Síndrome do Túnel do Tarso – O que é? Causas, Sintomas e Tratamentos

sindrome tunel do tarso

Fatos importantes

  • A síndrome do túnel do tarso é uma patologia de compressão do nervo do tornozelo.
  • É causada pela compressão do nervo tibial dentro do túnel do tarso.
  • Os sintomas comuns da síndrome do túnel do tarso incluem dor, dormência e formigamento.
  • O diagnóstico é feito por meio de exame físico e exames de imagem.
  • As opções de tratamento para a síndrome do túnel do tarso incluem mudanças no estilo de vida, fisioterapia e cirurgia.

Introdução

A síndrome do túnel do tarso é uma patologia na qual há dano ao nervo tibial, um nervo que atravessa o túnel do tarso, uma passagem de ossos e ligamentos no tornozelo. O dano ao nervo tibial é causado pela compressão do nervo, que pode ser devido a uma variedade de causas, como um cisto, tumor, gânglio ou uso excessivo da articulação do tornozelo.

Os sintomas da síndrome do túnel do tarso incluem dor, queimação ou formigamento ao longo do trajeto do nervo na parte inferior do pé e nos dedos.

A sensibilidade à palpação do nervo, parestesias e dormência do pé na distribuição do nervo tibial não são incomuns. Em alguns casos, pode ser observada atrofia dos músculos intrínsecos do pé, embora isso possa ser clinicamente difícil de ser confirmado.

Além disso, exames como eletroneuromiografia (EMG) ou estudo de condução nervosa, e exames de imagem, como radiografias, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM), podem ser utilizados para o diagnóstico da síndrome do túnel do tarso

O tratamento não cirúrgico costuma ser bem-sucedido na redução dos sintomas, como aplicar gelo na área afetada, tomar medicamentos anti-inflamatórios, usar palmilhas ortopédicas e realizar exercícios de fisioterapia.

Em casos mais graves, pode ser necessária cirurgia para descomprimir o nervo tibial e aliviar os sintomas.

Túnel do Tarso e Nervo Tibial

O túnel do tarso é uma passagem estreita localizada atrás do maléolo medial (dentro do osso do tornozelo), sendo composto de vários tecidos diferentes, incluindo ossos, músculos, tendões e ligamentos.

O nervo tibial, circundado pelo túnel do tarso, controla a sensação do pé e a função dos músculos do pé e do tornozelo. Quando esse nervo é comprimido, pode causar dor, dormência, formigamento e fraqueza no pé, tornozelo e dedos.

Os fatores de risco para a síndrome do túnel do tarso incluem obesidade, lesão anterior no tornozelo, diabetes, artrite e pés chatos.

Sintomas da síndrome do túnel do tarso

A síndrome do túnel do tarso causa sinais de dor nervosa, incluindo dor, queimação, dormência, formigamento ou sensações de “alfinetadas” e fraqueza nos músculos do pé.

Os pacientes geralmente apresentam sintomas vagos de dor no pé, que às vezes podem ser confundidos com fascite plantar. Não é incomum encontrar sensibilidade sobre o nervo, parestesia e dormência no pé, na distribuição do nervo tibial.

Em alguns casos, pode ser observada atrofia dos músculos intrínsecos do pé, embora isso possa ser clinicamente difícil de determinar. Os sintomas geralmente pioram durante ou após a atividade física, e se a síndrome for grave ou durar muito tempo, os pacientes podem experimentar sintomas o tempo todo.

  • Dormência e formigamento: um dos sintomas mais comuns dessa lesão é uma sensação de queimação e formigamento no pé, muitas vezes acompanhada de dormência.
  • Dor: a dor é outro sintoma importante da síndrome do túnel do tarso. Geralmente é sentido na parte de trás do pé e do tornozelo e pode ser agudo ou dolorido.
  • Fraqueza: Fraqueza no pé e no tornozelo é outro sintoma da síndrome do túnel do tarso. Isso pode dificultar ficar de pé ou andar por longos períodos.
  • Inchaço: inchaço no pé e no tornozelo pode ocorrer com esta patologia. Isso é geralmente acompanhado por dor e sensibilidade.
  • Cólicas: as cólicas podem ocorrer como um sintoma da síndrome do túnel do tarso. Isso geralmente é sentido no pé, tornozelo ou panturrilha.
  • Perda de equilíbrio: A perda de equilíbrio é outro sintoma da síndrome do túnel do tarso. Isso pode causar dificuldade para andar e ficar de pé.
  • Espasmos musculares: Espasmos musculares também podem ser um sintoma. Eles são geralmente sentidos no pé, tornozelo ou panturrilha.
  • Mudanças na sensação: mudanças na sensação, como a sensação de estar andando sobre uma almofada ou alfinetes e agulhas, também podem ocorrer com a síndrome do túnel do tarso.

SintomaDescrição
FormigamentoSensação de alfinetes e agulhas nos pés, especialmente na parte interna do pé.
DormênciaUma sensação de diminuição da sensibilidade no pé, especialmente na parte interna do pé.
DorUma dor incômoda ou ardente na parte interna do pé ou tornozelo.
FraquezaFraqueza ou fadiga dos músculos do pé ou tornozelo.
CãibrasCãibras dolorosas nos músculos do pé ou tornozelo.

Causas comuns da síndrome do túnel do tarso

  • Lesão ou trauma no pé ou tornozelo: trauma no pé ou tornozelo pode causar inchaço, o que pode levar à compressão do nervo tibial.
  • Artrite: a inflamação causada pela artrite pode pressionar o nervo tibial.
  • Diabetes: o diabetes pode danificar o nervo tibial, levando à síndrome do túnel do tarso.
  • Tumores: os tumores podem causar inchaço, o que pode pressionar o nervo tibial.
  • Cistos: os cistos podem se formar no nervo tibial e causar compressão.
  • Pés chatos: os pés chatos podem esticar o nervo tibial, causando dormência e formigamento.
  • Varizes: as varizes podem causar inchaço e pressionar o nervo tibial.
  • Infecção: as infecções podem causar inflamação e pressionar o nervo tibial.

Diagnóstico

sintomas tunel do tarso

O diagnóstico da síndrome do túnel do tarso é feito por meio de uma combinação de história clínica, exame físico e testes como testes neurodinâmicos, toque leve e discriminação de dois pontos e palpação do túnel do tarso.

Ao exame físico, o profissional pode observar pé plano, pé pronado ou talipes equinovaro e sensibilidade à palpação profunda do túnel do tarso.

Os pacientes podem relatar uma dor aguda no pé, dormência na superfície plantar, irradiação da dor e parestesias ao longo da distribuição do nervo tibial posterior, dor com extremos de dorsiflexão e eversão e sensação de formigamento ou queimação.

No teste neurodinâmico, pode ser possível reproduzir os sintomas do paciente, bem como uma sensação plantar diminuída na distribuição do nervo plantar medial ou lateral.

Fraqueza nos músculos do pé também pode ser observada. A análise da marcha pode revelar pronação ou supinação excessiva, eversão dos dedos, inversão ou eversão excessiva do pé e marcha antálgica.

Em última análise, o diagnóstico da síndrome do túnel do tarso é feito quando os sintomas do paciente são consistentes com os achados do exame físico e os resultados dos testes neurodinâmicos.

O diagnóstico da síndrome do túnel do tarso costuma ser desafiador, pois os sintomas podem ser semelhantes aos de outras condições, como fascite plantar ou entorse de tornozelo.

ExameDescrição
Exame FísicoO médico irá verificar se há áreas de sensibilidade, inchaço ou deformidade. Reflexos como bater no tornozelo também podem ser testados.
Eletromiografia (EMG)Este teste mede a atividade elétrica de seus músculos e nervos. Pode ajudar o médico a determinar se o nervo tibial está comprimido.
Raio XEste exame de imagem pode ajudar o médico a determinar se os ossos e as articulações ao redor do nervo tibial estão causando sua compressão.
UltrassomEste exame de imagem usa ondas sonoras para criar imagens dos tecidos moles ao redor do nervo tibial.
Ressonância MagnéticaEste exame de imagem usa ímãs e ondas de rádio para criar imagens detalhadas das estruturas ao redor do nervo tibial.

Exames de imagem

Radiografias simples do tornozelo e, possivelmente, do pé são o estudo de imagem inicial de escolha. Isso pode ajudar a identificar qualquer anormalidade estrutural, incluindo osteófitos, retropé em varo e valgo, coalizão tarsal ou evidência de trauma anterior.

A ressonância magnética não é sensível para o diagnóstico do túnel do tarso, mas pode ajudar a incluir ou excluir outras causas dos sintomas do paciente.

O ultrassom pode ser usado para avaliar as estruturas dos tecidos moles. O nervo e suas bifurcações podem ser observados.

Tanto a ultrassonografia quanto a ressonância magnética podem avaliar outras anormalidades dos tecidos moles, incluindo tendinite ou tenossinovite, lipomas ou outros crescimentos, veias varicosas e cistos ganglionares.

Diagnóstico diferencial da síndrome do túnel do tarso

  • Aprisionamento do nervo: a causa mais comum da síndrome do túnel do tarso é o aprisionamento do nervo, que pode ser causado por espasmos musculares, crescimentos anormais, ou outras condições que pressionam o nervo tibial.
  • Neuropatia diabética: pessoas com diabetes correm o risco de desenvolver neuropatia, o que pode levar à síndrome do túnel do tarso, devido ao dano aos nervos causado pelo excesso de açúcar no sangue.
  • Lesão ou trauma: um trauma ou lesão no pé, tornozelo ou perna pode causar inflamação e pressão no nervo tibial, o que pode levar à síndrome do túnel do tarso.
  • Artrite: a artrite pode levar ao inchaço das articulações, o que pode pressionar o nervo tibial e causar a síndrome do túnel do tarso.
  • Tumores: tumores ou cistos na área podem pressionar o nervo tibial, o que pode levar à síndrome do túnel do tarso.
  • Pés chatos: pés chatos podem fazer com que o pé role para dentro, causando pressão e irritação no nervo tibial, o que pode levar à síndrome do túnel do tarso.
  • Infecção: uma infecção na área pode causar inflamação e inchaço, o que pode pressionar o nervo tibial e levar à síndrome do túnel do tarso.
  • Esporão ósseo: um esporão ósseo na área pode causar pressão no nervo tibial, o que pode levar à síndrome do túnel do tarso, bem como dor, formigamento e fraqueza nos membros inferiores.

Diferenças entre Fascite Plantar e Síndrome do Túnel do Tarso

Diagn
óstico
FisiopatologiaTipo de dorLocalizaçãoFatores de risco
Fasceíte PlantarInflamação do tecido conjuntivo na sola do péDor aguda e penetranteSola do péUso excessivo, obesidade, mecânica deficiente do pé
Síndrome do túnel do tarsoCompressão do nervo tibial no tornozeloSensação de queimação e formigamentoTornozelo e péTumor, esporão ósseo, inchaço, pés chatos

Possibilidades iniciais de tratamento

O tratamento da Síndrome do Túnel do Tarso (TTS) é um processo complexo e muitas vezes desafiador devido às dificuldades no diagnóstico da condição e à falta de clareza sobre quais pacientes se beneficiariam mais com o tratamento conservador versus cirúrgico.

O tratamento inicial da síndrome do túnel do tarso geralmente envolve métodos conservadores para reduzir a pressão sobre o nervo, bem como reduzir a inflamação e a dor.

Os tratamentos iniciais comuns para a síndrome do túnel do tarso incluem usar sapatos mais largos, reduzir o inchaço na área e usar órteses para corrigir quaisquer desequilíbrios nos pés. Além disso, a fisioterapia pode ser usada para melhorar a força, flexibilidade e amplitude de movimento na área. Alongamento, massagem e aplicação de compressas frias ou quentes podem ajudar a reduzir o inchaço e a dor.

Outros tratamentos iniciais para a síndrome do túnel do tarso podem incluir medicamentos orais, como anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) para reduzir a inflamação e a dor.

Injeções de corticosteroides também podem ser usadas para reduzir a inflamação e aliviar a dor.

A decisão de prosseguir com a intervenção cirúrgica é tipicamente baseada na etiologia da condição, o grau e nível de dor.

Medicamentos para tratamento da síndrome do túnel do tarso

O tratamento pode incluir medicamentos, fisioterapia ou cirurgia.

Os medicamentos usados ​para tratar a síndrome do túnel do tarso incluem:

  • Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs): Os AINEs são medicamentos anti-inflamatórios que reduzem a inflamação, o inchaço e a dor na área afetada. Exemplos comuns incluem ibuprofeno e naproxeno. Esses medicamentos atuam no corpo para reduzir a produção de substâncias químicas que causam inflamação e dor.
  • Corticosteroides: Os corticosteroides são medicamentos hormonais que reduzem a inflamação e podem ser injetados diretamente na área do túnel do tarso para reduzir a dor. Estes medicamentos atuam para bloquear a produção de substâncias químicas que causam inflamação e dor, e também reduzem a inflamação diretamente no local da injeção.
  • Antidepressivos: Os antidepressivos, como amitriptilina e duloxetina, trabalham para reduzir a dor e o entorpecimento na área afetada, bloqueando os impulsos nervosos. Estes medicamentos atuam para bloquear os sinais químicos, que são enviados entre as células nervosas, inibindo a transmissão de sinais dolorosos para o cérebro.
DrogaClasse FarmacológicaDosagem
ParacetamolAnalgésico325-650 mg a cada 4-6 horas, até 4g/dia
DipironaAnalgésico500-1000 mg a cada 4-6 horas, até 3g/dia
CodeínaOpioide15-60 mg a cada 4-6 horas, até 360 mg/dia
NaproxenoAINE250-500 mg a cada 8-12 horas, até 1500 mg/dia
IbuprofenoAINE200-400 mg a cada 4-6 horas, até 1200 mg/dia
CetoprofenoAINE25-50 mg a cada 8-12 horas, até 150 mg/dia
DiclofenacoAINE25-50 mg a cada 8-12 horas, até 150 mg/dia
MeloxicamAINE7,5-15 mg a cada 12 horas, até 22,5 mg/dia
IndometacinaAINE25-50 mg a cada 8-12 horas, até 200 mg/dia
CelecoxibeAINE50-200 mg a cada 12 horas, até 400 mg/dia
EtodolacoAINE200-400 mg a cada 8-12 horas, até 1200 mg/dia
OxaprozinaAINE600-1200 mg a cada 12 horas, até 1800 mg/dia

Fisioterapia para Síndrome do Túnel do Tarso

A fisioterapia pode ajudar a aliviar a dor e restaurar a função normal em pacientes com síndrome do túnel do tarso. Fisioterapeutas fornecem tratamentos para ajudar a reduzir a compressão do nervo afetado e trabalham com os pacientes para aliviar a dor e restaurar a função normal.

A fisioterapia para a síndrome do túnel do tarso pode incluir exercícios para alongar e fortalecer os músculos do pé e do tornozelo, aplicação de calor ou gelo, massagem, hidroterapia e terapia manual.

O objetivo dos exercícios para a síndrome do túnel do tarso é reduzir a dor e o inchaço no tornozelo e ajudar os tendões a se recuperarem.

Alguns exercícios que podem ajudar incluem alongamentos da panturrilha, alongamentos plantares e exercícios de fortalecimento dos músculos responsáveis pela supinação.

Exercícios para aliviar

Existem vários exercícios que podem ajudar a aliviar os sintomas da síndrome do túnel do tarso. O objetivo dos exercícios para a síndrome do túnel do tarso é reduzir a dor e o inchaço no tornozelo e ajudar os tendões a se recuperarem. Alguns exercícios que podem ajudar incluem alongamentos da panturrilha, alongamentos plantares e exercícios de fortalecimento dos músculos responsáveis pela supinação.

Alongamentos plantares podem ser iniciados, como sentar com as pernas estendidas à sua frente, dobrar um joelho e flexionar o pé, e colocar uma faixa ao redor da bola desse pé e puxar com as mãos.

Pode-se alongar os músculos e tendões ao redor do túnel do tarso para ajudar a aliviar a pressão sobre o nervo e melhorar os sintomas da síndrome do túnel do tarso. Eles sugerem quatro alongamentos, incluindo o alongamento do sóleo e o alongamento do músculo gastrocnêmio. Exercícios de fortalecimento também podem ser úteis, como aqueles que se concentram em construir força e flexibilidade no tornozelo.

Outras possibilidades incluem exercícios para fornecer estabilidade e força ao tornozelo, como o alongamento do sóleo e o alongamento da panturrilha.

Prevenção da Síndrome do Túnel do Tarso

A síndrome do túnel do tarso pode ser prevenida através de mudanças nos hábitos de vida, como usar sapatos adequados, evitar atividades que exijam pressão excessiva sobre o pé e alongar regularmente os músculos dos pés e tornozelos.

O fortalecimento dos músculos dos pés também pode ajudar a prevenir essa lesão. Descansar o pé sempre que possível, evitar atividades que exijam movimentos repetitivos do pé, bem como perder peso, se necessário, também ajuda a reduzir o risco de desenvolver a síndrome do túnel do tarso.

A prevenção é especialmente importante para aqueles que já são propensos a desenvolver essa neuropatia, como pessoas com diabetes, obesidade, artrite ou outras condições médicas. Estas pessoas devem ter cuidado especial para prevenir a síndrome do túnel do tarso, pois elas são mais propensas a desenvolver a síndrome a partir de pressão excessiva sobre o pé.

Para prevenir a síndrome do túnel do tarso, é importante usar sapatos adequados que proporcionem suporte e não pressionem o tornozelo. Além disso, é importante realizar alongamentos regulares dos músculos dos pés e tornozelos, descansar o pé sempre que possível e evitar atividades que exijam movimentos repetitivos do pé.

Qual ​é o prognóstico da síndrome do túnel do tarso?

O prognóstico para a Síndrome do Túnel do Tarso depende da causa subjacente e da gravidade da condição. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para alcançar os melhores resultados.

Em geral, com o tratamento adequado, a maioria das pessoas afetadas pela Síndrome do Túnel do Tarso pode esperar uma recuperação completa. No entanto, é importante procurar tratamento precoce para obter os melhores resultados.

Se você estiver experimentando sintomas de Síndrome do Túnel do Tarso, entre em contato com seu médico para avaliação e tratamento.

Quanto tempo leva para ver os resultados da fisioterapia para a síndrome do túnel do tarso?

A duração da fisioterapia para a síndrome do túnel do tarso varia de acordo com a condição individual do paciente e a extensão da compressão do nervo.

Inicialmente, a fisioterapia para a síndrome do túnel do tarso pode consistir em duas a três sessões semanais de terapia por cerca de seis semanas.

Pode levar de duas semanas a seis meses, e uma vez que a terapia começa, os pacientes começarão a se sentir melhor.

Com a continuação da fisioterapia por pelo menos quatro semanas para a síndrome do túnel do tarso, os pacientes podem sentir uma melhora significativa em sua condição, e sessões adicionais de fisioterapia podem trazer mais mudanças positivas, de modo que eles possam não precisar mais se submeter a um procedimento invasivo como a cirurgia.

É importante ressaltar que a duração da fisioterapia para a síndrome do túnel do tarso pode variar de acordo com a condição individual do paciente, e é melhor consultar um fisioterapeuta para determinar a duração apropriada do tratamento.

Existem tratamentos adicionais que podem ser combinados com fisioterapia para a síndrome do túnel do tarso?

A fisioterapia pode ser combinada com outros métodos conservadores para uma abordagem integrada no alívio dos sintomas. Alguns dos tratamentos adicionais que podem ser combinados com a fisioterapia para a síndrome do túnel do tarso incluem:

  • Dispositivos ortopédicos: Dispositivos ortopédicos feitos sob medida podem ajudar a suportar o pé e reduzir a pressão sobre o nervo tibial.
  • Medicamentos injetáveis: Injeções de corticosteroides podem ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor.
  • Cirurgia: Em casos mais graves, pode ser recomendada a cirurgia para liberar o túnel do tarso e prevenir danos permanentes no nervo.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail