Leite faz mal à saúde?

leite faz mal ou nao

Muitos dos alimentos que costumávamos comer tem se tornado bastante controversos ao longo dos anos. Os pareceres de estudos científicos parecem não ter uma conclusão em comum sobre eles, como o ovo, do abacate e do leite.

Alguns estudos sugerem que, como o homem é o único mamífero a continuar ingerindo leite depois da vida adulta, ele não faz bem a nossa saúde, sendo considerado antinatural.

Confira abaixo mais informações se o leite faz bem ou mal à saúde do ser humano.


Então o leite faz mal ao organismo?

leite faz mal

Ao mesmo tempo que estudos apontam benefícios do leite e seus derivados, outros mostram os malefícios.

Isso porque, recentemente, muitas pessoas têm apresentado intolerância a um dos componentes do leite, a lactose.


Intolerância à lactose

Algumas pessoas apresentam intolerância a lactose desde o nascimento. No entanto, outras podem apresentar alergia com o avanço da idade. Isso pode acontecer porque ocorre a redução na atividade da lactase, enzima que é responsável pela digestão do açúcar.

E é bom apontar que existem diferentes níveis de intolerância à lactose. Pessoas que apresentam os níveis mais baixos podem optar por simplesmente diminuir o consumo de leite e derivados, ou ainda tomar a enzima lactase em forma de comprimido antes de ingerir esses alimentos.

Já aquelas pessoas que apresentam níveis mais elevados precisam de fato parar por completo o consumo de leite e seus derivados. Além disso, é necessário que esses pacientes prestem atenção à absorção correta de cálcio.

Os sintomas da intolerância à lactose são:


Intolerância à caseína

alergia leite

Outro problema que pode ser causado pela ingestão do leite é a alergia a caseína. A caseína é uma proteína muito rica em aminoácidos essenciais (aqueles que o corpo humano não produz).

O leite de vaca contém quantidades elevadas dessa proteína e, por isso, seu consumo é indicado.

No entanto, algumas pessoas podem ter alergias a ingestão desse aminoácido. Os sintomas são:


Problemas na produção do leite

Os leites são comumente encontrados em embalagem cartonadas. Tais embalagens contêm bisfenol, um composto químico. Alguns poucos estudos apontam que quando este composto é absorvido pelo corpo e pode levar ao aumento da inflamação do organismo. Mas ainda não se sabe quais são os efeitos do bisfenol no organismo a longo prazo.

Por conta disso, existem recomendações que o melhor leite para ser consumido seja embalado em vidro. No entanto, esse tipo de embalagem é mais caro e mais difícil de ser encontrado.


Os benefícios do leite

calcio e leite

Por outro lado, o leite apresenta diversos benefícios associados ao seu consumo. Dentre eles, já foram apontados:

  • Menor risco de desenvolvimento de doenças do coração
  • Menor risco de ter pressão alta
  • Menor risco no desenvolvimento de alguns tipos de câncer
  • Alto valor nutricional


Valor nutricional do leite

Existem diversos tipos de leite, mas o leite de vaca continua sendo o mais consumido mundialmente. Seu valor nutricional é bastante elevado, sendo fonte de:

  • Proteínas = aproximadamente 6,4 g por copo de 200 ml
  • Cálcio = 226 mg por copo de 200 ml
  • Gordura = 6, 5 g por copo de 200 ml
  • Vitaminas: como a vitamina A e D
  • Carboidratos = 9,6 g por copo de 200 ml
  • Açúcares = 10,1 g por copo de 200 ml
  • Água = 176,3 g por copo de 200 ml
  • Potássio = 264 mg por copo de 200 ml


Qual o melhor horário para beber leite?

O leite é um alimento rico em cálcio. Por mais que este nutriente seja necessário para nossa saúde, estudos apontam que o cálcio reduz a biodisponibilidade de ferro no organismo.

Por conta disso, quando o leite e seus derivados são consumidos juntamente com alimentos ricos em ferro, absorvemos mais cálcio e menos ferro. Portanto, deve-se intercalar o consumo de leite, evitando que seja ingerido com carnes ou outros alimentos ricos em ferro.

Idealmente, os médicos sugerem que o consumo de leite seja feito nos horários de café da manhã e lanches intermediários ao longo do dia.


Substitutos do leite

Caso você seja impedido de consumir leite por algum motivo de saúde, como alergia ou intolerância, é possível consumir outros alimentos, como o leite de soja, de amêndoas ou de coco.

Outras opções são o leite de arroz ou de aveia. O leite de arroz é um dos mais fáceis de ser encontrado. Ele pode ser consumido da mesma forma que o leite de vaca, inclusive para fazer receitas. O leite de aveia também tem sido cada vez mais fácil de ser encontrado e tem um ótimo custo-benefício.

No entanto, o paciente irá precisar controlar a quantidade de cálcio ingerida, pois sabe-se que cerca de 70% do cálcio que absorvemos provém do leite e seus derivados. Além disso, precisa-se prestar atenção à suplementação de vitaminas A, B2 e B12, potássio, fósforo e magnésio.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail