Síndrome de Dumping – O que é? Existe tratamento?

sindrome de dumping dor abdominal
Fatos sobre a Síndrome de Dumping
A síndrome de dumping é uma condição que ocorre quando a comida se move muito rapidamente do estômago para o intestino delgado.
A causa mais comum da Síndrome de Dumping é a cirurgia gástrica, como o bypass gástrico.
Os sintomas da Síndrome de Dumping incluem náuseas, vômitos, cólicas abdominais, inchaço, diarreia, tontura, fadiga e taquicardia.
O tratamento para a síndrome de dumping inclui mudanças na dieta, medicamentos e mudanças no estilo de vida.
Pessoas com Síndrome de Dumping devem evitar comer muita gordura ou açúcar de uma só vez, comer muito rápido e beber líquidos durante as refeições.

A síndrome de dumping é um conjunto de sintomas gastrointestinais ocasionadas pela rápida passagem do alimento, com conteúdo hiperosmolar, do estômago para o intestino. O consumo de açúcares nestes pacientes piora o quadro.

Ela ocorre como resultado direto de intervenções cirúrgicas que alteram a anatomia e inervação gástrica que controla as contrações do estômago. Normalmente estão relacionadas a cirurgias esofágicas e gástricas oncológicas e não oncológicas, assim como a cirurgia bariátrica[1]CHAVES YD, DESTEFANI AC. Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento da síndrome de dumping e sua relação com a cirurgia bariátrica. ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo). … Continue reading.

Essa complicação reduz bastante a capacidade gástrica e está presente em metade dos pacientes após a cirurgia em um período de 1 a 6 meses.


Quais são os sintomas clínicos?

sindrome de dumping desconforto

A síndrome de dumping compreende uma variedade de sintomas que podem ser classificados em sintomas precoces e tardios e que podem ocorrer em conjunto ou separadamente[2]Matos MM, Fortes RC. Prevalência da síndrome de Dumping em mulheres submetidas ao ByPass em Y de Roux. RBONE-Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento. 2017;11(66):445-50..


Os sintomas de dumping precoce geralmente aparecem dentro de 10 a 30 minutos após uma refeição:

· Dor e distensão abdominal;

· Gases;

· Náuseas;

· Diarreia;

· Rubor;

· Taquicardia;

· Sudorese;

· Hipotensão;

· Fadiga;

· Desejo de deitar;

· Raramente síncope. 


Os sintomas de dumping tardio ocorrem de 1 a 3 horas após uma refeição:

· São principalmente manifestações de hipoglicemia após resposta hiperinsulinêmica decorrente da rápida absorção de glicose[3]Ribeiro LB, Tardelli BC, Gomes LB, Garcia G. SÍNDROME DE DUMPING E SUA RELAÇÃO COM CIRURGIAS BARIÁTRICAS. Cadernos da Medicina-UNIFESO. 2019 Apr 5;2(1).;

· Conhecido pela literatura como “hipoglicemia reativa” ou, após cirurgia bariátrica, como ‘hipoglicemia pós-bariátrica;

· Sintomas atribuíveis à neuroglicopenia (p. ex. fadiga, fraqueza, confusão mental, fome e síncope);

· Sintomas atribuíveis à ativação vagal e simpática (p. ex. transpiração, taquicardia, tremores e irritabilidade).


Como é feito o diagnóstico de Síndrome de Dumping?

nutricionista tratamento

O sistema de pontuação do Sigstad foi proposta como auxílio diagnóstico da síndrome de dumping. É atribuído pontuação aos sintomas apresentados, que são então somados e resumidos em um índice de diagnóstico calculado[4]Ukleja A. Dumping syndrome: pathophysiology and treatment. Nutrition in clinical practice. 2005 Oct;20(5):517-25.

  • Escore > 7 é sugestivo de síndrome de dumping;
  • Escore < 4 outros diagnósticos precisam ser considerados;


Escores de 5 e 6 significam para o diagnóstico de síndrome de dumping não está claro, pois a interpretação desses valores foram estabelecidos para pacientes submetidos à cirurgia de úlcera péptica e sua acurácia diagnóstica em pacientes após cirurgia bariátrica ou cirurgia de câncer gastrointestinal superior não foi estabelecida.

Já o escore de gravidade de dumping foi usado principalmente como índice de gravidade. Os sintomas precoce e tardio são pontuados em uma escala Likert de quatro pontos. As pontuações de gravidade são obtidas somando as pontuações individuais dos sintomas apresentados pelo paciente.

O teste de tolerância à glicose é útil para o diagnóstico de Síndrome de Dumping. O paciente ingere 50g ou 75g de solução de glicose após um jejum de 10 horas. São medidas as concentrações sanguíneas de glicose, nível de hematócrito, frequência de pulso e pressão arterial antes e em intervalos de 30 minutos até concluir 180 minutos após a ingestão.

Na primeira hora:

> 3% de aumento no hematócrito ou > 10 bpm de aumento na frequência do pulso são diagnósticos de síndrome de dumping precoce;

< 50 mg/dL no nível de hipoglicemia é diagnóstico de síndrome de dumping tardio


Diagnóstico diferencial

Diagnóstico DiferencialRecursos
GastroparesiaPlenitude pós-prandial, náusea, vômito, saciedade precoce, inchaço
Estenose pilóricaVômito de projétil pós-prandial, não bilioso
Doença do refluxo gastroesofágicoAzia, regurgitação, disfagia, dor no peito
Câncer gástricoPerda de peso, anorexia, saciedade precoce, dor abdominal
Obstrução biliarEsteatorréia, icterícia, dor abdominal, febre
Síndrome de dumpingSaciedade precoce, cólicas abdominais, diarreia, sudorese, tontura, palpitações, síncope


Qual é o tratamento na Síndrome de Dumping?

tratamento sindrome de dumping

Dieta

A maioria dos casos de síndrome de dumping é tratada com êxito após mudanças no comportamento alimentar. Então, é importante fazer ajustes na alimentação, baseados nas orientações do Nutricionista e mastigar bem os alimentos. Segue abaixo algumas orientações: 

· Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos ricos em carboidratos simples refinados (p. ex. doces, refrigerantes, sucos de caixinha);

· Fracionar mais as refeições (pelo menos 6 refeições ao dia) para reduzir as porções, ao invés de 3 grandes refeições ao dia;

· Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras e proteínas nas refeições e nos lanches, pois eles retardam o esvaziamento gástrico e evitam a desnutrição;

· Evitar o consumo de líquidos em pelo menos 30 minutos antes e após as refeições (o líquido acelera o esvaziamento gástrico).


Medicamentos

Naqueles pacientes que continuam apresentando sintomas mesmo após as modificações na alimentação, o tratamento farmacológico, prescrito pelo Médico, pode ser utilizado[5]Scarpellini E, Arts J, Karamanolis G, Laurenius A, Siquini W, Suzuki H, Ukleja A, Van Beek A, Vanuytsel T, Bor S, Ceppa E. International consensus on the diagnosis and management of dumping syndrome. … Continue reading

Octreotide (análogo da somatostatina) atua na inibição de vários hormônios gastrointestinais e da secreção de insulina. Por isso ocorre um retardo no esvaziamento gástrico e prolongamento do trânsito intestinal. Vários estudos mostraram que o octreotide fornecer alívio de sintomas tanto na Síndrome de Dumping precoce como tardia.

A acarbose tem sido utilizada na Síndrome de Dumping tardio. É um inibidor da alfa-glicosidase hidrolase e sua ação faz com que retarde a quebra de carboidratos e consequentemente a captação de glicose. Estudos têm demonstrado redução nos sintomas de hipoglicemia pós-prandial.


Cirurgia

O tratamento cirúrgico é utilizado em casos extremos, quando os pacientes falham nas medidas conservadoras. Para a maioria das pessoas, o tipo de cirurgia depende do tipo de cirurgia realizada anteriormente. Muitas são as opções, incluindo revisão do estoma intestinal, anastomoses Billroth II para Billroth I, reconstrução pilórica, interposição jejunal e conversão em Y de Roux[6]Van Beek AP, Emous M, Laville M, Tack J. Dumping syndrome after esophageal, gastric or bariatric surgery: pathophysiology, diagnosis, and management. Obesity reviews. 2017 Jan;18(1):68-85..

A revisão do estoma refere-se ao estreitamento do estoma gastrojejunal, o que retarda o esvaziamento gástrico. No entanto, como complicação pode existir a obstrução gástrica e estenoses.

A anastomose de conversão Billroth II para Billroth I reconstrói o trânsito de alimentos para o duodeno. É uma intervenção simples com poucas complicações. O risco de obstrução gástrica também é evitado nessa cirurgia.

A cirurgia de reconstrução pilórica está indicada em pacientes com síndrome de dumping após piloroplastia. 

A interposição jejunal envolve a interposição isoperistáltica da alça jejunal.

A conversão em Y de Roux em gastrojejunostomia em Y de Roux diminui o esvaziamento gástrico e o trânsito pela alça de Roux. 

Porém, frequentemente as cirurgias com objetivo de correção da síndrome do dumping não têm resultados bem sucedidos.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 CHAVES YD, DESTEFANI AC. Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento da síndrome de dumping e sua relação com a cirurgia bariátrica. ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo). 2016;29:116-9.
2 Matos MM, Fortes RC. Prevalência da síndrome de Dumping em mulheres submetidas ao ByPass em Y de Roux. RBONE-Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento. 2017;11(66):445-50.
3 Ribeiro LB, Tardelli BC, Gomes LB, Garcia G. SÍNDROME DE DUMPING E SUA RELAÇÃO COM CIRURGIAS BARIÁTRICAS. Cadernos da Medicina-UNIFESO. 2019 Apr 5;2(1).
4 Ukleja A. Dumping syndrome: pathophysiology and treatment. Nutrition in clinical practice. 2005 Oct;20(5):517-25.
5 Scarpellini E, Arts J, Karamanolis G, Laurenius A, Siquini W, Suzuki H, Ukleja A, Van Beek A, Vanuytsel T, Bor S, Ceppa E. International consensus on the diagnosis and management of dumping syndrome. Nature Reviews Endocrinology. 2020 Aug;16(8):448-66.
6 Van Beek AP, Emous M, Laville M, Tack J. Dumping syndrome after esophageal, gastric or bariatric surgery: pathophysiology, diagnosis, and management. Obesity reviews. 2017 Jan;18(1):68-85.

Raísa Vitena da Silva Araújo

CRN5 9100. Nutricionista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Nutrição Clínica sob a forma de Residência pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ex-colaboradora da equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Instituto Couto Maia. Atendimento Nutricional em Salvador - Bahia (Clínica Nutrir & Saúde) e Online para todo o Brasil.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Raísa Vitena da Silva Araújo

Raísa Vitena da Silva Araújo

CRN5 9100. Nutricionista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Nutrição Clínica sob a forma de Residência pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ex-colaboradora da equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Instituto Couto Maia. Atendimento Nutricional em Salvador - Bahia (Clínica Nutrir & Saúde) e Online para todo o Brasil.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail