Diferença entre luxação e fratura

As luxações e fraturas são problemas comuns que exigem atenção médica imediata. Embora possam parecer semelhantes, há algumas diferenças importantes a serem consideradas no tratamento de cada um.

A luxação ocorre quando um osso é deslocado de sua articulação. A urgência de tratamento é maior para as luxações do que para as fraturas, pois é necessário colocar o osso de volta em sua posição rapidamente. O tratamento inclui a redução, imobilização e recuperação, que podem ser feitos através de talas ou imobilizações circulares. O período de recuperação geralmente leva de quatro a seis semanas.

As fraturas ocorrem quando um osso é quebrado. O tratamento também inclui a redução, imobilização e recuperação, mas às vezes pode ser necessário o tratamento cirúrgico. O período de recuperação varia dependendo do tipo e gravidade da fratura.

É importante lembrar que ambas as luxações e fraturas exigem tratamento médico imediato. Não ignore esses problemas, pois eles podem levar a complicações graves se não forem tratados corretamente.”

O que é uma Luxação?

Uma luxação é uma lesão que ocorre quando uma articulação (ponto de junção entre dois ossos) sai do lugar. Ela pode ser causada por um trauma direto, como uma pancada, ou por um trauma indireto, como um movimento brusco. A luxação pode ser classificada como aberta ou fechada, dependendo de se há ou não uma ferida na pele próxima à articulação.

Tratamento da Luxação

O tratamento da luxação inclui:

  • Redução da articulação
  • Imobilização
  • Recuperação

É importante que a redução da luxação seja feita o mais rapidamente possível, geralmente dentro de 30 a 60 minutos após o trauma, para evitar complicações. Após a redução, a articulação deve ser imobilizada para evitar que ela saia do lugar novamente e para permitir que a recuperação ocorra. A recuperação inclui exercícios de fortalecimento e alongamento para ajudar a restaurar a mobilidade e a força da articulação afetada.

É importante que a luxação seja tratada corretamente para evitar problemas futuros com a articulação. Se você sofreu uma luxação, é importante procurar um médico o mais rápido possível para iniciar o tratamento adequado.

Na luxação, a urgência é maior do que na fratura. Quando temos uma luxação, é importante reduzir imediatamente e imobilizar a articulação por um período. Isso pode ser feito através de talas ou imobilizações circulares. Se a luxação não puder ser colocada no lugar dentro das próximas 24 horas, podemos colocar uma imobilização provisória por algumas semanas até que possa ser tratada com fisioterapia.

De maneira geral, o período de recuperação para uma luxação é de quatro a seis semanas, mas às vezes podemos retirar a imobilização com duas semanas e iniciar a fisioterapia com cuidado. É importante lembrar que a luxação é um problema que requer tratamento imediato e não pode ser ignorado.


O que é uma Fratura?

Uma fratura óssea é uma patologia médica na qual um osso está rachado ou quebrado. É uma lesão comum, principalmente entre atletas e idosos.

O tratamento para uma fratura óssea geralmente envolve a imobilização da área afetada com uma tala ou gesso, seguida de fisioterapia para restaurar a força e a mobilidade.

Em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária para reparar os ossos quebrados.


Tratamento de Luxações e Fraturas

O tratamento de luxações e fraturas é similar, mas há algumas diferenças importantes a considerar.

A primeira é que a luxação é geralmente considerada mais urgente do que a fratura, pois é preciso reduzir a luxação o mais rápido possível para minimizar os danos aos tecidos e articulações.

Por outro lado, a fratura pode esperar um pouco mais antes de ser tratada, desde que a dor seja controlada.

Além disso, o tratamento de luxações geralmente inclui uma fisioterapia mais precoce do que o tratamento de fraturas, pois é importante recuperar a força muscular o mais rápido possível para evitar problemas de mobilidade futuros.

Em geral, o objetivo do tratamento de luxações e fraturas é ajudar a pessoa a retornar à sua função normal o mais rápido possível, seja no trabalho ou nas atividades do dia a dia.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail