saúde em todo o mundo. E é bem evidente que essas condições estão associadas a uma carga enorme de doenças e custos de saúde.

Como forma de evitar tantos problemas de saúde como esses citados acima, a redução de peso pode salvar vidas.

Muitas doenças podem ser evitadas por meio da perda e manutenção do peso adequado. Sendo assim, a seguir apresentaremos algumas dicas que podem ajudá-lo a reduzir o sobrepeso e garantir a sua qualidade de vida.

Dicas para reduzir o sobrepeso

Sobrepeso e obesidade são condições evitáveis. As pessoas com sobrepeso e que querem prevenir essa condição podem:

  • Limitar o consumo de alimentos processados e com gorduras saturadas, açúcares e carboidratos: alimentos processados são fonte de calorias vazias. As gorduras saturadas contribuem para o aumento de peso. Ao invés de consumir gorduras saturadas, aumente a ingestão de gorduras saudáveis, que são as monoinsaturadas e poliinsaturadas, encontradas no abacate e azeite de oliva;
  • Aumentar a ingestão de frutas, legumes e vegetais, bem como leguminosas, grãos integrais e nozes: Tente comer pelo menos 5 porções de frutas e vegetais todos os dias. São alimentos de baixa caloria, que contêm quantidades significativas de nutrientes e diminuem o risco de obesidade. Além disso, as fibras contidas nesses alimentos o ajudarão a se sentir saciado por mais tempo, ajudando a prevenir o ganho de peso;
  • Praticar atividade física regularmente: Um adulto precisa fazer, em média, 30 minutos por dia de exercício físico, cinco dias por semana. A caminhada é um excelente exercício para manter um peso saudável.

O ambiente doméstico e o local de trabalho também podem influenciar diretamente nos comportamentos alimentares e nas atividades físicas. Por exemplo, passar muito tempo sentado assistindo televisão é um fator de risco para o sobrepeso e obesidade.

Estratégias potenciais para reduzir o tempo de televisão inclui estabelecer regras familiares que restrinjam a visualização de televisão por muitas horas ao dia, bem como o uso de celulares e outros dispositivos móveis.

Outras estratégias incluem: a compra de alimentos mais saudáveis, a prática de horários regulares para as refeições e a distribuição das refeições em porções individuais, para um melhor controle calórico.

Quando estiver indo ao trabalho, tente em alguns dias substituir o carro pela caminhada ou pelo transporte público. Troque o elevador pelas escadas. São atividades simples, mas que a longo prazo farão notáveis diferenças na vida e, em especial, na sua saúde!

Referências

AFRIDI, A. K. et al. Health Risks of Overweight and Obesity – An Over View. Pakistan Journal of Nutrition, v. 2, n. 6, p. 350-360. 2003.

ALI, Y. S. How to Prevent Obesity. Verywell Health, 2022. Disponível em: https://www.verywellhealth.com/obesity-prevention-4014175 Acesso em: 07 dez. 2022.

CHAN, R. S. M.; WOO, J. Prevention of Overweight and Obesity: How Effective is the Current Public Health Approach. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 7, p. 765-783. 2010.

IZQUIERDO, A. G. et al. Leptin, Obesity and Leptin Resistance: Where Are We 25 Years Later?. Nutrients, v. 11, n. 11, 2019.

MILANESCHI, Y. et al. Depression and Obesity: Evidence of shared biological mechanisms. Molecular Psychiatry, v. 24, n. 1, p. 18-33. 2019.

ROHDE, K. et al. Genetics and Epigenetics in Obesity. Metabolism, v. 92, p. 37-50. 2019.

WHO. Obesity and Overweight. 2021. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/obesity-and-overweight Acesso em: 07 dez. 2022.

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. João Arthur Ferreira

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail