Dores no cotovelo

O COTOVELO é uma região do corpo que nos permite levantar, abraçar, jogar, entre outras atividades. Isso se dá pelo fato dessa parte do corpo não se tratar de uma articulação simples.

No entanto, justamente por ser uma região formada por estruturas complexas, o cotovelo também pode apresentar algumas falhas.

O cotovelo é uma articulação formada por três ossos: o úmero (que é o osso do braço), a ulna e o rádio (que são ossos do antebraço).

Cada um desses ossos possui cartilagem em suas extremidades, ajudando a deslizar uns contra os outros e a absorver choques.

Eles são interligados com tecidos resistentes chamados ligamentos, e seus tendões conectam seus ossos aos músculos para permitir que você mova seu braço de diversas maneiras. De fato, o cotovelo é uma estrutura complexa.

Se algo acontecer com qualquer uma das estruturas que compõem o cotovelo, incluindo os nervos e vasos sanguíneos circundantes, isso provocará dor.

Causa da dor no cotoveloPrevalênciaSintomas
Cotovelo de tenista (epicondilite lateral)ComumDor localizada na parte externa do cotovelo, sensibilidade ao tocar na área afetada, dor ao segurar ou levantar objetos, dificuldade em estender o braço.
Cotovelo do jogador de golfe (epicondilite medial)ComumDor localizada na parte interna do cotovelo, sensibilidade ao tocar na área afetada, dor ao dobrar o punho e girar a mão, dificuldade em flexionar o punho.
Bursite do olécranoIncomumInchaço na ponta do cotovelo, sensibilidade ou dor quando a pressão é aplicada, dificuldade em dobrar e endireitar o braço.
Síndrome do túnel radialRaroDor localizada na parte de trás do antebraço ou dentro do cotovelo, dificuldade em estender o punho, fraqueza no antebraço.
Síndrome do Túnel CubitalIncomumDor localizada na parte interna do cotovelo, fraqueza no braço, dormência nos dedos anelar e mínimo, dificuldade em dobrar o cotovelo.
Síndrome Dolorosa MiofascialComumDor no cotovelo e antebraço, sensibilidade e aperto nos músculos, dificuldade em mover o braço, fadiga.

Dor de cotovelo é grave?

Geralmente, a dor no cotovelo não indica um grave problema de saúde, mas pode gerar desconforto, pois é uma articulação utilizada constantemente em muitos movimentos dos braços e mãos.

As causas das dores no cotovelo podem ser variadas, especialmente devido à prática de esportes que locomovem bastante o braço, como: musculação, tênis, golfe e crossfit.

Nesse caso, não é necessário realizar um tratamento específico, mas se a dor persistir e limitar os movimentos, é importante que você consulte um ortopedista para ser realizada uma avaliação mais cautelosa e um tratamento adequado para aliviar a dor.


Fraturas podem gerar dor

A dor no cotovelo também pode ser provocada por deslocamento, fraturas, distensões e entorses. O deslocamento acontece quando um dos ossos que formam o cotovelo sai do lugar. Isso geralmente acontece durante uma queda, quando a pessoa estende a mão para se segurar.

Caso um dos ossos do braço quebre no cotovelo, provavelmente ele está fraturado. Isso pode acontecer em acidentes de carro ou em um golpe repentino.

Mesmo que você ainda consiga mover o cotovelo, cuidado, pois a dor pode indicar que o cotovelo está quebrado.

Consulte um médico para avaliar com mais exatidão. E no caso das distensões e entorses, o cotovelo pode gerar dor quando os músculos e ligamentos ficam muito esticados ou rasgados. 

A dor no cotovelo também pode acontecer por outros motivos. Neste artigo, falaremos sobre mais 4 causas que podem provocar dores no cotovelo: a epicondilite, bursite, artrite e compressão do nervo ulnar.

Mas, é importante que você consulte um ortopedista para que seja feita uma avaliação por meio de exames que identifiquem realmente a causa da dor no cotovelo.

Somente um médico poderá fornecer o diagnóstico correto e o tratamento adequado, o que poderá envolver repouso, medicamentos e fisioterapia.

1. Epicondilite lateral

A epicondilite é uma causa bastante comum de dor no cotovelo, especialmente em atletas, mas também na população em geral. Essa condição pode ser causada por esforço repetitivo de atividades que envolvem preensão com carga frequente, pronação do antebraço e flexão do punho. 

Geralmente, a epicondilite é muito observada no mundo dos esportes, em atletas de arremesso, jogadores de tênis, golfe e levantadores de peso.

Os sintomas incluem dor na região medial do cotovelo, que piora com atividades de locomoção do antebraço. Dependendo da intensidade da dor, essa condição pode apresentar sinais de inchaço ou eritema ao redor do cotovelo. 

NomeLocalização da dorSintomas
Epicondilite LateralRegião lateral do cotoveloDor ao estender o pulso, fraqueza ao segurar, sensibilidade na parte externa do cotovelo, dificuldade em fechar o punho, dor irradiada para cima e para baixo no braço, dor ao girar a maçaneta ou apertar as mãos

O tratamento inicial para aliviar a dor se baseia em aplicação de gelo e medicamentos analgésicos não opiáceos e anti-inflamatórios não esteroidais.

O uso de órtese e fisioterapia também podem ser recomendados. Normalmente, a cirurgia não é necessária.

Apenas será indicada se nenhum benefício for observado com os tratamentos conservadores durante 6 a 12 meses.

Epicondilite LateralEpicondilite Medial
Dor na parte externa do cotoveloDor na parte interna do cotovelo
Dor ao estender o punhoDor ao flexionar o punho
Dor ao segurar objetosDor ao soltar objetos
Lesão devido ao uso excessivo dos extensores do antebraçoLesão devido ao uso excessivo dos flexores do antebraço

2. Bursite no cotovelo

Bursite no cotovelo refere-se a um inchaço doloroso ao redor da articulação do cotovelo. Consiste em uma inflamação na bursa do olécrano, que é uma bolsa cheia de líquido que envolve e protege o cotovelo.

Essa condição pode acontecer quando a bursa fica irritada ou danificada por uso excessivo, trauma ou infecção.

A bursite no cotovelo pode afetar qualquer indivíduo, mas existe um grupo de pessoas que têm mais chances de desenvolver essa condição: indivíduos com trabalhos físicos; atletas; e pessoas com determinadas doenças, como diabetes, artrite e alterações na tireoide.

O tratamento inicial é conservador, consistindo em descanso, medicamentos e imobilização. Se o tratamento conservador não der resultados em até seis semanas, o médico poderá remover o excesso de líquido ao redor da bursa e administrar injeções de corticosteroides para reduzir a inflamação.

Raramente é necessária a cirurgia, exceto em casos de não haver respostas satisfatórias com o tratamento não cirúrgico, ou se houver uma infecção grave que não melhora com antibióticos.

Diferenças entre Bursite e Artrite no Cotovelo

Bursite do CotoveloArtrite de Cotovelo
Causado por movimento repetitivo ou traumaCausado pela degeneração da articulação ao longo do tempo
A dor está localizada na articulação do cotoveloA dor pode se espalhar para o antebraço e a parte superior do braço
Pode ser tratado com repouso, gelo, compressão e elevaçãoPode ser tratado com medicamentos, fisioterapia e possivelmente cirurgia
Geralmente resolve sem intervenção médicaPode ser necessário procedimentos como ondas de choque, infiltrações

3. Artrite no cotovelo

A artrite do cotovelo é caracterizada por um desgaste ou algum dano na cartilagem do cotovelo. Esse desgaste pode ocorrer devido ao uso excessivo ou por meio de uma lesão, como fratura ou luxação.

Os sintomas da artrite no cotovelo podem ser bastante dolorosos, interferindo nas atividades diárias que envolvem locomover e dobrar o braço.

O tratamento inicial é conservador para aliviar a dor e melhorar a função do cotovelo. Muitos pacientes têm resultados satisfatórios por meio da implementação de terapias simples e não invasivas.

As medidas não cirúrgicas incluem: modificação da atividade; aplicação de gelo e calor no cotovelo inflamado; uso de medicamentos anti-inflamatórios; injeções de corticosteróides; e educação do paciente sobre o manejo dos sintomas.

Caso o tratamento não cirúrgico não oferecer alívio suficiente, poderá ser recomendada a cirurgia.

MecanismoDor de artrite
InflamaçãoInflamação da articulação, com inchaço, rigidez e dor.
Degeneração ósseaDegeneração óssea na articulação afetada, que pode levar a inchaço, rigidez e dor.
Deformidade articularDeformidade articular, que pode levar ao desalinhamento da articulação e diminuição da amplitude de movimento.
Dano do nervoPode ser causada por danos nos nervos, o que pode levar a queimação, formigamento ou dormência na articulação afetada.


4. Compressão do nervo ulnar

ulnar

O nervo ulnar possui vários locais de potencial compressão e o cotovelo é a região mais comum, além de locais como o punho, antebraço e braço.

A prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da compressão são muito importantes porque o resultado do tratamento tende a ser decepcionante quando o nervo apresenta dano axonal.

Geralmente, os sintomas da compressão do nervo ulnar começam lentamente. O paciente pode apresentar dormência e parestesia, irradiando até a face ulnar da mão, o quinto dedo e a face ulnar do quarto dedo.

A flexão do cotovelo provoca dor, principalmente à noite. Quando a doença se agrava, o sintoma pode progredir para fraqueza dos músculos inervados. 

Os tratamentos conservadores incluem: redução da frequência de compressão externa sobre o nervo e flexão da articulação do cotovelo.

O médico irá recomendar o uso de talas, cotoveleiras e fisioterapia. Procedimentos com injeções de corticosteroides também podem ser eficazes.

O tratamento cirúrgico só será necessário para pacientes com sintomas persistentes, acompanhados de alterações sensoriais e atrofia muscular. 

Lesão do cotovelo do nervo ulnarLesão do Cotovelo do Nervo Radial
Causa fraqueza nos flexores do cotovelo e punhoCausa fraqueza nos extensores do cotovelo e do punho
Diminuição da sensibilidade nos dedos mínimo e anelarDiminuição da sensação na parte de trás do braço e da mão
Causado pela pressão na articulação do cotoveloCausado por Danos na Parte de Trás do Braço
Tratado com repouso, talas e fisioterapiaTratado com cirurgia e fisioterapia


Quando devo procurar atendimento médico?

Em caso de suspeita de fraturas ou deslocamento, dirija-se a um hospital de emergência o mais breve possível. Consulte um médico ortopedista:

  • Se a dor não desaparecer com repouso;
  • Se a dor estiver intensa;
  • Se o cotovelo apresentar inchaço ou hematomas;
  • Se a dor, vermelhidão e o inchaço piorarem;
  • Se você apresentar febre;
  • Se estiver com dificuldades para dobrar e locomover o braço.


Anti-inflamatórios para dores no cotovelo

  • Os antiinflamatórios não esteróides (AINEs) são a primeira linha de tratamento, com analgésicos simples, para dores articulares no cotovelo
  • Vários tipos de AINEs orais e tópicos estão disponíveis.
  • Esses medicamentos estão entre os prescritos com mais frequência.
  • Eles também são bem conhecidos por estarem associados a morbidade significativa, principalmente em termos de efeitos adversos gastrointestinais e cardiovasculares

Como os anti-inflamatórios atuam na dor
Os AINEs funcionam impedindo que uma enzima chamada ciclooxigenase (COX) produza prostaglandinas. As prostaglandinas são substâncias químicas semelhantes a hormônios no corpo que contribuem para a inflamação, dor e febre. Ao reduzir a produção de prostaglandinas, os AINEs ajudam a aliviar os sintomas relacionados à febre, inflamação e dor leve a moderada.
Duas enzimas COX-COX-1 e COX-2-produzem prostaglandinas. No entanto, apenas a COX-1 produz prostaglandinas que sustentam as plaquetas e protegem o revestimento do estômago. Também ajuda a manter a função renal. A COX-2 é produzida quando as articulações são feridas ou inflamadas.
A maioria dos AINEs são inibidores não seletivos. Isso significa que eles inibem tanto a COX-1 quanto a COX-2. Como os AINEs não seletivos também atuam na COX-1, eles podem diminuir os níveis protetores de prostaglandinas estomacais, levando a úlceras estomacais. Uma nova classe de AINEs, os coxibes, inibe seletivamente a COX-2 e, portanto, tem menos efeito adverso no estômago.

Lista de Anti-inflamatórios para dor no cotovelo

DrogaBenefício
ibuprofenoReduzir a febre, aliviar a dor, reduzir a inflamação
naproxenoDiminuir a inflamação, aliviar a dor, reduzir a rigidez
diclofenacoAlivia temporariamente a dor, reduz a inflamação, reduz o inchaço
celecoxibeDiminuir a inflamação, aliviar a dor, reduzir a rigidez
ácido mefenâmicoReduzir a febre, aliviar a dor, aliviar a rigidez
cetoprofenoDiminuir a inflamação, aliviar a dor, reduzir o inchaço
indometacinaReduzir a febre, aliviar a dor, reduzir a inflamação
aspirinaAliviar a dor, reduzir a inflamação, reduzir o inchaço (dose baixa)


Tratamentos complementares: Ondas de Choque

BenefícioMecanismo
Reduzir a dorA terapia por ondas de choque aplica pulsos acústicos de alta energia na área afetada, estimulando o processo de cura natural do corpo e reduzindo a dor.
Aumentar a amplitude de movimentoA terapia por ondas de choque estimula a liberação de substâncias químicas chamadas citocinas e fatores de crescimento, que ajudam a reduzir a inflamação e aumentar a mobilidade.
Melhorar a circulação sanguíneaOs pulsos acústicos da terapia por ondas de choque estimulam o aumento do fluxo sanguíneo para a área afetada, o que ajuda a fornecer oxigênio e nutrientes ao tecido danificado.
Fortalecer os músculosO aumento do fluxo sanguíneo e da oxigenação que a terapia por ondas de choque fornece também ajuda a fortalecer os músculos ao redor do cotovelo e outras áreas afetadas.
Romper aderênciasA terapia por ondas de choque ajuda a quebrar aderências ou tecido cicatricial na área afetada, permitindo que o tecido cicatrize adequadamente e reduzindo o risco de novas lesões.

Dor no cotovelo – quando se preocupar?

Procure atendimento de emergência se você tiver:

  • Uma deformidade óbvia em seu cotovelo
  • Um osso saliente (avaliar fratura)


Ligue para o seu médico se você tiver:

  • Dor intensa, inchaço e hematomas ao redor da articulação
  • Dor que não alivia com medidas caseiras
  • Dificuldade em mover o cotovelo normalmente, usando o braço ou virando o braço da palma da mão para cima e para baixo e vice-versa

Referências

CLEVELAND CLINIC. Elbow (Olecranon) Bursitis. 2022. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/22553-elbow-olecranon-bursitis

LLEVA, J. M. C. et al. Ulnar Neuropathy. National Library of Medicine, StatPearls, 2022.

PENN MEDICINE. How to Treat Elbow Arthritis. 2022.

REECE, C. L.; SUSMARSKI, A. Medial Epicondylitis. National Library of Medicine, StatPearls, 2022.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail