Alimentos que ajudam na hidratação

nutricao alimento saudavel rico em agua melancia

Todo mundo já ouviu algo do tipo “é preciso beber dois litros de água por dia”, ou “o corpo humano é feito, em sua maioria, de água”. Essas frases, assim como as suas variações, demonstram a importância da hidratação, mesmo que não sejam tão exatas.

Por isso, é interessante conhecer algumas formas de melhorar a hidratação, incluindo alimentos que contenham uma boa quantidade de água, como veremos mais adiante.

Todavia, sempre lembrando que nenhum alimento, incluindo sucos e chás, pode ser usado como única fonte de hidratação, e que ela deve ser feita majoritariamente através da ingestão de água.


A importância de se manter hidratado

alimento saudavel hidratacao

Se manter bem hidratado é essencial para o bom funcionamento do organismo, uma vez que praticamente todas as reações metabólicas envolvem, de alguma maneira, a água.

E é exatamente por este motivo que a desidratação, que ocorre quando a pessoa ingere menos água do que o recomendado, pode atingir todos os órgãos do corpo, causando sintomas como:

  • Tontura;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Fraqueza;
  • Cansaço;
  • Alterações nos batimentos cardíacos;


Por que você precisa de água?

A água é essencial para a sua sobrevivência. Em seu corpo, a água funciona por:

  • Regular a temperatura do seu corpo
  • Umedecer os tecidos dos olhos, nariz e boca
  • Proteger seus órgãos e tecidos
  • Trazer nutrientes e oxigênio para suas células
  • Lubrificar articulações
  • Remoção de produtos residuais
  • Dissolver minerais e outros nutrientes para o seu corpo usar.


Qual a quantidade ideal de água?

Os estudos sobre a quantidade ideal de água que deve ser consumida por dia variam, de acordo com o país onde foi realizado e com as características de cada pessoa. Mas, de forma geral, podemos estimar uma quantidade ideal de água a partir da seguinte fórmula:

  • 30 (ml de água) x peso corporal (em kg).

Assim, uma pessoa de 80kg deve, de acordo com esse cálculo, ingerir 2,4 litros de água por dia.


É possível se hidratar a partir de alimentos?

alimento coco hidratacao

Sim, é possível obter parte da água a partir de alimentos, em especial das frutas. Isso se deve ao fato de que, assim como o corpo humano, a maior parte da composição das frutas é de água.

Além disso, existem frutas que fornecem mais água que outras, além de conter boas quantidades de alguns minerais, como o potássio.

Assim, muitas dessas frutas são consideradas isotônicos naturais por alguns especialistas, já que elas fornecem muitos dos minerais que são comumente perdidos no suor, principalmente durante a prática de exercícios intensos ou em climas mais quentes.


Alimentos ricos em água

Como vimos logo acima, existem alimentos que podem ajudar na hidratação, em especial frutas frescas. Assim, podemos citar:

  • Melancia – 92% de água, serve como um ótimo snack para se manter hidratado. Também é rica em nutrientes benéficos, e ótima fonte de antioxidantes
  • Morango – 92% de água. Rico em Vitamina C e fibras.
  • Laranja – 86% de água. Frutas cítricas como laranjas, limões, clementinas e satsumas são boas fontes de vitamina C. A vitamina C é um antioxidante que ajuda a cuidar de seus músculos, ossos, tendões, artérias e pele. Também desempenha um papel em garantir que seus sistemas imunológico e nervoso funcionem corretamente e ajuda seu corpo a absorver o ferro dos alimentos.
  • Abacaxi – 87% de água. Rico em Vitamina C. Contém uma enzima chama bromelaina, que pode auxiliar na digestão.
  • Cranberrie – 87% de água. Também rico em vitamina C, com 14mg de vitamina C por porção, e rico em fibras.
  • Banana – 75% de água. Com muita fibra e potássio. Isso torna as bananas uma adição atraente à sua lista de alimentos hidratantes.

Além disso, existem outros vegetais que, quando consumidos crus, também fornecem boas quantidades de água. São eles:

  • Pepino – 95% água, uma porção de pepino tem apenas 8 calorias. Também é uma boa fonte de fibras, vitamina A e vitamina K
  • Cenoura – 88% de água.
  • Tomate – 95% de água. Os tomates também são uma boa fonte de vitamina A, que é importante para manter a pele, os olhos e o sistema imunológico saudáveis.
  • Espinafre – 93% de água. O espinafre também é uma boa fonte de ferro. O ferro é essencial para ajudar a transportar oxigênio pelo corpo e manter o sistema imunológico saudável.

Outros alimentos ricos em água

  • Água de coco – 94% de água. Rico em potássio, com baixa calorias se comparado a sucos.

Por isso, incluir alguns desses alimentos pode contribuir para manter a hidratação adequada do corpo, além de fornecer minerais e outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.


Conclusão

Apesar da dificuldade para estimar a quantidade de água ingerida em um dia, uma vez que ela pode vir de diversas fontes, sabemos que a quantidade ideal vai depender de fatores individuais, como o peso corporal.

Mas, ainda assim, é fato que incluir alimentos ricos em água, como os que foram citados acima, pode ajudar atingir a meta diária de hidratação.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Scientific Opinion on Dietary Reference Values for water. European Food Safety Authority (EFSA), Parma, Italy. 2010.

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. João Arthur Ferreira

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail