Cisto na Mão – O que é? Causas, Sintomas e Tratamentos

Cisto na mão e no punho. O que são os cistos sinoviais, por que eles surgem e como tratá-los

Cistos localizados na região das mãos podem causar grandes desconfortos e dificuldades em realizar atividades diárias, principalmente se tratando de movimentos que necessitam do apoio e suporte das mãos e dos punhos para serem executados.

O tipo mais comum de cisto nas mãos são conhecidos também como cistos sinoviais, uma vez que surgem a partir de extravasamentos de um líquido presente próximo às articulações, o líquido sinovial.

Este tipo de cisto tende a ocorrer principalmente próximos à região dos punhos, devido a proximidade com a articulação presente, e podem causar além de dores, uma certa fraqueza na região e até mesmo a redução da movimentação e flexibilidade, gerando uma perda em diferentes níveis da funcionalidade das mãos e punhos.

Em geral, não devem ser motivo de grandes preocupações, porém são necessários alguns cuidados para tratar e reduzir o cisto e as dores e desconfortos que podem ser causados por ele.

O que são cistos?

Cistos são pequenas bolsas cheias de substâncias líquidas ou gasosas. São formações anormais que podem ocorrer em diversas regiões do corpo, devido a tendências genéticas, inflamações, infecções, traumas físicos e alguns possíveis problemas em tecidos do corpo.

Algumas vezes, os cistos podem ser confundidos com nódulos, porém, estas duas se tratam de estruturas diferentes. Os cistos são estruturas ocas, podendo conter substâncias líquidas ou gasosas no seu interior, enquanto os nódulos são estruturas maciças e sólidas.

Os dois tipos de estrutura podem ser classificados como benignos ou malignos, com os benignos tendo seu crescimento de maneira lenta e limitada, enquanto os malignos possuem, em geral, um crescimento mais rápido e uma tendência a serem invasivos em relação a outros tecidos e estruturas.

Cistos presentes em regiões como as mãos e punhos não costumam ser sinais de alterações graves no corpo, mas principalmente devido às dores e incômodos que podem causar, merecem certa atenção e cuidados, principalmente em relação ao seu diagnóstico, sendo importante consultar um profissional da área médica, averiguando que realmente se trata de um cisto benigno e prosseguindo com o tratamento específico mais indicado.


O que é um cisto sinovial e por que acontecem

Presentes nas regiões de articulação do corpo humano, a membrana sinovial é um tecido conjuntivo especializado e que auxilia na filtração do plasma sanguíneo para formação do líquido sinovial.

O líquido sinovial por sua vez é um líquido viscoso rico em ácido hialurônico, sendo responsável principalmente pela lubrificação das regiões de articulação e pelo transporte de nutrientes para as cartilagens articulares, auxiliando na boa funcionalidade do sistema locomotor.

Porém, algumas vezes o líquido sinovial pode extravasar, formando os cistos sinoviais, bolsas cheias de líquido localizadas próximo a regiões de articulações, como as mãos e os punhos.

Além do aparecimento do cisto benigno, alguns outros sintomas do cisto sinovial podem incluir principalmente dores nas regiões do punho e em alguns casos, nas costas.

Como consequência das dores e do crescimento do cisto, outros sintomas possíveis são uma redução na mobilidade e força da região, uma vez que a presença da estrutura benigna pode atrapalhar ou dificultar os movimentos no local.

cisto na mão

Cistos na mão são considerados tumores?

Esta é uma pergunta recorrente quando há o aparecimento de nódulos e cistos em qualquer região do corpo, e a resposta mais simples é de que sim, os cistos na mão são considerados tumores, porém são classificados como tumores benignos.

Toda e qualquer massa que surge devido a uma formação anormal em nosso corpo, ou seja, que não são da anatomia regular de um organismo, recebe o nome de tumor, o que não significa que são malignos ou que representam grandes problemas à saúde.

Porém, por mais que os cistos sinoviais sejam tumores benignos e nada mais representem do que um extravasamento do líquido presente nas articulações, é recorrente que se confunda outros nódulos e tumores com o cisto sinovial, já que não necessariamente um cisto presente na mão tem que se tratar deste tipo de cisto benigno, portanto, é importante que o cisto seja analisado por um médico, descartando outros tipos de tumores.

Quando procurar ajuda médica

É interessante que se procure ajuda médica assim que o cisto aparecer, para que haja uma avaliação clínica, com exames físicos e em alguns casos exames de imagem como o raio-x, e se descarte outros tipos de nódulos, cistos e entre outras possíveis estruturas.

Mesmo representando uma parcela pequena dos cisto na mão, outra possibilidade é de que o cisto se trate de uma estrutura sebácea, que surgem devido a algum trauma na região ou glândulas bloqueadas, havendo o crescimento anormal de um cisto rico da secreção da glândula atingida. Por mais que possam ocorrer nas mãos, estes cistos sebáceos são mais raros neste local, sendo mais recorrentes no pescoço, rosto e tronco.

Havendo a comprovação médica de que se trata de um cisto sinovial, o tratamento pode seguir diferentes abordagens.

3d medical image painful bent wrist

Como tratar o cisto sinovial

O tratamento destes cistos varia de acordo com a sua gravidade. Podendo ir desde sessões de fisioterapia e drenagem, até raspagens e intervenções cirúrgicas.

Em alguns casos, o cisto desaparece naturalmente e por conta própria, a partir da reabsorção do líquido realizada pelo próprio corpo. Em alguns outros casos, sessões de fisioterapia englobando técnicas como de ultrassom, compressão e alongamentos podem ser necessários para reduzir os níveis de inflamação e auxiliar no processo de drenagem que ocorre naturalmente no corpo, diminuindo e até eliminando em alguns casos o cisto.

Em geral, caso se trate de um caso indolor e em que o paciente não se incomoda com o aspecto estético do cisto na região da mão, pode ser recomendado pelo médico responsável apenas aguardar que ele passe naturalmente, esperando o corpo reabsorver o fluido.

Em casos que o cisto causa dores, redução da mobilidade e/ou que o paciente se incomode com o aspecto estético do cisto na mão, as sessões de fisioterapia, compressões, alongamentos e ultrassom podem ser mais indicadas.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Como evitar queloides

Como evitar queloides?

Queloides são crescimentos dérmicos benignos que surgem através da cicatrização anormal de feridas em resposta a traumas ou inflamações anteriores da pele.  O desenvolvimento de

Continue Lendo
Pupila Dilatada

O que é Pupila Dilatada? Entenda!

A pupila, uma estrutura de grande importância em nosso sistema visual, apresenta complexidade em sua constituição. Seu tamanho varia em resposta a três categorias distintas

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail