Plica Sinovial no Joelho – O que é? Causas, Sintomas e Tratamentos

condromalácia patelar tem cura

Aprenda mais sobre as plicas sinoviais do joelho

As plicas sinoviais do joelho são membranas dentro da cavidade do joelho. São variações anatômicas comuns, na maioria das vezes não trazem prejuízos. Elas são formadas por tecido conjuntivo que se desenvolvem a partir de certos tecidos embrionários e estão ligadas ao tendão do quadríceps, aos ligamentos e à cápsula articular.

Sua função principal é melhorar o funcionamento do joelho, pois ajudam a amortecer o impacto entre as articulações, reduzindo assim a dor e a fricção. Além disso, elas auxiliam na estabilização do joelho e na absorção de impactos, aumentando a flexibilidade e a estabilidade articular.

Embora sejam comuns, em alguns casos, as plicas sinoviais podem se tornar inflamadas, causando dor e rigidez nas articulações.

A melhor forma de tratamento é através de exercícios de alongamento e fortalecimento, bem como de terapia física e medicamentos anti-inflamatórios. Se a dor persistir, pode ser necessário realizar uma cirurgia para remover a plica.

Por que a dor surge?

A sobrecarga do músculo da coxa anterior (quadríceps) e o mau posicionamento da patela durante a prática esportiva começam a irritar gradualmente a plica sinovial, resultando nos sintomas clássicos. Inicialmente, o paciente sente dor na região interna do joelho, próxima ao tendão, semelhante à dor do menisco.

Com o progresso da condição, o joelho começa a ter mais dor, inchaço e derrames artculares, além de sentir um “ressalto” e um “click audível.

Padrão da dor

  • Dor agravada pela atividade
  • Dor ao longo da face medial do joelho
  • Dor durante a flexão e extensão do joelho
  • Dor à palpação da linha articular medial
  • Dor na rotação interna resistida do joelho
  • Dor na contração resistida do vasto medial
  • Dor na contração resistida do sartório

Diagnóstico

O diagnóstico é feito com base em critérios clínicos, incluindo um teste diagnóstico clínico de deixar a perna do paciente flexionada a 90 graus e girá-la para dentro, sentindo-se a plica espessada na região interna do joelho e sentindo-se o “snap”.

A ressonância magnética é o exame de imagem mais indicado, especialmente o corte axial.

Na ressonância magnética, pode-se avaliar:

  • plica sinovial expressada na região interna do joelho, interposta entre a patela e o fêmur

Em estágios avançados:

  • Inchaço
  • Lesão cartilaginosa secundária
  • Excesso de líquido

Tratamento conservador

O primeiro passo no tratamento da plica sinovial é tentar tratamentos não cirúrgicos. O objetivo destes tratamentos é aliviar a dor e desconforto, reduzir a inflamação e permitir que você volte a praticar suas atividades normais sem dor. Os tratamentos não cirúrgicos para a plica sinovial incluem:

Fisioterapia: A fisioterapia é usada para fortalecer os músculos dos joelhos e ajudar a restaurar o movimento e a função da articulação do joelho. Exercícios específicos podem ser prescritos para aliviar a dor e o desconforto da plica sinovial.

Medicação anti-inflamatória: medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor.

Injeção de cortisona: a injeção de cortisona pode ser usada para reduzir a inflamação e aliviar a dor.

Opções de medicamentos

Opções medicamentosas dependem do padrão da dor, e diagnóstico (dor aguda vs dor crônica). Seu médico ortopedista, fisiatra ou especialista em dor poderá orientar melhor o tratamento.

DrogaClasse FarmacológicaDosagem
NaproxenoAnti-inflamatórios não esteróides (AINEs)250-500mg por via oral duas vezes ao dia
DiclofenacoAINEs50 mg por via oral duas vezes ao dia
CelecoxibeAINEs200 mg por via oral duas vezes ao dia
TramadolAnalgésico opioide50mg por via oral a cada 4-6 horas
ParacetamolAnalgésico325-1000mg por via oral a cada 4-6 horas
GabapentinaAnticonvulsivante300-900mg por via oral 3 vezes ao dia
AmitriptilinaAntidepressivo tricíclico (TCA)10-150mg por via oral ao deitar
PregabalinaAnalgésico75-300 mg por via oral duas vezes ao dia
OxicodonaAnalgésico opioide5-20mg por via oral a cada 6 horas
LidocaínaAnestésico local2-4% de solução injetada ao redor da plica sinovial

Tratamentos cirúrgicos para plica sinovial

Se os tratamentos não cirúrgicos não aliviarem os sintomas, uma cirurgia pode ser necessária. Os tratamentos cirúrgicos para a plica sinovial incluem:

Exérese artroscópica da plica: esta cirurgia, também conhecida como plicectomia, envolve a remoção da plica sinovial. Esta cirurgia é feita por meio de uma pequena incisão, usando uma câmera e instrumentos especiais.

Debridamento artroscópico: durante o debridamento artroscópico, o cirurgião remove toda a inflamação e tecido danificado para aliviar a dor.

Debridamento aberto: o debridamento aberto é uma cirurgia mais invasiva usada para remover a inflamação e o tecido danificado.

Como é o pós-operatório?

O pós-operatório inclui um bom trabalho de fortalecimento, ativação muscular e transição para o retorno ao esporte, com taxas de retorno elevadas.

A recidiva é rara, mas pode ocorrer em alguns casos, principalmente se houver formação de fibrose no local da plica.

Para minimizar esse risco, é importante fazer uma boa caracterização da plica durante a cirurgia e trabalhar em fortalecimento e educação muscular.

Prevenção da plica sinovial

A melhor maneira de tratar a plica sinovial é tentar preveni-la. Existem algumas medidas que você pode tomar para reduzir o risco de desenvolver a plica sinovial:

Mantenha um peso saudável: manter um peso saudável é importante para reduzir a pressão sobre as articulações dos joelhos e reduzir o risco de desenvolver plica sinovial.

Fortaleça músculos da perna e do core: fortalecer os músculos da perna e do core pode ajudar a estabilizar a articulação do joelho e reduzir o risco de desenvolver plica sinovial. É importante fortalecer e ativar o músculo quadríceps, que costuma estar enfraquecido e hiperativo.

Aqueça-se antes da atividade física: aquecer antes de qualquer atividade física é importante para preparar os músculos e articulações para o exercício.

Evite movimentos repetitivos: os movimentos repetitivos, como correr e saltar, podem aumentar o risco de desenvolver plica sinovial.

Conclusão

A plica sinovial é uma das lesões mais comuns nas articulações do joelho e pode causar dor e desconforto. Existem vários tratamentos disponíveis para a plica sinovial, desde tratamentos não cirúrgicos até tratamentos cirúrgicos. Além disso, existem algumas medidas que você pode tomar para prevenir a plica sinovial. Se você estiver lutando com dor crônica no joelho, entre em contato com seu médico para discutir os melhores tratamentos e prevenção.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail