Dor Nas Pernas – O Que Pode Ser?

SENTIR dor nas pernas é um problema comum que pode variar entre uma dor leve a uma dor grave e debilitante. A dor nas pernas pode ocorrer devido uma grande variedade de condições musculoesqueléticas, neurológicas e vasculares.

A maioria das dores nas pernas ocorre em razão de desgaste, uso excessivo ou lesões nas estruturas localizadas nas pernas, como articulações, ossos, músculos, tendões e tecidos moles.

Algumas condições podem se resolver espontaneamente ou através de modificações no estilo de vida. No entanto, alguns tipos de dor podem estar associados a problemas mais sérios.

Por isso, é importante você ter conhecimento sobre as condições que necessitam de uma atenção médica especial, pois formas graves de dor nas pernas podem afetar a capacidade de andar e até mesmo ficar em pé.

Este artigo ajudará você a conhecer 10 condições que podem causar dor nas pernas. Mas consulte seu médico sempre que sentir dor forte e persistente nessa região do seu corpo, para descartar outras patologias como espondilite anquilosante (doença autoimune que causa inflamação nas articulações da coluna e que costuma causar dor na parte posterior das pernas) e câncer nos ossos, em casos mais raros.

1. Artrite

A artrite consiste em uma inflamação nas articulações, causando também dor, inchaço e rigidez. Os tipos mais comuns de artrite são a artrite reumatoide e a osteoartrite, que podem também dar dor nas pernas.

Os sintomas podem afetar qualquer articulação, mas é uma condição bastante comum nos pés e joelhos que tende a piorar com a idade.

Não existe cura para a artrite, mas algumas medidas podem aliviar os sintomas, incluindo: medicamentos; manter um peso saudável; aplicar gelo e calor na área afetada; praticar exercícios físicos de baixo impacto, como natação; e realizar fisioterapia para ajudar a melhorar a força, flexibilidade e movimento.

2. Cãibras musculares

As cãibras são contrações musculares involuntárias que costumam surgir após a prática de exercícios físicos de alto impacto ou até mesmo durante o período de descanso.

O local mais afetado por cãibras geralmente é a panturrilha, ou a “batata da perna”. As causas variam desde desidratação a deficiência de cálcio e potássio e má circulação, resultando em dor intensa nas pernas.

Não existe tratamento específico para cãibras musculares, mas realizar alongamentos do músculo afetado já alivia e resolve o incômodo.

3. Entorse de tornozelo

A entorse é uma condição bastante comum, que ocorre em virtude de uma ruptura ou estiramento dos ligamentos de uma articulação.

Quando acontece no tornozelo, essa região apresenta inchaço, dor e geralmente fica roxa. Apesar de ser uma condição comum, requer um tratamento adequado para que ocorra a cicatrização correta. O tratamento envolve a medida PRICE (Proteção, Descanso, Gelo, Compressão e Elevação).

Exercícios de amplitude de movimento e alongamento também são úteis para recuperar a funcionalidade do tornozelo.

4. Dor nas canelas (canelite)

A canelite, chamada por seu termo médico como síndrome de estresse do medial tibial, é uma inflamação que faz o indivíduo sentir dor no osso da canela.

Essa condição é bastante comum em atletas e dançarinos. O tratamento, na maioria dos casos, envolve repouso, aplicação de gelo, compressão, elevação, alongamento, fisioterapia e órtese pneumática, em casos específicos.

O uso de calçados adequados e a modificação na rotina de exercícios também fazem parte das medidas de tratamento.

5. Varizes

varizes

As varizes são veias dilatadas que se formam abaixo da pele, geralmente encontradas nas pernas e nos pés. Os fatores de risco podem envolver a idade, sexo, histórico familiar, sobrepeso, gravidez, anticoncepcionais orais e hábitos de vida.

O tratamento nem sempre é necessário quando as varizes não causam desconforto. Mas quando causa sintomas, o tratamento serve para aliviar a dor e o desconforto e tratar complicações.

É recomendado evitar ficar muito tempo em pé, deitado ou sentado por longos períodos, exercitar-se regularmente e elevar a perna afetada.

Meias de compressão podem ser indicadas, dependendo do caso. Técnicas como laserterapia e escleroterapia podem ser indicadas, e em casos mais graves, cirurgia.

6. Ciática

A dor ciática é causada pela compressão e inflamação de um nervo na coluna lombar. Geralmente, a dor irradia da região lombar para as pernas.

A dor ciática é causa comum de dor nas costas que irradia para as pernas.

A recomendação médica envolve medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas e outras medidas conservadoras, incluindo fisioterapia, reeducação postural e atividades físicas de baixo impacto.

Apenas em casos graves e especiais, a intervenção cirúrgica é necessária.

7. Doença Arterial Periférica (DAP)

A Doença Arterial Periférica é uma condição em que ocorre o estreitamento das artérias e, com isso, não conseguem transportar sangue suficiente para as extremidades do corpo, como braços e pernas. Frequentemente é causada pelo acúmulo de depósitos de gordura nas artérias.

Os principais fatores de risco envolvem idade, diabetes, colesterol alto e hipertensão arterial.

Como tratamento, além de alguns medicamentos que podem ser prescritos pelo médico, é recomendado realizar exercícios regulares para as pernas, bem como ajustes na dieta e o controle do diabetes. Fumantes são aconselhados a parar de fumar.

Quando as mudanças no estilo de vida não resolvem, o tratamento cirúrgico é indicado.

8. Trombose Venosa Profunda

A Trombose Venosa Profunda acontece quando um coágulo sanguíneo, ou trombo, desenvolve-se em uma ou mais veias profundas do corpo, geralmente nas pernas.

Os sintomas mais comuns são dor ou inchaço nas pernas, embora às vezes a condição seja assintomática. O tratamento envolve o uso de medicamentos anticoagulantes para reduzir a capacidade de coagulação e impedir que os coágulos já existentes aumentem.

A utilização de meias de compressão também ajuda a melhorar os sintomas e prevenir complicações.

trombose

9. Tendinite (Tendão de Aquiles)

A tendinite de Aquiles consiste em uma inflamação no tendão calcâneo. A rigidez no tendão de Aquiles pode resultar em dor e inchaço na panturrilha, desconforto na parte de trás do calcanhar e tendinopatia, afetando, geralmente, atletas ou indivíduos que usam excessivamente esse tendão.

O uso excessivo e a falta de flexibilidade no tendão pode resultar em lesões no tendão de Aquiles. O envelhecimento também pode acarretar problemas no tendão de Aquiles devido ao desgaste gradual.

Para casos leves, as medidas de tratamento envolvem repouso, terapia e alongamento, juntamente com medicamentos anti-inflamatórios não esteróides prescritos para o controle da dor.

Para casos moderados a graves, pode ser indicado um alongamento cirúrgico do gastrocnêmio-sóleo ou reparação do tendão.

10. Neuropatia Periférica

A neuropatia periférica é caracterizada por sensações de dor, dormência e formigamento nas extremidades do corpo, afetando também outras funções e áreas, como as pernas.

Essa condição consiste em danos nos nervos localizados fora do cérebro e da medula espinhal. Pode ser causada por vários fatores distintos, incluindo diabetes, infecções, tumores, patologias autoimunes, alcoolismo, exposição a substância tóxicas, deficiência de vitaminas do complexo B, entre outros.

O tratamento é multimodal, abrangendo medidas não farmacológicas (como o TENS) e farmacológicas. O tratamento farmacológico requer o uso de medicamentos que reduzam a hiperexcitabilidade neuronal.

Para isso, são considerados antidepressivos com inibição da recaptação de noradrenalina e serotonina, bem como anticonvulsionantes e anestésicos locais para o alívio da dor.


Referências

ALVES, C. P.; ALMEIDA, C. C.; BALHAU, P. Varizes dos membros inferiores: Aspectos práticos. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Cirurgia, 2018.

BURRUS, M. T. et al. Chronic leg pain in athletes. The American Journal of Sports Medicine, v. 20, n. 10, p. 1-10. 2014.

KRAYCHETE, D. C.; SAKATA, R. K. Neuropatias Periféricas Dolorosas. Revista Brasileira de Anestesiologia, v. 61, n. 5, p. 641-658. 2011.

TEIXEIRA, M. J. et al. Dor nos membros inferiores. Revista de Medicina, v. 80, ed. especial, p. 391-414. 2001.

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Andrew Seung Ho Park

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail