Temperatura normal do corpo – Quando é febre?

febre temperatura normal do corpo

Qual é a temperatura corporal média de uma pessoa?

Você já deve ter ouvido falar que a temperatura corporal “normal” é de 37 °C. Mas esse número é apenas uma média. A temperatura do seu corpo pode ser um pouco superior ou inferior[1]Mackowiak PA. Concepts of fever. Archives of internal medicine. 1998 Sep 28;158(17):1870-81..

Uma medida de temperatura corporal acima ou abaixo da média não significa automaticamente que você está doente. Vários fatores podem influenciar sua temperatura corporal, incluindo sua idade, sexo, hora do dia e nível de atividade física[2]Kluger MJ, Kozak W, Conn CA, Leon LR, Soszynski D. Role of fever in disease. Annals of the new York Academy of Sciences. 1998 Sep;856(1):224-33..


Ao contrário da crença popular, a gravidade da febre não está necessariamente relacionada à gravidade da doença – por exemplo, a meningite com risco de vida pode causar apenas um pequeno aumento de temperatura.


A maioria dos casos de febre leve se resolve sozinha em alguns dias.

Uma febre leve (até 39°C) pode realmente ajudar o sistema imunológico a se livrar de uma infecção. Em crianças entre 6 meses e 6 anos, a febre pode desencadear convulsões.

Uma febre de 42,4°C ou mais, principalmente em idosos, pode danificar permanentemente o cérebro.


Uma temperatura corporal normal pode variar de 36,1ºC a 37,5ºC

A verdade é que não existe uma temperatura corporal “normal” exata e, dependendo da sua idade, da hora do dia e de quão ativo você é, é mais preciso descrever uma temperatura corporal normal como um intervalo.

A temperatura pode variar entre os indivíduos. A faixa normal para a grande maioria das pessoas está entre 36,1°C e 37,5°C.


Temperaturas médias por idade

quando se preocupar febre

A capacidade do seu corpo de regular as mudanças de temperatura à medida que envelhece[3]Norman DC. Fever in the elderly. Clinical Infectious Diseases. 2000 Jul 1;31(1):148-51..

Pessoas com mais de 64 anos geralmente têm mais problemas para se ajustar a mudanças repentinas de temperatura tão rapidamente quanto as pessoas mais jovens.

Em geral, os idosos têm mais dificuldade em conservar o calor. Eles também são mais propensos a ter temperaturas corporais mais baixas.

IdadeTemperatura normal (Celsius)
Recém-nascidos (0-2 meses)36,4 – 37,4
Bebês (3-11 meses)36,4 – 37,5
Crianças (1-3 anos)36,4 – 37,5
Crianças (3-12 anos)36,4 – 36,9
Adolescentes (13-18 anos)36,4 – 36,9
Adultos (19 anos ou mais)36,1 – 36,9

Como medir a temperatura?

Verificar se há febre é simples quando uma pessoa tem um termômetro.

Existem alguns tipos diferentes de termômetros disponíveis. As seções a seguir irão descrevê-los com mais detalhes.

Termômetro oral

Termômetros orais medem a temperatura na boca. A maioria dos termômetros orais modernos são digitais. Eles geralmente apitam quando terminam uma leitura, o que os torna muito fáceis de usar para a maioria das pessoas.

Os termômetros orais são mais fáceis de usar em adultos, pois exigem que uma pessoa feche a boca e mantenha o termômetro no lugar por cerca de 20 segundos para obter uma leitura precisa.

O termômetro deve ficar embaixo da língua e o mais próximo possível do centro da boca. Após ter feito a leitura, ele exibirá a temperatura da pessoa.

Termômetro de ouvido

Termômetros de ouvido medem a temperatura do tímpano. Eles são mais comuns em consultórios médicos, mas também estão disponíveis versões caseiras.

Um termômetro de ouvido é um dispositivo portátil que mede a temperatura do tímpano usando um sensor infravermelho.

Os termômetros timpânicos estão disponíveis na maioria das mercearias, farmácias e lojas de suprimentos médicos. Como não são invasivos, os termômetros de ouvido são uma opção popular para pais de crianças pequenas.

Termômetro de testa

Os termômetros de testa estão se tornando mais populares para uso doméstico. Eles tendem a ser precisos, mas não tão precisos quanto os termômetros retais.

Os termômetros de testa são uma boa opção para uso em crianças, pois não exigem que elas fiquem paradas por muito tempo.

Termômetro retal

Um termômetro retal mede a temperatura do reto. Embora possa não ser a opção mais fácil ou confortável, fornece leituras altamente precisas.

Como alguns pesquisadores observam, os termômetros retais fornecem leituras mais precisas do que os termômetros de ouvido ou orais.

Termômetros retais podem ser a melhor opção ao cuidar de bebês. Obter uma leitura precisa é importante quando um bebê pode ter febre ou precisar de atenção médica.


O que é classificado como febre?

A temperatura do seu corpo varia ligeiramente ao longo do dia. Uma temperatura alta também é conhecida como febre. Geralmente, uma febre é um aumento da temperatura corporal acima da variação diária normal[4]Dalal S, Zhukovsky DS. Pathophysiology and management of fever. The Journal of supportive oncology. 2006 Jan 1;4(1):9-16..

A temperatura normal varia dependendo da pessoa, do local do corpo onde a temperatura é medida e da hora do dia.

A temperatura real que causa febre varia entre diferentes pessoas e depende de qual é a temperatura habitual. Geralmente concorda-se que uma pessoa com temperatura de 38 °C ou mais tem febre.

No entanto, uma temperatura acima de 37,8 °C pode ser considerada febre em muitas crianças. Febres podem ocorrer em crianças e adultos e podem ser muito comuns. As febres são frequentemente acompanhadas de sudorese.


Sintomas de febre

Os sintomas da febre podem incluir:

  • Sensação de mal-estar
  • Sensação de calor intenso, suor
  • Calafrios, tremores
  • Batedeira de dentes
  • Apatia, irritabilidade

SintomaDescrição
Alta temperaturaUma temperatura de 37,8°C ou mais
Corpo doloridoSensação de desconforto geral ou mal-estar com músculos doloridos
ArrepiosSensação de frio acompanhada de calafrios
SuandoSuor excessivo, mesmo em repouso
Dores de cabeçaDor na cabeça em aperto, latejante
Perda de apetiteFalta de interesse pela comida


Faixas de febre e sintomas

37,8–38,9 °C – febre leve

Com uma febre leve, você pode ter as bochechas coradas, sentir-se um pouco letárgico e estar quente ao toque. Você geralmente será capaz de realizar atividades diárias normais.

39–39,9 °C – febre alta

Com febre alta, você pode não se sentir bem o suficiente para ir trabalhar, pode ter dores e sentir calor ao toque.

40 °C ou mais – febre muito alta

Com uma febre muito alta, você geralmente vai querer ficar na cama ou ficar inativo – você não se sentirá bem o suficiente para realizar atividades normais. Você pode ter perdido o apetite. Você vai se sentir quente ao toque.


Sugestões de tratamento caseiro para febre

febre

Sugestões para tratar a febre incluem:

  • Tome dipirona ou paracetamol (analgésicos comuns, antipiréticos) em doses adequadas para ajudar a baixar a temperatura.
  • Beba bastante líquido, principalmente água.
  • Evite álcool, chá e café, pois essas bebidas podem causar uma leve desidratação.
  • Esfregue a pele exposta com água morna. Para aumentar o efeito de resfriamento da evaporação, você pode tentar ficar na frente de um ventilador.
  • Evite tomar banhos frios. A pele reage ao frio contraindo seus vasos sanguíneos, que retêm o calor do corpo. O frio também pode causar calafrios, o que pode gerar mais calor.
  • Tente descansar, com repouso na cama.



Quando procurar ajuda médica para uma febre

No entanto, se você for um adulto com outras condições médicas significativas ou se sua temperatura for superior a 39,4 °C, procure atendimento médico.

Se seu filho tiver menos de três meses e tiver febre, ou se você ou seu filho tiverem febre por mais de alguns dias, você deve procurar atendimento médico.

Se você tiver outras condições crônicas de saúde, uma febre pode significar um curso de ação diferente. Converse com seu médico sobre o que observar e quando procurar atendimento.


Que temperatura corporal é muito baixa?

Algumas pessoas têm uma temperatura corporal naturalmente baixa, inferior a 37 °C. A temperatura corporal subnormal também pode ser causada por certas condições médicas, incluindo uma infecção.

A hipotermia é uma emergência médica em que a temperatura do corpo cai perigosamente abaixo de 35°C. Essa condição geralmente resulta da exposição prolongada ao frio ou submersão em água fria, momento em que o corpo começa a perder mais calor do que pode gerar.

Em temperaturas abaixo de 35°C, os diferentes sistemas de órgãos do corpo não podem funcionar adequadamente. Sem tratamento, isso pode resultar em falência de órgãos e até morte.


Tabela de temperatura da febre
Medição da temperatura (retal, esofágico, etc.)
ClassificaçãoCelsiusFahrenheit
Hipotermia<35,0° C95.0 °F
Normal36,5 – 37,5 °C97.7 – 99.5 °F
Febre / Hipertemia>37,5 ou 38,3 °C99.5 ou 100.9 °F
Hiperpirexia>40,0 ou 41,5 °C104.0 ou 106.7 °F


Febre na gravidez

Se estiver grávida e tiver uma temperatura de 38,5 °C – ou qualquer febre com duração de três dias, ou mais – deve consultar o seu médico.

É importante monitorar os efeitos da febre em seu bebê.


Quando procurar serviço de emergência por febre?

Consulte o seu médico ou dirija-se imediatamente ao Serviço de Urgência se notar os seguintes sintomas (juntamente com febre):

  • Alucinações
  • Vômito ou náuseas
  • Erupção cutânea
  • Frequência cardíaca rápida.
  • Desmaios
  • Febre com duração maior que 3 dias
  • Dificuldade em respirar e dor no peito, especialmente se tiverem sintomas de COVID-19
  • Dor intensa ou inchaço

Também obtenha ajuda médica se a pessoa tiver uma convulsão (ataque) ou tiver sinais de uma convulsão prestes a acontecer, como espasmos musculares.

Se a febre do adulto for acompanhada de náusea, confusão ou erupção cutânea, ele deve procurar atendimento de emergência, pois esses sintomas podem ser causados por meningite.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Mackowiak PA. Concepts of fever. Archives of internal medicine. 1998 Sep 28;158(17):1870-81.
2 Kluger MJ, Kozak W, Conn CA, Leon LR, Soszynski D. Role of fever in disease. Annals of the new York Academy of Sciences. 1998 Sep;856(1):224-33.
3 Norman DC. Fever in the elderly. Clinical Infectious Diseases. 2000 Jul 1;31(1):148-51.
4 Dalal S, Zhukovsky DS. Pathophysiology and management of fever. The Journal of supportive oncology. 2006 Jan 1;4(1):9-16.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail