Dor de cabeça: o que torna uma dor de cabeça séria?

dor de cabeca quando preocupar

As dores de cabeça podem ser um sinal de uma condição médica grave e devem ser avaliadas por um médico se forem graves e persistentes, se estiverem associadas a febre, se piorarem com o esforço ou se forem acompanhadas de outros sintomas, como náuseas , vômitos, confusão, alterações na visão ou sintomas neurológicos.

As dores de cabeça são muito comuns e podem ter muitas causas. Embora sejam uma fonte frequente de estresse e ansiedade, as dores de cabeça raramente são um sinal de doença grave.

Muitos sofredores de dor de cabeça se preocupam em ter um tumor cerebral, mas este é um evento muito incomum. 

Existem muitos tipos diferentes de dores de cabeça, incluindo dores de cabeça tensionais, dores de cabeça de sinusite, enxaquecas e dores de cabeça em salvas. 

Saber que tipo de dor de cabeça você tem é importante para você receber o tratamento certo.


Quando se preocupar com a dor de cabeça?

  • Sua dor de cabeça surge de repente e é explosiva ou violenta.
  • Sua dor de cabeça é “a pior de todas”, mesmo que você tenha dores de cabeça regularmente.
  • Você também tem fala arrastada, uma mudança na visão, problemas para mover os braços ou pernas, perda de equilíbrio, confusão ou perda de memória com sua dor de cabeça.
  • Sua dor de cabeça piora em 24 horas


Cefaléias tensionais

cefaleia tensional

A causa mais comum de dor de cabeça é a cefaléia tensional. A maioria dos adultos já experimentou uma dor de cabeça tensional em algum momento[1]Bendtsen L, Jensen R. Tension-type headache. Neurologic clinics. 2009 May 1;27(2):525-35.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, esse tipo de dor de cabeça afeta mais de um terço de todos os homens e mais da metade de todas as mulheres.

As dores de cabeça tensionais são geralmente sentidas como uma dor incômoda em ambos os lados da cabeça ou como uma sensação de ter uma faixa apertada ao redor da testa. Às vezes, a dor se estende ao pescoço e ombros.

As dores de cabeça tensionais geralmente aparecem em momentos de estresse. Eles podem aparecer com cansaço e, às vezes, após leitura prolongada. A má postura também pode desencadear essas dores de cabeça. Fazer exercícios ou beber álcool geralmente não piora essas dores de cabeça.

Pensava-se anteriormente que as dores de cabeça tensionais se deviam à contração (aperto) dos músculos do pescoço, mas pesquisas agora sugerem que essa não é a causa. Na verdade, a causa exata não é conhecida.

Para o tratamento da cefaleia tensional, analgésicos simples de venda livre, como ibuprofeno, paracetamol ou aspirina, geralmente proporcionam alívio. (A aspirina não deve ser usada em crianças com 16 anos ou menos).

Banhos quentes, alongamentos e massagens também podem ajudar. Os sofredores crônicos devem tomar cuidado para não dependerem demais de analgésicos e procurar maneiras de relaxar e evitar o estresse.


Sinusite

A dor de cabeça sinusal é um problema comum, que muitas pessoas reconhecerão, principalmente quando estão com um resfriado ou gripe forte.

Uma cabeça ‘abafada’ e dor acima ou atrás dos olhos, ou em ambos os lados do nariz, são os sintomas usuais.

A dor geralmente é pior quando a cabeça está inclinada para a frente ou deitada.


Enxaqueca 

estatistica cefaleia tensional

A enxaqueca é uma causa comum de dor de cabeça, afetando pelo menos uma em cada 7 pessoas. As enxaquecas são cerca de 3 vezes mais comuns em mulheres do que em homens.

As enxaquecas são frequentemente latejantes, unilaterais, associadas a náuseas (sensação de enjoo) e vômitos, e pioram com luz brilhante e ruído. Eles podem ser precedidos por uma “aura” de sintomas, como ver um padrão em movimento ou luzes piscando à sua frente[2]Dodick DW. A phase‐by‐phase review of migraine pathophysiology. Headache: the journal of head and face pain. 2018 May;58:4-16..

Enxaquecas podem ser causadas por estresse, certos alimentos, mudanças no clima, falta de comida, falta de sono, bem como uma série de outros fatores.

Opções específicas de tratamento da enxaqueca estão disponíveis. Muitos ataques podem ser aliviados tomando medicamentos assim que os sintomas começarem e deitando-se em um local escuro e tranquilo.

Característica da enxaquecaDescrição
Dor latejanteDor que geralmente é unilateral e geralmente pulsa ou palpita.
AuraSintomas sensoriais que aparecem imediatamente antes ou durante uma enxaqueca, como distúrbios visuais, dormência ou formigamento e problemas de fala.
Sensibilidade à luz e ao somLuz e som podem desencadear ou piorar uma enxaqueca.
Náuseas e vômitosNáuseas e vômitos são sintomas comuns de enxaqueca.
FadigaMuitas vezes, a fadiga é sentida depois que a enxaqueca passa.
Dificuldade de concentraçãoDificuldade para pensar com clareza ou se concentrar é um sintoma comum de enxaqueca.


Cefaleias em salva (cluster)

As dores de cabeça em salvas são um tipo raro de dor de cabeça, afetando muito mais os homens do que as mulheres. As cefaleias em salvas podem afetar pessoas de todas as idades, mas o início é mais comum entre os 20 e 40 anos[3]Leroux E, Ducros A. Cluster headache. Orphanet Journal of Rare Diseases. 2008 Dec;3(1):1-1..

As cefaleias em salvas são unilaterais e são geralmente sentidas ao redor dos olhos. A dor geralmente é intensa e lancinante por natureza. Pode haver uma sensação de nariz entupido ou escorrendo e um olho lacrimejante no lado afetado. Eles tendem a durar entre 15 minutos e 3 horas.

As dores de cabeça em salvas ocorrem uma ou várias vezes por dia durante semanas ou meses de cada vez (em um ‘grupo’) e depois desaparecem por meses ou até anos. As dores de cabeça geralmente acontecem no mesmo horário todos os dias durante um cluster, geralmente à noite.

As dores de cabeça em salvas podem ser causadas pelo álcool.


Cefaleia crônica diária

As dores de cabeça crônicas diárias podem ocorrer de vez em quando, todos os dias. Eles podem estar associados à ansiedade ou depressão, ou devido à dor de cabeça “rebote”, que resulta do uso excessivo de medicamentos para a dor[4]Dodick DW. Chronic daily headache. New England Journal of Medicine. 2006 Jan 12;354(2):158-65.

Os sintomas podem ser semelhantes à cefaleia tensional ou enxaqueca, ou uma mistura de ambos.


Cefaleia hormonal

Algumas mulheres têm fortes dores de cabeça, incluindo enxaquecas, em momentos em que seus hormônios flutuam, por exemplo, na época da menstruação ou na época da ovulação[5]Martin VT, Lipton RB. Epidemiology and biology of menstrual migraine. Headache: The Journal of Head and Face Pain. 2008 Nov;48:S124-30..

Uma enxaqueca menstrual (ou dor de cabeça hormonal) começa antes ou durante o período menstrual e pode acontecer todos os meses. Os sintomas comuns incluem uma dor de cabeça latejante ou pulsante intensa, sensibilidade à luz, náusea, fadiga, tontura e muito mais

De acordo com o National Migraine Centre, mais da metade das mulheres que sofrem de enxaqueca percebem uma ligação com sua menstruação. Essas chamadas “enxaquecas menstruais” tendem a ser crônicas e com dores severas.

Além de uma queda no estrogênio, as pílulas anticoncepcionais e a terapia de reposição hormonal para a menopausa podem alterar a frequência ou a gravidade das enxaquecas.

Se você notar que sua enxaqueca piora após o início de um desses medicamentos, pode valer a pena pedir ao seu médico um medicamento que contenha uma dose mais baixa de estrogênio ou pedir uma mudança de um regime de dosagem interrompido para um contínuo.


Dor de cabeça por esforço, incluindo dor de cabeça ‘sexual’

Algumas pessoas têm dor de cabeça associada ao exercício, esporte ou atividade sexual.

Uma ‘dor de cabeça sexual’ pode ocorrer antes ou depois do orgasmo; pode ser grave e durar de vários minutos a várias horas[6]Biehl K, Evers S, Frese A. Comorbidity of migraine and headache associated with sexual activity. Cephalalgia. 2007 Nov;27(11):1271-3..

Algumas pessoas experimentam uma dor de cabeça repentina e intensa no momento do orgasmo.

Embora esse tipo de dor de cabeça seja raro, pode ser muito prejudicial para a vida de uma pessoa. O tratamento pode envolver medicamentos para reduzir a frequência e intensidade da dor de cabeça, bem como mudanças no estilo de vida para reduzir o risco de gatilhos.


Dor de cabeça por fadiga ocular

Se você tiver problemas visuais que não foram resolvidos por óculos graduados ou lentes de contato, você pode ter uma dor de cabeça por fadiga ocular, que normalmente causa dor e uma sensação de peso ao redor dos olhos.


Dor de cabeça da articulação temporomandibular

Algumas pessoas podem ter tensão muscular e dor relacionada a um distúrbio da articulação temporomandibular (ATM), a articulação logo na frente de cada orelha, onde o osso da mandíbula se conecta ao crânio[7]Grossi DB, Lipton RB, Bigal ME. Temporomandibular disorders and migraine chronification. Current pain and headache reports. 2009 Aug;13(4):314-8..

Pode surgir dor orofacial (na face anterior), pior com mastigação, relacionada a bruxismo.

Quando esta articulação fica desalinhada ou apresenta disfunção, pode levar a uma variedade de sintomas, como dores de cabeça, dor facial e dor na mandíbula. Em alguns casos, esses sintomas podem se tornar graves o suficiente para causar enxaqueca.

As dores de cabeça da enxaqueca causadas pela ATM podem ser dolorosas e debilitantes e podem durar horas ou até dias.

O tratamento para enxaquecas relacionadas à ATM geralmente envolve fisioterapia, medicamentos e modificações no estilo de vida para controlar a dor e reduzir a frequência das dores de cabeça.


Dor de cabeça do sorvete

Comer algo muito frio pode causar uma dor aguda no meio da testa ou em uma das têmporas. 

As pessoas que sofrem de enxaqueca podem ter maior probabilidade de ter uma dor de cabeça de sorvete – assim chamada porque a dor surge imediatamente após comer sorvete.


Outras dores de cabeça

Muitas outras dores de cabeça são um efeito secundário de outro distúrbio, como:


Quando consultar o seu médico

Sintomas Enxaqueca


Em raros casos, as dores de cabeça podem dever-se a um problema grave, como um tumor cerebral, uma hemorragia cerebral ou uma infeção cerebral, como a meningite.

Embora essas sejam causas incomuns de dor de cabeça, é importante conhecer os sinais de alerta.

Procure atendimento médico se você:

  • tiver uma dor de cabeça ‘a pior que você já teve’;
  • começar a ter dores de cabeça regulares, especialmente se tiver 50 anos ou mais;
  • tem uma mudança no padrão de suas dores de cabeça, por exemplo, de dores de cabeça leves e ocasionais para dores de cabeça severas e frequentes;
  • ter uma dor de cabeça súbita e intensa ‘do nada’ que pode ser acompanhada de torcicolo;
  • tem uma dor de cabeça constante que piora gradualmente ao longo de dias ou semanas;
  • desenvolver uma forte dor de cabeça acompanhada de febre, dor ou rigidez no pescoço, náusea ou vômito;
  • tem dor de cabeça junto com sonolência, confusão ou perda de memória;
  • ter uma dor de cabeça após uma lesão na cabeça;
  • tem dor de cabeça com perda de sensibilidade ou fraqueza em qualquer parte do corpo, problemas de coordenação, visão turva ou dupla, fala arrastada ou dificuldade para falar;
  • tem dor de cabeça associada à tosse, esforço físico ou atividade sexual;
  • tem uma dor de cabeça associada à falta de ar; ou
  • apresentar uma dor de cabeça associada a convulsões (epilepsia).

Sonolência, sintomas visuais, vômitos e aversão à luz brilhante podem ser sintomas associados à enxaqueca. 

No entanto, em outras situações, particularmente após traumatismo craniano, eles podem indicar um distúrbio cerebral subjacente. Se você estiver sentindo esses sintomas pela primeira vez ou tiver alguma dúvida, procure atendimento médico.

Você também deve consultar o seu médico se tiver dores de cabeça diferentes ou piores do que outras dores de cabeça que você experimentou.

Como regra geral, qualquer dor de cabeça que o esteja preocupando merece uma visita ao seu médico.


Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Bendtsen L, Jensen R. Tension-type headache. Neurologic clinics. 2009 May 1;27(2):525-35.
2 Dodick DW. A phase‐by‐phase review of migraine pathophysiology. Headache: the journal of head and face pain. 2018 May;58:4-16.
3 Leroux E, Ducros A. Cluster headache. Orphanet Journal of Rare Diseases. 2008 Dec;3(1):1-1.
4 Dodick DW. Chronic daily headache. New England Journal of Medicine. 2006 Jan 12;354(2):158-65.
5 Martin VT, Lipton RB. Epidemiology and biology of menstrual migraine. Headache: The Journal of Head and Face Pain. 2008 Nov;48:S124-30.
6 Biehl K, Evers S, Frese A. Comorbidity of migraine and headache associated with sexual activity. Cephalalgia. 2007 Nov;27(11):1271-3.
7 Grossi DB, Lipton RB, Bigal ME. Temporomandibular disorders and migraine chronification. Current pain and headache reports. 2009 Aug;13(4):314-8.

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Andrew Seung Ho Park

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail