TENS – Neuroestimulação Elétrica Transcutânea Para Dor e Fisioterapia

A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é um método de alívio da dor que envolve o uso de uma corrente elétrica leve. O TENS é uma ferramenta não invasiva para auxiliar no alívio da dor.

A aplicação regular da máquina TENS pode resultar na redução da dor por até algumas horas horas após o uso. TENS é considerado uma ferramenta de alívio da dor e não considerado curativo.

O grau de alívio da dor diminui com o uso prolongado; A variação da colocação dos eletrodos pode combater isso.


Estudos sobre o TENS

Esse é um resumo sobre o artigo de revisão dos artigos contidos na biblioteca de Cochrane, sobre a efetividade da Neuroestimulação Elétrica Transcutânea para reduzir a dor crônica em adultos, exceto dores de cabeça e enxaqueca[1]Gibson W, Wand BM, Meads C, Catley MJ, O’Connell NE. Transcutaneous electrical nerve stimulation (TENS) for chronic pain‐an overview of Cochrane Reviews. Cochrane Database of Systematic … Continue reading.

A dor crônica é muito comum e metade dos adultos sofrem com ela, sendo que ela pode ser definida como uma dor que perdura por pelo menos 3 meses.

Não afeta apenas a qualidade de vida de quem sofre, mas também tem efeitos socioeconômicos visto que existe uma redução de produtividade, participação e uso de planos de saúde por parte de quem vive com esse fardo.

Essa morbidade pode ser causada por vários fatores, que abrangem a dor nociceptiva e neuropática revelando uma patologia do tecido periférico em curso, como artrite reumatoide e neuropatia diabética, bem como muitos outros problemas de dor crônica, como fibromialgia e dor lombar crônica inespecífica, sendo que nesses a relação entre a patologia do tecido periférico e os sintomas clínicos não são tão claros, provavelmente diferentes mecanismos sustentem esses tipos de dor crônica.


O Tratamento por TENS – efeitos analgésicos

tens aparelho
Aparelho de TENS

A TENS é uma abordagem terapêutica onde se aplica uma neuroestimulação elétrica através da pele.

Essa estimulação é feita com eletrodos na superfície da pele variando a intensidade, duração e frequência do estímulo elétrico.

A intensidade e o local de aplicação dos eletrodos são cruciais para a eficiência do método.

Acredita-se que a analgesia induzida pela TENS ocorre de forma multifatorial englobando mecanismos periféricos, espinhais e supra espinhais.

Um dos mecanismos é o controle de porta de dor, onde grandes fibras aferentes quando estimuladas por toque ou vibração inibem a transmissão nociceptiva central diminuindo a percepção da dor.

Além disso também supõe-se que a TENS tenha efeitos adicionais dos segmentos da medula espinhal: diminuição da sensibilização do neurônio do corno dorsal induzida por inflamação, altera o nível de neurotransmissores, como ácido gama aminobutírico (GABA) e glicina, que se acredita serem envolvidos na inibição do tráfego nociceptivo, e modulação da atividade das células que fornecem suporte e envolvem os neurônios (células da glia) na medula espinhal, todos foram meios sugeridos pelos quais a TENS pode produzir analgesia nos segmentos da medula espinhal.  

Apesar de ser utilizada durante muitos anos como uma terapia adjuvante no gerenciamento em várias condições dolorosas, a eficácia é questionada e não há um consenso entre os estudos se realmente o tratamento é eficaz.


lombar


Método da Revisão

Os autores levantaram ensaios clínicos randomizados que avaliaram a eficácia da TENS em pessoas com dores crônicas. Os tipos de participantes eram maiores de 18 anos sofrendo há mais de 3 meses com dores de qualquer origem, exceto dores de cabeça e enxaqueca.

Foi comparado também estudos que continham uma comparação da TENS x simulação; TENS x tratamento usual ou nenhum tratamento; TENS com intervenção ativa x intervenção ativa apenas; e comparação entre os diferentes tipos de TENS.

De todos os estudos levantados, após uma rigorosa avaliação apenas 9 revisões foram elegíveis e incluídas.


 A Neuroestimulação Elétrica Transcutânea É Realmente Eficaz?

Uso do TENS para dor em joelho
Uso do TENS para dor em joelho

Os autores levantaram um resumo de evidências de qualidade muito baixa e não puderam fazer qualquer declaração com segurança a respeito da eficácia da TENS para pessoas com dor crônica.

Em relação aos efeitos adversos, alguns apontam certa irritação na pele no local de aplicação e até um caso de irritação severa, mas tipicamente a maioria deles ou relata que não houve efeitos adversos ou não relata nada.


Limitações das evidências científicas sobre o TENS

Esta visão geral não consegue derivar quaisquer conclusões sobre a eficiência / eficácia de TENS x simulação; TENS x cuidados usuais ou nenhum tratamento; TENS somada a intervenção ativa x intervenção ativa sozinha ou comparações entre diferentes tipos de TENS, ou TENS administrados usando diferentes parâmetros de estimulação em pessoas com dor crônica por intensidade da dor, incapacidade, qualidade de vida relacionada à saúde, uso de medicação analgésica ou impressão do participante de mudança.

Isso se deve aos dados limitados, limitações metodológicas (com risco subsequente de viés) e tamanhos de amostra predominantemente pequenos, assim todas as avaliações levaram a evidências de qualidade muito baixa.

Uma análise cuidadosa e a implementação de um checklist no desenho do estudo melhoraria os problemas comuns de relatório e metodologia, vistos nos estudos da TENS aplicada a dor crônica. Uma parte importante disso deve incluir descrições claras da intervenção.

A entrega da TENS engloba vários fatores (frequência da estimulação aplicada, intensidade da estimulação, duração, frequência da aplicação, etc.) que podem influenciar o resultado e uma revisão crítica da qualidade metodológica em estudos TENS foi publicado que pode informar utilmente os trabalhos futuros.


Conclusão sobre o TENS

A TENS pode ser considerada uma intervenção não farmacológica complexa um checklist publicado de modelos para descrição de intervenção e replicação estão disponíveis, projetados especificamente para ajudar no relato de intervenções complexas.

Futuros pesquisadores e autores de revisões sistemáticas se beneficiariam com a implementação deste modelo em projetos de pesquisa TENS.

TENS é simples de usar, portátil e é uma intervenção com um custo relativamente baixo.

Por isso, recomenda-se que futuros estudos nesta área aproveitem as facilidades de uso e custo para escalar e fazer testes maiores, possivelmente por meio projetos multicêntricos onde a intervenção é auto administrada, mas em doses e parâmetros de estimulação consistentes com a melhor proposta da clínica.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Gibson W, Wand BM, Meads C, Catley MJ, O’Connell NE. Transcutaneous electrical nerve stimulation (TENS) for chronic pain‐an overview of Cochrane Reviews. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2019(4).

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail