Fatos importantes
- A Síndrome do Túnel Cubital é uma compressão do nervo ulnar, localizado no cotovelo.
- A compressão do nervo pode causar dor, dormência e/ou formigamento no antebraço e na mão.
- A causa mais comum da Síndrome do Túnel Cubital é a flexão prolongada do cotovelo.
- O diagnóstico da síndrome do túnel cubital geralmente é feito por meio de exame físico, eletromiografia e/ou estudos de condução nervosa.
- O tratamento para a síndrome do túnel cubital inclui opções não cirúrgicas e cirúrgicas.
Introdução
A síndrome do túnel cubital é uma condição nervosa causada pela compressão do nervo ulnar no braço. Geralmente é causada por uma combinação de fatores, incluindo flexão repetitiva do cotovelo, pressão direta sobre o nervo e um problema anatômico subjacente[1]Assmus H, Antoniadis G, Bischoff C, Hoffmann R, Martini AK, Preissler P, Scheglmann K, Schwerdtfeger K, Wessels KD, Wüstner-Hofmann M. Cubital tunnel syndrome–a review and management guidelines. … Continue reading.
Os sintomas da Síndrome do Túnel Cubital podem incluir dormência, formigamento, dor e fraqueza na mão e nos dedos. O tratamento dessa condição pode envolver modificações no estilo de vida, talas, medicamentos e cirurgia.
O tratamento da Síndrome do Túnel Cubital visa eliminar a causa da compressão do nervo. Isso pode envolver repouso e o uso de uma tala para manter o cotovelo em uma posição reta durante o sono. Em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos para reduzir a inflamação e a dor. A cirurgia pode ser uma opção se outros tratamentos não fornecerem alívio[2]Staples JR, Calfee R. Cubital tunnel syndrome: current concepts. JAAOS-Journal of the American Academy of Orthopaedic Surgeons. 2017 Oct 1;25(10):e215-24..
Definição: | Uma neuropatia de compressão do nervo ulnar no cotovelo. |
Causa: | A compressão do nervo ulnar ocorre quando ele é esticado demais ou por muito tempo no túnel cubital, o espaço entre o úmero e a ulna. |
Sintomas: | Formigamento, dormência, dor e/ou fraqueza no cotovelo, antebraço, mão e/ou quarto e quinto dedos. |
Tratamento: | Fisioterapia, imobilização, medicamentos e/ou cirurgia. |
O objetivo da cirurgia é liberar a pressão sobre o nervo cortando os ligamentos e os músculos que o estão comprimindo.
Importante procurar atendimento médico para a Síndrome do Túnel Cubital o mais rápido possível para evitar danos permanentes nos nervos.
Diagnóstico precoce, tratamento e modificações no estilo de vida podem ajudar a reduzir os sintomas e prevenir futuros episódios.
Sintomas
- Formigamento ou dormência nos dedos anelar e mínimo: a síndrome do túnel cubital pode causar uma sensação de formigamento ou dormência nos dedos anelar e mínimo do braço afetado[3]Nakashian MN, Ireland D, Kane PM. Cubital tunnel syndrome: current concepts. Current Reviews in Musculoskeletal Medicine. 2020 Aug;13(4):520-4..
- Dor no cotovelo: A dor no cotovelo é um sintoma comum da síndrome do túnel cubital. Pode ser sentida como uma dor aguda, ardente ou aguda.
- Fraqueza na mão: Fraqueza na mão e dificuldade em agarrar e segurar objetos podem ser experimentados com a síndrome do túnel cubital.
- Perda de massa muscular na mão: em casos graves de síndrome do túnel cubital, pode ocorrer perda de massa muscular na mão.
- Dor ou fraqueza ao flexionar o cotovelo: dor ou fraqueza podem ser sentidas ao flexionar o cotovelo, como quando você levanta algo pesado.
- Inchaço no cotovelo: o inchaço no cotovelo pode ser observado em pessoas com síndrome do túnel cubital.
- Dor que irradia para o braço: a dor no cotovelo pode irradiar para o braço e antebraço.
- Frio no braço afetado: Frio no braço afetado pode ser sentido, com sensação de alteração da temperatura local.
Sintoma |
---|
Dormência no anelar e nos dedos mínimos |
Dor na região do cotovelo |
Fraqueza na mão |
Sensação de formigamento nos dedos anelar e mínimo |
Dificuldade em usar a mão |
Causas comuns da síndrome do túnel cubital
- Trauma direto no cotovelo: Um golpe direto na área do cotovelo pode causar inflamação do nervo ulnar, levando à síndrome do túnel cubital.
- Flexão repetitiva do cotovelo: Dobrar constantemente o cotovelo pode fazer com que o nervo fique comprimido, levando à síndrome do túnel cubital.
- Fraturas ou luxação do cotovelo: Fraturas perto do cotovelo ou um cotovelo deslocado podem fazer com que o nervo fique comprimido.
- Osteoartrite: A osteoartrite do cotovelo pode causar inchaço e inflamação do nervo ulnar.
- Tumor: Tumores próximos ao cotovelo podem causar a compressão do nervo ulnar.
- Cistos: Cistos próximos ao cotovelo podem fazer com que o nervo fique comprimido.
- Hiperextensão do cotovelo: A hiperextensão do cotovelo pode causar compressão do nervo.
- Obesidade: A obesidade pode causar aumento da pressão no nervo ulnar levando à síndrome do túnel cubital.
Diagnóstico
A Síndrome do Túnel Cubital é geralmente diagnosticada por um médico ortopedista ou neurologista. O diagnóstico é feito através da realização de um exame físico ortopédico e neurológico, e de uma história médica detalhada. O exame físico incluirá o exame do cotovelo, antebraço e ombro, além de testar a força dos músculos do braço[4]Matev B. Cubital tunnel syndrome. Hand Surgery. 2003 Jul;8(01):127-31..
O paciente também pode ser solicitado a realizar certos movimentos que podem ajudar o médico a diagnosticar a condição. Um estudo de condução nervosa e uma eletromiografia também podem ajudar a diagnosticar a condição.
Testes de imagem, como raios-X e ressonância magnética, podem ser usados para ajudar a detectar quaisquer causas subjacentes da doença, como um esporão ósseo ou estreitamento do túnel cubital. Um ultrassom também pode ser usado para medir o tamanho do nervo mediano, o que pode ajudar a confirmar o diagnóstico[5]Okamoto M, Abe M, Shirai H, Ueda N. Diagnostic ultrasonography of the ulnar nerve in cubital tunnel syndrome. Journal of Hand Surgery. 2000 Oct;25(5):499-502..
Em raros casos, uma biópsia do nervo também pode ser realizada. Isso envolve a coleta de uma pequena amostra de tecido nervoso para análise quanto a quaisquer sinais de lesão ou dano. Este teste é geralmente feito apenas se outros testes forem inconclusivos ou se o médico suspeitar de outras condições subjacentes.
Exame | Descrição |
---|---|
Teste de Tinel | Toque ao longo do nervo ulnar no cotovelo para avaliar a dor, formigamento ou dormência. |
Teste de compressão | Aplicar pressão no nervo ulnar para avaliar dor, formigamento ou dormência. |
Manobra de Phalen | Flexionar os pulsos por sessenta segundos para avaliar a dor, formigamento ou dormência. |
Eletroneuromiografia | Avaliação da atividade elétrica dos músculos e velocidade de condução nervosa. Utilizado em caso de dúvidas diagnósticas. |
Diagnóstico Diferencial da Síndrome do Túnel Cubital
- Síndrome do Túnel do Carpo: A síndrome do túnel do carpo é causada pela compressão do nervo mediano no punho. Causa formigamento e dormência na mão e nos dedos.
- Compressão do nervo ulnar: O aprisionamento do nervo ulnar ocorre quando o nervo ulnar é comprimido no cotovelo. Causa dormência, formigamento, dor e fraqueza na mão e nos dedos.
- Síndrome do Desfiladeiro Torácico: Causada pela compressão dos nervos e vasos sanguíneos no desfiladeiro torácico. Causa dormência e formigamento nos dedos e no ombro.
- Síndrome do Túnel Radial: Causada pela compressão do nervo radial no antebraço. Causa dor e fraqueza no braço e na mão.
- Tendinite: A tendinite é a inflamação dos tendões devido ao uso excessivo ou lesão. Causa dor e inchaço na área afetada.
- Artrite: Artrite é a inflamação das articulações que pode causar dor, rigidez e inchaço. Pode afetar qualquer articulação do corpo.
- Lesão de ligamentos: Lesões de ligamentos podem causar dor, inchaço e instabilidade na área afetada. Pode ocorrer em qualquer articulação do corpo.
- Bursite: A bursite é a inflamação das bursas, pequenos sacos cheios de líquido que amortecem as articulações. Pode causar dor e inchaço na área afetada.
Possibilidades iniciais de tratamento
A síndrome do túnel cubital pode ser tratada com uma variedade de tratamentos iniciais. Um tratamento comum é usar uma tala ou órtese à noite, o que pode ajudar a manter o cotovelo em uma posição reta e evitar a pressão que causa os sintomas[6]Boone S, Gelberman RH, Calfee RP. The management of cubital tunnel syndrome. The Journal of hand surgery. 2015 Sep 1;40(9):1897-904..
Outras opções de tratamento incluem evitar atividades que exerçam pressão sobre o cotovelo, exercícios de alongamento ou fortalecimento para melhorar o equilíbrio muscular ou tomar medicamentos anti-inflamatórios não esteróides para reduzir a dor e a inflamação. É importante consultar um médico para decidir qual opção de tratamento é melhor para o seu caso específico.
Se esses tratamentos não aliviarem os sintomas, o médico pode recomendar fisioterapia, terapia ocupacional ou cirurgia.
Importância da Fisioterapia na Reabilitação
- Diminuir a dor: a fisioterapia pode ajudar a reduzir a dor associada à síndrome do túnel cubital. Isso pode ser alcançado por meio de exercícios de alongamento e fortalecimento que visam a área afetada. Além disso, modalidades como estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) ou terapia a laser de baixa intensidade podem ser usadas para reduzir a inflamação e melhorar os níveis de dor.
- Melhorar a amplitude de movimento: a fisioterapia pode melhorar a amplitude de movimento do braço, antebraço e cotovelo afetados. Isso é feito por meio de uma variedade de exercícios e alongamentos desenvolvidos para melhorar a flexibilidade e restaurar a amplitude de movimento normal.
- Melhorar a força: auxilia na melhora a força dos músculos que sustentam o cotovelo. Isso é importante para manter o alinhamento e a estabilidade adequados da articulação do cotovelo, diminuindo o risco de novas lesões. Exercícios isométricos, isotônicos e excêntricos podem ser usados.
- Melhorar a circulação local: pode ajudar a melhorar a circulação na área afetada, ajudando a reduzir a inflamação e acelerar o processo de cicatrização. Isso é feito por meio de várias modalidades, como ultrassom e estimulação elétrica, que podem aumentar o fluxo sanguíneo para a área.
- Prevenir a recorrência: A fisioterapia pode ajudar a prevenir a recorrência da síndrome do túnel cubital, fortalecendo os músculos e melhorando a flexibilidade da área afetada. Isso pode ajudar a reduzir o risco de lesões futuras, bem como melhorar a função geral e a qualidade de vida.
Vou precisar de cirurgia?
A cirurgia pode ser recomendada se outros tratamentos não melhorarem os sintomas.
A cirurgia pode envolver a liberação do ligamento transverso do carpo, que ajuda a descomprimir o nervo ulnar.
Medicamentos para tratamento da síndrome do túnel cubital
- Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs): esses medicamentos funcionam para reduzir a inflamação e a dor associada.
- Analgésicos: analgésicos como dipirona e paracetamol podem ser utilizados para alívio da dor, e facilitar a recuperação.
- Corticosteróides: esses medicamentos agem para reduzir a inflamação e podem ser tomados por via oral ou injetados diretamente no local da lesão.
- Relaxantes musculares: esses medicamentos relaxam os músculos, o que pode reduzir a pressão sobre os nervos e ajudar a aliviar a dor.
Prevenção
A síndrome do túnel cubital é causada por movimentos repetitivos do cotovelo, como inclinação prolongada sobre o cotovelo, dobra frequente do cotovelo e manutenção do cotovelo na mesma posição.
Para prevenir a síndrome do túnel cubital, é importante limitar a quantidade de tempo gasto apoiando-se no cotovelo e evitar dobrar e manter o cotovelo frequentemente na mesma posição.
Também é recomendado o uso de órteses ou talas de cotovelo ao realizar atividades que exijam flexão repetitiva ou manutenção do cotovelo na mesma posição. Além disso, manter um estilo de vida saudável e manter os músculos do cotovelo fortes pode ajudar a prevenir a síndrome do túnel cubital.
Também é importante reduzir o estresse no cotovelo, evitando atividades que exijam muito movimento ou pressão do cotovelo. Por exemplo, evitar atividades que exijam levantamento de peso ou carregar objetos pesados pode ajudar a reduzir o risco de síndrome do túnel cubital.
Além disso, o uso de equipamentos ergonômicos, como cadeiras ajustáveis, teclados de computador e mouse pads, pode ajudar a reduzir o risco de síndrome do túnel cubital.
Qual é o prognóstico da síndrome do túnel cubital?
A síndrome do túnel cubital é um tipo de distúrbio de compressão do nervo que afeta o nervo ulnar quando ele passa pela articulação do cotovelo. O prognóstico da síndrome do túnel cubital pode variar dependendo da gravidade da condição e da causa subjacente.
Nos casos em que a função nervosa não é significativamente afetada, as pessoas podem se beneficiar de tratamentos conservadores, como modificações em suas atividades diárias, talas e fisioterapia. Nos casos em que a função do nervo é significativamente prejudicada, a cirurgia pode ser necessária para reduzir a pressão sobre o nervo e melhorar os sintomas.
Em alguns casos, o prognóstico para a síndrome do túnel cubital é bom. Com tratamento adequado, os sintomas da doença podem ser controlados e o nervo ulnar pode ser preservado. Estudos de condução nervosa (eletroneuromiografia) podem ajudar a monitorar o progresso da condição e do tratamento.
Nos casos em que a função do nervo é significativamente prejudicada, a cirurgia pode ser necessária para evitar mais danos ao nervo e restaurar a função do nervo.
Referências Bibliográficas
↑1 | Assmus H, Antoniadis G, Bischoff C, Hoffmann R, Martini AK, Preissler P, Scheglmann K, Schwerdtfeger K, Wessels KD, Wüstner-Hofmann M. Cubital tunnel syndrome–a review and management guidelines. Central European Neurosurgery-Zentralblatt für Neurochirurgie. 2011 May;72(02):90-8. |
---|---|
↑2 | Staples JR, Calfee R. Cubital tunnel syndrome: current concepts. JAAOS-Journal of the American Academy of Orthopaedic Surgeons. 2017 Oct 1;25(10):e215-24. |
↑3 | Nakashian MN, Ireland D, Kane PM. Cubital tunnel syndrome: current concepts. Current Reviews in Musculoskeletal Medicine. 2020 Aug;13(4):520-4. |
↑4 | Matev B. Cubital tunnel syndrome. Hand Surgery. 2003 Jul;8(01):127-31. |
↑5 | Okamoto M, Abe M, Shirai H, Ueda N. Diagnostic ultrasonography of the ulnar nerve in cubital tunnel syndrome. Journal of Hand Surgery. 2000 Oct;25(5):499-502. |
↑6 | Boone S, Gelberman RH, Calfee RP. The management of cubital tunnel syndrome. The Journal of hand surgery. 2015 Sep 1;40(9):1897-904. |