Tratamento da dor: Dor no Pescoço e no ombro

dor no pescoco e ombro

A dor no pescoço e nos ombros pode ser classificada de diversas maneiras. 

Alguns apenas sofrem de dor no pescoço ou ombros, enquanto outros sofrem com dores nas duas áreas.

A dor no pescoço ocorre na área das vértebras cervicais em seu pescoço. Por causa de sua localização e amplitude de movimento, seu pescoço fica geralmente desprotegido e corre o risco de sofrer lesões.

A dor nas costas ou na região do pescoço pode surgir repentina e intensamente. A dor crônica dura semanas, meses ou até anos. A dor pode ser constante ou ir e vir.


Causas da dor no pescoço

dor no pescoco

As causas da dor no pescoço incluem:

  • Anormalidades no osso ou articulações
  • Trauma
  • Tumores
  • Tensão muscular

Causas da dor nos ombros

porque meu ombro doi

Os ombros são uma articulação ‘bola-soquete” com um largo alcance de movimento. Uma articulação móvel tende a ser mais suscetível a uma lesão. Dor nos ombros podem surgir de um mais destas causas:

  •  Distensão por esforço excessivo[1]Simões MR, Assunção AÁ, Medeiros AM. Dor musculoesquelética em motoristas e cobradores de ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. … Continue reading
  • Instabilidade articular do ombro
  • Luxação                           
  • Fraturas da clavícula ou no braço
  • Nervos pinçados (também chamado de radiculopatia)
  • Tendinopatias (como o tríceps, bíceps)


Como são diagnosticadas a dor nos ombros e pescoço?

  • Raios-X: radiografias simples podem revelar estreitamento do espaço entre dois ossos da espinha, doenças como artrite, tumores, hérnias discais, estreitamento do canal da coluna vertebral fraturas e instabilidade da coluna vertebral.
  • Ressonância magnética cervical e dos ombros: A ressonância magnética é um procedimento não-invasivo que pode detalhar alguns elementos neurais (relacionados aos nervos), bem como problemas com os tendões e ligamentos.
  • Tomografia Computadorizada: este exame às vezes é usado como uma alternativa para a ressonância, com ótimos detalhes para estruturas ósseas.
  • Estudos eletrodiagnósticos: eletromiografia e do estudos de condução nervosa são por vezes usados para diagnosticar dor no pescoço, no ombro e no braço, dormência e formigamento.


A maioria das causas de dor no pescoço não é grave e se resolve com o tempo e tratamento médico conservador. A determinação de uma estratégia de tratamento depende principalmente da identificação da localização e da causa da dor. Embora a dor no pescoço possa ser bastante debilitante e dolorosa, o tratamento não cirúrgico pode aliviar muitos sintomas.

Como são tratadas as dores do pescoço e ombro

fisioterapia motora

O tratamento da dor do tecido muscular do pescoço e ombro muitas vezes inclui a utilização de medicamentos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou o naproxeno. Analgésicos tais como paracetamol (Tylenol) podem também ser recomendados.

Dependendo da fonte da dor, as drogas como relaxantes musculares e até mesmo antidepressivos podem ser úteis.

A dor também pode ser tratada com uma aplicação local de calor ou gelo[2]Borges MD, Borges CD, Silva AG, Castellano LR, Cardoso FA. Avaliação da qualidade de vida e do tratamento fisioterapêutico em pacientes com cervicalgia crônica. Fisioterapia em Movimento. 2013 … Continue reading. Injeções locais de corticosteroide são muitas vezes úteis para a artrite do ombro.

Tanto quanto para o ombro e o pescoço, a dor ao se movimentar pode ser aliviada com exercícios. Mobilização passiva com liberação miofascial pode ser útil[3]dos Santos HA, Joia LC. A liberação miofascial nos tratamentos de cervicalgia. Hígia-Revista De Ciências Da Saúde E Sociais Aplicadas Do Oeste Baiano. 2018;3(1).

O exercício aeróbico pode ajudar com sua aptidão geral e força.

A acupuntura pode ser utilizada para casos agudos ou crônicos, com objetivo de analgesia e relaxamento muscular, sendo um importante complemento para a reabilitação[4]Alves AK, da Silva RA, Licurci MD, de Almeida Fagundes A. Efeito da acupuntura sistêmica na intensidade da dor de pacientes com cervicalgia. Revista Univap. 2013 Sep 16;19(33):25-34..

Para os casos em que as raízes nervosas ou a medula espinhal estão envolvidas, podem ser necessários procedimentos cirúrgicos. O seu médico pode dizer qual é o melhor curso de tratamento para você.

  • Terapia de calor – A aplicação de calor no pescoço com almofadas térmicas, toalhas quentes, bolsas de água quente etc. pode ajudar a relaxar os músculos e aumentar o fluxo sanguíneo.
  • Terapia de frio – Bolsas de gelo, compressas frias ou pacotes de gel frio podem ajudar a reduzir inflamação e inchaço no pescoço.
  • Massagem – A massoterapia realizada por um massoterapeuta licenciado pode ajudar a relaxar os músculos tensos do pescoço e melhorar a amplitude de movimento.
  • Exercícios de alongamento e fortalecimento – Exercícios direcionados de alongamento e fortalecimento podem ajudar a melhorar a flexibilidade e força no pescoço ao longo do tempo.
  • Correção postural – Abordar maus hábitos posturais que contribuem para a dor no pescoço por meio de técnicas de reeducação postural.
  • Gerenciamento do estresse – Controlar o estresse por meio de técnicas de relaxamento, meditação pode ajudar a reduzir a tensão muscular no pescoço.
  • Acupuntura – Agulhas finas são inseridas em pontos específicos do corpo para aliviar a dor e melhorar o funcionamento.
  • Tratamento quiroprático – Manipulação e mobilização da coluna realizadas por um quiroprata licenciado para melhorar a mobilidade articular.
  • Fisioterapia – Exercícios e modalidades prescritos como ultrassom ou estimulação elétrica supervisionados por um fisioterapeuta.


Fisioterapia para dor no pescoço e ombro

fisioterapia reabilitacao

A fisioterapia é um tratamento eficaz para a dor no pescoço.

Sua avaliação inicial consistirá em um histórico completo e exame avaliando amplitude de movimento, postura, força e quão bem seus músculos e articulações se movem.

A educação é um aspecto importante da fisioterapia e nos concentramos em otimizar seus movimentos para melhorar sua dor e limitações funcionais. Durante a avaliação inicial, você e seu fisioterapeuta discutirão objetivos funcionais específicos que você deseja abordar.



Como tratar dor do pescoço e ombro em casa?

Existem maneiras de cuidar em casa da sua dor no pescoço:

Aplique calor ou gelo na área dolorida

Use gelo nas primeiras 48 a 72 horas, depois use calor. O calor pode ser aplicado com chuveiros quentes, compressas quentes ou uma almofada de aquecimento. Certifique-se de não adormecer com uma almofada de aquecimento ou bolsa de gelo para evitar lesões na pele.

Creme analgésico ou anti-inflamatório

Você pode comprar creme analgésico anti-inflamatório ou gel na sua farmácia. Sprays e géis para alívio da dor também são fáceis de usar – você simplesmente pulveriza ou aplica na área afetada para alívio tópico da dor. Outra razão importante para experimentar um spray de alívio da dor é o alívio rápido (porém temporário) que ele oferece.

Certifique-se de ter um travesseiro confortável e de apoio.

Tente dormir com um travesseiro de apoio firme em vez de travesseiros mais macios para evitar esticar os músculos do pescoço.

O travesseiro certo é essencial para manter o pescoço em posição de apoio e alinhamento neutro durante o sono. Sem o suporte de travesseiro certo, as estruturas do pescoço podem ficar sobrecarregadas, o que piorará qualquer dor existente no pescoço e levará a dor ou rigidez diurna no pescoço.

Assegure-se de que seu ambiente de trabalho esteja ajustado às suas necessidades.

Você pode precisar de um banquinho para garantir que seus quadris e joelhos estejam nivelados. Peça um fone de ouvido se você passar muito tempo no telefone para evitar dobrar o pescoço para um lado constantemente.

Você também pode precisar ajustar a altura da tela do computador para evitar esticar o pescoço. Segure os materiais de leitura ao nível dos olhos para evitar curvar-se.


Trabalhe sua postura

Exercícios como os encontrados na ioga ou Pilates trabalham para melhorar sua postura.

A má postura pode causar dor no pescoço ao esticar os músculos e ligamentos que sustentam o pescoço, resultando em lesões ao longo do tempo.

A postura de cabeça e ombros para frente é o exemplo mais comum de má postura que contribui para a dor no pescoço. Isso ocorre quando o pescoço se inclina para frente, colocando a cabeça na frente dos ombros.


Suportes de pescoço (suspensórios e colares)

Geralmente não são recomendados, a menos que seu profissional de saúde o tenha aconselhado a usar um.

Massagem leve

Peça a um parceiro que massageie suavemente as áreas doloridas ou doloridas. Ao fazer isso, a comunicação é fundamental. Faça com que seu parceiro experimente uma variedade de técnicas até chegar a uma que seja boa.


Complicações da dor no pescoço

Em raros casos, a dor pode cronificar (dor persistente, diária, por mais de seis meses).

A dor crônica ou persistente pode continuar mesmo após a cura do problema original. Se isso acontecer, você pode precisar de ajuda para lidar com fatores emocionais, sociais e ambientais que podem estar contribuindo para sua dor.


Quanto tempo dura a dor no pescoço?

A duração da dor no pescoço depende de vários fatores. Isso inclui que tipo de lesão causou a dor aguda (ou súbita) no pescoço – por exemplo, um acidente de carro, uma lesão esportiva ou uma distensão muscular – e como você responde à lesão.

Muitas vezes, os sintomas podem desaparecer em um período de semanas se você ajustar a postura ou tratar a causa.

Se a dor persistir e atrapalhar suas atividades diárias, ou qualquer tratamento que você tentar não parecer estar funcionando, pode ser necessária uma consulta mais aprofundada.

Se você tentou algumas coisas por conta própria e depois de dois meses não desapareceu, provavelmente é hora de consultar seu médico para descobrir se há um problema subjacente ou se há algum comportamento que você precisa mudar.


Qual especialista procurar?

exame checkup medico

Um médico especialista em dor, um médico fisiatra ou ortopedista podem auxiliar no diagnóstico e plano de tratamento.

Procure um médico especialista se:

  • Os sintomas não desaparecem em 1 semana
  • Você tem dormência, formigamento ou fraqueza em seu braço, ou mão
  • Sua dor no pescoço foi causada por uma queda, ou lesão – se você não puder mover o braço ou a mão, peça a alguém que ligue para o número de emergência local
  • Sua dor não desaparece com doses regulares de analgésicos
  • Você tem dificuldade em engolir ou respirar junto com a dor no pescoço
  • A dor piora quando você se deita ou te acorda à noite
  • Sua dor é tão grave que você não pode se sentir confortável
  • Você perde o controle sobre a micção ou movimentos intestinais
  • Você tem problemas para andar e se equilibrar


Quando contatar um profissional médico imediatamente?

Procure ajuda médica imediatamente se você tiver:

  • Febre e dor de cabeça, e seu pescoço está tão rígido que você não consegue encostar o queixo no peito. Ligue para o número de emergência local ou vá a um hospital.
  • Sintomas de um ataque cardíaco, como falta de ar, sudorese, náusea, vômito ou dor no braço ou na mandíbula


Para ler mais sobre Dor no Pescoço, confira este artigo.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Simões MR, Assunção AÁ, Medeiros AM. Dor musculoesquelética em motoristas e cobradores de ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. 2018;23:1363-74.
2 Borges MD, Borges CD, Silva AG, Castellano LR, Cardoso FA. Avaliação da qualidade de vida e do tratamento fisioterapêutico em pacientes com cervicalgia crônica. Fisioterapia em Movimento. 2013 Dec;26(4):873-81.
3 dos Santos HA, Joia LC. A liberação miofascial nos tratamentos de cervicalgia. Hígia-Revista De Ciências Da Saúde E Sociais Aplicadas Do Oeste Baiano. 2018;3(1)
4 Alves AK, da Silva RA, Licurci MD, de Almeida Fagundes A. Efeito da acupuntura sistêmica na intensidade da dor de pacientes com cervicalgia. Revista Univap. 2013 Sep 16;19(33):25-34.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail