Tenossinovite – O Que É?

A TENOSSINOVITE é uma inflamação que afeta a bainha do tendão. O tendão é um tipo de tecido fibroso que une os músculos aos ossos, auxiliando no controle de atividades como levantar-se, pular e correr. É graças aos tendões que somos capazes de controlar os movimentos do nosso corpo.

Existe uma bainha protetora, a sinóvia, que envolve os tendões. Essa bainha produz o líquido sinovial. Esse líquido nutre o tendão e promove um baixo atrito, permitindo um suave deslizamento do tendão, além de também diminuir o desgaste do tendão por atrito demasiado.

Quando ocorre alguma lesão no tendão, isso pode gerar um mau funcionamento na bainha, que consequentemente, deixa de produzir líquido sinovial suficiente. Instala-se então uma inflamação da bainha, que é a tenossinovite.

Causas da tenossinovite

A tenossinovite geralmente afeta atletas, mas também pode surgir em indivíduos que realizam atividades que exigem movimentos repetitivos, como é o caso de usuários de computador que passam longas horas realizando serviços de digitação.

Dentistas, músicos, carpinteiros e trabalhadores de escritório que utilizam com frequência as mãos para digitação, estão mais propensos a desenvolver a condição de tenossinovite.

As causas da tenossinovite podem ser infecciosas e não infecciosas. Causas não infecciosas envolvem uso excessivo, doenças autoimunes e condições idiopáticas.

Quanto ao uso excessivo, a tenossinovite surge em razão de movimentos repetitivos frequentes, que é muitas vezes referido como lesão por esforço repetitivo (LER). Esse é o caso citado anteriormente, incluindo trabalhos prolongados que sobrecarregam os dedos, pulso e antebraço.

Estudos revelam que a tenossinovite possui uma forte relação com a artrite reumatoide, na qual 87% dos pacientes que têm artrite reumatoide apresentam características radiológicas de tenossinovite ao fazerem ressonância magnética. Outra doença autoimune comumente associada a tenossinovite é a psoríase.

A tenossinovite também pode ser idiopática, porém ainda não existe uma causa estabelecida para essa associação.

A tenossinovite infecciosa é causada por patógenos infecciosos que agem no interior das bainhas dos tendões. Os microrganismos mais comuns encontrados na tenossinovite infecciosa são Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Pseudomonas aeruginosa e Pasturella multocida.

Sintomas de tenossinovite

É comum a tenossinovite manifestar-se por meio de dor, edema e contraturas, dependendo da etiologia. A condição pode afetar qualquer tendão do corpo envolto por uma bainha, mas preferencialmente atinge os tendões das mãos, punhos e dos pés.

Os principais sintomas incluem: dor e dificuldade ao mover a articulação afetada, principalmente nas mãos, punhos e pés; vermelhidão da pele que cobre o tendão inflamado; e inchaço da articulação afetada.

As bainhas dos tendões ficam doloridas e inflamadas, acumulando líquido na região. Caso os sintomas da tenossinovite são sejam tratados a tempo, o tendão pode ficar permanentemente restrito ou até mesmo se romper.

Além disso, o processo infeccioso no tendão pode acabar se espalhando para outros locais do corpo, causando graves consequências ao indivíduo.

Como é diagnosticada a tenossinovite?

O diagnóstico é realizado através de um exame físico da área afetada, onde o médico irá verificar se há sinais de inchaço, vermelhidão e dor ao mover a região. O médico geralmente pede que o paciente faça movimentos específicos para analisar se o quadro doloroso está presente.

tratamento pulso

Em alguns casos, quando o exame físico não é suficiente para o diagnóstico, o médico poderá solicitar exames de imagem, como radiografias simples, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

As radiografias simples podem ajudar a mostrar calcificações da membrana sinovial ou reação periosteal, sugerindo inflamação. A ultrassonografia adiciona benefícios diagnósticos. A tomografia computadorizada ajuda a detectar anormalidades ósseas ou estruturais.

Quando a ultrassonografia mostra resultados limitados, a ressonância magnética se torna uma excelente opção para demonstrar edema peritendinoso e aumento do espessamento dos tendões extensor curto longo e abdutor longo do polegar, em casos de tenossinovite de De Quervain.

Ressonância com contraste deve ser utilizada em casos de etiologia infecciosa para visualização de abscesso.

A avaliação laboratorial, mesmo não sendo muitas vezes necessária, ajuda a avaliar e diferenciar as causas de tenossinovite. Achados de leucócitos elevados e bacteremia podem ser úteis quando o médico suspeita de causas infecciosas de tenossinovite. Avaliações microscópicas podem ajudar na distinção de patologia cristalina de inflamação ou infecção.

Como a tenossinovite é tratada?

Visto que o tratamento se concentra na redução da dor e da inflamação, então a primeira escolha de tratamento é o descanso.

É importante também interromper as atividades que causam a inflamação. Muitas vezes, o médico recomenda o uso de uma tala para imobilizar a área afetada e impedir que essa parte do corpo se mova e piore a inflamação.

Para ajudar a reduzir a dor e o inchaço, a aplicação de calor ou gelo pode ser útil. O gelo é um anti-inflamatório natural, então coloque-o na área inflamada por 20 minutos. O calor é eficaz para tendinite crônica.

Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno e naproxeno, também podem auxiliar no alívio dos sintomas. Dependendo do nível da dor e de condições subjacentes, como artrite reumatoide, as doses podem ser maiores do que o padrão.

Somente o médico deve prescrever as dosagens adequadas para o seu caso. Corticosteroides injetáveis também são boas opções para ajudar a reduzir a inflamação, bem como anestésicos locais.

Se a tenossinovite tiver causas infecciosas, o médico prescreverá antibióticos de acordo com o agente agressor ou de amplo espectro, como vancomicina a cada 8 a 12 horas com uma cefalosporina de terceira geração a cada 24 horas. Somente o médico poderá prescrever os antibióticos adequados.

Quando o inchaço e a dor tiverem diminuído, o paciente já poderá começar a aumentar lenta e suavemente sua amplitude de movimento.

Com o tendão já cicatrizado, geralmente é recomendado um programa de exercícios de fisioterapia para auxiliar no fortalecimento do músculo. Esse fortalecimento ajudará a proteger o tendão de lesões futuras.

Uma intervenção cirúrgica pode ser necessária após 3 a 6 meses de progressão dos sintomas, se a terapia conservadora falhar. No entanto, raramente é necessária. A cirurgia servirá para liberar a bainha do tendão ou remover depósitos de cálcio acumulados que possam estar causando problemas no tendão.

Sugestões de como prevenir a tenossinovite

Algumas atitudes podem ser tomadas que o ajudarão a reduzir o risco de tenossinovite. Essa condição é evitável se você reduzir os movimentos repetitivos e excessivos do seu cotidiano.

repeticao trabalho

Em contrapartida, tente não ficar muito tempo parado. Se seu trabalho exige que você fique parado por muitas horas, mova-se a cada 30 minutos, caso seja possível. Misture seus movimentos e mantenha um equilíbrio nas suas atividades.

Exercícios de alongamento e fortalecimento muscular ao redor do local da articulação ajudam a prevenir a tenossinovite.

Antes de se exercitar, aqueça-se por cerca de 5 a 10 minutos. E tome cuidado ao levantar objetos, evitando usar apenas um braço ou um lado do corpo.

Se seus sintomas de tenossinovite forem muito dolorosos e persistentes, consulte seu médico, pois apenas ele poderá fornecer o tratamento adequado para a sua plena recuperação.

Referências

RAY, J.; SANDEAN, D. P.; TALL, M. A. Tenosynovitis. National Library of Medicine. StatPearls, 2022.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail