Síndrome do Túnel do Carpo

sindrome do tunel do carpo

Síndrome do túnel do carpo é dormência, formigamento, fraqueza e outros problemas na mão por causa da pressão sobre o nervo mediano em seu pulso.

O nervo mediano e vários tendões correm de seu antebraço para a mão através de um pequeno espaço em seu pulso chamado túnel do carpo. O nervo mediano controla o movimento e sentimento em seu polegar e os três primeiros dedos (não o dedo mindinho).

Causas de pressão sobre o nervo mediano síndrome do túnel do carpo. Esta pressão pode vir de inchaço ou qualquer coisa que faz com que o túnel do carpo[1]Silverstein BA, Fine LJ, Armstrong TJ. Occupational factors and carpal tunnel syndrome. American journal of industrial medicine. 1987;11(3):343-58..

Muitos fatores podem causar este inchaço, incluindo:

  • Doenças tais como hipotireoidismo, artrite reumatoide, e diabetes.
  • Repetir os mesmos movimentos de mão várias vezes, especialmente se o pulso é dobrado para baixo (suas mãos inferiores os pulsos), ou fazendo os mesmos movimentos de pulso mais e mais.
  • Gravidez.

Em alguns casos, não se encontra a causa da síndrome do túnel do carpo[2]Newington L, Harris EC, Walker-Bone K. Carpal tunnel syndrome and work. Best practice & research Clinical rheumatology. 2015 Jun 1;29(3):440-53..

Síndrome do túnel do carpo pode causar formigamento, dormência, fraqueza ou dor nos dedos, ou mão. Algumas pessoas podem ter dor no braço entre a mão e o cotovelo.

Síndrome do Túnel do Carpo – Sintomas

Síndrome do Tunel do Carpo

Sintomas do túnel do carpo muitas vezes afetam mais a mão e, por vezes, o antebraço, mas eles podem se espalhar até o ombro.

Os sintomas incluem:

  • Dormência ou dor na sua mão, antebraço ou punho que você acorda durante a noite. (Agitação ou mover os dedos pode facilitar esta dormência e dor.)
  • Sensação ocasional de formigamento, dormência, sensação de “alfinetes e agulhas” ou dor. A sensação é semelhante à mão “dormente”.
  • Dormência ou dor que piora enquanto você está usando a mão ou o pulso. É provável que você o sinta quando você pega um objeto com a mão ou dobra (flexiona) seu pulso.
  • Dor ocasional em seu antebraço entre o cotovelo e o pulso.
  • Rigidez em seus dedos quando você se levantar de manhã.

Seu médico irá perguntar se você tem qualquer problemas de saúde tais como artrite, hipotireoidismo, ou diabetes – ou se estiver grávida.

Ele ou ela perguntará se você recentemente machucou seu pulso, braço ou pescoço. Seu médico vai querer saber sobre sua rotina diária e atividades recentes que poderiam ter machucado seu pulso.


Sintomas de Síndrome do Túnel do Carpo Moderado ou Grave

Com os sintomas do túnel do carpo moderada ou grave, você pode ter dormência ou diminuição de força e aderência em sua mão, polegar ou dedos.

Pode ser difícil:

  • Fazer movimentos de mão, como escovar seu cabelo ou segurar um garfo. Você pode acidentalmente deixar cair objetos.
  • Belisca um objeto entre o polegar e o primeiro dedo. (Isso é chamado perda de força de aperto).
  • Use seu polegar enquanto está fazendo tarefas simples como abrir um pote ou usando uma chave de fenda. Com a longo prazo síndrome do túnel do carpo, os músculos do polegar podem ficar menores e mais fraca (atrofia).

Os sintomas geralmente ocorrem em peças de mão fornecido pelo nervo mediano: o polegar, o dedo indicador, o dedo médio e metade do dedo anelar.

O nervo mediano não afeta o seu dedo mindinho. Então se o seu dedo mindinho é afetado, você pode não ter síndrome do túnel do carpo


File:Carpal Tunnel Syndrome-es.png - Wikimedia Commons

Você primeiramente pode notar sintomas à noite. Você pode ser capaz de obter alívio, agitando a mão.



Os sintomas ocorrem em uma ou duas mãos?

Sintomas ocorrem frequentemente em ambas as mãos, mas eles são geralmente piores em uma mão.

Você primeiramente pode notar sintomas à noite. Pessoas com síndrome do túnel do carpo normalmente podem cair no sono, mas a dor ou dormência pode acordá-los.

Nem toda dor no pulso ou na mão é causada por síndrome do túnel do carpo. Há muitas outras doenças com sintomas semelhantes, tais como:

·         Uma lesão nos músculos, ligamentos, tendões, ou ossos.

·         Problemas do nervo no cotovelo, dedos ou pescoço.

·         Artrite na articulação do dedão ou pulso.


Diferenças entre Síndrome do Túnel do Carpo e Síndrome do Pronador Redondo

CondiçãoSíndrome do túnel do carpoSíndrome do pronador redondo
LocalizaçãoA síndrome do túnel do carpo é causada por inchaço ou inflamação do nervo mediano, localizado no pulso.A síndrome do pronador redondo é causada pela compressão do nervo mediano no cotovelo, onde passa entre as duas cabeças do músculo pronador redondo.
SintomasOs sintomas da síndrome do túnel do carpo incluem dormência, formigamento e dor na mão e nos dedos, bem como fraqueza na mão e no polegar.Os sintomas da síndrome do pronador redondo incluem dor e dormência no antebraço, bem como fraqueza da mão, dedos e polegar.
TratamentoA síndrome do túnel do carpo é tratada com medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia e cirurgia.A síndrome do pronador redondo é tratada com fisioterapia e, às vezes, cirurgia.


Como é feito o diagnóstico da síndrome do túnel do carpo?

dor neuropatica tunel do carpo

Seu médico irá perguntar se você tem qualquer problemas de saúde tais como artrite, hipotireoidismo, ou diabetes – ou se estiver grávida. Ele ou ela perguntará se você recentemente machucou seu pulso, braço ou pescoço.

Seu médico vai querer saber sobre sua rotina diária e atividades recentes que poderiam ter machucado seu pulso[3]Werner RA, Andary M. Electrodiagnostic evaluation of carpal tunnel syndrome. Muscle & nerve. 2011 Oct;44(4):597-607..

Durante o exame, seu médico irá verificar o sentimento, força e aparência de seu pescoço, ombros, braços, pulsos e mãos.

Seu médico pode solicitar exames clínicos, laboratoriais e de imagem, tais como exames de sangue (hemograma, exames de prova inflamatória, exames reumatológicos) testes ou testes de nervos (eletroneuromiografia).

Para diagnóstico diferencial, exames como radiografias da mão, punho e antebraço (para avaliar osteoartrite, doenças inflamatórias), ultrassonografia (para avaliar ligamentos, tendões e partes moles, além de avaliar o diâmetro do nervo mediano) e ressonância magnética (para afastar outras patologias ortopédicas e reumatológicas).

ExameDescrição
UltrassomUma técnica de diagnóstico por imagem que usa ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens do pulso, mão e dedos.
Ressonância MagnéticaUm tipo de imagem que usa ondas magnéticas para criar imagens detalhadas dos tecidos e estruturas do punho, mão e dedos.
EletroneuromiografiaEletroneuromiografia, que é um teste que mede a atividade elétrica dos nervos periféricos e músculos para diagnosticar a síndrome do túnel do carpo.

A eletroneuromiografia é uma das formas mais confiáveis de diagnosticar a síndrome do túnel do carpo. Ao medir a velocidade com que um sinal elétrico viaja ao longo do nervo do antebraço ou do nervo para um músculo, esse teste pode produzir evidências confiáveis da síndrome.

Sintomas leves geralmente podem ser tratados com cuidados em casa.

É possível:

  • Interromper as atividades que causam dor e dormência. Descanse seu pulso mais tempo entre as atividades.
  • Deixe seu pulso no gelo por 10 a 15 minutos 1 ou 2 vezes por hora.
  • Tente tomar medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs) para aliviar a dor e reduzir o inchaço.
  • Use uma tala no pulso à noite. Isto leva a uma diminuição da pressão sobre o nervo mediano.

Possibilidades de prevenção
Mantenha uma posição de pulso neutra
Faça pausas frequentes
Estique os pulsos e as mãos
Evite atividades que exijam movimentos repetitivos
Mantenha um peso saudável
Use ferramentas e equipamentos ergonômicos
Modifique sua estação de trabalho para minimizar a tensão
Pratique uma boa postura

Quanto mais cedo você começar o tratamento, melhor suas chances de parar os sintomas e prevenção de danos a longo prazo ao nervo.

Você também pode precisar de medicamento para síndrome do túnel do carpo ou para tratar a patologia de base que facilitou o surgimento da compressão do nervo mediano.


Opções de tratamento iniciais para túnel do carpo

Opções de tratamento incluem[4]Bland JD. Treatment of carpal tunnel syndrome. Muscle & Nerve: Official Journal of the American Association of Electrodiagnostic Medicine. 2007 Aug;36(2):167-71.:

Tratamento em casa, tais como mudar ou evitar atividades que podem estar causando sintomas e usando um tala de pulso[5]Graham B, Watters III WC, Turkelson CM, Haralson III RH, Wies MJ. The treatment of carpal tunnel syndrome. J Bone Joint Surg Am. 2010;92:218-9..

Fisioterapia. Inclui TENS, ultrassom, exercícios de alongamento e amplitude de movimento. Em algumas clínicas, estas terapias podem ser feitas por um terapeuta ocupacional.

Medicamentos, tais como anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs) para aliviar a dor e reduzir a inflamação. Em alguns casos, corticóides orais ou injeções de corticóide para dentro do túnel do carpo podem ser consideradas.

Acupuntura. Acupuntura e eletroacupuntura (acupuntura com eletroestimulação) apresenta evidências moderadas de alívio da dor, além de efeitos no relaxamento muscular e melhora da sensibilidade local, facilitando o processo de reabilitação.

Tratamento por ondas de choque. Indicação ainda controversa, com poucos estudos. O tratamento com ondas de choque pode trazer alívio analgésico local.

Cirurgia. Cirurgia é às vezes recomendada quando outros tratamentos não ajudaram, se você teve síndrome do túnel do carpo por um longo tempo, ou se há dano do nervo ou o risco de dano do nervo.



O objetivo do tratamento para síndrome do túnel do carpo é permitir que você para retornar à sua função normal e atividades e para evitar dano do nervo e perda de força muscular em seus dedos e mão.


Fisioterapia para Síndrome do Túnel do Carpo

As modalidades de fisioterapia para a síndrome do túnel do carpo incluem:

  • Terapia manual: a terapia manual é um tipo de fisioterapia que utiliza técnicas manuais, como massagens e alongamentos, para ajudar o paciente a reduzir a dor e melhorar a mobilidade.
  • Taping: Taping é uma modalidade de fisioterapia usada para fornecer suporte e compressão para reduzir a dor e melhorar a mobilidade.
  • Talas: A tala é uma modalidade de fisioterapia que fornece suporte ao punho e à mão para reduzir a inflamação e a dor.
  • Exercício terapêutico: o exercício terapêutico é um tipo de fisioterapia que usa exercícios específicos para ajudar a melhorar a força, a flexibilidade e a amplitude de movimento.
  • Ultrassom: o ultrassom é um tipo de modalidade de fisioterapia que usa ondas sonoras para reduzir o inchaço e a dor.
  • Estimulação elétrica: a estimulação elétrica é um tipo de modalidade de fisioterapia que usa correntes elétricas para reduzir a inflamação, a dor e melhorar as contrações musculares.
  • Terapia quente/fria: A terapia quente/fria é um tipo de modalidade de fisioterapia que usa compressas quentes ou frias para reduzir a inflamação e a dor.


Vou precisar de cirurgia para síndrome do túnel do carpo?

sindrome tunel do carpo dor nas maos

A cirurgia é uma opção. Mas é geralmente usado somente quando os sintomas são tão ruins que você não pode trabalhar ou fazer outras coisas mesmo depois de várias semanas a meses de outro tratamento.

A cirurgia é feita em raros casos, em graus mais elevados da doença, que não respondem ao tratamento conservador, como fisioterapia, medicamentos e infiltrações.

A indicação da cirurgia pode também ser feita em caso de sintomas persistentes, e sintomas secundários como hipotrofia da musculatura da mão.



Como cuidar do túnel do carpo?

  • Para impedir que a síndrome do túnel do carpo volte, cuide da sua saúde em geral. Mantenha um peso saudável.
  • Não fume.
  • Exercício de permanecer forte e flexível. Se você tem um problema de saúde a longo prazo, tais como artrite ou diabetes, siga os conselhos do seu médico para manter sua condição sob controle.
  • Você também pode tentar cuidar bem de seus pulsos e mãos:
  • ·Tente manter o pulso numa posição neutra.
  • Use sua mão inteira, não apenas os dedos-para segurar objetos.
  • Quando você digita, melhorar os seus pulsos, com as mãos um pouco maiores do que seus pulsos. Relaxe os ombros quando os braços estão ao seu lado.
  • Se puder, mude as mãos muitas vezes, quando você repetir os movimentos.

Síndrome de túnel do carpo a longo prazo pode causar

  • Uma perda de sensação e coordenação na mão e dedos. Os músculos do polegar podem tornar-se fraco e resíduos longe (atrofia). Isto pode dificultar agarrar ou segurar objetos.
  • Danos permanentes ao nervo mediano. Você pode ter problemas com a mão.

A Síndrome do túnel do carpo é uma das causas mais comuns de ausência do trabalho.


Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Silverstein BA, Fine LJ, Armstrong TJ. Occupational factors and carpal tunnel syndrome. American journal of industrial medicine. 1987;11(3):343-58.
2 Newington L, Harris EC, Walker-Bone K. Carpal tunnel syndrome and work. Best practice & research Clinical rheumatology. 2015 Jun 1;29(3):440-53.
3 Werner RA, Andary M. Electrodiagnostic evaluation of carpal tunnel syndrome. Muscle & nerve. 2011 Oct;44(4):597-607.
4 Bland JD. Treatment of carpal tunnel syndrome. Muscle & Nerve: Official Journal of the American Association of Electrodiagnostic Medicine. 2007 Aug;36(2):167-71.
5 Graham B, Watters III WC, Turkelson CM, Haralson III RH, Wies MJ. The treatment of carpal tunnel syndrome. J Bone Joint Surg Am. 2010;92:218-9.

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Andrew Seung Ho Park

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail