Dores no lado esquerdo da barriga não costumam ser sinal de grandes problemas de saúde. Aqui estão algumas possíveis causas, como tratar e quando pode ser necessário buscar por ajuda médica.
Sentir dor em um lado específico da barriga pode ser um sinal de algumas diferentes condições ou problemas de saúde.
Na maioria das vezes, as dores apresentadas na lateral da barriga podem estar relacionadas a casos de leves condições gastrointestinais, como é o caso de prisões de ventre, excesso de gases ou má digestão, não representando grandes problemas de saúde.
Entretanto, também é possível que em alguns casos essas dores estejam associadas a condições que necessitam de certa atenção médica, como é o caso de pedras nos rins e da diverticulite.
Além destas, também é possível que a dor em um lado específico da barriga seja sinal de ovulação ou cólicas menstruais nas mulheres, sendo necessária certa atenção e cuidado ginecológico caso se tratem de dores muito fortes e recorrentes, podendo representar casos de endometriose ou cistos no ovário.
Sabendo das principais causas de dores no lado esquerdo da barriga, é importante entendermos o por que delas acontecerem, como tratá-las e em quais casos se faz necessária a busca por ajuda médica.
Algumas das possíveis causas da dor no lado esquerdo ou direito da barriga incluem:
1. Prisão de ventre, má digestão e/ou gases
Nos casos associados a prisão de ventre, má digestão ou gases, as dores na lateral da barriga costumam ocorrer como fisgadas ou pontadas, não sendo muito fortes e estando associadas com alguns outros sintomas, como inchaços, sensação de queimação e de peso na região da barriga, enjoos, arrotos e gases.
Algumas opções para aliviar os sintomas nestes casos sintomas incluem:
- Aumentar a ingestão de água
- Manter uma alimentação mais leve e com ênfase em alimentos de fácil digestão como alguns tipos de cereais, frutas, legumes e vegetais
- Tomar chás como de hortelã, boldo ou erva-doce, conhecidos por auxiliarem no processo de digestão.
2. Diverticulite
A diverticulite é a inflamação e/ou infecção dos divertículos do cólon, bolsas que podem se formar com o passar da idade nas paredes da parte central do intestino grosso.
Além do avanço natural da idade, o surgimento e possível inflamação ou infecção destes divertículos pode ocorrer principalmente devido à prisão de ventre e a recorrência de uma dieta com baixa ingestão de fibras e água.
Um dos sintomas mais comuns de diverticulite é exatamente a dor no lado esquerdo da barriga, que pode ser acompanhada de outros sintomas, como constipação, diarreia, febre e perda de apetite.
O tratamento para a diverticulite é realizado com a ajuda de um médico gastroenterologista, e costuma incluir a administração de medicamentos antibióticos e de ação anti-inflamatória, além de possíveis alterações na dieta, aumentando o consumo de fibras na alimentação e a ingestão de água.
3. Pedra nos rins
Uma causa relativamente comum de dores na região da barriga, as pedras nos rins (também chamados de cálculos renais) são pequenos cristais que se formam dentro dos rins, podendo causar dores e desconfortos extremamente fortes ao se movimentarem ou serem expelidos pelo corpo.
Além de dores na barriga, um sintoma muito comum é a dor no fundo das costas, febre alta, sensação de náusea e urina em coloração avermelhada.
Caso haja suspeita de pedras nos rins, é recomendado que se busque por ajuda médica, prosseguindo assim com os devidos medicamentos e intervenções necessárias, que podem incluir a espera pela expulsão natural do cristal e a administração de medicação intravenosa e até mesmo cirúrgica em casos mais graves.
4. Dores relacionadas ao período fértil ou menstrual da mulher
Nas mulheres, a dor em algum lado específico da barriga pode ocorrer devido a algumas possibilidades adicionais em relação aos homens, uma vez que envolvem o sistema reprodutor feminino.
As cólicas menstruais e a ovulação são as causas mais comuns de dores em algum lado da barriga, porém, algumas outras possibilidades incluem:
- Cisto no ovário: uma condição relativamente comum nas mulheres, os cistos no ovário são bolsas sólidas ou cheias de líquido que crescem na superfície ou dentro de um ou em ambos os ovários. Podem ser indolores e desaparecer naturalmente, ou causarem dores abdominais e necessitarem de intervenção médica.
- Endometriose: também considerado um distúrbio comum nas mulheres, a endometriose ocorre devido ao crescimento anormal do endométrio, o tecido que reveste internamente o útero. Os tratamentos são variados, podendo ou não incluir intervenção cirúrgica, sendo recomendado que caso haja suspeita de endometriose, a ajuda ginecológica seja buscada.
Quando procurar ajuda médica pode ser necessário?
Alguns sinais de que pode ser necessário buscar ajuda médica em casos de dores no lado esquerdo da barriga incluem:
- Dores persistentes e muito fortes
- Caso venha acompanhada de fortes dores nas costas
- Sangramentos vaginais
- Urina avermelhada
- Náusea e enjoo persistentes
- Febre acima de 38°C.