É realmente importante evitar a ingestão de carboidratos à noite para perder peso?

macarrao carboidrato

Muitas pessoas consideram os carboidratos uma parte importante de uma dieta equilibrada, enquanto outros acreditam que eles devem ser limitados ou evitados completamente.

No entanto, nem todos os carboidratos são prejudiciais à sua saúde.

De fato, pesquisas mostram que eles podem desempenhar um papel importante em suas metas de saúde e condicionamento físico, como ajudar a construir músculos e melhorar o desempenho atlético


Uma estratégia muito comum que você pode encontrar para perder peso é se abster de alimentos que contenham carboidratos à noite.

Quão verdadeira é essa informação vamos entender?


O que são Carboidratos?

evitar carboidratos

Os carboidratos são a molécula orgânica mais abundante no mundo natural. São compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio. O nome carboidratos significa literalmente hidratos de carbono.

Eles são encontrados em uma ampla variedade de fontes alimentares, por exemplo. arroz, trigo, batatas, açúcar de mesa, etc, e são culturalmente um dos macronutrientes mais consumidos em todo o mundo.

Quimicamente falando, os carboidratos são definidos como poli-hidroxi-aldeídos ou cetonas ou compostos que os produzem por hidrólise.


Por que os carboidratos são importantes para nós?


Os carboidratos participam de uma ampla variedade de funções corporais. Eles servem como fonte primária de energia.

Cada grama de carboidratos contém 4 calorias.

Carboidratos também servem como precursores de muitos compostos orgânicos, como gorduras e aminoácidos.

Eles participam da estrutura das membranas celulares e participam de funções celulares, como crescimento celular, adesão e fertilização.

Além disso, eles também atuam como um componente estrutural de muitas plantas e animais.

A fibra das plantas, o exoesqueleto de alguns insetos e a parede celular dos microrganismos são todos constituídos por carboidratos.

Os carboidratos estão em quase tudo, de frutas e vegetais a grãos integrais, feijões, nozes e sementes.


Diferentes tipos de carboidratos

carboidratos


Os carboidratos são um dos três macronutrientes, ao lado de gordura e proteína.

Eles são a fonte preferida de energia do corpo e fornecem 4 calorias por grama.

A maioria dos carboidratos é quebrada em glicose, um tipo de açúcar que pode ser facilmente usado para energia.

Existem dois tipos principais de carboidratos na dieta.


Carboidratos simples. Estes contêm uma ou duas moléculas de açúcar. Alimentos ricos em carboidratos simples incluem açúcar, frutas, suco de frutas, mel e leite.
Carboidratos complexos. Estes têm três ou mais moléculas de açúcar. Alimentos ricos em carboidratos complexos incluem aveia, arroz integral, quinoa e batata-doce.

Carboidratos complexos, encontrados em massas integrais, pães integrais, frutas e legumes, vêm geralmente embalados com fibras, que podem aumentar o volume dos alimentos e retardar o processo de digestão.

O resultado é que você se sente satisfeito por mais tempo do que se comesse carboidratos simples – e o resultado disso é que você acaba comendo menos. Portanto, carboidratos integrais e ricos em fibras podem realmente ajudar a promover a perda de peso.


Devo comer carboidratos à noite?

Infelizmente, apesar dos carboidratos terem tantos papéis a desempenhar na fisiologia humana, o mundo do fitness muitas vezes assume erroneamente que os carboidratos são a fonte de todos os males e ganho de gordura.

Carboidratos foram acusados ​​de causar ganho de peso, e mais ainda se consumidos após um certo período à noite.

Você pode ter ouvido o conselho das pessoas contra o consumo de arroz, trigo, banana, etc após o pôr do sol, todos contendo carboidratos.

Existe a teoria de que quanto mais perto da hora de dormir você comer carboidratos, menos tempo você terá para “queimá-los”, o que significa que os carboidratos se converterão em gordura enquanto você dorme. Isso é um mito.

O que realmente importa é que não se trata de quando você come, mas do que você come (e quanto).


Comer carboidratos garante boa massa muscular e saúde celular ideal

É realmente importante evitar a ingestão de carboidratos à noite para perder peso?

O carboidrato é o macronutriente básico que produz energia e é necessário para o desempenho ideal das células.

A glicose é a fonte básica de energia extraída dos carboidratos que seu cérebro e músculos precisam para funcionar corretamente. Gorduras e proteínas também são necessárias para uma saúde ideal, mas os carboidratos (glicose) são a principal fonte de energia.


Os carboidratos também são responsáveis ​​pela regulação do sono-vigília

Tudo o que comemos tem influência em todos os processos do corpo, incluindo o ciclo sono-vigília. Ter carboidratos à noite ajuda a regular o ciclo sono-vigília através da produção de serotonina.

Todo esse processo usa “triptofano”, um aminoácido essencial junto com carboidratos de uma maneira específica para ajudar a gerenciar seu ciclo de sono de maneira eficaz.

Sobre o autor:

+ posts

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Melanose Solar

O principal efeito benéfico da radiação de luz ultravioleta (UV) na pele é o processo fotoquímico que gera à produção da Vitamina D3. Apesar disso,

Continue Lendo

Para Que Serve a Dipirona?

Uma das principais informações que devemos saber para nossa vida, é que tipo de remédio tomar para cada sintoma de doença que sentimos. Isso no

Continue Lendo

Selênio – Para Que Serve?

O selênio é micronutriente, sendo necessário em poucas quantidades no nosso corpo. Porém, apesar disso, ele é muito importante, principalmente para o nosso sangue. Assim,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Ortopedia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Medicina Esportiva

Infectologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Artigos

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail